Coluna do Editor
Coluna do Editor 20/06/18

Biopark

O presidente do Biopark de Toledo, Luiz Donaduzzi, vai ser um dos palestrantes de evento que a Caciopar promoverá no dia 23 de junho em Assis Chateaubriand. Será uma reunião empresarial da Coordenadoria com início às 8h30, na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis, Avenida Cívica, nº 90, Centro Cívico. O encontro é aberto a todos os diretores e executivos de Aces da região e aos interessados em saber sobre aspectos ligados ao desenvolvimento econômico e social da região.

 

Etapas

Donaduzzi vai falar sobre as etapas de estruturação do Biopark, o Parque Científico e Tecnológico de Biociências, que será em breve um centro formador de pesquisadores nas áreas e biociências. O presidente do parque tecnológico falará sobre as etapas já realizadas e daquelas previstas para os próximos meses. Donaduzzi informará também sobre as oportunidades de negócios que o Biopark vai trazer para o Oeste do Paraná. Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone (0xx45) 3321-1427.

 

Horário

Em função dos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo da Rússia a Câmara de Toledo alterará seus horários de funcionamento nos dias 22 e 27 de junho. Através da Portaria nº 68, assinada pelo presidente Renato Reimann (PP), o expediente de trabalho da Câmara Municipal de Toledo fica alterado nas duas datas. No dia 22 de junho, sexta-feira, o expediente será das 13h às 17h; enquanto no dia 27 de junho, quarta-feira, será das 8h30 às 13h, em ambas as datas de forma ininterrupta.

 

‘Chute ao Gol’

Foi dado início na última sexta-feira (15) a ação 'Chute ao Gol', no Shopping Panambi.  A cada cupom da promoção 'Goleada de Prêmios' da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), preenchido corretamente e entregue no local, o consumidor terá uma chance e, se acertar a bola em um dos arcos, leva brindes para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. A atração, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo segue diariamente das 17h às 21h no hall central do Shopping. Os brindes são limitados e a participação é gratuita.

 

‘Tô nem aí’

A luta pela sobrevivência política e a incerteza diante do cenário eleitoral deste ano afugentam deputados das atividades legislativas. Na busca por apoio nos estados de origem e por alianças para garantir uma cadeira no Legislativo a partir do próximo ano, parlamentares deixam de lado compromissos do atual mandato e provocam uma queda acentuada no número de reuniões, audiências públicas e outros eventos da Câmara. O fraco apoio popular e a crise de popularidade do presidente Michel Temer colaboram para o agravamento deste cenário. As informações são do Correio Braziliense.

 

Produtividade

Levantamento realizado pela assessoria da Câmara, a pedido do Correio, revela que a produtividade dos deputados em comissões caiu 24% quando comparado ao mesmo período do ano passado. De 2 de fevereiro, data que tem início o ano legislativo, até 13 de junho deste ano, ocorreram 617 eventos, entre audiências públicas, seminários, mesas redondas e painéis. No mesmo período do ano passado, foram 817. Ou seja, houve uma queda de 200 encontros no período.

 

Mais queda

As atividades em plenário também apresentaram redução. De 6 de fevereiro até 13 de junho de 2017, ocorreram 175 sessões deliberativas e extraordinárias. Neste ano, no mesmo período, foram 156 sessões. Entre 27 de fevereiro e 6 de junho do ano passado foram apreciadas pelo plenário 81 matérias, entre projetos de lei, medidas provisórias, decretos, entre outros. Agora, 74.

 

Tendência de piora

A tendência é que, no segundo semestre deste ano, a redução na atividade legislativa seja ainda mais acentuada, por conta de eventos como a Copa do Mundo, que reduz o quórum principalmente em dias de jogos da Seleção Brasileira e das eleições gerais.