Coluna da ADI-PR
Coluna da ADI-PR 19/04/2019

Apoio ao transporte

Os prefeitos da Amunorpi consultaram o Tribunal de Contas do Estado sobre a possibilidade das prefeituras fazer o transporte de trabalhadores entre os municípios da região. “Temos algumas empresas na região que disponibilizam postos de trabalhos. Muitas prefeituras auxiliam com o transporte. É preciso fazer dentro da legalidade esta disponibilidade”, diz o presidente da Amunorpi e prefeito de Pinhalão, Sérgio Rodrigues .

 

PEC da aposentadoria

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou que a PEC que prevê o fim das aposentadorias de ex-governadores estará na pauta de discussões dos deputados na próxima semana. “Já estará na pauta ainda na semana que vem a questão das aposentadorias dos ex-governadores. A comissão especial deve se manifestar na segunda-feira (22) e tendo ela se manifestado eu já incluirei na pauta”.

 

Tarifa Rural Noturna

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o projeto de lei que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 25 milhões para fomentar a produtividade rural noturna com a concessão de desconto mensal na tarifa de energia elétrica aos produtores rurais. O projeto segue para outras comissões e depois ao plenário para ser votado pelos deputados.

 

Concurso para candidatos

O Partido Novo iniciou processo seletivo paras as eleições municipais de 2020. A ideia é escolher candidatos "capacitados" a concorrer pelo partido. Curitiba faz parte da primeira leva de cidades com inscrições abertas, junto com São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

 

Cadê a violência?

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta que 87,6% dos brasileiros dizem não terem sido vítimas de qualquer tipo de violência nos últimos 12 meses. O maior receio para 66,2% é ser assaltado, mas mais da metade dos entrevistados (51,2%) não deixam de fazer nada por medo da violência. Entre os que responderam ter sido vítima da violência nos últimos 12 meses, 43,8% afirmaram que foram alvo de bandidos uma vez.

 

Violência II

A sensação de medo, diz a pesquisa, é maior no Sudeste, mas a região é a segunda menos violenta, atrás da região Sul. Noite e madrugada são os períodos mais propícios para serem alvo de bandidos para 2% e 16,9% dos brasileiros. Mas 6,8% não têm medo. A Paraná Pesquisas ouviu 2.080 pessoas em 26 estados e DF entre os dias 5 e 9 de abril. A margem de erro é de 2% para mais ou menos.

 

Rodada de Negócios

O 25º Salão Paranaense de Turismo, entre os dias 3 e 4 de maio no Expo Unimed Curitiba, tem espaço exclusivo para maior interação entre agentes de viagens, profissionais de turismo e expositores. Trata-se da Rodada de Negócios agendada, que possibilita quem for ao evento agendar antecipadamente uma reunião exclusiva, de 15 minutos, com qualquer expositor, em espaço criando dentro do Salão especialmente para esse tipo de atendimento.

 

Horário ampliado

O Parque Nacional do Iguaçu abrirá a visitação desta sexta-feira (19 de abril), a domingo (21 de abril), às 8 horas, uma hora mais cedo. A ampliação do horário tem o objetivo de melhor atender os visitantes de todos os cantos do mundo que virão às Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza. O Parque espera receber mais de 30 mil pessoas entre os três dias de feriado.

 

Parceria lindeira

“O pagamento dos royalties é uma obrigação de Itaipu e vamos mantê-lo”, garantiu o diretor-geral da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna ao prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden, presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Para os lindeiros esses recursos foram ampliados: agora, do total repassado ao Tesouro Nacional por Itaipu, 65% são destinados às cidades (antes eram 45%), 25% aos estados (eram 45%) e 10% para órgãos federais.

 

Tapa buraco

O deputado Romanelli (PSB) recebeu a confirmação nesta quarta-feira, 17, que o DER iniciou a operação tapa buraco em cinco rodovias estaduais do Noroeste. Na lista estão a PR 180, do trevo de Moreira Sales a Cruzeiro do Oeste e entre Planalto a Amaporã. A PR 218, entre Santa Cruz do Monte Castelo e Querência e entre Santa Cruz do Monte Castelo e Loanda. A PR 478, entre Loanda a São Pedro do Paraná. A PR 576, entre Santa Cruz do Monte Castelo a Santa Isabel do Ivaí e Santa Isabel do Ivaí a Santa Mônica. A PR 281, entre Santa Isabel do Ivaí a Planalto.