Editorial
Um livro para um mito

Esta sexta-feira (15) será especial para o mundo da política paranaense. Hoje será lançado o livro “Duílio Genari – O político que transformou Toledo e o Oeste do Paraná”, com 386 páginas, mais de 40 fotos e quase uma centena de informações sobre suas propostas e conquistas memoráveis, ao longo de mais de 40 anos de vida pública, além de depoimentos de familiares, lideranças e ex-colaboradores, com sessão de autógrafos no restaurante do Olinda Hotel & Eventos.

Um livro para um verdadeiro mito da política toledana e paranaense, afinal, foram décadas de dedicação à vida pública, agora retratadas de maneira ímpar pelo escritor, poeta e jornalista Luiz Alberto Martins da Costa, com projeto gráfico, capa e diagramação da Gráfica e Editora Imagem, de Toledo. O prefácio é do deputado federal Dilceu Sperafico, com quem Duílio dividiu durante muitos anos os holofotes da política.

Há, evidente, quem não goste de Duílio, entretanto, é preciso reconhecer sua importância no cenário político. Com seu ‘jeitão’ de ser, Duílio soube navegar nas águas sempre perigosas da política e construiu uma carreira sólida e respeitada até mesmo pelos adversários. Seu nome ainda tem um peso forte em qualquer decisão, mesmo já não mais estando nos holofotes de outrora.

A obra é uma digna homenagem a quem ajudou a catapultar o nome de Toledo para outro patamar, seja na política, seja na própria estrutura da cidade, afinal, Duílio Genari trabalhou como poucos no auxílio ao município, assim como também a tantos outros municípios na região. Hoje, com mais de 80 anos – e muitos deles dedicados à política – Duílio Genari segue na ativa, embora não mais com a energia tão típica que lhe rendeu tantas vitórias nas urnas e será gratificante sorver tantos momentos únicos de sua vida através das páginas de um livro escrito por quem durante anos conviveu de perto com esta verdadeira figura mitológica da política toledana e paranaense.

Duílio Genari foi alguém que viveu intensamente a política; um homem que emprestou grande parte de sua vida à causa pública; um mito para quem aprecia a arte da política e espera algo diferente. Duílio Genari, por tudo isso, será para sempre o deputado de todos.