Coluna do Editor
Coluna do Editor 16/08/18

Homenagem

Nesta quinta-feira (16), às 8h30 no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo, haverá uma solenidade em homenagem ao trabalho da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Hoesp. Será entregue uma Menção de Honra através do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná, com a doutora Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch, coordenadora do sistema.

 

Secretário

É aguardada a presença do novo secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

 

Indecisos

A pesquisa IRG/Bem Paraná divulgada nesta quarta-feira (15), revelou que a disputa eleitoral está aberta e a maioria dos paranaenses ainda não definiu em quem vai votar para o governo do Estado. Na consulta espontânea, em que o eleitor informa sua preferência sem a lista dos candidatos, nada menos do que 78,6% dos entrevistados afirmam não ter candidato.

 

Baixos índices

Neste caso, o deputado estadual e candidato do PSD, Ratinho Júnior, é o mais citado, com 8,3%, seguido da governadora e candidata à reeleição, Cida Borghetti, com 3,6%. O senador Roberto Requião (MDB), que é candidato à reeleição e não concorre ao governo, aparece em terceiro, com 0,7% das citações, seguido do ex-senador Osmar Dias (PDT), que desistiu de concorrer, com 0,6%.

 

Detalhes

O IRG ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaense, entre os dias 9 e 14 de agosto. A margem de erro é de 2,8% e o grau de confiança, de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-09806/2018.

 

Irregularidades eleitorais

A OAB Paraná lançará nesta sexta-feira (17), às 10h, o aplicativo “Voto Legal”, que permite a qualquer cidadão denunciar irregularidades eleitorais. O aplicativo estará disponível gratuitamente no Google Play e no iTunes, possibilitando que as denúncias sejam feitas de forma pública ou anônima, com a inserção de texto, vídeo, áudio ou foto. “A OAB, protagonista da ação que proibiu o financiamento de campanha por parte de pessoas jurídicas e que impulsionou a Lei da Ficha Limpa, fará todo o possível para que cidadãos tomem uma decisão consciente nas urnas. Nosso propósito com o aplicativo é ajudar a população a denunciar o uso de recursos indevidos na campanha”, disse o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha.

 

Em Brasília

O deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP) esteve em Brasília esta semana para um encontro com o ministro da Agricultura Blairo Maggi. O assunto era sobre os embargos da carne de frango pela União Européia e questões referentes à suinocultura.

 

Marechal Cândido Rondon

A Prefeitura de Marechal Rondon está sob o comando do vice-prefeito Ila, por um período de 12 dias. Em ato oficial realizado na manhã desta quarta-feira (15), o prefeito Marcio Rauber deu posse ao seu vice e saiu de férias. Participaram da solenidade os secretários de Administração, Elemar Hensel, de Cultura, Marcia Veit, de Gabinete, Valdir Sachser, e de Governo, Walmor Mergener. Marcio Rauber se licenciou para 12 dias de férias e o seu retorno está previsto para o dia 27 de agosto.

 

Sem férias

Já em Toledo o mesmo não aconteceu até hoje. Lucio de Marchi (PP) não saiu de férias, muito menos deixou algum espaço para o vice Tita Furlan (PV).

 

Livros

Não esqueci sobre a questão dos livros. Ficará para amanhã diante de tantos fatos mais importantes neste momento.

 

Publicação

A campanha mal começou, mas o desgaste dentro da Prefeitura de Toledo já é intenso por causa de algumas postagens em apoio a determinado candidato. Pelo visto a pressão será extrema até o fim.