Gente - Jean Carvalho
Coluna Gente 11/12/18

Sicoob Meridional recolhe 1,3 toneladas de pilhas em projeto de responsabilidade social

O Sicoob Meridional encerrou semana passada mais uma etapa do projeto Papa Pilhas 1. Durante todo o ano de 2018 foram recolhidas 1,3 toneladas de pilhas e baterias usadas, por meio de coletores espalhados nas agências de atendimento da cooperativa. O projeto, desenvolvido desde 2012 pelo Instituto Sicoob, a nível estadual, tem por objetivo o incentivo ao descarte correto dos materiais, diminuindo o impacto negativo ao meio ambiente. Agora, as pilhas e baterias recolhidas serão destinadas a instituições responsáveis pela reciclagem dos objetos.

A presidente do Sicoob Meridional, Solange Martins, ressalta que a iniciativa tem grande envolvimento dos colaboradores. “Parabenizo toda a equipe pelo brilhante trabalho na arrecadação deste ano. Para 2019, vamos canalizar ainda mais energia no projeto, distribuindo Papa Pilhas em escolas, associações e comércio da cidade, assim, fazendo nossa parte com ações de responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente”, conta.

O especialista em Responsabilidade Social do Sicoob Meridional, Airton Bagli, relata que a cooperativa já arrecadou cerca de seis toneladas entre os anos de 2012 a 2018. “Tudo isso em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Regional de Educação. A proposta é transformar o ato de recolhimento das pilhas em uma prática de cidadania”. Bagli reforça como a atitude de cada cidadão pode ser útil à toda a comunidade. “Uma única pilha contamina o solo com chumbo, cádmio e mercúrio, metais extremamente danosos ao meio ambiente e à vida humana. O tempo de degradação de uma pilha pode variar entre 100 a 500 anos, por isso a importância deste programa”, conclui.

Os interessados em realizar o descarte correto de pilhas e baterias usadas, podem levar os objetos a uma das agências do Sicoob Meridional. Mais informações pelo telefone (45) 3125-7005.

 

Shows

Está próxima sexta-feira, 14, promete. Na mesma noite Toledo receberá dois shows de peso do cenário nacional da música:  Michel Teló 2 nas comemorações do aniversário de 66 anos da cidade, a partir das 20h, no Lago Municipal; e, Lucas Lucco 3 em mais uma premiada noite no Empório Santa Maria – a casa abre às 23h e o show deve acontecer a partir da 1h, 1h30. Dá até para ir nos dois. E um deles (Michel Teló) ainda é de graça...

 

Decoração

Gente... Que coisa linda a decoração de Natal este ano em Toledo, muito linda mesmo, de encher os olhos. Estreou na sexta, 7. Acho que a mais bonita que eu vi até hoje. Vale até um passeio de noite pela cidade – Lago e centro, principalmente. Parabéns, prefeito Lucio De Marchi! Valeu o investimento, Toledo estava merecendo um Natal assim... A foto no detalhe 4 o colunista registrou sábado de noite, no Largo São Vicente de Paulo. 

 

Happy Birthday

ONTEM (10) – Dani Montanari * Thania Lopes * Marcus Vinicius Kannemberg * Dulce Wilot * Valdecir Santin * João Tatim * Jean Carlo Mioranza * Vanessa Ruiz Lotti * Gladis Regina Stockmann * Leyza Patiño Graiewska

HOJE (11) – Márcia Elisa Viscardi * Jéssica Bertapelli * Maiquel Busatta * Mayara de Santana Basso * Saul Brandalise Neto * Mirian Santana * Luciana Orsato * Adriane Fiorentin * Andressa Fioravante * Alex Farias * Gabriela Goltz * Leandro Rocha * Vinicius Eduardo Ferreira * Fernanda Luzzani * Soraya Simone de Miranda * Carlos Eduardo Salamanca * Catia Angélica Lavanholli

 

Shows (2)

Agora bom também foi esse último fim de semana no Empório Santa Maria. Na sexta (7) a casa recebeu a Banda Melim (que concorreu ao prêmio de Melhor Música do Ano no Troféu Domingão do Faustão) e no sábado (8) a dupla Guilherme & Santiago (que antes do show no Empório ainda tocou no badalado casamento dos noivos Mari e Parodes, no Olinda). Detalhe: o show dos irmãos Melim não chegou a super-lotar o Empório, mas o que deu para perceber é quem esteve lá é porque curti muito a banda, a vibração foi super intensa, com certeza valeu o ingresso...

 

Violência

Deu anteontem no Bandnews TV: “Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que sete pessoas são mortas por hora no Brasil, número maior do que países em guerra”.

 

Lembrando

Comemora-se hoje o Dia Internacional das Montanhas e o Dia de São Dâmaso (37º Papa).