Editorial
Coluna do Editor 19/01/19

Asfalto

Divulgação

O novo director-administrativo da Emdur, Lídio Michels, enviou fotos do recapeamento asfáltico que está sendo realizado no Jardim Copagro. Um trabalho excelente!

 

Orçamento do Povo

A Prefeitura de Toledo lançará em fevereiro, o Programa Orçamento do Povo 2020. O objetivo é reunir todas as lideranças das comunidades para discutir e decidir como aplicar os recursos em cada localidade.

 

Alterações

O prefeito Lucio de Marchi (PP), durante a semana, discutiu a proposta de alteração dos cargos e funções gratificadas (as famigeradas FG’s) para envio à Câmara Municipal.

 

Reforma

A reforma administrativa segue acelerada dentro da Prefeitura de Toledo. O secretário de Recursos Humanos Marcio Munchen foi exonerado nesta sexta-feira (19). Entre os nomes cotados para assumir o posto o de maior destaque nos bastidores é o de Claudia Carneiro da Silva, ex-mulher do assessor de governo Carlos Alberto Piacenti.

 

Também saiu

O diretor de Habitação e Urbanismo Marco Antonio Botegga também foi exonerado na sexta-feira.

 

Cultura

Já na Cultura, o nome mais cotado para assumir a pasta é do diretor Odemilson Santos.

 

Funtec

Ainda no campo das mudanças na Prefeitura de Toledo, Lourival Neves Junior deverá ser confirmado como novo diretor da Funtec.

 

Críticas

Coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol, criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que a pedido do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL/RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), suspendeu a investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre as movimentações financeiras de Fabricio Queiroz considerada "atípicas" pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

 

Sem foro

"Com todo o respeito ao Min. Fux, não há como concordar com a decisão, que contraria o precedente do próprio STF", comentou Dallagnol em uma publicação em sua conta no twitter. "Tratando-se de fato prévio ao mandato, não há foro privilegiado perante o STF. É de se esperar que o Min. Marco Aurélio reverta a liminar", defendeu o procurador.

 

Lotado

O segundo voo da Azul, entre Curitiba e Toledo – e vice-versa – estava lotado.

 

Oportunidade

E com a chegada dos voos mais um negócio parece estar surgindo: o transporte de passageiros entre o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho e a área urbana de Toledo. Nesta sexta-feira (18), em um dos grupos de WhatsApp que participo, era grande a troca de mensagens a respeito do assunto.

 

Hotel

Da solenidade no Biopark, nesta sexta-feira (18), o anúncio do protocolo de intenções da rede hoteleira Íbis se instalar em Toledo é muito positiva, pois abre um leque muito grande de opções no mercado e amplia uma rede que hoje não perde em qualidade para nenhuma outra no Paraná.

 

Conversa

A vereadora Olinda Fiorentin (PPS) se reuniu esta semana com o prefeito Lucio de Marchi e saiu muito animada do encontro. Segundo ela, foram diversos assuntos tratados, em especial políticas para as mulheres vítima de violência, autismo, segurança e saúde pública.

 

Retomada

Com relação à política para as mulheres, a vereadora elogiou o prefeito ao que ela chamou de retomada da Secretaria de Política para as Mulheres, com a nomeação da psicóloga Larissa Ribeiro. Ainda de acordo com Olinda, a nova ocupante é uma “pessoa preparada e com todas as condições de desenvolver um bom trabalho”.

 

Propostas

Haverá, também de acordo com a vereadora, um esforço conjunto para implementar em Toledo duas ações que serão de grande importância: a casa abrigo para mulheres em situação de violência doméstica e a implementação da lei do botão do pânico, além do reforço e melhores condições de trabalho para a equipe da Patrulha Maria da Penha, composta por guardas municipais.