Coluna do Editor
Coluna do Editor 21/09/18

Educação

A cena aí é de pessoas arrombando, no Jardim Panorama, os contêineres recém-instalados para o novo sistema de coleta reciclável da Prefeitura de Toledo, através da Secretaria do Meio Ambiente. Sinal mais que evidente do quanto se precisa avançar em termos de cidadania. E não adianta culpar este ou aquele quando o problema da falta de educação é crônico e as diferenças sociais apenas se acentuam cada vez mais (Foto: Leitor J.O.).

 

Limpeza

O secretário Neudi Mosconi disse que os contêineres já foram recolhidos e limpos e lamentou este tipo de comportamento por parte da população.

 

Fedor

Ainda no campo do meio ambiente, um mau cheiro insuportável na terça-feira tomou conta da Vila Industrial e Jardim Gisela. Começou à tarde e seguiu noite adentro. Um fedor!

 

Protestos

O prefeito Lucio de Marchi (PP) passou por duas situações bem delicadas na relação com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo (SerToledo) nos últimos dias: primeiro na abertura dos Jogos da Juventude do Paraná, quando um grupo compareceu ao Ginásio de Esportes Alcides Pan e vaiou o prefeito durante seu discurso; o segundo com o manifesto no estacionamento do Centro Cívico Tancredo Neves. Dois protestos que mostram como anda tensa a relação entre as partes.

 

Diálogo

Isso não acontecia até o início deste ano, mais precisamente enquanto Alceu Dal Bosco ocupou a Chefia de Gabinete. Com diálogo e respeito, ele conseguiu contornar situações bem mais complicadas com os servidores, ouvindo e levando ao conhecimento do sindicato as propostas que estavam em estudo dentro da administração municipal.

 

Sem diálogo

Hoje a impressão é que este diálogo, ou terminou, ou está sendo muito mal conduzido por quem deveria ser o responsável nesta relação, ou falta uma comunicação melhor.

 

Vale

O mais recente episódio que reforça essa impressão aconteceu com a proposta do vale-alimentação que iria para R$ 320,00 durante dez meses em 2019, um bom aumento importante frisar. Mas se havia esta proposta, por que esperar para anunciá-la, sabendo que havia a promessa de novo protesto? Ou ninguém sabia?

 

Vídeo

Batista Franco repercutiu, em seu programa na rádio União (AM 900), o vídeo em que o secretário Neudi Mosconi e outros ocupantes de cargo público aparecem cantando e dançando dentro do estande da Prefeitura de Toledo durante a Festa do Porco no Rolete.

 

Imagem

Concordo com o Gordão em alguns pontos, especialmente quando ele diz ser preciso alguns cuidados quando se é um agente público, onde se é vigiado 24 horas por dia, os 365 ou 366 dias por ano. Eu, mesmo trabalhando numa empresa privada, sofro este tipo de ‘fiscalização’, imagine quem ocupa um cargo efetivamente público.

 

De olho

Não há nada de errado, porém, é um sinal claro de que a sociedade está de olho em tudo que acontece dentro da Prefeitura de Toledo.

 

Alerta

Não vi nada demais no vídeo, mas não deixa de servir como alerta para que o agente público se comporte como obriga o cargo que ocupa. Para tudo há hora e lugar.

 

Cancelada

Devido à chuva forte nesta quinta-feira (20) foi cancelada a programação da Semana Farroupilha em Toledo, que continua no Parque Ecológico Diva Paim Barth. O cardápio especial em homenagem ao Dia do Gaúcho que seria servido ontem nos restaurantes populares foi transferido para esta sexta-feira (21).

 

Média

A média de chuva na cidade de Toledo ficou em 80mm. Na região de Dez de Maio chegou a 100mm. Volumes mais significativos foram registrados em Vila Ipiranga (110mm), São Miguel e Sobradinho (115mm), Vila Nova (130mm) e Sarandi 142mm, onde choveu desde a tarde de quarta-feira. Chuvas significativas também foram registradas na região de São Luiz do Oeste, Sol Nascente, Ouro Preto e Gramado, onde a média ficou em 70mm. Em Linha São Paulo e Linha Tatu o volume chegou a 120mm. As informações são dos correspondentes da chuva, do programa Plano Geral da rádio união (AM 900), apresentado por Nésio Luís.