Coluna do Editor
Coluna do Editor 14/03/19

Lixo

Um empresário de Toledo, que prefere não se identificar, mencionou que muito se falou da paralização dos catadores de lixo, inclusive com muitas críticas à ação dos trabalhadores e à empresa. “Mas tem o seguinte: ninguém está vendo o calote que esta empresa está aplicando em Toledo” diz o empresário que afirma ter notas desde janeiro pra receber “e não tem jeito”.

 

Protesto

Ainda de acordo com este empresário, o jeito foi protestar para tentar receber. Ele alega que teve de fornecer para a empresa e que seu prejuízo ultrapassa os R$ 5 mil.

 

Varejo Mais

Está programada para esta quinta-feira (14) a palestra de lançamento do Programa Varejo Mais Digital, em Toledo, nas dependências do Senac, às 20h. A realização é do Sebrae/PR e da Fecomércio/PR, com apoio do Sinvar (Sindicato do Comércio Varejista de Toledo). O Programa tem como objetivo fortalecer o comércio e auxiliar as empresas a se posicionarem no mercado para melhorar seus resultados.

 

Gratuita

A participação na palestra é gratuita. Para obter mais informações, entrar em contato pelo telefone (0xx45) 3277-4200, com Marcela.

 

Treinamento

Já o treinamento será realizado nos dias 28 e 29 de março e serão abordados os temas Plataformas Digitais, Fotografia, filmagem e exposição de produtos na Web; precificação de produtos e responsabilidades; Marketing e promoção digital.

 

Quedas de energia

Por unanimidade de votos, prefeitos da região Oeste decidiram elaborar uma reclamação formal à diretoria da Copel, em Curitiba, por causa de constantes quedas e oscilações de eletricidade, tanto em cidades pequenas e médias, quanto em localidades do interior.

 

Ofício

Ofício detalhando o assunto e contendo informações sobre os prejuízos que o problema representa, assinado pelo prefeito de Maripá e presidente da Amop, Anderson Bento Maria, e subscrito pelos demais colegas, será entregue ao presidente da companhia, Daniel Pimentel Slaviero, nos próximos dias. A decisão por tornar público o descontentamento foi tomada na mais recente assembleia da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), realizada em Cascavel.

 

Perdas

Segundo os prefeitos, há relatos de perdas com plantéis de animais (aves e suínos), estoques de perecíveis, plantas industriais e dificuldades técnicas das mais diversas, que envolvem desde uma simples oscilação de energia, até blackouts que podem durar horas seguidas. E, no calor, em que a temperatura alta exige equipamentos frigoríficos e de resfriamento ligados permanentemente, sob o risco de comprometer centenas de operações, o drama é ainda maior.

 

Estruturas

A redução de estruturas e de funcionários da Copel nas cidades de menor porte, também motiva a reclamação, segundo a Amop. De acordo com os prefeitos, a estatal tem priorizado o atendimento remoto, via internet ou telefone.

 

Supermercados

O ramo de supermercados em Toledo anda agitado com comentários fortes sobre mudanças substanciais. Uma loja na avenida Parigot de Souza poderá ser incorporada por uma rede já instalada na cidade, mas que poderá chegar com outro nome. Além disso, está prevista a chegada de uma rede de atacado e a construção de uma nova loja.

 

Utam

Esta semana Ricardo dos Santos, Geraldo Weisheimer e Gilberto Turetta concederam uma entrevista a Batista Franco na Rádio União (AM 900). O trio encabeça uma das chapas inscritas para a disputa da presidência da União Toledana das Associações de Moradores (Utam).

 

Informações

Nesta quinta-feira (14), na Câmara de Toledo, os secretários de Educação, Planejamento e Finanças deverão repassar informações sobre as obras paralisadas, convênios e contratos ou licitações em andamento à Comissão de Educação. A informação é da vereadora Janice Salvador (PSDB).

 

Mulher

Também hoje a vereadora Marli do Esporte (PCdoB) promove o encontro Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser. Será na Câmara de Toledo, a partir das 19h. Haverá palestras sobre vários aspectos do universo feminino.