Coluna do Editor
Coluna do Editor 20/03/19

Parou geral

Há algum tempo venho falando sobre os problemas técnicos dentro da Câmara de Toledo, mas segunda-feira, durante a sessão ordinária, a coisa degringolou de vez. Os trabalhos precisaram ser interrompidos várias vezes por problemas nos microfones e no sistema eletrônico de votação.

 

Sem culpa

Importante deixar claro que a culpa não é dos servidores do Legislativo, que fizeram o possível e o impossível para levar a sessão até o fim.

 

Defasagem

O problema é a defasagem da maioria dos equipamentos. Na sala de imprensa tem um par de caixas de som do tempo do ‘epa’.

 

Modernização

Atento aos problemas, na segunda-feira mesmo o presidente Antonio Zóio (PSL) determinou o levantamento das condições dos equipamentos e a elaboração de uma lista para modernização de tudo que for possível dentro da Câmara Municipal.

 

Bom senso

Importante destacar o bom senso mostrado na discussão sobre um projeto relacionado à questão do cartão-ponto de alguns cargos, apresentado durante a última sessão. Houve um acordo e a proposta será melhor discutida. Ah se isso acontecesse com mais frequência...

 

Pré

Por falar na Câmara, hoje são ao menos três os que se apresentam como pré-candidatos a prefeito em 2020: Ademar Dorfschmidt (MDB), Walmor Lodi (PR) e Renato Reimann (PP).

 

Empresas

O Paraná contabilizou a abertura de 4.607 empresas em fevereiro, um aumento de 35,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram formalizados 3.403 novos negócios no Estado. Estatísticas da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) indicam a constituição de 7.910 empresas no acumulado do primeiro bimestre, o que representa um acréscimo de 25,8% ante as 6.284 criadas nos dois primeiros meses de 2018.

 

Esclarecimento

O senador Flávio Arns, após a repercussão negativa de seu posicionamento quanto a uma Comissão Parlamentar de Inquérito, emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso: “Estou assinando o requerimento para a criação da CPI da Lava Toga no Senado Federal. Minha decisão foi motivada pelo grande sentimento de frustração vivenciado pela sociedade brasileira nos últimos dias, principalmente diante do risco de retrocesso em relação à Operação Lava Jato”.

 

Debate

“Em que pese o impeditivo constitucional de uma CPI investigar o STF, essa será uma oportunidade importante para que possamos debater as competências e relações entre os poderes e a transparência de suas atividades. Todos clamamos pelo fim da corrupção e das impunidades. Neste sentido, me coloco a favor de uma discussão justa e que leve a resultados concretos para o avanço do nosso País”.

 

Fiscalização

“Reitero o que tenho dito: a preocupação de todos os brasileiros é a minha: fiscalizar, investigar e punir quem o mereça. É um processo complexo, mas confio que nossas instituições devam estar convergentes aos anseios da população brasileira”, encerra a nota.

 

Confusão

Após o jogo de domingo (17), entre Toledo e Operário pelo Campeonato Paranaense, houve uma pequena confusão entre dirigentes das duas equipes. Mas ninguém foi preso, ao contrário do informado por alguns colegas de imprensa. Só o famoso bate-boca mesmo.

 

Reforma

A chamada Casa do Tarzan, no Parque Ecológico Diva Paim Barth está sendo reformada para ser a nova sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Muito bacana a iniciativa, ainda mais por deixar a SEMA num espaço mais adequado para seu fim.

 

E cadê a reforma?

Aí, no mesmo Parque Ecológico, está lá a Usina do Conhecimento abandonada à própria sorte. Na gestão passada por falta de interesse um projeto para transformar o espaço num observatório naufragou; e agora nem mesmo o trapiche em frente ao prédio está mais lá.