Coluna do Editor
Coluna do Editor 22/01/19

Visita

Divulgação

Na semana passada recebi a visita da vereadora Marli do Esporte (PCdoB), que veio pessoalmente trazer um exemplar do jornal confeccionado por ela com um resumo das ações dos dois primeiros anos de mandato. Uma excelente iniciativa e que deveria ser copiada pelos demais colegas na Câmara Municipal.

 

Diálogo

Marli disse que a ideia é promover um “diálogo franco e direto com a comunidade”       e que se trata de um dever, não apenas com seus eleitores, mas com toda sociedade de Toledo prestar contas das ações enquanto agente público. “O certo é o certo”, resumiu a vereadora.

 

Saúde financeira

Após 20 dias de mandato, o governador Ratinho Junior, afirma que as negociações com alguns fornecedores do Estado já foram iniciadas e têm como finalidade reorganizar as finanças da administração. "Mas ainda estamos realizando o levantamento de todos os contratos de todas as secretarias para que possamos fazer uma análise bastante criteriosa", disse.

 

Servidores

Questionado sobre o reajuste dos servidores, Ratinho Junior, afirmou que estudo e análises de gastos continuam sendo feitos, mas que ainda é muito cedo para falar em porcentuais. "Nós estamos ainda dentro do prazo deste primeiro mês em que estamos levantando a saúde financeira do estado", afirmou o governador. "Acredito que em meados de fevereiro devemos ter dados mais consistentes para saber como estão as finanças do Paraná", completou.

 

Reforma

Dando sequência à reforma administrativa, o prefeito Lucio de Marchi nomeou novos secretários, diretores e coordenadores na manhã desta segunda-feira (21). As portarias já foram publicadas. A mudança faz parte da gestão que deve ser dinâmica e eficiente disse o prefeito.

 

Dedicação

Na oportunidade, o prefeito deu boas vindas aos novos nomeados e ressaltou que os servidores devem ter dedicação exclusiva e cooperação em prol do desenvolvimento de Toledo. Lucio lembra que a nova nomeação deve visar o trabalho em equipe, dedicação e empenho. Ainda de acordo com o prefeito, foram dois anos sem contratação de servidores, acúmulo de Secretarias e agora, após um grande esforço e empenho, está sendo possível completar a escalação do time.

 

Nomes

Foram nomeados para secretarias, conforme antecipado nesta Coluna, Odemilson dos Santos (Cultura), Jairo Luiz Cerbarro (Juventude), Norisvaldo de Spuza (Planejamento Estratégico), Claudia Carneiro da Silva Piacenti (Recursos Humanos) e Lourival Neves Júnior (Funtec).

 

Nomeações

Na semana passada foram nomeados Larissa Ribeiro (Políticas para Mulheres) e Jozimar Polasso (Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo). A servidora Claudia Teixeira Toledo, que até então, ocupava o cargo de diretora Jurídica da Emdur passou a ser Chefe de Gabinete.

 

Eixos

Neste ano, o Planejamento do Secretariado municipal conta cinco eixos principais estruturantes: 1º Programa Agiliza Toledo; 2º Programa Cidade Limpa e Sustentável; 3º Comunidade Participativa; 4º Saúde Humanizada e 5º Avança Toledo.

 

Surpresa

A grande surpresa, para mim, foi o anúncio da saída de Robson Recalcatti do Esporte e Lazer. Em seu lugar quem assume é André Alcará, que tem totais condições de tocar o trabalho porque, além de ser servidor de carreira, tem bom trânsito com todas as vertentes dentro da secretaria.

 

Unipar

Robson está de saída para assumir a coordenação do curso de Educação Física da Unipar.