Coluna do Editor
Coluna do Editor 10/02/18

Gravidez

Estive na reunião na noite de quinta (8) sobre o Hospital Regional. A conclusão que chego é a seguinte: esta obra é como uma gravidez inesperada. Todo mundo queria uma criança, mas ninguém sabe ainda como, muito menos o que fazer depois que ela nascer.

 

Sem rodeios

Excelente a apresentação do secretário da Saúde de Toledo Thiago Daross Stefanello que, sem rodeios, deu o verdadeiro panorama sobre a real situação do hospital, a qual não é nada animadora hoje.

 

Esforço

A esperança é o esforço coletivo feito para colocar a estrutura para funcionar. Esse esforço passa necessariamente pela boa vontade do Ministério Público na reunião – decisiva – marcada para a próxima semana, quando será apresentado o projeto de parceria com a Hoesp para abertura de pelo menos 30 leitos em regime de urgência.

 

Compartilhada

A gestão dessa primeira pare seria compartilhada entre os municípios que integram a 20ª Regional de Saúde e a Hoesp. Caso a proposta não seja aceita, aí a saída é apresentar um Projeto de Lei para administração através de uma Organização Social. Isso até a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), ligada ao Ministério da Saúde, assuma a gestão, o que está previsto para acontecer em janeiro de 2019 se tudo correr bem.

 

Prazo curto

O problema é o prazo curto para os projetos andarem. No máximo até abril tudo precisa estar concluído, isso porque com a eleição em outubro, depois de abril nada pode até o fim do ano.

 

Erros grosseiros

Triste, entretanto, é observar uma obra tão importante para a região apresentar erros grosseiros desde sua fase mais embrionária. Portas onde não passam uma maca é demais! Olha, nem Jesus salvaria essa obra!

 

Auditoria

O secretário Thiago Stefanello garantiu que uma auditoria está em fase de conclusão para apurar os responsáveis. O resultado desse trabalho será encaminhado ao Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União.

 

Punição

Ainda de acordo com Stefanello, a punição aos eventuais responsáveis pelos erros de elaboração do projeto e de execução caberá a estes órgãos.

 

Canibalismo

Ainda do encontro sobre o Regional, importantíssima a posição de não tornar a futura estrutura uma competidora natural do Hospital Bom Jesus. A ideia, de acordo com quem lá esteve, é ampliar e complementar o atendimento público de saúde na região, hoje bastante deficitário.

 

Vocação

Também foram apresentados dados sólidos que ajudaram a formatar qual será a vocação do hospital. Até que enfim se deixou de lado a politicagem e decisões foram pautadas sobre dados técnicos. Ufa!

 

Quase lotado

Um assunto tão importante levou um bom número de pessoas ao Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo. Se não lotou, foi quase.

 

Vereadores

Dos 19 vereadores da Câmara de Toledo, vi apenas 7: Renato Reimann (PP), Janice Salvador (PSDB), Leoclides Bisognin (PMDB), Olinda Fiorentin (PPS), Ademar Dorfschmidt (PMDB), Airton Savelo (PTB) e Valtencir Careca (PP).

 

Carnaval

O carnaval está chegando e para curtir a folia a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo realiza ações de orientação e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais (ISTs) e HIV/Aids.  Na manhã de quinta-feira (8), as profissionais reforçaram as atividades de conscientização à população no Centro de Saúde. Foram entregues panfletos, distribuídos preservativos e realizado testes rápidos.

 

Ampliação

As ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem até o dia 23. A ideia é ampliar a prevenção e diagnosticar precocemente as infecções sexualmente transmissíveis, além de aumentar o encaminhamento para tratamento, que deve começar o quanto antes.