Editorial
Feliz Aniversário!

Hoje é uma data especial. Um dia para celebrar mais um ano de história de Toledo, a cidade labor como canta em verso e prosa seu hino. A cidade dos jardins de soja e dos mais belos trigais. O lugar onde tudo que se planta dá e que ao longo deste tempo foi se moldando para se tornar uma referência na região oeste e se manter firme entre as grandes potências econômicas e sociais do Paraná. Quando o assunto é o agronegócio aí o jogo muda de patamar e Toledo mostra um vigor difícil de ser acompanhado por outras cidades. Toledo 66 anos! Quem diria que em tão pouco tempo a cidade se transformaria nesta potência, neste exemplo tão copiado.

Talvez nem os próprios pioneiros, alguns deles ainda por aí, contribuindo com seu desenvolvimento, apostassem suas fichas em transformar a cidade de maneira tão profunda. Talvez nem mesmo quem torcia para seu sucesso, mesmo que chegado há pouco tempo, pudesse sonhar com uma estrutura tão completa e invejável que, embora ainda tenha muito a ser feito, ainda assim está muito acima da média nacional, com destaque para seu interior, onde as centenas de quilômetros de asfalto rural não apenas demonstram quão distinta é esta estrutura, como transformou a vida de centenas, milhares de pessoas que preferem morar no interior diante da facilidade de acesso e por terem no portão de casa os mesmos atrativos que teriam morando na zona urbana.

Mas Toledo não é apenas agro.

É a cidade que respira, pulsa com seus parques, seus centros específicos para pessoas idosas e jovens, com suas ruas largas e avenidas que cortam a cidade de ponta a ponta. Uma cidade que planeja o futuro sem esquecer do presente. Uma cidade onde o respeito às pessoas caminha lado a lado com a necessidade de preservar o meio ambiente.

Toledo, ah Toledo, 66 anos de muitas histórias contadas diariamente, algumas delas retratadas nestas páginas em preto & branco, a forma encontrada pelo JORNAL DO OESTE para ajudar a manter preservada a memória daqueles que efetivamente contribuem para construir não apenas uma cidade, mas um espaço diferenciado em meio à terra vermelha deste pedação de chão chamado oeste do Paraná.

Parabéns Toledo pelos 66 anos de história. Um Feliz Aniversário querida cidade!