Coluna do Editor
Coluna do Editor 29/12/18

Ponto

Havia me esquecido de comentar: desde o último dia 1º os ocupantes de cargos de confiança – secretários, diretores, etc – também estão sendo obrigados a bater ponto na Prefeitura de Toledo. A medida seria fruto de uma recomendação do Ministério Público.

 

Solução

Em minha opinião não será batendo ou não o ponto que será possível medir o trabalho destas pessoas, até porque estar no local não significa necessariamente estar trabalhando. Esta não será a solução para acabar com eventuais comissionados folgados que existem em qualquer administração pública Brasil afora.

 

Metas

O ideal é estabelecer metas a serem cumpridas e cobrar resultado, desempenho. Bater ponto é mera formalidade.

 

Horas extras

Aí uma pergunta: e como fica a questão das horas extras? Os cargos comissionados não precisavam bater ponto justamente por terem dedicação exclusiva, mas tendo de fazê-lo o trabalho fora do ‘horário normal’ é considerado hora extra ou legalmente cabe outra definição?

 

Estrada

Com mais um feriadão a caminho, nada melhor que pedir cautela para quem vai pegar a estrada. Aliás, os Centros de Formação de Condutores poderiam destinar um módulo específico sobre direção em rodovias, com carga horária mínima tamanha a imprudência verificada no Natal.

 

Herança

E para quem ainda sonha – e defende – o tal legado deixado pelo PT, seria bom passar pela BR-163 entre São José do Cedro e São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. A obra de duplicação foi uma das mais impactadas pela corrupção descoberta na Operação Lava Jato e de 2014 até hoje está abandonada. Passar por ali é perceber na pele o atraso crônico causado pelo desvio de dinheiro público.

 

Extraordinárias

O presidente da Assembleia Legislativa Ademar Traiano (PSDB) deve programar sessões extraordinárias para os dias 20 e 21 de janeiro para votar a mudança no quadro de secretarias proposto pelo governador eleito Ratinho Junior (PSD). 

 

Avaliação

Após dois anos de governo, o prefeito Leonaldo Paranhos é muito bem avaliado pela população de Cascavel. Levantamento do Instituto Data Sonda Pesquisas aponta que 81% dos cascavelenses aprovam o trabalho de Paranhos - pico de 94,7% de aprovação na região central da cidade. O instituto Data Sonda fez 400 entrevistas entre os dias 5 e 7 de dezembro. O grau de confiança é de 90% e a margem de erro ficou em 4,1%.

 

Gramado

Na decisão do Campeonato Amador este ano em Toledo o que mais chamou a atenção não foi a disputa dentro de campo apenas, mas sim o gramado lamentável do Estádio Municipal 14 de Dezembro.

 

Troca

Volto a insistir no assunto: a grama do estádio deveria ter sido trocada há muito tempo. A que aí está é velha demais para receber jogos, sejam eles profissionais ou amadores.

 

Virada

Muita gente já se organizando para acompanhar a virada do ano no Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde acontecerá a tradicional queima de fogos. Para o fluxo do trânsito e mobilidade das pessoas, a Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo começará fechamento das ruas no entorno do espaço a partir das 8h na segunda-feira (31).

 

Último sábado

O Chico’s Bar – na Vila Industrial – entrou em férias coletivas. Só o bar estará aberto com as porções, marmitas e prato feitos. Mas em 2019 pode esperar que aquele almoço especial aos sábados estará de volta.