Coluna do Editor
Coluna do editor 22/02/2019

Porta

Graciela Alves

O vereador Walmor Lodi (PR) visitou o Jornal do Oeste, onde foi recebido pelo diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi e por mim. Num bate papo bastante informal, Lodi confirmou o nome do novo diretor da Ciretran de Toledo, Inácio Hamerschmidt, além do novo chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), João Geraldo Barros.

 

Vontade

Sobre a questão do Hospital Regional, Walmor Lodi garantiu que o deputado estadual Marcel Micheletto está empenhado em buscar uma solução e finalmente colocar a unidade em funcionamento.

 

Enxugamento

Ele comentou também sobre a questão do projeto apresentado sobre a redução de 19 para 15 vagas na Câmara de Toledo. “O momento é de enxugar porque é um desejo da sociedade. É o momento”, disse o vereador.

 

Executivo

Por falar em desejo, Lodi pretende disputar uma vaga no Executivo, com maior possibilidade de se lançar candidato a prefeito. Segundo ele, após dois mandatos, já cumpriu sua missão dentro da Câmara.

 

Quarteto

Além de Lodi, Vagner Delabio (PSD), Ademar Dorfschmidt (MDB) e Marcos Zanetti (PDT) são outros vereadores estão ensaiando uma candidatura ao Executivo.

 

Motocross

Em junho Toledo será sede da terceira etapa do Paranaense de Motocross. A informação é do vereador Ademar Dorfschmidt (MDB). Ele esteve em Curitiba na semana passada, na festa realizada pela Federação Paranaense de Motocross em Curitiba.

 

Ligação

Além de ex-piloto, Ademar é pai de Denyter, atual campeão estadual da categoria 50cc e que este ano vai subir de categoria: vai para a 65cc.

 

Benefício

Secretaria de Estado da Fazenda publicou o Protocolo: 14.939.024-3 beneficiando a Azul Linhas Aéreas com o Segundo Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções onde se concede o tratamento tributário diferenciado em função da implantação das operações de serviços aéreos nas cidades de Ponta Grossa, Pato Branco e Toledo.

 

Alíquota

Pelo documento a carga tributária do ICMS fica reduzida para 12% na aquisição do combustível. O documento é válido até 13 de outubro de 2019, podendo ser prorrogado, a critério das partes, mediante novo Termo Aditivo.

 

Ar

O vereador Valtencir Careca (PP) apresentou um pedido para climatização na sede da Associação Cultural e Esportiva Ouro & Prata, na Vila Industrial.

 

Preocupação

A vereadora Marli do Esporte (PCdoB) disse estar preocupada com a questão da pouca política pública em Toledo na área de proteção aos animais. Ela citou a questão da castração, por exemplo, que evitaria a proliferação de animais nas ruas. Ela vai solicitar os dados sobre os investimentos feitos no projeto.

 

Boas notícias

Ainda sobre o assunto, Marcos Zanetti (PDT) comentou em seguida sobre os resultados de uma reunião na Prefeitura de Toledo há alguns dias. De acordo com ele são boas notícias para o setor, com destaque para a implantação do Código de Proteção e Defesa dos Animais em Toledo. Zanetti afirmou que um Termo de Ajustamento de Conduta está sendo elaborado pelo Ministério Público, o qual deverá ser apresentado ainda esta semana.

 

Fundo

Outra questão abordada por Zanetti é a destinação de recursos para o Fundo de Proteção Animal. A ideia é destinar o valor de todas as multas geradas com maus tratos e abandonos para o Fundo e dentro de 4 a 5 anos ele seja autossustentável.