Coluna do Editor
Coluna do Editor 22/03/18

Dupla formada

Durante encontro com Osmar Dias (PDT) em Curitiba, esta semana, o vereador Marcos Zanetti (PDT) foi indicado como pré-candidato a deputado federal, formando dobradinha com o ex-prefeito de Toledo Beto Lunitti (MDB), que vai tentar uma vaga a deputado estadual. No encontro ainda estavam o vereador Ademar Dorfschimdt (MDB) e o ex-vice-prefeito de Toledo Adelar ‘Pelanka’ Holsbach (PDT).

 

Estratégia

Muita gente estranhou essa composição, entretanto, é preciso reconhecer que a estratégia do atual grupo de oposição em Toledo tem sido até agora quase perfeita. Beto Lunitti tem uma maior chance de se eleger como estadual que indo para a disputa a federal e lançar o nome de Zanetti é um tiro mirando no futuro.

 

Nada ainda

Enquanto isso, pelos lados do grupo de apoio ao prefeito Lucio de Marchi (PP), nada ainda de definição quanto ao nome que deverá compor com José Carlos Schiavinato como candidato a estadual, haja vista que o ex-prefeito já confirmou sua intenção de disputar uma vaga em nível federal.

 

Alvaro Dias

O G7, grupo formado pelas entidades do setor produtivo do Paraná promove nesta quinta-feira (22) palestra com o senador, Alvaro Dias. O evento acontece no salão de eventos da Universidade Positivo (UP), no prédio da pós-graduação do Campus Sede, em Curitiba. O evento acontecerá às 17h e contará com cerca de 700 convidados, entre autoridades e lideranças empresariais de diferentes setores.

 

Perfil

A palestra com o tema “Perfil político-econômico do Brasil” vai tratar do atual cenário político, do trabalho no combate à corrupção realizado pelo senador e de questões diretamente direcionadas aos empresários.

 

Sobre o G7

Fazem parte do G7, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Associação Comercial do Paraná (ACP). OAB-PR, Pró-Paraná, Instituto Democracia e Liberdade (IDL) e Fenacom são parceiros da iniciativa.

 

Sperafico na Casa Civil

Do jornalista Fábio Campana. A vice-governadora Cida Borghetti (PP) começa a montar a estrutura do que será o seu governo até dezembro. O preferido para chefiar a Casa Civil é o deputado federal Dilceu Sperafico (PP). Correligionário e aliado de primeira hora do ministro Ricardo Barros - marido de Cida - Sperafico é considerado um político experiente e com trânsito entre diferentes lideranças políticas.

 

Quase ministro

Sperafico, que já declarou não ser candidato à reeleição, chegou a ser indicado por Barros ao presidente Michel Temer (MDB) para assumir o ministério da Agricultura. A permanência do titular da pasta, Blairo Maggi, no entanto, afastou a possibilidade.

 

Dengue

Nesta quinta-feira (22), o Comitê Municipal de Mobilização Social Contra Aedes Aegypti de Toledo realiza uma reunião para apresentação do relatório do 1º ciclo de atividades de 2018. O evento está marcado para as 8h, no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura.

 

Não foi!

Também nesta quinta-feira termina o curso do Tribunal de Contas do Estado do Paraná em Toledo. Daí, uma nobre vereadora que prega a moralização dentro do serviço público, inscreveu-se para o evento. Na abertura - terça-feira – não apareceu, tampouco justificou a ausência.

 

Punição

Perdeu a oportunidade, tirou a vaga de outra pessoa e ainda ficará seis meses suspensa de cursos do TCE-PR. O curso é gratuito e não foi é punição. Diferente de outros espaços públicos onde as faltas costumam ser ignoradas, o TCE-PR dá bom exemplo e não perdoa.