Coluna do Editor
Coluna do Editor 16/05/19

Presidência

Ainda sobre a ausência de toda Mesa Diretiva da Câmara de Toledo na sessão de segunda-feira, conforme o Artigo 46, do Regimento Interno, cabe ao presidente presidir as sessões, entre outras atribuições. Portanto, alguém deveria estar no comando quando Walmor Lodi (PR) estava discursando.

 

Mais velho

Aliás, uma correção, ontem citei que pela ordem prevista no Regimento, Renato Reimann (PP) é quem deveria – ao menos na teoria – exercendo o cargo. Na verdade, se não me engano, o mais velho na atual legislatura é Albino Corazza Neto (PDT).

 

Contatos

Por falar em Lodi, ele entrou em contato para confirmar mais um encontro com o deputado estadual Marcel Micheletto, que novamente se colocou à disposição de Toledo para tratar de assuntos junto ao Governo do Estado. “Tenho certeza que o município estará muito bem representado”, comentou Walmor Lodi.

 

Susto

O jornalista e radialista Batista Franco disse na terça-feira (14) em seu programa “Papo Franco”, na Rádio União de Toledo (AM 900), que levou um susto quando sua motocicleta começou a soltar água pelo escape, depois de abastecer em um posto de combustíveis na cidade de Toledo. Ele diz que comprou gasolina em um posto com bandeira muito conhecida.

 

Palestra

Nesta sexta-feira (17) haverá uma palestra gratuita sobre a inteligência artificial e o futuro da tecnologia. Será no Auditório da PUC/PR – Campus Toledo, a partir das 19h30 com o palestrante Alexandre Apendino. As inscrições podem ser feitas através do site: http://bit.ly/2HiDwr2

 

Canudos

No dia 23 de maio, às 18h, haverá uma audiência pública para Instruir o Projeto de Lei nº 16 de autoria da vereadora Marli do Esporte (PCdoB), que proíbe a distribuição de canudos flexíveis plásticos descartáveis em restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, festas e estabelecimentos similares, ou por ambulantes, no município de Toledo.

 

Em Palotina

Os vereadores de Palotina iniciaram a análise de 21 novos projetos, a maioria visando alterações no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Também foram aprovados requerimentos com pedidos de informação à administração municipal e os vereadores apresentaram indicações com sugestões de melhorias em vários setores.

Presidida pelo vereador Sansão Pinheiro (PTB), a sessão contou com a participação de todos os vereadores.     

 

Junho Vermelho

O vereador Nivair de Castro Souza (PSDB) apresentou projeto que institui o Junho Vermelho como mês dedicado à campanha de conscientização de doação de sangue em Palotina.

 

Mais médicos

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 042/2019 do Executivo Municipal que dispõe sobre o aumento do número de vagas para o cargo de médico veterinário. Este projeto foi aprovado com seis votos favoráveis e dois contrários. Votaram a favor: José Pedro Bento Filho (DEM), Gilmar Hinkel (MDB), Elias Naor Schlosser (MDB), Marcos Heuert (DEM), José Pasqualotto (PSC) e Rose Delai (PSDB). Votaram contrários: Weslei Freitas (PSDB) e Nivair de Castro Souza.

 

Homenagem

Nesta sexta-feira (17) será entregue a Arena Multiuso no Jardim da Mata, que levará o nome de Colemar Bonissoni, que durante muitos anos se dedicou ao esporte em Toledo, seja como atleta, dirigente ou comentarista esportivo. Uma justa homenagem ao amigo que nos deixou recentemente de maneira tão precoce.

 

Estrutura

A Arena conta com pista de skate, campo de futebol com grama sintética e quadra poliesportiva. Além da comunidade do Jardim da Mata, serão atendidos moradores do Maracanã, Boa Esperança e Santa Clara IV. A solenidade está marcada para as 16h.