Coluna da ADI-PR
Coluna da ADI-PR 20/03/2019

Bônus para servidor

Projeto do senador Oriovisto Guimarães (Pode) institui a responsabilidade compartilhada dos servidores e que prevê prêmios ao funcionalismo quando houver superávit primário. O senador diz que podem ser aplicadas no setor público, medidas que já utilizadas no setor privado, a exemplo de programas de distribuição de lucros e resultados. “Nenhum governante consegue administrar com eficiência sem a devida participação de toda equipe encarregada pela gestão. São os servidores, os responsáveis em última instância pela boa aplicação dos recursos públicos", diz. 

 

Líderes rurais

Começa por Pato Branco na próxima terça-feira, 26, a série de nove encontros regionais de líderes rurais promovidos pela Faep que objetiva fortalecer a representatividade dos agricultores e pecuaristas paranaenses. Os encontros seguem em Assis Chateaubriand (27/3), Umuarama (28/3), Mandaguaçu (2/4), Ivaiporã (3/4), Ibiporã (4/4), Guarapuava (9/4), Ponta Grossa (10/4) e Curitiba (11/4). 

 

PSC e as eleições

O PSC organiza para as eleições de 2020 e quer aumentar o número de prefeitos e vereadores e prefeitos. O deputado federal Paulo Martins, pré-candidato a prefeito de Curitiba, vai assumir o comando estadual do partido. Outra liderança de destaque é o prefeito Leonaldo Paranhos que disputará a reeleição em Cascavel.

 

Colheita da soja

A colheita de soja no Paraná alcançou 72% dos 5,428 milhões de hectares de área cultivada, informou a Secretaria de Agricultura do Estado. Da lavoura, 83% estavam em boa condição, 15% em situação média e 2% foram consideradas ruins. Do total plantado, 1% estavam em floração, 16% em frutificação e 83% em maturação.

 

Prefeito Empreendedor

Doze prefeitos do Oeste receberam na Amop, em Cascavel, os certificados de finalistas do Prêmio Prefeito Sebrae Empreendedor. São eles: Leonaldo Paranhos (Cascavel), Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu), Heraldo Trento (Guaíra), Haroldo Duarte (Ubiratã), Evandro Grade (Santa Helena), Altair de Pádua (Terra Roxa), Ailton Caiero (Tupãssi), João Laufer (Quatro Pontes), Jucenir Stentzler (Palotina), Cleci Rambo Loffi (Mercedes), Ricardo Endrigo (Medianeira) e Marcio Rauber (Marechal Rondon).

 

Partido cidadão

O PPS se reúne neste sábado, 23, em Brasília, em congresso nacional que, entre outras coisas, vai deliberar sobre a mudança de denominação da sigla. Ganha força a denominação "Movimento Cidadania". 

 

Audiência pública

A Comissão de Constituição e Justiça vota hoje, em regime de urgência, a PEC que trata do fim da aposentadoria de ex-governadores. A proposta do governador Ratinho Júnior será debatida às 10h em audiência convocada pelo presidente da CCJ, deputado Delegado Francischini (PSL). À tarde, a comissão se reúne em sessão extraordinária para votação da matéria.

 

Casa nova

O PP inaugurou ontem sua nova sede estadual em Curitiba e a presidente, deputado Maria Victória, adiantou que o partido terá candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2020 nas principais cidades do Paraná.

 

Diário do Sudoeste

O Diário de Sudoeste, que circula em Pato Branco e região, completou 33 anos e apresentou aos seus leitores um novo projeto gráfico. Parabéns aos seus diretores e toda equipe de profissionais que fazem do jornal, um dos mais importantes veículos de comunicação do Paraná.

 

Lei Kandir

Um dia após ser eleito como novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) convidou o ministro Paulo Guedes (Economia) para debater as ameaças de revogação da Lei Kandir e a própria Reforma da Previdência. A data da reunião ainda está para ser marcada.

 

Pros nas cidades

O presidente estadual do Pros, deputado Toninho Wandscheer, está percorrendo as cidades do Paraná para organizar o partido às eleições de 2020.