Editorial
Grandeza de espírito

Normalmente editoriais são textos para expressar a opinião a respeito de um assunto geral. Quase nunca são personificados, até porque emitir opinião sobre uma pessoa é sempre exercício complicado, salvo quando em casos de comoção intensa, o que não é o caso agora. A professora Janice Salvador, passado o momento da disputa política, reassumiu sua condição de secretária Municipal de Educação em Toledo, retomou suas aulas, enfim, voltou à sua condição de cidadã e, acima de tudo, de servidora pública.

Não se trata de fazer ufanismo em cima de uma candidata a vice na recém encerrada eleição, tampouco fazer propaganda política. Trata-se apenas em mostrar o quanto as pessoas precisam amadurecer no campo político e demonstrar um pouco da grandeza de espírito, como Janice Salvador fez neste momento.

Quem a viu logo após a eleição não acredita numa recuperação tão rápida. Talvez ela jamais se recupere de processo tão desgastante, ainda mais a partir de 2013, quando precisará enquanto servidora pública municipal seguir os desígnios de pessoas que até pouco tempo lhes eram subordinadas ou então estavam do outro lado da trincheira.

Seja lá o que for que o destino esteja lhe preparando, é certo que Janice Salvador mostra porque foi escolhida como candidata a vice-prefeita em Toledo, mantendo a honra de mulheres tão intensamente ligadas à política local. Mais que isso: mantendo a dignidade de esquecer o passado recente e se entregar ao trabalho, quem sabe o remédio mais rápido para curar cicatrizes tão profundas como as certamente deixadas no processo eleitoral.

Somente quem vive de perto com uma campanha tão intensa quanto foi esta em Toledo pode imaginar a força de vontade que esta mulher teve ao retomar suas funções o quanto antes.

Evidente que seus desafetos desdenham de momento tão marcante, entretanto, devem ter no mínimo o respeito e entender o exemplo dado pela professora Janice Salvador, que durante toda a campanha exaltou justamente sua formação profissional.

A ela o respeito do JORNAL DO OESTE e a certeza de que, enquanto existirem pessoas assim envolvidas na política, ainda há esperança de haver dias melhores para todos. Certamente esta foi a aula mais importante ministrada por Janice Salvador ao longo de sua história.