Coluna do Editor
Coluna do Editor 13/03/18

Visita

O delegado Alexandre Macorin visitou o JORNAL DO OESTE nesta segunda-feira (12), onde foi recebido pelo diretor Armando Staudt Manfroi. Além de falar, claro, sobre a questão da segurança pública, comentou rapidamente sobre política. Recentemente ele se filiou aos Progressistas (PP) e disse estar preparado para enfrentar mais este desafio (Foto: Márcio Pimentel).

 

Sondagem

Desafio porque seu nome tem sido ventilado como um dos possíveis candidatos a deputado estadual por Toledo, onde Macorin mantém raízes fortes, embora hoje por questões profissionais passe mais tempo em Curitiba. “Existe sim uma sondagem”, respondeu ele quando perguntado sobre a possibilidade de ser candidato.

 

Conversa

Pelo sim, pelo não, Alexandre Macorin tem conversado com a família e com alguns amigos mais próximos sobre o assunto e não confirma, até porque, segundo ele, é preciso o apoio do grupo onde estão hoje os deputados Dilceu Sperafico (federal) e José Carlos Schiavinato (estadual).

 

Vai mesmo

No último fim de semana Schiavinato mandou mensagens a pessoas mais próximas pedindo apoio à sua eventual candidatura a deputado federal e, claro, a dúvida uma vez mais é sobre quem será o candidato a estadual.

 

Prazo

E é bom mesmo os Progressistas definirem logo quem será, afinal, o prazo para desincompatibilização está se aproximando e muitos prefeitos e vereadores de cidades próximas estão assumindo compromissos com candidatos de outros municípios diante dessa indefinição.

 

Histórica

Pior é que essa demora do PP em Toledo tem sido histórica. Basta uma rápida passagem pelo passado recente das últimas eleições para saber que isso tem se tornado rotina. Uma perigosa rotina...

 

Cancelado

No último sábado (10), no Teatro Municipal de Toledo, era para ter acontecido o show com o cantor Daniel. Era porque ele foi cancelado. O motivo? Poucos ingressos vendidos. Em Foz do Iguaçu também foi cancelado pelo mesmo motivo. Para a devolução do dinheiro, os organizadores pedem que os consumidores procurem as mesmas fontes onde os ingressos foram adquiridos para entendimento do procedimento de devolução. O prazo para pedido de devolução é dia 30 de maio.

 

Amop

O prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, colocou seu nome à disposição para disputar a presidência da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). A eleição será realizada no dia 28 de março, para mandato de um ano. O atual presidente da Amop é o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin (Teixeirinha).

 

Chapa

Anderson convidou para participar da chapa os prefeitos de Capitão Leônidas Marques, Claudiomiro Quadri (primeira vice-presidência); e de Jesuítas, Junior Weiller (segunda vice-presidência). Aos 39 anos de idade, Anderson é empresário, formado em Arquitetura e nasceu em Palotina. Hoje exerce o segundo mandato consecutivo de prefeito de Maripá.

 

Governança

O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) participou, em Cascavel, do lançamento do Programa de Governança Municipal, dirigido aos 52 municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). O parlamentar destacou a interação da entidade com as administrações públicas municipais oferecendo suporte em áreas técnicas e estratégicas para o bom andamento das atividades.

 

Parceria

Sérgio Souza também lembrou a parceria da Amop com a Itaipu Binacional, Governo Federal, Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Sinduscon, Oeste em Desenvolvimento, Sindicato Rural Patronal, e outras. "A transversalidade de ações entre os três poderes de governo, entidades classistas e órgãos voltados ao desenvolvimento é de fundamental importância para desenvolver os municípios”.