Editorial
Mudança de cultura

Esta semana começaram as aulas do projeto EducaTrânsito em Toledo, desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Trânsito, em parceria com outras secretarias. O objetivo é muito simples: promover uma mudança de cultura em relação ao trânsito. Escrito assim é realmente muito simples, entretanto, nada fácil de ser executado na prática por vários motivos. Um deles é a falta de interesse em se investir em projetos como este, afinal, é algo que leva tempo, consome muito tempo e nem sempre reverte-se em ganho político. Menos mal que ao menos está se começando um trabalho.

Outro problema é a falta de apoio pela falta de compreensão da grandeza que algo assim é capaz de trazer para a cidade no futuro. Não, os reflexos não serão sentidos agora ou daqui 10 anos, mas sim somente daqui 20, 30, 40 anos, quando esta nova geração estiver dirigindo, sendo usuário do trânsito e colocando na prática os ensinamentos aprendidos muito cedo. É mais ou menos a mesma lógica aplicada ao Proerd, o programa de enfrentamento e resistência às drogas implantado pela Polícia Militar.

Mas somente projetos como estes são suficientes para mudar uma cultura, até porque questões sociais e econômicas agem diretamente sobre o público-alvo de ambos. Ora, como pensar num jovem livre das drogas se o mundo onde ele habita está rodeado de usuários ou traficantes e a oferta de dinheiro fácil é muito mais doce e sedutora que a escolha árdua de trilhar o caminho do justo e correto, onde as perspectivas nem sempre são satisfatórias para suprir suas mínimas necessidades.

Assim é também no trânsito, até porque caso o futuro motorista não se sinta envolvido por esta mudança, certamente manterá comportamentos tão errôneos e agressivos – e abusivos – que diariamente quem trafega por Toledo nem precisa fazer muito esforço para encontrar. É preciso manter o investimento – ampliá-lo até – e promover as mudanças no restante do sistema para que esta futura geração possa, enfim, ser capaz de promover a mudança cultural que tanto se faz necessária quando o assunto é o trânsito de Toledo.