Coluna do Editor
Coluna do Editor 09/01/19

Posse

Foto: Leitor

Um bom grupo de Toledo foi até Curitiba prestigiar a posse, nesta terça-feira (8), do novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, que já passou pelo comando do 19º Batalhão da Polícia Militar. Na foto outro comandante do 19º, tenente-coronel Beserra (hoje em Ponta Grossa), Divonzir Bastos Cardoso, Valdemar Kretschmer, Mauro Gonçalves, o coronel Péricles, Hardy Richter, César Franco e Édio Inácio Eli.

 

Lá também

Outro toledano que esteve na capital foi Volnei Bisognin. Além de prestigiar o novo comandante, ele está se inteirando sobre o novo cargo no Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

 

Fala Leitor

“Com respeito das horas extras, um dos culpados é o próprio prefeito, na minha opinião. E com respeito  aos restaurantes (fechados no dia 1º de janeiro) parece realmente  que combinaram... que vergonha...cadê  o Núcleo  de Restaurantes?”, questiona um empresário leitor desta Coluna.

 

Resumo

Resumo da ópera sobre a primeira semana de Ratinho Junior (PSD) à frente do Governo do Paraná. Demissão de aproximadamente 3 mil servidores comissionados remanescentes da gestão anterior; determinação aos secretários para que reduzam em 20% as despesas de todas as pastas, especialmente as fixas. A cada 30 dias, os secretários deverão prestar contas da situação; suspensão do contrato de aluguel de um avião para deslocamento do governador. Será utilizada outra aeronave já disponível através de convênio com a Copel; suspensão de todos os contratos e licitações firmados nos últimos 60 dias e análise dos processos.

 

Tem mais

Além disso, discussão junto ao Governo Federal para que o estado assuma os aeroportos do interior. O objetivo é concedê-los à iniciativa privada, para que sejam modernizados; estudos para elaboração de projetos de infraestrutura no valor de R$ 200 milhões. Para isso, no entanto, será feita uma avaliação dos recursos disponíveis para essa finalidade; e elaboração dos projetos que regulamentam a reforma administrativa, a serem enviados à Assembleia Legislativa no início do período legislativo, em fevereiro.

 

Produção alta

Em 2018, as cooperativas paranaenses faturaram 83,5 bilhões de reais, um crescimento de 18,9% em relação a 2017. O crescimento impressiona em um ano marcado pela greve dos caminhoneiros, com o PIB brasileiro devendo crescer algo entre 1,2% e 1,5% e o setor agropecuário tendo uma pequena retração na comparação com o ano anterior.

 

Combustível

Por falar em cooperativas, a toledana Primato Cooperativa Agroindustrial estaria com quase tudo pronto para expandir seus negócios. A idéia é dar mais combustível à cidade.

 

Renúncia

O vereador Marcos Zanetti (PDT) protocolou seu pedido de renúncia ao cargo de 2º vice-presidente para a Mesa Diretiva da Câmara de Toledo, biênio 2019/2020. No documento enviado ao presidente Antonio Zóio (PSL), Zanetti alegou motivos particulares para não aceitar o cargo.

 

Nova eleição

Zóio declarou vago o cargo e convocou nova eleição para o próximo dia 16, a partir das 10h.

 

Voo

A esta altura, se tudo deu certo, estou em Curitiba de onde pegarei o primeiro voo da Azul com destino a Toledo. Um momento histórico, sem dúvida.

 

Diários

A partir de 3 de abril, exceto aos sábados, é muito provável que a Azul passe a operar com voos diários a partir de Toledo. Tudo vai depender da completa certificação do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Fliho, prevista para acontecer em fevereiro.