Mauro Picini
Mauro Picini Programe-se 16/11/18

Projeto Pequeno Amor promove ação beneficente em parceria com rede Bob´s

Mais uma vez o Projeto Pequeno Amor, grupo de voluntários composto por pais, mães e amigos que trabalham em prol da UTI Neontal do Hospital Bom Jesus de Toledo convida a comunidade de Toledo e região para uma linda ação beneficente.

Em parceria com a franquia Bob´s, os voluntários comercializam os tickets do BIG BOB SOLIDÁRIO entre os dias 30/10 e 17/11. O sanduíche tem o valor único de R$10 por unidade e podem ser adquiridos nos pontos de vendas (Hospital Bom Jesus, Bob´s e Sapekas do Shopping Panambi, Loja Arezzo e Rockfeller Idiomas no centro) ou com os diversos voluntários envolvidos. Quem adquire o sanduíche deverá retirá-lo exclusivamente no Bob´s do Shopping Panambi no dia 17/11, sábado, das 11 às 23hrs.

Essa parceria tem o objetivo de beneficiar a UTI Neonatal, já que todo o lucro dos sanduíches vendidos será destinado ao Projeto Pequeno Amor e este, destina o valor para aquisição de equipamentos e melhorias na UTI Neonatal.

A data escolhida para realização do BIG BOB SOLIDÁRIO é muito significativa, tendo em vista que no dia 17 de novembro é quando se comemora o Dia Mundial da Prematuridade e também 1 ano do Projeto Pequeno Amor. O projeto até agora já arrecadou mais de R$60mil em dinheiro, além de muitas fraldas, lenços, shampoos e sabonetes líquidos. O dinheiro arrecadado através das ações será utilizado pelo diretor da UTI Neontal, Dr. João Pedro Pontes Camara para melhorias na unidade.

A UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus atende bebês prematuros dos 18 municípios da 20ª regional de saúde. A unidade conta com 10 leitos e, embora tenha uma excelente equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, infelizmente possui uma estrutura bastante ultrapassada, tendo em vista que ao longo dos seus 18 anos recebeu poucos investimentos e enfrenta, assim como o Hospital Bom Jesus, muitos desafios financeiros. Faltam recursos para aquisição de insumos, manutenção de equipamentos, compra de novos equipamentos e manutenção da estrutura física.

A unidade do Bob´s de Toledo é pioneira neste tipo de parceria na cidade e se identifica com a causa. Além disso, tem na família de um dos sócios-proprietários uma criança que nasceu prematura e, portanto, que conhece a dura realidade da UTI Neontal e entende a diferença que o atendimento de qualidade faz na sobrevivência de bebês prematuros.

Quem quiser ajudar a UTI Neontal através desta linda ação beneficente, só precisa adquirir seu sanduíche e retirá-lo no dia 17/11.

 

Água Doce Sabores do Brasil ensina receita de Pink Lemonade

Fácil e rápido de preparar, receita é a opção perfeita para quem busca uma bebida para se refrescar.

 

Ingredientes:

3 colheres de sopa de xarope de groselha

2 xícaras de chá de água

1 xícara de chá de suco de limão siciliano

Açúcar a gosto

Gelo

 

Modo de Preparo:

Junte todos os ingredientes e misture bem. Sirva com gelo.

 

Sobre a Água Doce

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são aproximadamente 80 unidades em nove estados, mais o Distrito Federal. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou duas marcas com modelos mais enxutos voltados para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas: Água Doce Express e Rei do Escondidinho.

 

O Boticário lança primeiras fragrâncias do mundo desenvolvidas com a ajuda de Inteligência Artificial

A improvável combinação entre a emoção humana e a tecnologia é apresentada ao mundo pela marca brasileira que mais entende de perfumaria

O Boticário – maior rede de cosméticos do mundo – acaba de apresentar, em um evento em Nova York, as primeiras fragrâncias do mundo desenvolvidas com a ajuda da Inteligência Artificial. Em duas versões, a novidade começa a ser comercializada nos canais da marca em meados de 2019 e foi criada junto com dois gigantes globais – a Symrise, uma das mais renomadas casas de fragrância do mundo, e a IBM Research. Especialista em perfumaria, O Boticário adicionou à sua alquimia a mais avançada tecnologia para essa nova criação. Pela primeira vez na história, uma fragrância combina emoção e automatização – o nariz do homem e o cérebro do sistema. 

“Queríamos criar um produto direcionado para quem quer aproveitar a vida ao máximo. Algo bem característico da geração Millennial – que gosta de se jogar, sem medo de errar, e quer ser livre para fazer suas escolhas – das mais previsíveis às mais inusitadas. E que tivesse tudo a ver com o gosto do consumidor brasileiro, que fosse a melhor combinação para quem é curioso e adora viver novas experiências”, explica o gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno.

Esses insumos foram dados à Symrise que, dessa vez, usou a Phylira - a solução de Inteligência Artificial desenvolvida pela IBM Research que usa novos e avançados algoritmos de aprendizado automático para examinar milhões de fórmulas e milhares de ingredientes de forma a identificar padrões e novas combinações. O resultado foi duas combinações inusitadas de fragrâncias – com um pouco de cheiro de frutas, flores, doces, especiarias, madeiras e até pepino. “O que parecia uma combinação totalmente improvável resultou em fragrâncias que surpreenderam até mesmo a nossa equipe e que só precisaram do nosso toque final no Boticário para ficarem totalmente prontas. É a alquimia perfeita entre homem e máquina, traduzida em perfumaria”, lembra Jean. Com as essências em mãos, o time de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário refinou a combinação e chegou às duas primeiras fragrâncias no mundo criadas com a ajuda da Inteligência Artificial.

“O conhecimento sobre as preferências do consumidor e a sensibilidade dos perfumistas foram essenciais para a assertividade de Philyra e isso nos abre um novo caminho para a inovação na perfumaria. A inteligência artificial certamente vai otimizar muito o nosso tempo de desenvolvimento – que inclui centenas de submissões em um intervalo de até três anos – e permitir que o time de Marketing e de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria se dediquem muito mais às combinações finais, concluindo a fragrância que chegará para o consumidor”, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, Tiago Martinello. “Acreditamos na tecnologia que ajuda a trazer a melhor entrega para nossos consumidores e temos certeza de que essa novidade irá agradar até mesmo os mais ávidos por inovação. É a combinação perfeita entre algoritmos e sensorialidade”, conclui.

Nome, embalagem e outras características das fragrâncias serão reveladas em meados de 2019, mas já foram testadas e aprovadas por especialistas no segmento.

“Um assistente de inteligência artificial não consegue cheirar uma fragrância. Mas, ao contrário de um humano, consegue aprender rapidamente o desempenho de milhões de fórmulas e criar fórmulas de fragrâncias únicas, alinhadas às preferências das pessoas. O perfumista é quem vai cheirar essas fórmulas e, se necessário, fazer seus ajustes para criar uma nova e linda fragrância,” diz Richard Goodwin, Principal Research Scientist da IBM.

Segundo o presidente da Symrise Scent & Care, Achim Daub, desenvolver fragrâncias vencedoras por meio da arte e da ciência é uma paixão que move a empresa há mais de 200 anos. “Agora, nossos perfumistas podem trabalhar com um aprendiz de Inteligência Artificial que pode analisar milhares de fórmulas e dados históricos para identificar padrões e gerar novas combinações, ajudando a ultrapassar os limites da perfumaria e acelerar este processo de desenvolvimento com fórmulas jamais vistas”, comemora. 

“A perfumaria é uma arte antiga. Ela se move lentamente através da história e pode parecer inalterada por séculos. Mas há momentos de significado histórico que são inegáveis. A última grande explosão de inovação começou no final do século 19 com a introdução de matérias-primas sintéticas de fragrâncias na paleta do perfumista”, lembra o perfumista da Symrise, David Apel. “Essa revolução ainda é a força motriz por trás da maioria dos grandes perfumes de hoje. A Inteligência Artificial é a próxima fronteira de inovação e descoberta da perfumaria. Observar isso e ajudar a direcioná-la é um privilégio e o marco mais significativo da minha carreira.”

 

O natal de Foz do Iguaçu tem início hoje...

O natal na Terra das Cataratas começa mais cedo. Com um espetáculo de luzes, show pirotécnico e apresentações teatrais e de dança, o Natal de Luzes Encantadas do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention é o start para uma das datas mais festivas de nosso calendário. Hoje o hotel abre suas portas para a magia natalina, com um evento que promete muita beleza e emoção. Você é nosso convidado para a abertura desse momento único em Foz do Iguaçu. Abertura do Natal de Luzes Encantadas do Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention.

DIA 16 de novembro - sexta-feira

LOCAL: Sala Vivace – no Recanto Cataratas

 

Programação:

20h - Recepção dos convidados com Coquetel de boas-vindas

20h15 - Abertura do cerimonial

20h30 - Apresentação Orquestra e Coral - Maestro Gil Gonçalves

21h15 - Encenação Trupe Luz da Lua (na da área da piscina)

21h30 - Apresentação das Luzes + Show Pirotécnico

21h40 - Encerramento com a presença do Papai Noel

 

Dicas de Filme

Red Dead Redemption 2 - Jogo de Ação/ Faroeste PS4

Sinopse: “Estados Unidos, 1899. O fim da era do velho oeste começou, e as autoridades estão caçando as últimas gangues de fora da lei que restam. Os que não se rendem, nem sucumbem, são mortos. Depois de tudo dar errado durante um roubo em uma cidade do oeste chamada Blackwater, Arthur Morgan e a gangue Van der Linde são forçados a fugir. Com agentes federais e os melhores caçadores de recompensas no seu encalço, a gangue precisa roubar, assaltar e lutar para sobreviver no impiedoso coração dos Estados Unidos. Conforme divisões internas profundas ameaçam despedaçar a gangue, Arthur deve fazer uma escolha entre os seus próprios ideais e a lealdade à gangue que o criou. Dos criadores de Grand Theft Auto V e Red Dead Redemption, Red Dead Redemption 2 é uma história épica sobre a vida nos Estados Unidos no alvorecer dos tempos modernos”. Classificação Indicativa: 16 anos.

Mauro Picini Turismo 15/11/18

Conheça uma trajetória: de vendedor de melancias na periferia de Foz do Iguaçu a embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture

Pessoas de sucesso geralmente são admiradas pelo seu resultado final, ou seja, celebridades que estão em alta, empresários que alcançaram o topo, mulheres que ocupam cargos de alto escalão, entre outros exemplos. O que quero dizer com isso é que quase nunca as pessoas têm acesso ou ficam sabendo das escolhas que tivemos que fazer para chegar até lá.

Atualmente como presidente de um tradicional e renomado hotel termal, muitos são os desafios até que o trabalho final seja de sucesso e isso nem todos os profissionais estão dispostos a pagar. E não tem problema algum com isso. Liderança não é para muitos até porque o que seriam dos líderes sem as pessoas-chave responsáveis pela operação? Eu diria que absolutamente nada.

Por isso, ter obtido a honraria de ter me tornado embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture pela coautoria do livro “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, no dia 17 de outubro de 2018, passa a ser um marco na minha trajetória como profissional. Assim como fica registrado na minha memória a noite de autógrafo da publicação no estande da Divine Académie no Carrousel du Louvre, em Paris, nos dias 19 e 20 de outubro.

Noite de autógrafo da publicação no estande da Divine Académie no Carrousel du Louvre, em Paris, nos dias 19 e 20 de outubro

 

Isopor e frutas na mão e muita disposição

Durante a semana em que estive em Paris, aumentei meu networking, revi amigos, celebrei essa conquista e revivi como um filme de Lumière passagens da minha vida profissional. Quem diria que o menino nascido em Foz do Iguaçu, que “vendia” melancia na periferia aos 12 anos, estaria hoje aqui. A ideia foi da minha mãe, Dona Margarida, que comprou uma caixa de isopor e as frutas para que eu já tivesse um direcionamento ao trabalho. Antes de encontrar meu propósito na hotelaria, fui menor aprendiz na Itaipu, repositor em supermercado, atendente em pizzaria e até recepcionista.

A oportunidade que me faria construir carreira na hotelaria ocorreu quando fui contratado pela Rede Bourbon de Hotéis & Resorts em Foz do Iguaçu para ser caixa setorial. Lá, passei por vários setores, desde escrituração fiscal, contas a pagar/receber, faturamento, compras, analista de custo, caixa geral e auditor interno de receita. Posso afirmar que foi ali, durante os quase 5 anos que permaneci na rede, que decidi que era essa a profissão que eu iria seguir.

Ocorre que eu sempre tive a visão de crescimento profissional. Por isso, não tive dúvidas: embarquei em um ônibus para São Paulo e, chegando lá, nada aconteceu como eu planejei, porque não consegui emprego em nenhum hotel, fiquei sem dinheiro e resolvi ir para Curitiba. Na capital, morava com quatro pessoas em uma quitinete e à noite trabalhava como garçom.

Mas nunca desanimei: saía cedo para entregar meu currículo pelos hotéis da cidade, caminhava 15 km a pé para ir até o centro e depois mais 15 km para voltar. Era essa a minha rotina durante 20 dias até aparecer a próxima oportunidade que foi na rede de hotéis Mabu como auxiliar financeiro. Após muito esforço e persistência, foi na rede de hotéis Bristol que consegui chegar a gerente geral com 24 anos.

Com visão geral por ter passado por várias áreas, além de paralelamente ter me aperfeiçoado para atuar na gestão, fui para o Four Points by Sheraton como gerente de operações e, mais tarde, assumi minha segunda gerência geral dentro da rede, dessa vez no Quality Hotel. Desde então fui assumindo sempre novos desafios, passando por outros hotéis, como Radisson Hotel Curitiba e finalmente assumindo o Four Points by Sheraton Curitiba como gerente geral. Até alcançar hoje o que as pessoas consideram como um profissional que chegou ao topo da carreira como diretor-presidente do Termas de Jurema Resort Hotel.

Em todas essas passagens pelas empresas, provava diariamente que eu merecia estar ali e a única forma de fazer isso era através de resultados. É assim que eu me mantenho até hoje  na minha profissão eu posso fazer tudo dentro de um hotel desde que eu entregue o melhor resultado.

E, para você conseguir isso você precisa de uma equipe muito boa ao seu lado. Quando eu era parte da equipe eu fazia de tudo para meu Gerente Geral entregar seu resultado e assim também engajo minha equipe atual para que saibam que a parte de cada um deles me ajuda a construir o todo.

Há 20 anos eu me apaixonei pela Hotelaria e foi esta profissão que me ajudou a sair de uma situação vulnerável, abaixo da linha da pobreza, para uma vida mais digna. Se eu consegui, você também consegue. Mas, para isso, é preciso estar disposto a fazer o que for preciso para chegar lá.

 

Nilson Bernal @NilsonBernalHotelier

Atual Diretor-presidente de um dos maiores complexos hoteleiros do Brasil – Termas de Jurema Resort Hotel. Atuando na Indústria da Hospitalidade há mais de 20 anos em companhias como Bourbon Hotéis & Resorts, Mabu Hotéis & Resorts, Bristol Hotéis & Resorts e Atlantica Hotels. Embaixador pela Divine Academie Française des Arts Lettres et Culture (Paris).

 

Sob nova direção, Castelo Saint Andrews traz novas marcas parceiras e divulga festivais de final de ano

Uma das novidades é a Perrier-Jouët, um dos rótulos de champanhe mais requintados do planeta, que será anfitrião do próximo festival gastronômico inédito entre 23 e 25 de novembro

Encravado nas montanhas, castelo Saint Andrews apresenta programação especial de festivais harmonizados neste final de ano

Um castelo com nome e design inspirados na arquitetura da região de Saint Andrews, na Escócia. Um espaço que une sofisticação, requinte e serviços exclusivos para as melhores experiências em hospedagem. Localizado em Gramado, na Serra Gaúcha (RS), o Saint Andrews, primeiro e único Exclusive House do Brasil, agora está sob nova direção e apresenta novidades nesta edição 2018 do Festuris Gramado, Feira Internacional de Turismo.

Com uma indescritível vista do Vale do Quilombo, considerado o cartão-postal da cidade, o castelo está em nova fase, agora com a gerência geral de Ricardo Bedani, profissional com vasta experiência no mercado de hotelaria de alto padrão. A partir deste mês de novembro, a novidade é a entrada da marca Perrier-Jouët, um dos rótulos de champanhe mais sofisticados do mundo e que será a anfitriã no festival que leva o mesmo nome da bebida e acontecerá entre 23 e 25 de novembro. O jantar exclusivo será no sábado, dia 24, e valorizará os mais nobres ingredientes da Serra Gaúcha com toque refinado e degustação comentada.

Já entre 30 de novembro e 2 de dezembro, chega à Serra Gaúcha o Festival Siciliano, que traz os extraordinários sabores da comida mediterrânea. O menu, elaborado com pouca carne vermelha e rico em legumes e verduras, prevê ainda extraordinárias receitas de massas e vinhos sicilianos raríssimos. O jantar principal acontecerá nos jardins do castelo no dia 1º de dezembro.

A tradicional marca Moët & Chandon convida para um festival sensorial no fim de semana entre 7 e 9 de dezembro, com foco nos aromas e sabores, assim como na importância do olfato nas degustações, principalmente quando de trata de jantares harmonizados. Para o jantar principal, realizado no sábado, dia 8, haverá ainda a presença de um enólogo francês para comentar a harmonização.

O festival Veuve Clicquot chega no fim de semana seguinte, entre 14 e 16 de dezembro, trazendo frescor à mesa dos convidados, harmonização com pratos à base de lula, camarão e salmão e harmonização dos rótulos da Maison francesa. A assinatura dos pratos de todos os festivais é do chef executivo residente, Fernando Becker.

Para comemorar o verão 2018/2019, o castelo lançou o Festival Verão Romântico, que contempla duas diárias grátis na compra de sete dias de hospedagem. O grande diferencial dessa programação são os jantares e passeios incluídos no roteiro, com jantar romântico de verão, jantar especial de fim de semana, além de passeios em city tour pela cidade e em vinícolas locais no tour Uva e Vinho.

 

Natal Luz

Após este último festival antes das festas, o castelo promove ainda o Natal e o Réveillon no Castelo, com últimas vagas disponíveis. No roteiro de sete noites para o Ano Novo, além da ceia harmonizada com os melhores rótulos de vinhos e champanhes, há ainda queima de fogos própria, um passeio por vinícola local com almoço e degustação, visita a pontos turísticos de Gramado, além de ingresso para o espetáculo Reencontro de Natal, do Natal Luz, a maior festa temática do Brasil.

E por falar nesta grande festa, que vai até o dia 13 de janeiro de 2019, o Saint Andrews também participa ativamente da comemoração. O castelo adotou uma das árvores de Natal que fica exposta para fotos na Av. Borges de Medeiros, a principal da cidade, ao longo de toda a comemoração. As programações de final de ano do castelo incluem roteiros especiais personalizados que já incluem as entradas para os principais shows de Natal do festival.

As reservas para qualquer um dos festivais citados acima podem ser feitas via site saintandrews.com.br ou pelo telefone (54) 3295-7700.

 

Sobre o Castelo Saint Andrews

O castelo  Saint  Andrews  Gramado  é  o  único  exclusive  house  de  montanha  do  País  membro  da  Relais & Châteaux, associação que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo. Premiado por diversos órgãos especializados, o castelo é pentacampeão pelo Word Travel Awards, considerado o maior prêmio do turismo mundial. O restaurante Primrose é tricampeão no Best of Award of Excellence da Wine Spectator - revista norte-americana especializada em vinhos. E ainda o prêmio World Luxury Restaurant Awards 2018, em oito diferentes categorias. O castelo foi citado também no guia de luxo Condé Nast Johanses como referência em hotelaria de alto padrão. No total, são 19 suítes exclusivas e experiências únicas como: mordomos 24 horas, café da manhã com horário livre, chá da tarde, serviço de traslado do aeroporto de Porto Alegre/Gramado ou Caxias do Sul/Gramado com chofer privativo em carro próprio, helicóptero ou avião fretado (opcional).

Mauro Picini Sociedade + Saúde 14/11/18

Dicas CIMA/ I-ORTO de Toledo…

Essa doença se caracteriza pela sensação de dormência, formigamento e dor nas mãos. Em casos mais graves pode causar a perda da destreza nas mãos. Caso você tenha os sintomas há alguns dias, entre em contato com o CIMA para realizar uma consulta. Agende sua consulta! Agradecimento pela dica Dr. Luiz Otávio Bombonatto - CIMA / I-ORTO: (45) 3055-4055 - R. Guarani, 1768, Toledo/PR.

 

Novos voluntários recebem treinamento na Uopeccan...

O último treinamento de 2018 reuniu 60 novos voluntários

Na tarde desta quarta-feira (07), cerca de 60 pessoas estiveram presentes no último treinamento para voluntários da Uopeccan. O projeto que tem parceria com a Legião Feminina de Combate ao Câncer existe há mais de 20 anos e atualmente conta com 600 voluntários, em Cascavel e Umuarama, que prestam serviço e amor aos pacientes e acompanhantes.

Durante o treinamento, as legionárias, carinhosamente chamadas de mulheres-maravilha, explicam como funciona o complexo hospitalar e as funções dos novos voluntários. A equipe vai ser destinada aos mais variados setores, podendo colaborar com o atendimento aos pacientes e acompanhantes hospedados na Casa de apoio, atendimento ambulatorial, internamentos e no bazar. Para mais informações entre em contato pelos telefones: (45) 2101-7000 em Cascavel e (44) 2031-0700 em Umuarama

 

Uniprime Pioneira do Paraná realiza curso de Gestão Hospitalar

Os cooperados da Uniprime Pioneira do Paraná das cidades de Toledo, Assis Chateaubriand e Ubiratã, que são gestores ou profissionais que atuam no ramo hospitalar, participaram nos dias 19, 20, 26 e 27 de outubro do curso de Gestão Hospitalar ministrado por profissional renomado na área, com ampla experiência em gestão de instituições de saúde.

O treinamento teve o objetivo de desenvolver os profissionais da área da saúde nas diversas temáticas estratégicas do ramo hospitalar, promovendo a efetividade e humanização nas suas práticas de gestão. Durante os quatro dias os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre os principais cenários e tendências da área da saúde no Brasil, no Paraná e na região Oeste do Estado, abordando temáticas como: estratégia, finanças, governança, gestão de pessoas e humanização. O curso esteve focado em temáticas hospitalares, como do Sistema Único de Saúde (SUS), Saúde Suplementar e particulares.

A capacitação oferecida pela Uniprime Pioneira do Paraná está focada em indicadores atuais de mercado e visa possibilitar o acesso e a implementação das mais modernas ferramentas de gestão estratégica.

 

SOBRE A UNIPRIME

A Uniprime Pioneira do Paraná é uma cooperativa de crédito com 22 anos de história. Foi a pioneira em seu segmento neste Estado e desde então atua na oferta de crédito e serviços de forma mais simples e vantajosa, por meio de um atendimento personalizado, moldado às necessidades dos cooperados. Conta com nove agências distribuídas nas cidades de Toledo, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Ubiratã, Goioerê, Palotina, Guaíra e Santa Helena. É a primeira construção ambiental sustentável de Toledo e região a buscar a certificação internacional de sustentabilidade, o selo Leed em seu mais alto grau, o Platinum para construções novas. Com isso, pode se tornar a primeira cooperativa de crédito do Brasil a obter tal conquista no país.

 

Curitiba recebe o 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem

O maior evento de classe do Brasil reunirá mais de 5 mil pessoas na capital paranaense na próxima semana e contará com dezenas de atividades, além da apresentação de mais de 3 mil trabalhos científicos

De ontem até dia 16 de novembro, a cidade de Curitiba está recebendo a 70ª edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, com foco central no tema “Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”. O evento, que contará com a participação de mais de 5 mil pessoas, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na edição deste ano, que será realizada no Expo Unimed Curitiba, os participantes terão a oportunidade de participar de cursos, reuniões e exposições de trabalhos baseados em três eixos: a história e a contemporaneidade do processo de cuidar, baseado nas necessidades de saúde da população, da estruturação das políticas de saúde e da ética e bioética. Além disso, o congresso contará com a apresentação de mais de 3 mil trabalhos científicos.

As dezenas de atividades do CBEn serão comandadas pelas maiores refrências do mercado nacional. Entre os destaques da programação estão os talk shows “O processo de cuidar em áreas críticas: equipes de alta performance” e  “Cuidados paliativos: necessidade humana ou imposição social?”; as palestras “Incorporação de tecnologias em saúde no processo de cuidar”,  “O processo de cuidar e a estruturação de políticas públicas de saúde” e “Conflitos éticos e bioéticos no processo de cuidar”; e os seminários “O processo de cuidar nas doenças transmissíveis reemergentes” e “A interdisciplinaridade do processo de cuidar”.

O evento contará, também, com lançamentos de livros e com um salão expositivo onde empresas referências do segmento irão expor as principais novidades do mercado. Além disso, no dia 14 de novembro, o Espaço Araucária, no Centro de Curitiba, contará com atividades gratuitas, abertas a população, sobre os males causados pelos agrotóxicos. A ação, que faz parte da programação oficial do CBEn, contará com palestras, oficinas e exibição de vídeos temáticos.

O 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem será realizado nos dias 13, 14, 15 e 16 de novembro, no Expo Unimed Curitiba (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido). A programação completa, assim como os dados para inscrições, está disponível no site. Mais informações pelo telefone (61) 3226-0653, pelo e-mail [email protected] ou no site.

Mauro Picini Moda & Estilo 13/11/18

Tempo, saudade e privacidade na era das fake news no novo livro de Sadi Nunes

O professor, advogado e radialista toledano Sadi Nunes, lançou recentemente o seu terceiro livro de poesia, “Tempo em Palavra” (All Print Editora)”, após ter sido empossado na Academias de Letras de Toledo em 2017. A obra, “Tempo em Palavra”, depois da publicação de “Distâncias Nuas (1990), e Fogo Verde (1997”, traz poemas inéditos, vários premiados em concursos e traz principais poemas das duas obras anteriores, que seguindo-o, não tiveram tanta divulgação na época.

Segundo autor, o livro retrata seus 30 anos de poesia e por isso os poemas refletem os vários momentos históricos vividos neste período. Os poemas mais recentes trazem a reflexão sobre o efêmero, a ânsia da exposição nas mídias sociais e no caso recente da polêmica das fake news, para que sejam “um grito ao retorno as coisas simples da vida, no seu exato momento, mas sem a obsessão pelo espetáculo e pelo instantâneo, a insana marca do presente”.  

A obra encontra-se a venda a R$ 15,00 com o autor, mas pode ser adquirida pela internet na Editora All Print e demais editoras do país. Leia a entrevista:

 

- Por que o título “Tempo em Palavra?

Sadi Nunes - E o título de um dos poemas. Acho que tem dois significados, o primeiro, porque o livro traz poemas dos últimos 30 anos, desde meados dos anos 80, e os textos sempre trazem, reflexão sobre o momento histórico. Então traz uma leitura daquele momento histórico com suas respectivas tensões. De outro lado, o mundo  mudou drasticamente nessas três décadas, notadamente em se tratando das ferramentas da informação e com isso veio fragilização da privacidade, consentida ou não, e o desejo de escancarar o que fazemos em tempo real, lemos e compartilhamos sem checar a veracidade dos fatos, veja a  polêmica das fake news na campanha eleitoral . Queremos viver o instantâneo, somos todos tentados a isso, mas estamos nos esquecendo das coisas simples da vida, do passado, enfim deixamos de ter saudade daquilo que nos foi importante, para vivermos perigosamente o presente.

 

- O livro publica uma Carta da Helena Kolody. Qual sua relação com a poeta paranaense?

Sadi Nunes - Eu fui um dos 30 vencedores do I Concurso de Poesia da Secretaria de Estado da Cultura em 1989, que homenageou a poeta, sendo publicada uma antologia e iniciou-se o mapeamento da poesia produzida no Paraná. Ela era muito receptiva e, após este prêmio, passei a me corresponder com ela, publiquei artigos sobre sua poesia, e foi ela quem prefaciou meu livro de estreia, em 1990 (Distâncias Nuas”. É mais uma homenagem a ela, que identificou a minha poesia como de sintonia com o momento presente.

 

- Você foi empossado recentemente eleito à Academia de Letras de Toledo. Qual a importância de fazer parte dela.

Sadi Nunes - Fui indicado ano passado pelos escritores e acadêmicos jornalista Luiz Alberto Costa e Bruno Radunz. A academia tem sido importante na discussão da literatura e da cultura no âmbito de Toledo e com propostas interessantes de integração com a educação. Por exemplo, o Projeto a “Academia vai à escola”, mostrando autores locais, e até mesmo ensinando as crianças a produção literária, como tem ocorrido com oficinas de haicais nas escolas, trabalho desenvolvido com excelência pelas acadêmicas Lucrécia e Ana Welter. Como educador, me sinto privilegiado de estar envolvido neste trabalho, pois os resultados logo aparecerão.

 

- Como administra o tempo entre as suas atividades profissionais e literatura?

Sadi Nunes - A poesia sempre foi uma atividade paralela, não toma meu tempo.  Administro com tranquilidade minhas atividades profissionais, sou essencialmente educador, professor, diretor de escola, cumprindo dois períodos diários de 8h, mas reservo o período da tarde para a advocacia, cuja arte de escrever e de se comunicar também é importante no âmbito do Direito. No rádio, é um tempo curto, meia hora diária no começo da manhã, na Rádio União.  E importante administrar bem o tempo, com momentos para trabalho e para estar com a família.

 

- Alguma nova obra em vista?

No momento não. O ato de escrever faz parte da minha vida, como comunicador, educador e advogado. Mas quando houver poemas ou até mesmo outros gêneros literários concluídos, com certeza ocorrerão novas publicações, mas não sei quando. Destaco por fim  que  para aquisição da obra, se  não nos sites das editoras, pode ser solicitado pelo e-mail [email protected].

 

Alquimia única de rosas é a estrela de Love Lily, novo eau de parfum do Boticário

A nova fragrância combina a sofisticação do lírio com o exclusivo acorde Grand Rose, resultado da mistura de variedades da França, Turquia e Bulgária, no tempo que elas precisam para gerar a essência perfeita

Considerada a rainha das flores, a rosa está de volta ao papel de destaque na perfumaria, em releituras ainda mais femininas e surpreendentes. Sua riqueza olfativa é a estrela do novo eau de parfum Love Lily, do Boticário. Em uma alquimia exclusiva, a marca especialista em perfumaria traz para o lançamento uma combinação única de rosas da França, Turquia e Bulgária. A novidade chega às lojas em 5 de novembro, e com as revendedoras da marca e no e-commerce.

Assinada pelo Master Perfumista da Casa de Fragrância Firmenich, Olivier Cresp, ganhador deste ano do Prêmio Lifetime Achievement da Fragrance Foundation, Love Lily transmite a importância do tempo para chegar ao melhor. “O tempo ideal de cada espécie de rosa traz o melhor de cada uma. E quando combinadas, elas geram a essência perfeita para essa criação”, explica o Gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno. “As rosas são colhidas de maneira especial e cada uma delas é submetida a um método específico de extração dos óleos essenciais – que se mesclam pela maturação.”

O método, explica o gerente, permite que as essências interajam e se misturem entre si de maneira natural, ao seu tempo. O resultado é o acorde exclusivo Grand Rose. Ele é combinado à mais pura essência do lírio, assinatura olfativa de toda linha Lily. Sua extração, que também valoriza a riqueza do tempo, é feita pela milenar técnica do enfleurage – processo artesanal de obtenção de óleos essenciais de flores. O detalhe dos processos, combinado a uma escolha primorosa de matérias-primas, garantem a qualidade e a ótima fixação de Love Lily na pele. 

A clássica embalagem da linha Lily ganha um moderno tom de rosa em Love Lily. A mudança fica por conta da válvula, mais prática para usar e transportar – mas que não deixa de lado o charme do frasco, inspirado nas embalagens tradicionais do início da perfumaria.

Para complementar a perfumação, O Boticário lança também o Love Lily Creme Acetinado Desodorante Hidratante Corporal – uma nova versão do creme que é um dos campeões de venda da marca. Com o mesmo perfil olfativo do eau de parfum, ele deixa a pele com textura macia e hidratada. “Muitos consumidores complementam o ritual de se perfumar com o creme acetinado. É uma alternativa ótima para quem quer se sentir ainda mais perfumada – e por mais tempo. Love Lily tem uma ótima fixação. E manter a pele hidratada é um segredinho para a fragrância fixar ainda melhor”, explica Bueno.

 

Sobre enfleurage

O enfleurage é um processo artesanal de obtenção de óleos essenciais de flores, que remete ao início da perfumaria mundial, no século XVIII. A partir de 2009, ele foi modernizado pelo Boticário para extrair o mais puro óleo essencial dos lírios – assinatura olfativa de toda linha Lily. As flores de lírio chegam ainda fechadas e desabrocham dentro da fábrica do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais. Elas são colocadas em caixas de acrílico e cobertas com uma placa de gordura vegetal, que não toca as pétalas, mas retém todo o seu perfume. A cada dois dias, as pétalas são trocadas e, depois de cerca de duas semanas, essa gordura já saturada do perfume das flores é lavada com álcool para se obter o óleo essencial do lírio Lilium Specciosum. No passado, a técnica utilizava gordura animal. Para substituí-la, O Boticário desenvolveu uma combinação de gorduras vegetais.

 

Recicle!

Depois de usar os produtos, O Boticário convida os consumidores a retornarem as embalagens vazias por meio do seu programa de logística reversa Boti Recicla. Os coletores estão em todas as quase 4 mil lojas do país, onde os consumidores são incentivados a fazer o descarte sustentável.  As embalagens são recolhidas e doadas para as 34 cooperativas de reciclagem parceiras, localizadas em vários estados.

 

Serviço

Love Lily Eau de Parfum, 75 ml

Família Olfativa: Floriental Rosa

- Nota de saída: Fresia, Neroli, Bergamota;

- Nota de corpo: Peonia Firbest, Muguet, Pétalas de Jasmim, Grand Rose

- Nota de fundo:Madeira ambarada, Vanilha, Sândalo, Musks.

 

Love Lily Creme Acetinado Desodorante Hidratante Corporal, 250 g

- Textura com toque acetinado que hidrata a pelo intensamente por até 48 horas;

- Proporciona perfumação prolongada;

- Formulação enriquecida com emolientes que evita o ressecamento causado pelo sol;

- Possui vitamina E, conhecida por possuir propriedades antioxidantes.

 

Projeto Pequeno Amor promove ação beneficente em parceria com rede Bob´s

Mais uma vez o Projeto Pequeno Amor, grupo de voluntários composto por pais, mães e amigos que trabalham em prol da UTI Neontal do Hospital Bom Jesus de Toledo convida a comunidade de Toledo e região para uma linda ação beneficente.

Em parceria com a franquia Bob´s, os voluntários comercializam os tickets do BIG BOB SOLIDÁRIO entre os dias 30/10 e 17/11. O sanduíche tem o valor único de R$10 por unidade e podem ser adquiridos nos pontos de vendas (Hospital Bom Jesus, Bob´s e Sapekas do Shopping Panambi, Loja Arezzo e Rockfeller Idiomas no centro) ou com os diversos voluntários envolvidos. Quem adquire o sanduíche deverá retirá-lo exclusivamente no Bob´s do Shopping Panambi no dia 17/11, sábado, das 11 às 23hrs.

Essa parceria tem o objetivo de beneficiar a UTI Neonatal, já que todo o lucro dos sanduíches vendidos será destinado ao Projeto Pequeno Amor e este, destina o valor para aquisição de equipamentos e melhorias na UTI Neonatal.

A data escolhida para realização do BIG BOB SOLIDÁRIO é muito significativa, tendo em vista que no dia 17 de novembro é quando se comemora o Dia Mundial da Prematuridade e também 1 ano do Projeto Pequeno Amor. O projeto até agora já arrecadou mais de R$60mil em dinheiro, além de muitas fraldas, lenços, shampoos e sabonetes líquidos. O dinheiro arrecadados através das ações será utilizado pelo diretor da UTI Neontal, Dr. João Pedro Pontes Camara para melhorias na unidade.

A UTI Neonatal do Hospital Bom Jesus atende bebês prematuros dos 18 municípios da 20ª regional de saúde. A unidade conta com 10 leitos e, embora tenha uma excelente equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, infelizmente possui uma estrutura bastante ultrapassada, tendo em vista que ao longo dos seus 18 anos recebeu poucos investimentos e enfrenta, assim como o Hospital Bom Jesus, muitos desafios financeiros. Faltam recursos para aquisição de insumos, manutenção de equipamentos, compra de novos equipamentos e manutenção da estrutura física.

A unidade do Bob´s de Toledo é pioneira neste tipo de parceria na cidade e se identifica com a causa. Além disso, tem na família de um dos sócios-proprietários uma criança que nasceu prematura e, portanto, que conhece a dura realidade da UTI Neontal e entende a diferença que o atendimento de qualidade faz na sobrevivência de bebês prematuros.

Quem quiser ajudar a UTI Neontal através desta linda ação beneficente, só precisa adquirir seu sanduíche e retirá-lo no dia 17/11.

Mauro Picini Ligado em Você 10/11/18

Ligado em você especial Reinauguração da Inovação Solar - Energia Renováveis na cidade de Toledo...

Foi reinaugurado em Toledo o moderno espaço da Inovação Solar – Energias Renováveis -Inovando sempre com um novo espaço, visando oferecer aos seus clientes um conceito inovador, com ideias criativas para a geração de energia renovável e sustentável, que proporcionam economia e preservação do meio ambiente. A Inovação Solar – Energias Renováveis está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 3432 – Jardim Gisela – Toledo. Mais informações pelos telefones (45) 3252-9664 ou (45) 99136- 0506 - www.inovacaosolar.eco.br - E-mail [email protected].

 

Livraria e Papelaria Cometa já está em clima de Natal e presentes para o final de ano...

Na Livraria e Papelaria Cometa você irá encontra todas as novidades para deixar seu Natal mais lindo e iluminado o como enfeites, pisca –pisca, laços, bolas, árvores e guirlandas de natal. Aproveite, pois a Livraria e Papelaria Cometa têm o melhor para lhe oferecer para tornar seu Natal mais alegre e iluminado de todos! Por isso passe por lá para conferir a variedade de produtos. E na Livraria Cometa você pode escolher sua árvore e seus enfeites e eles irão à sua casa deixar ela prontinha para a chegada do Papai Noel. E na Livraria e Papelaria Cometa você também irá encontrar lindas bolsas e presentes para agradar seu amigo ou amiga secreta ou para quem você ama. Além das lindas agendas para 2019. Confira!!!! Mais informações Livraria e Papelaria Cometa – Largo São Vicente de Paulo,1057 – Centro (45) 3252- 3936.

Mauro Picini Programe-se 09/11/18

Especial Sofia Castilho...

Hoje na coluna você confere uma página especial com a debutante Sofia Castilho na lente do amigo Rodrigo Vipych.  Sofia Castilho é filha de Rosângela Reche e Ricardo Castilho. Ela recebe hoje à noite amigos e familiares para comemorar seus 15 anos na Taj Mahal em Toledo e prometo muitas surpresas na noite, muitas mesmo, na semana que vem prometo mostrar os bastidores da festa. Sofia te desejo toda a felicidade do mundo. Obrigado pelo convite para estar ao seu lado nesta data tão especial!! Fotos: Rodrigo Vipych - Estilo: Juju Negrisolli – Beleza: Ana Butzge.

 

Dicas de Filme

Os Incríveis 2, Animação/Comédia em DVD & Blu-Ray

Sinopse: Quando Helena Pêra é chamada para voltar a lutar contra o crime como a super-heroína Mulher-Elástica, cabe ao seu marido, Roberto, a tarefa de cuidar das crianças, especialmente o bebê Zezé. O que ele não esperava era que o caçula da família também tivesse superpoderes, que surgem sem qualquer controle. Classificação Indicativa: livre.

Mauro Picini Turismo 08/11/18

Um conto medieval banhado às melhores cervejas e chocolates do mundo: conheça Bélgica

Bélgica

Confira roteiro belga pelas cidades de Bruxelas, Bruges, Ganthe e Antuérpia que inclui museus, torres imensas, lugares pitorescos, muita caminhada e escadarias, além, é claro, dos incríveis chocolates e delícias típicas do país. Veja pontos imperdíveis!

Há destinos que encantam e a Bélgica é um deles. Pequeno país em território, mas gigante em atrações, famoso pela produção dos melhores chocolates do mundo – apesar de não cultivar o cacau, desenvolveu técnicas regulamentadas de produção e aprimoramento que resultam em alimentos de alta qualidade. Bélgica é um país antigo, com muita história, monumentos medievais e cidades com belos canais que possibilitam inesquecíveis passeios de barco.

Em pouco mais de 3 horas é possível atravessar a Bélgica de carro de leste a oeste ou de norte a sul. Portanto, passeios bate-volta são recomendados. Esqueça a dieta, desfrute da famosa batata frita belga em barraquinhas conhecidas como friteries,  acompanhado de uma boa caneca de cerveja (são mais de 800 rótulos fabricados no país!) e embarque neste roteiro que contempla as cidades de Bruxelas, Bruges, Ganthe e Antuérpia – quem dá as dicas é Sarah Paloma Gabriel, analista de produtos da FRT Operadora, que viajou em setembro com intuito de conhecer e divulgar o destino.        

 

BRUXELAS

A capital da Bélgica é sede da União Europeia e por sua excelente localização, é uma boa opção para ser a base da sua viagem pelo país. Possui diversas atrações turísticas e é uma cidade imperdível. Passeando pelas ruas de Bruxelas, Sarah comenta sobre os murais e pinturas: “As lojas de histórias em quadrinhos são muitas e o país é o maior produtor de HQ do mundo”, conta também que os Smurfs e o Lucky Luke são de origem belga. Para quem é fã, vale a pena conhecer o Museu Hergé, dedicado à vida e obra do cartunista Georges Remi, que escreveu sob o pseudônimo de Hergé, criador da série de álbuns de quadrinhos “As Aventuras de Tintin”.

A cidade abriga o Musee du Cacao et du Chocolat (Museu do Cacau e do Chocolate), diversas chocolaterias artesanais, como as famosas Wittamer e Pierre Marcolini. Rica em cultura, Bruxelas possui uma arquitetura encantadora. Seus principais pontos turísticos contam com a praça Grand Place, a Basílica de Sacré Coeur (Basílica do Sagrado Coração) e o Museu Magritte, que reúne o maior acervo do mundo a respeito da vida e obra de René Magritte, maior artista plástico do país; além do Museu Horta, para quem aprecia o movimento Art Nouveau, estilo moderno que virou febre em Paris. Em Bruxelas, ela se hospedou no The Dominican Hotel, muito frequentado por americanos e bem localizado; e no Le Dixseptième, hotel em que os dormitórios são espaçosos e os quartos separados por uma área aberta – indica ser a melhor cidade para vida noturna.

Bruxelas

 

BRUGES

Cidade pitoresca e romântica, Bruges encanta com uma imponente praça – a Grote Markt –, na companhia de carruagens, candelabros, ruas de pedras, e uma atmosfera medieval. “É possível fazer passeios de barco e charrete, e ainda, caminhar tranquilamente por suas estreitas ruelas”, diz Sarah. Seu centro histórico encontra-se na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO e já ganhou o título de Capital Europeia da Cultura.

Ao redor da Grote Markt encontra-se o museu Historium, que conta a história da cidadela de forma interativa. O Belfort de Bruges (Campanário de Bruges), é uma das torres mais proeminentes da cidade, com 83 metros. A rua Breidelstraat é repleta de lojas que vendem chocolate, souvenires e as célebres rendas locais. Reserve um tempo para passear pelos canais, que lembram Veneza e Amsterdã. Em Bruges, a analista de produtos se hospedou no Pandhotel, uma antiga casa de carruagens com quarto iluminado e aconchegante e um café da manhã bem servido.

Bruges

 

GHENT

Com atmosfera vibrante e cheia de vida, criada por conta da grande comunidade estudantil que nela habita, Ghent fica a poucos quilômetros de Bruxelas, localizada na região de Flandres. Para aproveitar um dia na cidade, passeie por Veldstraat, a principal rua comercial da cidade, com 400 metros de comprimento. Desde 1984 a rua está fechada para carros e somente pedestres e bicicletas podem acessá-la. Ao final dessa rua, você avistará as três torres de Ghent, que formam o horizonte medieval da cidade, compostas pela Igreja Sint Niklaaskerk; a segunda torre é Belfort, considerada o símbolo da independência da cidade; e a terceira torre é a Sint Baafskathedraal (Catedral de São Bavo), igreja gótica com uma torre de 89 metros de altura: “Há obras de artes expostas, entre elas, peças desenhadas pelos irmãos Van Eyck, que marcaram o início do período renascentista”, afirma Sarah.

Há também Gravensteen (O Castelo dos Condes), construído em 1180 por Philip of Alsace, outro dos clássicos pontos turísticos de Ghent. O espaço além de já ter servido como residência dos Condes, foi prisão e fábrica de algodão. Restaurado por arquitetos da cidade, que impediram sua demolição, trouxeram de volta o castelo da Idade Média. Aproveite o dia para comer  os Cuberdons, que são típicos docinhos de framboesa conhecidos como Nariz de Gante ou um tradicional waffle belga! A hospedagem em Ghent foi no moderno NH Hotel – para Sarah, o hotel mais democrático em que se hospedou no país.

Ghent

 

ANTUÉRPIA

Conhecida por ser a cidade dos diamantes, o último destino visitado foi Antuérpia, a aproximadamente 55 quilômetros de distância de Bruxelas, onde fica a maior estação de trem do país, a Antwerpen-Centraal (Estação Central de Antuérpia), com arquitetura incrível e imponente. “[Em Antuérpia] provamos o melhor chocolate belga, em uma loja chamada The Chocolate Line, de Dominique Persoone, um sabor realmente é incrível!”, garante.

A cidade possui também um dos maiores e importantes portos do mundo, localizado às margens do rio Escalda. A torre de Onze-Lieve-Vrouwekathedraal (Catedral de Nossa Senhora) tem 123 metros de altura é a maior do país. A praça do centro histórico de Antuérpia é encantadora e cheia de bares com deliciosas cervejas belgas. A cidade também possui um castelo às margens do rio, o Het Steen, que significa “a pedra”. Para conhecer além dos pontos turísticos, caminhe do centro da cidade, partindo da praça Grote Markt, até próxima, pequena e romântica vila de 1591. Quase toda original, é cheia de restaurantes e cantinhos charmosos. Vale a pena conhecer! Em Antuérpia, a hospedagem foi no Radisson Blu Astrid, hotel com bastante escadaria, elevador concorrido e quarto excelente.

Antuérpia

 

O QUE MAIS É PRECISO SABER PARA IR À BÉLGICA?

Para conhecer a Bélgica é necessário fazer escala em algum país europeu, pois não há voos diretos saindo do Brasil; com transporte que pode ser de avião ou até mesmo de trem, com acesso pelo aeroporto. Sobre documentação, basta ter o passaporte em dia, e a moeda local é o euro. Em cidades como Bruges e Ghent, Sarah indica passear a pé ou de bicicleta. Já em Bruxelas e Antuérpia, cidades maiores, é necessário utilizar de transporte público, táxi ou Uber.

Para comunicar-se, falar inglês é de muita valia; mas os idiomas oficiais são holandês, francês e alemão. O país é dividido em duas regiões – o norte, chamado de Flanders, onde fica a parte histórica do país, e o sul, chamado de Valonia, região com mais natureza. Prepare-se para desfrutar de chocolates, cervejas, fritas, comidas bem condimentadas e muitas opções de frutos do mar. Mas não esqueça-se do calçado confortável para enfrentar muita escadaria! Para mais informações, consulte seu agente de viagem. Assessoria de Imprensa Olé Comunicação

 

SERVIÇO

FRT Operadora de Turismo

Matriz Foz do Iguaçu

+55 (45) 3521-8500

[email protected]

Av. Brasil, 1345 – Centro

Edifício Mario da Rosa - 4º Andar - Sala 301 a 305

 

Mauro Picini Sociedade + Saúde 07/11/18

Dicas CIMA/ I-ORTO de Toledo…

A postura errada pode ocasionar um mal que afeta grande parte da população mundial: a lombalgia. A “dor nas costas” pode prejudicar as atividades físicas e profissionais. O I-Orto possui especialistas e uma estrutura completa para a avaliação física, exames, tratamento e cirurgias ortopédicas para proporcionar uma vida saudável e sem dor. Agende sua consulta! Agradecimento pela dica Dr. Luiz Otávio Bombonatto - CIMA / I-ORTO: (45) 3055-4055 - R. Guarani, 1768, Toledo/PR.

 

Suco de romã inibe o câncer de próstata

Novembro foi  um mês voltado à conscientização da população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que, apenas em 2017, tenham sido registrados 61.200 novos casos da doença.

Claro que o combate a esse mal deve ser feito com a ajuda de um médico, porém existe um aliado ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas: o suco de romã. Um estudo científico realizado em 2006 por pesquisadores do Centro Oncológico Jonsson, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou que o consumo dessa bebida é capaz de inibir a proliferação das células do câncer de próstata - isso é, de ajudar a impedir a metástase. A pesquisa ainda revelou que a velocidade do antígeno prostático específico (PSAv), substância essencial no desenvolvimento do problema, caiu para 35% em pacientes que consumiram a bebida.

No Brasil, a principal marca de suco de romã é a Juxx, empresa especializada em bebidas funcionais. Os produtos da marca contêm concentração de fruta superior aos sucos convencionais, por isso, são indicados para prevenção e tratamento de doenças. “O suco possui muita fruta e não contém corantes, conservantes e aromatizantes artificiais, mantendo, desta forma, a riqueza dos nutrientes”, explica Edson Mazeto, diretor executivo da Juxx. Em 200 mililitros de suco há 30 gramas de romã in natura.

Ainda que a romã seja uma aliada do combate ao câncer de próstata, é importante ressaltar que a realização de exames preventivos, como o de toque retal, é essencial para descobrir a patologia em estágio inicial. A idade ideal para início de exames preventivos é de 45 anos.

 

Sobre a JUXX

A Juxx foi pioneira na fabricação de bebidas de frutas funcionais, quando, em 2007, iniciou sua atividade no Brasil com a produção da bebida de cranberry. De lá pra cá, a linha aumentou e hoje conta também com os sabores romã, ameixa, blueberry, X-Mune e Antiox, com frutas vermelhas e rica em resveratrol.  Reconhecidos pelos benefícios e diferenciais que proporcionam à saúde dos consumidores, os produtos se destacam pela alta qualidade. Para mais informações, acesse www.juxx.com.br.

 

Câncer de próstata é o mais incidente entre os homens brasileiros

“Novembro Azul” chega para fazer um alerta: só em 2018 serão 68 mil novos casos deste tipo de câncer

Novembro é o mês da conscientização do câncer de próstata. A campanha “Novembro Azul” chega para trazer um alerta: o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens brasileiros. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que só no ano de 2018 serão 68 mil novos casos deste tipo de câncer. Além da incidência, é o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. E a alta taxa de mortalidade está associada ao diagnóstico tardio.

Esta é a doença mais comum entre os homens com mais de 50 anos. Ela pode ser diagnosticada precocemente a partir das consultas periódicas com o urologista, através da realização anual do toque retal, exame ainda muito cercado de preconceito. “A partir dos 50 anos a consulta periódica ao urologista deve fazer parte da rotina do paciente. Já para quem tem familiar de primeiro grau que teve câncer de próstata ou homens negros, a visita ao médico deve acontecer a partir dos 45 anos, já que eles fazem parte do grupo de risco”, explica o Dr. Leonardo D’Agnoluzzo, urologista e diretor clínico da Uroclínica Curitiba.

Nas fases iniciais, a doença não apresenta sintomas e, por isso, muitos demoram a buscar ajuda. Com o tempo, o tumor cresce, podendo provocar sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica. Além do toque retal, ele pode ser diagnosticado através do PSA (Antígeno Prostático Específico), um exame que ajuda a diagnosticar alterações na próstata. “Porém, o PSA não anula a realização do toque retal. Este é uma exame importante para detecção de qualquer alteração na próstata”, reforça D’Agnoluzzo.

 

Região Sul

Ainda, de acordo com dados do INCA, sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país. A região Sul é a com maior incidência: são 96,85 casos para cada 100 mil habitantes. Enquanto nas outras regiões, os números são: 69,83 para cada 100 mil no Sudeste, 66,75 no Centro-Oeste, 56,17 no Nordeste e 29,41 no Norte.

“Os números em todo o país são alarmantes. Por isso, é importante abraçar a campanha ‘Novembro Azul’ e disseminar a informação. Deixar o preconceito de lado, pode ajudar na detecção precoce e obter chances maiores de cura”, completa o Dr. Leonardo D’Agnoluzzo.

 

Novembro Azul, o mês dedicado ao cuidado da saúde dos homens

A campanha Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos deixaram o bigode crescer - o que, na época, estava fora de moda - com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. Desde então, o mês foi escolhido para a realização da conscientização mundial para prevenção de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O INCA aponta ainda que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e o Ministério da Saúde calcula que ele causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas no Brasil. Esse tipo é considerado como um câncer que acomete mais pessoas da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O INCA estima ainda a ocorrência de 68 mil casos novos em 2018 no Brasil, mostrando tendência de aumento das taxas de incidência, que pode ser explicada pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

A próstata é uma glândula que só o homem tem e que se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada - por isso os primeiros sintomas do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Na fase inicial, por ter poucos sintomas, o câncer de próstata pode evoluir, na maioria dos casos quando o homem procura atendimento por apresentar os sinais, já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Os tumores de prótese podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, podendo levar à morte. Contudo, a grande maioria cresce de forma lenta, não apresentando sinais e sintomas, o que faz com que os homens não busquem atendimento médico e negligenciem a saúde. Essa falta de cuidado pode prejudicar também o tratamento e a sobrevida. Por essa razão é importante fazer exames anuais da próstata.

Os homens que apresentam histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio) devem se preocupar com esse fator de risco. Os homens negros também têm maior risco de serem acometidos pela doença, e a obesidade se configura como um fator de risco a ser igualmente considerado.

 

Como os homens devem se cuidar?

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um serviço de saúde para realizar exames de rotina. O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de suas limitações: somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser palpada. É recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico preciso, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios.

Autores: Drª Ivana Maria Saes Busato, coordenadora do Curso de Gestão Hospitalar do Centro Universitário Internacional Uninter; e Dr. Rodrigo Berté, diretor da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter.

 

Ações preventivas marcam o Outubro Rosa na Prati-Donaduzzi

Como forma de reforçar a Campanha Outubro Rosa entre as colaboradoras, a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi promoveu ações internas com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e cólo de útero. Atualmente as mulheres representam 60% do quadro de colaboradores da empresa.

A área de Saúde Ocupacional foi responsável pela iniciativa que contemplou realização de exame preventivo e mamografias em parceria realizada com a empresa Diagnose e Sistema Único de Saúde - SUS.  Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Já o câncer do colo do útero é a quarta causa de morte de brasileiras por câncer.

Há 16 anos na Prati-Donaduzzi, a colaboradora Lindail Rodrigues, sempre está atenta a saúde. “Todo o ano eu faço os exames preventivos, as pessoas acham que não tem necessidade mas essa ideia precisa ser mudada. Além de me cuidar também incentivo as mulheres da minha equipe a se cuidarem”, conta.

Para a Supervisora de Saúde Ocupacional, Marcia Aparecida Rodrigues da Silva, o cuidado preventivo precisa ser levado a sério. “A mulher não deve se cuidar somente no mês em que esses assuntos de prevenção são mais falados, os cuidados devem ser diários. Todas têm o direito e o dever de se cuidar, e nós sempre estamos à disposição para orientar, agendar exames e até fazer encaminhamentos se necessário”, acrescenta.

Lindail Rodrigues aproveita a oportunidade oferecida pela empresa e incentiva outras mulheres a fazerem o mesmo
Mauro Picini Moda & Estilo 06/11/18

Sofisticação e brilho inspiram a nova linha Make B. Diamond, do Boticário

Tendência de beleza, a maquiagem ultra shine traz um toque a mais de elegância, com produtos multifuncionais

Cada vez mais empoderada, a mulher brasileira tem observado, também na maquiagem, um poder incrível de autoafirmação. Seja numa pegada mais leve no estilo ‘acordei assim’ ou com um supermake, o #nãoprecisomasquero tem ganhado cada vez mais espaço. “A consumidora escolhe quando e como quer estar maquiada. É provável que numa festa à noite ela queira ter um olho mais carregado, mas temos notado uma propensão cada vez maior na leveza e delicadeza de uma maquiagem mais natural – e o efeito queridinho do momento é a inserção do brilho nessa produção”, afirma o maquiador da marca, Sadi Consati.

O Boticário, de olho nas tendências no mundo da beleza, traz o brilho dos diamantes para compor o portfólio de Make B. Pensados exatamente para quem quer uma pele viçosa e com aparência saudável – à lá Alice Ferraz, Camila Coelho, Helena Lunardelli e Silvia Braz – Make B. Diamond apresenta sete produtos com cores suaves e sofisticadas, com fórmula inovadora e multifuncional.

A Sombra Diamond Multiefeitos, por exemplo, pode ser usada como sombra, batom, iluminador ou blush. Sua aplicação com o pincel para pigmentos, também lançamento da marca, garante o máximo do efeito ultra brilho. Já o Diamond Batom Líquido pode ser usado também como blush e iluminador e o Diamond Pó Multifuncional também funciona como iluminador, blush e bronzer.

O segredinho de todos eles são as micropartículas de pérolas que fazem parte da fórmula. Elas são as grandes responsáveis por refletir a luz, proporcionando um poderoso brilho multidimensional em um make totalmente glow. Com alta pigmentação, textura confortável e fácil de aplicar, o efeito ultra shine é ideal para looks mais elaborados em poucos minutos, podendo ser usados de dia ou de noite. A versatilidade dos produtos também garante a otimização do espaço no estojo de maquiagem.

Os produtos já estão à venda nas lojas do Boticário, e-commerce e revendedoras.   

 

Serviço

SOMBRA MULTIEFEITO DIAMOND

Preço Regular: R$ 54,90

Preço de Lançamento: R$43,90

Cor: Fancy (fundo transparente), Glamour (marrom) e Radiance (acobreada).

Efeito ultra brilho;

Uso multifunctional: olhos, boca e rosto. Pode ser utilizada como batom, sombra, iluminador ou blush;

Alta durabilidade, não transfere e resiste à água e ao suor.

 

BATOM LÍQUIDO DIAMOND

Cor: Luxury (laranja), Fantasy (marrom) e Platinum (avermelhado).

Efeito ultra brilho com acabamento matte;

Uso multifunctional: boca e rosto. Pode ser utilizada como sombra, iluminador ou blush;

Pigmentação intensa em apenas uma aplicação deixando cobertura uniforme;

Alta durabilidade, porém, fácil de remover;

Aplicação suave e cremosa.

 

PÓ MULTIEFEITO DIAMOND

Efeito iluminado por 6hrs;

Fácil de aplicar garantindo uma pele com aparência natural e saudável;

Textura ultrafina e confortável na pele;

Acabamento de brilho perolado.

 

PINCEL P/ PIGMENTO

Ponta de silicone perfeita para segurar o pigmento em pó, garantindo a máxima da aplicação;

 

Bazar de Natal da Casa de Maria começa hoje...

Já está tudo organizado para a realização do 8º Bazar de Natal da Casa de Maria. A cerimônia de abertura hoje, no Salão Mafalda Eventos, com presença encantadora do Coral que é formado por vozes das crianças e adolescentes atendidos pela entidade.

A programação começará às 20h, contando com a presença do presidente da Casa de Maria, Pe. Hélio José Bamberg, da gestora geral, Maria Inês Borges Mânica, funcionários da entidade, voluntárias e artesãos que contribuem na realização do evento.

O Bazar de Natal reunirá de 7 a 9 de novembro as mais belas peças de artesanato para decoração que são resultado do Projeto “Mãos que criam” e das voluntárias que se dedicam todos os anos para essa finalidade. Além das peças feitas pelas voluntárias e adolescentes participantes do projeto, serão comercializados produtos de artesãos de Toledo e região.

A promessa é de que o evento, que se realiza das 10h às 21h, surpreenda o público com os produtos que são colocados à venda. Por isso mesmo, logo após a cerimônia, o público terá diversas opções em árvores de natal, com vários tamanhos e cores, bem como diferentes tipos de materiais para sua composição. Também estarão à disposição para escolher e adquirir as tradicionais guirlandas, trilhos para mesa, anjos estilizados, entre outros.

O Bazar de Natal é uma forma de levantar recursos para a manutenção da Casa de Maria. A entidade atende diariamente 400 crianças em contraturno escolar em projetos socioeducativos, culturais e esportivos, assim como oferece refeições com acompanhamento nutricional.

 

Programação

Dia 6/11

20h – Cerimônia de abertura no Salão Mafalda Eventos com presença do Coral da Casa de Maria e início da comercialização do artesanato.

 

De 7 a 9/11

Atendimento e venda de artesanato das 10h às 21h.

 

Workshop de mecânica básica reúne mais de 80 mulheres em Toledo

Instrutora Roseli Oliveira atua há 20 anos na área

Com mais de 80 participantes, foi um sucesso workshop de mecânica básica para mulheres realizado na noite de quinta-feira (25). A iniciativa foi dos Núcleos Setoriais de Mecânicas, de Corretoras de Seguro e da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em parceria com a empresa Porto Seguro Seguros.

O curso foi desenvolvido exclusivamente para mulheres e foi aplicado pela instrutora Roseli Oliveira, que iniciou este trabalho há mais de 20 anos. Roseli tem sua própria oficina, junto com seu esposo, e conta que desde criança era apaixonada por carros. Teve que lutar contra os preconceitos, porque “mecânica não era para mulheres”. Aos 21 anos, usou os recursos da rescisão de trabalho em um banco e decidiu correr atrás do seu sonho.

Depois de três anos de curso no Senai, em São Paulo, trabalhou de graça na oficina de um conhecido por nove meses, até que conseguiu emprego em uma grande concessionária. De lá para cá não parou mais e além da empresa própria, Roseli se dedica a ajudar as mulheres a conhecer um pouco mais desta temática, em workshops e palestras. Em 15 anos, já palestrou para mais de 10 mil mulheres em todo o país.

A ideia é levar informações para que o público feminino entenda um pouco mais sobre os princípios do funcionamento de um veículo, para que quando precisarem procurar uma oficina, não se sintam constrangidas e possam ser melhor compreendidas pelos mecânicos

“As mulheres estão mais independentes e preocupadas em buscar conhecimentos. Está mudando esta visão de que não sabem cuidar do carro e percebo nas palestras que a interação é muito maior com uma mulher orientando”, destaca Roseli.

No workshop Roseli faz a apresentação em slides e leva também as principais peças de veículos (sucatas), pintadas de rosa, explica as funcionalidades e localização, fala sobre os cuidados e manutenção básica, como agir em situações de emergência, entre outros temas. “É conteúdo para cinco horas de curso, porém, tenho que resumir e repassar tudo isso em uma hora e meia a duas horas”, frisa.

 

Aprendizado

A jovem Quelly Kleinubing, que trabalha em um escritório de contabilidade, levou muitos questionamentos e considera que a palestra foi excelente. “Estou mais ligada com estas questões, procuro cuidar do meu carro e quero ter mais informações, para saber conversar com o mecânico e não ser enganada. Minha sugestão é que façam um dia inteiro de curso, com bastante prática”, ressalta.

Silvia Letícia de Almeida, integrante do Núcleo Mulher Empresária, compartilha da mesma opinião. “A palestra superou minha expectativa. Foi ótima. Desconhecia muitas coisas sobre prevenção, manutenção e a partir de agora poderei tomar mais cuidados com o carro”, frisa.

Para a coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Raquel Gehlen, o evento foi muito produtivo. “Percebemos grande interesse das participantes, houve muita interação com a instrutora. As mulheres queriam conhecer e perguntar mais, o tempo foi curto. Por isso, nossa avaliação foi mais que positiva”, afirma.

Segundo o coordenador do Núcleo de Mecânicas, Hélio (Helinho) Chaves, de maneira geral as mulheres têm demonstrado muito interesse em aprender sobre a manutenção de veículos e a participação no evento foi excelente.  “As mulheres estão cada vez mais independentes, antenadas, buscando conhecimento, porque querem chegar na mecânica com um diagnóstico.  Elas gostaram muito da instrutora, depois, muitas foram interagir com os mecânicos, e saíram com uma visão diferente sobre o assunto”, aponta.

O evento integrou a programação do Outubro Rosa e foi realizado no Centro de Juventude do Jardim Coopagro. A participação não teve custo e para contribuir, as participantes doaram um quilo de alimento não perecível, que será repassado a entidades assistenciais.

Mauro Picini Ligado em Você 03/11/18

Ligado em você especial Noite de Queijos e Vinhos...

O Lions Clube de Toledo Cidade promoveu no salão de inverno do Olinda Hotel e Eventos mais uma edição da já tradicional Noite de Queijos e Vinhos. A realização da Noite de Queijos e Vinhos marca a transição das diretorias do clube, pois os trabalhos da realização marcam a última ação da gestão 2017/2018, que teve na presidência do Lions Clube de Toledo Cidade, Marilza Kimeo Ito. Para a gestão 2018/2019, a presidência do clube estará a cargo de Wilck Gonçalves Bernardes. A animação esteve a cargo da banda de Walmir e Wanderlei, já tradicional também no evento. Sucesso absoluto e agora é aguardar o próximo evento no ano de 2019. Agradecimento pelas fotos Jairo Zeni (Revista Versões)