Coluna do Editor
Coluna do Editor 21/12/18

De joelhos

“Eu hoje, de joelhos, vou agradecer a Deus por hoje saber em quem a gente pode e em quem a gente não deve mais confiar”. A frase é do vereador Marcos Zanetti (PDT), um desabafo após o resultado da eleição, na segunda, para escolha do novo presidente da Câmara de Toledo, cargo com o qual Zanetti ainda sonhava antes de ter sido abandonado na última hora pelo colega Ademar Dorfschmidt (MDB). Ao menos foi isso que Zanetti deixou transparecer na sequência de seu discurso.

 

Vergonha

Dizendo estar agradecido ao colega Ademar, Marcos Zanetti afirmou sentir vergonha de si próprio. “Já me arrependi do que fiz, mas nunca tive vergonha do que fiz”, disse e emendou: “Digo com todas as palavras: eu me envergonho de ter ido às ruas pedir voto para vossa excelência como candidato a deputado federal”, além de ter arrependimento em ter votado em Ademar para a Presidência da Câmara no passado.

 

“Faca”

“A partir de hoje, eu jamais deixarei de ser ético, mas toda agulha que cravarem em mim, será respondida com uma faca”, disparou Zanetti, ressaltando que a “democracia parece que ela existe, mas no final os interesses pessoais sempre prevalecem, as articulações nos corredores caberá à história contar”.

 

Pressão

Há outro vereador, que prefere não se identificar, muito chateado com toda história da eleição do novo presidente. Não pela vitória de Antonio de Freitas (PSL), o popular ‘Zoio’, mas pela pressão recebida antes da disputa. As ligações recebidas foram, no mínimo, delegantes.

 

Ponte

A governadora Cida Borghetti participa nesta sexta-feira (21), em Foz do Iguaçu, do evento em que o presidente do Brasil, Michel Temer, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, assinarão a autorização para a construção de duas pontes ligando os dois países. As obras serão financiadas pela Itaipu Binacional.

 

Natal

Quero agradecer aos amigos Niulton Pegoraro (presidente da Associação Cultural e Esportiva Ouro e Prata) e Paulo Mariano (professor de futsal na AABB) pelos cartões de Natal deixados esta semana na redação do Jornal do Oeste. Em tempos de tanta tecnologia, confesso, ainda me emociono quando recebo um cartão de Natal tradicional.

 

Na veia!

Por falar em emoção, esta semana também assisti ao filme “The Post – A Guerra Secreta”, uma lição sobre jornalismo investigativo e para quem tem o jornalismo na veia.

 

Crédito

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) negociou taxas de juros especiais aos seus associados junto ao Sicoob Meridional, de Toledo. A cooperativa de crédito Sicoob viabilizou uma linha de crédito exclusiva para as operações aos associados da Acit, efetuadas com cartas de garantia fornecidas por meio da Garantioeste. O valor máximo de operação é de R$ 50 mil, sendo permitida somente uma operação por CNPJ.

 

Taxas

As taxas estão definidas da seguinte forma: Parcelamento até 12 meses: 0,85% ao mês; Parcelamento de 24 meses: 0,95% ao mês; Parcelamento de 25 a 36 meses: 0,50% + CDI (que neste mês de dezembro dá uma taxa de 1,04% ao mês); Parcelamento de 37 a 48 meses: 0,60% +CDI ((agora em dezembro a taxa fica 1,14% ao mês); Parcelamento de 49 a 60 meses: 0,70% +CDI (em dezembro, taxa de 1,24% ao mês).

 

Deu BO

Um simples raio-X pode se tornar uma belíssima dor de cabeça para quem ainda pensa que pode escrever o que bem entender no Facebook e ficar por isso mesmo. Servidores públicos lotados na Central de Especialidades da Prefeitura de Toledo foram à 20ª Subdivisão Policial prestar queixa contra quem postou diversas ofensas num grupo da rede social.

 

Ameaças

Mais grave ainda foi a postura de um cidadão que gosta de ameaçar mulheres. Também vai dar BO porque a história não vai ficar apenas do “lado mais fraco”, pode apostar.