Coluna do Editor
Coluna do Editor 12/01/18

“Cidadezinha”

Até hoje ainda repercute a tal reportagem no “Fantástico” da Rede Globo sobre o tornado na “cidadezinha” do interior do Paraná. A “cidadezinha” em questão é Toledo. Movimento semelhante aconteceu em Balneário Camboriú (SC), cuja expansão imobiliária foi tema de reportagem no mesmo programa que criticou a quantidade de prédios à beira mar.

 

Vídeo

Lá o empresário Luciano Hang, proprietário da Havan, gravou um vídeo na praia para defender este processo, com repercussão muito positiva tanto nas redes sociais quanto na cidade como um todo.

 

Nota

Aqui coube à Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura emitir uma nota para marcar o descontentamento. A diferença foi a enxurrada de críticas recebidas, inclusive com pessoas insinuando porque determinado setor não havia sido incluído na resposta, que se focou mais nos excelentes números do agronegócio local e que, convenhamos, é a marca da cidade aí fora.

 

Ação

Ao menos dessa vez a Comunicação da Prefeitura agiu. E rápido! Deu a resposta na medida certa. Defendeu a “cidadezinha” da maneira como tinha de ser como instituição.

 

Discurso vazio

Chega a ser engraçado ler alguns comentários feitos na ‘terra de ninguém’ chamada Facebook. São quase sempre os mesmos dizendo quase sempre as mesmas coisas. É o ser contra por ser contra. Gente que ainda está na fase do azul ou vermelho, da mortadela ou coxinha. Ora, por favor, passou da hora de se ter maior maturidade quando o assunto é política.

 

Críticas

São críticas que seriam feitas caso nenhuma resposta tivesse sido dada. É a velha história: se faz é pau porque fez, se não faz é pau porque não fez.

 

Adjetivo

Insisto que o adjetivo usado pode ter duas conotações. Carinhosa quando se refere a uma cidade acolhedora, charmosa, bem estruturada. Mas também pode ter um caráter pejorativo quando se refere a uma cidade acanhada, sem estrutura, capenga em muitos aspectos.

 

“Cidadezinha” sim!

E Toledo é sim uma “cidadezinha”, nos dois aspectos. Por um lado é uma cidade maravilhosa, de encher os olhos; mas de outro ainda precisa evoluir demais.

 

Sorteio

Nesta sexta-feira (12) às 12h30, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) irá realizar o último sorteio da promoção ‘50 anos, 50 motos’. Os 49 atendentes descritos nos cupons sorteados durante a campanha, que teve início em março de 2017, concorrerão a uma motocicleta zero km. Ainda na ocasião, haverá a entrega das dez motos sorteadas em dezembro aos consumidores do comércio local. O evento será em frente à sala CCE, no hall de entrada do ‘prédio da Acit’.

 

Na capital

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, deve desembarcar em Curitiba, nesta sexta-feira, para um encontro com o presidente estadual do partido e pré-candidato ao governo, ex-senador Osmar Dias. Em pauta, as articulações para as eleições de outubro. Lupi quer saber se Osmar pretende permanecer na legenda ou mudar de sigla para disputar o Palácio Iguaçu pela terceira vez.

 

Pressão

O ex-senador tem dito que prefere permanecer no PDT, mas não descarta mudar de legenda. Ele tem convites do Podemos – partido pelo qual seu irmão, o senador Alvaro Dias – pretende disputar a eleição para a Presidência da República. E também do PSB – partido da base do governador Beto Richa (PSDB) – entre outras siglas. Osmar tem insistido que só tomará uma decisão próximo do prazo final para mudança ou filiação partidária, no início de abril. Mas a cúpula nacional do PDT pressiona por uma decisão antes.