Coluna do Editor
Coluna do Editor 20/02/19

Recape

Divulgação

O prefeito de Toledo Lucio de Marchi, acompanhado dos diretores Lourival Neves Junior e Rodrigo Bortolotto Sales, visitaram nesta terça-feira (19) José Brustolin Neto, chefe de gabinete da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná. Na pauta convênios para recape de Concórdia a Dez de Maio e de Vista Alegre a Bom Princípio.

 

Prefeito na capital

Na verdade o prefeito está em Curitiba desde segunda-feira (18), quando se encontrou com o senador Professor Oriovisto. No encontro Lucio de Marchi pediu apoio para áreas da saúde e educação junto ao Governo Federal. Outro assunto em pauta foi o pacto federativo e recursos para o município de Toledo.

 

Mais visitas

O prefeito também esteve com o major Ivan Fernandes, chefe do setor de engenharia da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, tratando sobre segurança pública. Entre as demandas apresentadas estão a construção do prédio da nova Delegacia, ampliação do 19º Batalhão da Polícia Militar e ainda a Casa Abrigo.

 

Faciap

O governador do Paraná Ratinho Junior estará na cerimônia de posse da diretoria da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) nesta quarta-feira (20), marcada para começar às 20h, no Restaurante Madalosso. Marco Tadeu Barbosa foi reeleito para o cargo de presidente da Faciap para a gestão 2019-2020 e há novos nomes na diretoria.

 

Sem vitimização

Na sessão ordinária de segunda-feira (18), o presidente da Câmara de Toledo Antonio Zóio (PSL) usou a palavra após muito tempo. E desceu a ripa no vice-prefeito Tita Furlan que, segundo ele, “se finge de vítima” por causa das cobranças feitas ao vice.

 

“Bobão”

Ainda de acordo com Zóio, Tita teria o chamado de “presidente bobão”.

 

Ajudinha

“Ele (Tita) precisa para de se fazer de coitado e que vá ajudar o prefeito a buscar verbas e fazer o município sair da valeta que se encontra na área da saúde”, disparou sem meias palavras. “É muito fácil ser político dessa forma e jogar a responsabilidade nas costas do outro. Está na hora do Tita assumir a responsabilidade junto com o prefeito”, emendou.

 

Licença

Zóio ainda comentou sobre o pedido de licença sem remuneração feito na semana passada e criticou que Tita foi candidato a deputado estadual não pediu licença. Fez campanha e recebeu dinheiro público.

 

Verdade

Outro ponto do discurso de Zóio foi sobre o discurso de Tita Furlan sobre o Executivo não o deixar trabalhar falta com a verdade porque lembrou que o atual vice foi secretário durante dois anos (Meio Ambiente e Cultura) e não apresentou o mesmo desejo. “Me parece que o senhor não gosta de vir muito para o serviço. Ou eu estou mentindo ou ficando louco”, alfinetou o atual presidente da Câmara, que reiterou não ter medo de ir para o debate.

 

“Picuinhas”

Na sequência Edmundo Fernandes (PRB) disse ter tido uma conversa pessoal com o vice e que teria feito um convite para Tita o acompanhar nas visitas aos bairros. “A administração ainda não acabou. Tem mais dois anos ainda. Quem está perdendo é o município de Toledo”, afirmou Edmundo, destacando ainda a inteligência de Tita e que ele poderia somar muito à administração, mas é preciso, na opinião de Edmundo, acabar com essas “picuinhas”.

 

Cansativa

Falando nisso, a sessão ordinária da Câmara de Toledo na segunda durou aproximadamente sete horas. Cansativa para todos. Todos!

 

Mais uma

Volto a tocar no assunto que defendo há pelo menos uns cinco anos: a realização de pelo menos mais uma sessão ordinária ao longo da semana, como já acontece em tantos outros municípios do Estado do Paraná.

 

Desumano

É desumano, até para os vereadores, acompanharam seis, sete horas de discussão. Aposto que se fizer um levantamento junto aos 19 vereadores durante a sessão a esmagadora maioria sequer sabe o que está sendo discutido.

 

Erros

Prova disso é o constante ‘Ctrl X’ e ‘Ctrl Z’ nas sessões, diante dos votos equivocados ou a interpretação errada das matérias apresentadas.