Coluna do Editor
Coluna do Editor 17/04/18

Saúde

O secretário de Saúde de Toledo Thiago Stefanello está atento a algumas leis estaduais e agendou para este mês palestras alertando sobre algumas doenças, como é o caso da microcefalia. A Lei Estadual 18.873/2016 instituiu a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Microcefalia no Paraná, por isso a Secretaria de Saúde fará uma palestra no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, no dia 24. Será destinada a gestantes.

 

Abril Marrom

Já a Lei 19.097/2017, de autoria do deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP), instituiu o Abril Marrom como o mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. No Dia 26, às 9h, haverá uma palestra na Escola Municipal Orlando Basei, em Novo Sarandi; também no CEEBJA, às 8h30, e na Escola Estadual Moraes Rego, às 10h10.

 

Espera

A indefinição sobre quem será o candidato a deputado estadual dos Progressistas (PP) em Toledo não tem causado aflição apenas em quem não está indiretamente ligado à política. Muitos prefeitos estão indecisos sobre o que fazer, afinal, a pressão tem sido grande em suas bases eleitorais. É o caso do prefeito de Ouro Verde do Oeste, Aldacir Pavan.

 

Sem afobação

As pesquisas divulgadas nessa semana não farão com que os partidos corram esbaforidos em busca de alianças. A ordem agora, passada a prisão de Lula e o prazo de filiações partidárias, é cada um continuar no seu quadrado, tentando aumentar o cacife para uma negociação mais vantajosa quando chegar a hora. Até o Solidariedade, que estava sem candidato a presidente, lança o nome de Aldo Rebelo no rol dos presidenciáveis para ver o que acontece mais à frente. As informações são da Denise Rothenburg no Correio Braziliense.

 

Duas certezas

Até aqui, duas certezas nessa pré-campanha: 1) Lula não será candidato, apesar de o PT ainda o colocar como o seu plano para outubro. 2) A esquerda não se unirá em torno de um único nome. “Chance zero de Marina ser vice de Joaquim Barbosa ou de estarmos aliados ao PT”, diz Pedro Ivo, porta-voz nacional da Rede de Marina Silva. Ela será candidata independentemente de pesquisa, de Lula e de quem mais chegar.

 

Na espera

Os partidos de centro, entretanto, tendem a ser mais pragmáticos. Porém, vão esperar mais um pouco. Sabe como é, em tempo de investigações, cautela e caldo de galinha são os ingredientes da hora. Antes do dia dos namorados, ninguém vai propor casamento.

 

Pressão

Um grupo de servidores da Guarda Municipal tem feito pressão para mudanças dentro da corporação. O motivo é que uma diretora tem feito cobranças sérias por causa do trabalho, ou melhor, a falta de trabalho. Tem muita gente fazendo da Guarda um ‘bico’, fruto da escala 12x60, que até pode ser boa por um lado, mas por outro...

 

Fala Leitor

Leandro Muller enviou a seguinte mensagem: “Olá, gostaria de solicitar através deste veículo de comunicação, que a Prefeitura através do Setor responsável, realize sinalização horizontal na Rua Carlos Barbosa, tal qual realizado na Rua Barão do Rio Branco. Uma rua tão importante, necessita ser melhor sinalizada, vide o intenso movimento da mesma, sem falar nos excessos ali cometidos. Grato!!”.

 

Em Cascavel

O que fazia uma Kombi da Prefeitura de Toledo no interior de Sede Alvorada, em sentido à Fazenda Chaparral, distrito de Cascavel, na última sexta-feira pela manhã. Era por volta das 9h.

 

Passeio

E o que dizer do motorista de um utilitário da mesma Prefeitura de Toledo que, para ‘agilizar’ o recolhimento do lixo no Parque Ecológico Diva Paim Barth, subiu na calçada e trafegou até mesmo pela grama.