Coluna do Editor
Coluna do Editor 31/01/19

Visita ao Aterro

Divulgação

Um grupo de vereadores visitou a Central de Triagem e Coleta Seletiva de Resíduos, que ficou destruída em função de um incêndio no Aterro Sanitário de Toledo. A comissão foi integrada pelo presidente Antônio Zóio (PSL), vice-presidente Gabriel Baierle (PTB), secretário Leoclides Bisognin (MDB) e vereadores Ademar Dofschmidt (MDB), Albino Corazza Neto (PDT) e Olinda Fiorentin (PPS), além de assessores, que foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente Neudi Mosconi e a presidente da Associação dos Catadores de Recicláveis, Sebastiana Correia dos Santos de Carvalho, além do coordenador do Aterro Sanitário, João Luiz Bressan.

 

Danos

No local os vereadores tiveram relato do secretário de que a esteira elevada foi queimada no incêndio, enquanto uma esteira nova do Águas Paraná teve danos, os quais são de fácil recuperação. Também segundo o secretário Mosconi, o telhado foi danificado em sua capacidade de isolamento térmico.

 

Prevenção

Leoclides Bisognin destacou o papel dos equipamentos de prevenção na contenção do fogo, especialmente a caixa d´água e rede de hidrantes instalados quando atuou na pasta e que tiveram papel importante para evitar danos ainda maiores, segundo relato que teve em visita ao Corpo de Bombeiros após o sinistro.

 

EPI

O vereador Ademar Dorfschmidt manifestou preocupação em relação ao pessoal atuando no local sem calçados e material adequado. Mosconi disse aos vereadores que será repassado Equipamento de Proteção Individual, afirmando que se está partindo para a organização do trabalho ao completar um ano à frente da Secretaria de Meio Ambiente no último dia 24.

 

Registro

Já a vereadora Olinda Fiorentin questionou o não registro do incêndio junto à Polícia Civil através de boletim de ocorrência. O secretário justificou que se não fosse célere nas ações de recuperação da Central de Recicláveis Toledo estaria enterrando lixo reciclável no Aterro Sanitário nos próximos dias. “Nós descaracterizamos o ambiente do sinistro no mesmo dia do ocorrido”, relatou o secretário aos vereadores, afirmando que o contrato de reforma pode ser aditivado em até 50% em com isso o material pode ser trocado não elevando o preço.

 

Na capital

O prefeito Lucio de Marchi esteve nesta quarta-feira (30) em Curitiba, onde se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Urbano João Carlos Ortega para a assinatura dos planos definitivos de trabalho e aditivos de vários convênios firmados no ano passado.

 

Laços

Lucio recebeu o convite do secretário Ortega e prontamente atendeu a solicitação, onde estreitou os laços com o novo governo, reforçando que Toledo e o Governo do Paraná estão em harmonia e todos os convênios assinados ainda em 2018 serão mantidos e concretizados.

 

Projetos

“Temos muitos projetos que serão realizados com o apoio do Governo. Estamos contentes com essa parceria para que possamos avançar em nosso município. São ações importantes que oferecem qualidade de vida da população”, destacou o prefeito.

 

Futsal

Um alívio saber que o Toledo Futsal vai disputar a Chave Ouro do Campeonato Paranaense este ano. Alívio porque, quem gosta do futsal como eu, não poderia imaginar a cidade fora do cenário estadual.

 

Atraso

Só uma coisa: horário é horário. A coletiva de apresentação da nova diretoria começou com uns 20 minutos de atraso. Houve quem saiu antes para não perder o ‘sorteio do bife’.