Coluna do Editor
Coluna do Editor 21/03/19

‘Ponte’

A ‘ponte’ do prefeito Lucio de Marchi com os deputados estaduais na Assembleia Legislativa está sendo feita por Luís Ferreira e Lourival Neves Junior. Ferreira ainda é o grande articulador da Prefeitura de Toledo junto ao chefe da Casa Civil do Governo do Paraná Guto Silva. E quem duvida deveria ter acompanhado mais de perto a visita de Guto Silva a Toledo na semana passada para perceber o respeito de um pelo outro.

 

Será?

Aumentaram muito os rumores nos últimos dias nas rodas de conversa sobre política em Toledo sobre a formação de uma nova dupla que poderia surgir como uma espécie de terceira via na eleição municipal em Toledo. Se bem que a dupla nem chega a ser uma novidade no cenário eleitoral: João Poletto e Adelar ‘Pelanka’ Holsbach. Será? É ver para crer.

 

No PSD

E são muito fortes também os comentários que Poletto estaria com um pé no PSD do governador Ratinho Junior. Resta saber se o outro também irá!

 

Será também?

Outro comentário que surgiu é sobre uma possível ida do vice-prefeito de Toledo Tita Furlan para o PSL de Antônio Zóio, que andou fazendo alguns comentários na sessão da Câmara sobre o atual vice.

 

Chapa

Mas como em política tudo é possível, o PSL deve ser o destino de Tita para disputar a próxima eleição tendo como vice o vereador Leandro Moura.

 

Assédio

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, recebeu denúncias de trabalhadores da Secretaria do Meio Ambiente, da prática de Assédio Moral cometida pelo diretor da Secretaria do Meio Ambiente. Conforme relato dos trabalhadores, após reclamarem da falta de ferramentas adequadas para o trabalho, o diretor teria ordenado que a servidora arrancasse a grama com a boca.

 

Vídeo

Aí está circulando um vídeo de uma servidora literalmente arrancando grama com a boca.

 

Procedimentos

Evidente que o diretor, se isso realmente ocorreu, agiu de maneira intempestiva, assim como quem divulgou o vídeo, até porque existem procedimentos dentro do serviço público para apurar qualquer tipo de denúncia. Mas como estamos nos tempos dos ‘memes’...

 

Notificação

Até porque, de acordo com as informações recebidas, a direção do Sindicato deverá notificar a Prefeitura de Toledo sobre as eventuais irregularidades.

 

Aplicativo

O aplicativo Paraná Serviços, lançado na segunda-feira (18) pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), teve 5 mil downloads em apenas um dia nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. A ferramenta, uma espécie de “Uber dos autônomos”, pode se transformar numa poderosa arma para a melhoria nos índices de empregabilidade no Paraná.

 

Meio-campo

O app faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços, com mais de 100 categorias de serviços beneficiadas – como diarista, encanador, pintor, garçom, cozinheiro, marido de aluguel, veterinário, web designer e até ator.

 

Renda

A ferramenta foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) a pedido da Sejuf. “Quem utilizou o serviço poderá avaliar o trabalho feito pelo profissional, como acontece com outros aplicativos. Quanto melhor avaliado, mais serviços o profissional pode conseguir”, explica o secretário Ney Leprevost. "Nosso objetivo é aumentar a renda dos trabalhadores do Estado e, por sequência, a qualidade de vida da população”.

 

Uber

Para quem duvidava que o Uber daria certo em Toledo aí vai um aviso: são pelo menos sete veículos cadastrados no município.

 

Conexão

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) lança a 13ª edição do programa Conexão Empresarial, nesta quinta-feira (21).  O lançamento oficial da programação e a apresentação dos nomes dos palestrantes convidados reunirá empresários, parceiros e profissionais dos meios de comunicação em café da manhã no Olinda Hotel e Eventos, com início às 7h30.