Coluna do Editor
Coluna do Editor 15/03/19

Bate-papo

Luiz Ferreira

Na chegada ao Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná Guto Silva foi recebido por várias lideranças, entre elas o advogado João Poletto, candidato a prefeito de Toledo em 2012. Um bate-papo bastante descontraído e que, claro, deu margem a muitas interpretações.

 

Cotado

Uma delas é a possibilidade de Poletto voltar a disputar o cargo, algo que seria bem recebido entre pessoas importantes do próprio governo.

 

Mordomias

Por falar em Guto Silva, durante entrevista ele disse que, para economizar e ter recursos para investimentos, a orientação do governador Ratinho Junior é acabar com as mordomias no governo. “Poucos Estados realizaram com a determinação que o fizemos aqui. O Paraná tinha 28 Secretarias e passamos para 15. É um ataque no enxugamento da máquina pública”, comenta o chefe da Casa Civil.

 

“Unha”

Ele recorda que o governador determinou o corte de privilégios, como aeronave que servia a ele e aos secretários. A economia será de aproximadamente R$ 4 milhões, entre outras decisões. “O custo na área pública é igual a unha: toda a semana devemos analisar e cortar se preciso. Esse governo vai olhar com lupa para economizar e dar resposta para o Paraná”.

 

Demandas

Guto Silva pondera ainda que a Casa Civil é um local sensível do governo. “Recebe todas as demandas do Paraná e o que nos motiva é o sonho em poder transformar. É preciso avançar e trabalhar até onde der. Não pode faltar ânimo e sonhar em transformar o Paraná”.

 

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Ademar Dorfschmidt (MDB), informa que a CFO realiza uma audiência pública para que a diretoria da Emdur possa apresentar os dados semestrais de Relatórios da Execução Orçamentária e de Gestão Fiscal, o que fará mediante prestação de contas. O início está marcado para as 14h, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, situado no Edifício Vereador Guerino Antônio Viccari, sede da Câmara Municipal de Toledo.

 

Idosos

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), e a Prefeitura de Toledo convidam a toda população para participar da 5ֺª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Toledo, que terá como tema principal: “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. O evento acontecerá no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, Vila Pioneiro, nesta sexta-feira (15), a partir das 8h.

 

Diálogo

O principal objetivo da conferência é fortalecer o diálogo, discutir e elaborar propostas para melhorar a qualidade da política de atendimento às pessoas idosas. Dos encontros municipais saem as propostas para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece em agosto de 2019.

 

Cobranças

O vereador Leoclides Bisongin (MDB) disse ter sido cobrado por muitas pessoas sobre a questão do lixo, mas ressaltou que nunca recebeu nenhuma reclamação ou denúncia em relação à Transportec. “A culpa deste episódio é dos vereadores e da prefeitura”, afirmou ele, ressaltando que existe o contribuinte ativo e o passivo, que aguarda que alguém faça a parte dele, disse ao cobrar uma maior participação nos eventos. “Somos capazes de fazer as políticas públicas”, questionou Bisognin aos demais colegas.

 

Fiscalizar

Já Olinda Fiorentin (PPS) afirmou que se deve fiscalizar sim. “É nosso papel”, afirmou, citando que no ano passado pedido para a prefeitura indicar onde será feita a varrição de rua, “mas até agora nada aconteceu”. São muitas coisas que precisam ser fiscalizadas apontou a vereadora.

 

Lados

Pedro Varela (PP) foi outro a garantir não ter recebido nenhuma denúncia, “mas houve falha dos dois lados”, disse ele.