Mauro Picini
Mauro Picini Programe-se 04/01/19

As seis dicas para entrar 2019 sem ressaca nas finanças pessoais

Consultor financeiro e autor do livro “Conquiste Mais”, Guilherme de Almeida Prado - fundador da Konkero, maior portal de finanças pessoais do Brasil -, aponta seis dicas para virar o ano sem a ressaca financeira.

O brasileiro tende a olhar para as despesas e pensar que não tem meios de cortar gastos. Em dezembro, com as festas de final de ano e as férias, o instinto de economizar, que normalmente já é escasso, agoniza diante de tantas promoções e da longa lista de presentes de Natal. Passada a euforia, janeiro chega com novas contas – IPTU, IPVA e matrícula escolar – que somadas aos gastos com o cartão de crédito natalino desafia até o mais hábil negociador. Para virar o ano sem ressaca nas finanças, o consultor financeiro Guilherme de Almeida Prado enumera seis dicas essenciais. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e autor do livroConquiste Mais, o empreendedor fundou o portal Konkero com a missão de transformar a vida financeira de milhões de brasileiros.

Por que é tão difícil gastar menos? Para Almeida Prado, a dificuldade vem da necessidade de romper velhos hábitos e mudar rotinas diárias; a demanda de criar uma nova dinâmica familiar com novos costumes financeiros; desenvolver a cultura da economia. “Toda mudança financeira exige novos hábitos e uma dedicação maior, no início do processo, para que seja incorporada de forma natural na família. Para isso, acredito que é preciso criar recompensas, envolvendo todos os membros – inclusive, as crianças. No caso de economizar no final de ano, a recompensa será entrar janeiro de 2019 sem sufoco de ter que deixar de pagar contas”, afirma o consultor, acrescentando que, para os filhos, a recompensa pode vir com a compra de um item diferente para o material escolar.

Abaixo, as seis dicas dadas pelo especialista em finanças pessoais.

DICA #1 |Atenção total à fatura do cartão de crédito. Ao longo do mês de dezembro, confira online como está a fatura de cartão de crédito para evitar surpresas em janeiro.

DICA #2 |Procure levantar quanto você gastou em janeiro do ano passado, incluindo as contas de início de ano (IPTU, IPVA, matrícula de escola, viagens, entre outros). Com base no total gasto, faça uma previsão de quanto precisa economizar para evitar o sufoco do início de ano.

DICA #3 |Se você é assalariado e vai sair de férias, vai receber o salário adiantado. Reserve esse dinheiro, pois na volta não receberá o salário mensal, uma vez que as férias são pagas antes.

DICA #4 |Se for viajar, estime quanto gastou da última vez para não ter surpresas.

 DICA #5 |Liste todos os presentes de Natal que falta comprar; estime valores e tenha uma ideia de quanto vai ter de desembolsar. Caso seja necessário, reduza a quantidade e valor dos presentes.

DICA #6 |Que tal um Natal diferente com os familiares mais próximos? Uma dica é combinar que os presentes sejam produzidos por cada um. Um pode dar um cartão; outro pode dar um bolo que fez etc. Pode ser um ótimo momento para resgatar os valores do Natal e gastar menos!

Guilherme de Almeida Prado salienta que economizar não é sinônimo de ter um final de ano sem celebração. “É possível encontrar os amigos, celebrar com a família, comprar presentes e desfrutar da alegria de final de ano. O que estamos propondo é fazer tudo isso com a consciência de que os recursos devem ser gastos com inteligência financeira. É possível evitar as ciladas que nos levam a entrar o ano no vermelho”, finaliza.

 

Sobre o portal Konkero

Fundado por Guilherme de Almeida Prado em 2012, o portal Konkero (www.konkero.com.br) é referência em comparação de produtos financeiros e finanças pessoais com mais de 1,5 milhão de visitas por mês. A plataforma é totalmente gratuita e reúne, de maneira descomplicada, mais de duas mil páginas de conteúdo e dezenas de vídeos com dicas de finanças pessoais e explicações sobre produtos financeiros. No site, os internautas têm acesso a comparativos de centenas de serviços financeiros, realizados por uma equipe de curadoria que procura formas de comparar de maneira fácil e intuitiva produtos e serviços financeiros dos maiores bancos, seguradoras, financeiras e administradoras de consórcio do país. Sempre com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a melhor comparação antes de tomar a decisão de compra.

A Konkero é um negócio de impacto social e foi selecionada para o relatório PNUD-ONU de negócios inclusivos, além de ter sido acelerada pela Artemisia. Em seis anos de atuação, a Konkero já auxiliou mais de 51 milhões de pessoas, tendo ajudado 4,6 milhões a negociar dívidas; 2 milhões a entender melhor o uso do cartão de crédito; 2,2 milhões aprenderam a preencher cheque; e mais de 600 mil a compararem taxas de financiamento de carro. www.konkero.com.br

 

Como conseguir um novo emprego

O índice de desemprego ainda é alto e ainda se observa um grande desânimo no mercado profissional com a insatisfação dos profissionais por motivos variados, criando uma crescente busca por um reposicionamento no mercado no trabalho. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados antes de qualquer ação de procura de emprego ou mesmo de mudança.

É importante ter claro que, em momentos de incertezas na economia e nos resultados das empresas, o surgimento de novas oportunidades fica comprometido, com isso, buscar uma recolocação no mercado de trabalho tende a ser mais dificultoso. Mas, isso não torna impossível.

 

Desemprego é motivo de desespero?

Pode parecer difícil manter a calma diante o desespero e as informações negativas do mercado que vemos diariamente, mas, nesse momento manter a tranquilidade e equilíbrio torna-se um fator essencial para seu reposicionamento.

Para e repare como sempre a ansiedade e o desespero tende a dificultar ainda mais o raciocínio e apresentação de suas habilidades técnicas e comportamentais, por isso se controle. Além disso, agir por impulso de induzi-lo a decidir por uma oportunidade qualquer, que não agregará em sua vida profissional ou poderá deixar vulnerável a golpes existentes no mercado, por trás de oportunidade milagrosas de ganhos. Assim, primeiro ponto que ressalto, mantenha o raciocínio lógico.

 

Passos para se reposicionar

A busca por reposicionamento não é tão simples, porém também não é impossível, sendo necessário planejamento e preparo em suas ações e construções de novas oportunidades. Cito sete passos que julgo importantes para que essa busca tenha êxito:

1. Amplie sua rede de relacionamentos a cada momento, isto é trabalhe o seu network, lembrando que esse não deve ser utilizado somente nas necessidades. Assim, esteja pronto também para ajudar e nunca deixar de ser lembrado;

2. Defina a estratégia para que possa desenvolver sua autoapresentação, de forma transparente, segura e que demonstre preparo;

3. Crie interesse por parte do entrevistador, através de um Curriculum Vitae bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial;

4. Cuidar da imagem pessoal é tão importante quantos os demais itens, demonstram autoestima e amor próprio, pois, primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostar do que fazemos;

5. Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado;

6. Conheça as empresas que tem interessem em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado.

7. Tenha transparência e autenticidade, esses pontos que atraem as empresas, portanto, não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.

 

Estou empregado, mas insatisfeito!

O fato de passarmos por uma crise não significa que os profissionais que estejam posicionados e desmotivados devam ficar estagnados, sem analisar novas possibilidades. Porém, aconselho que primeiramente se busque quais os motivos que estão levando a condição de desmotivação, criando oportunidades de mudança do ambiente e tornando-o mais atraente.

Após essas ações e análises, concluindo-se que realmente é momento, recomendo que busque novas oportunidades, contudo, antes de deixar a colocação atual, aguarde o melhor momento e uma boa proposta para tomar a decisão em definitivo.

Enquanto isso não ocorrer, busque motivação para contribuir com a empresa, atitude que considero no mínimo profissional e que dará respeito e consideração futura. Lembrando que deixar um legado positivo em resultados e em atitudes pode consolidar sua imagem em seu campo profissional.

Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.

 

Dicas de etiqueta para o verão

Bons modos são essenciais mesmo no período de descanso

Verão, época de piscina, viagens e praia.  Mas o que não podemos esquecer, mesmo nesses dias de descanso, são algumas regrinhas básicas de etiqueta e a política da boa vizinhança. Segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, a praia, por exemplo, nem sempre é um lugar de sossego, temos que saber compartilhar o espaço com todos. “Mesmo sabendo que é um lugar público, é fundamental o respeito e boa educação com o próximo. Respeite os limites para o guarda-sol e as cadeiras”, comenta.

Ainda sobre a praia, todo cuidado é pouco com a sua toalha, para evitar que você acabe jogando areia nas pessoas ao redor. Se for praticar algum esporte, opte sempre por lugares vazios, para não atrapalhar os demais, e sempre se lembre de recolher os seus pertences e o lixo antes de ir embora. “Jamais leve seu cão para andar e correr na praia, os bichinhos são nossos companheiros, mas podem transmitir doenças”, detalha. Segundo a especialista, o ambiente não é próprio para os animais e pode trazer riscos.

Em piscinas, devemos evitar o excesso de protetor solar, cremes, ou óleos de bronzear, já que esses produtos podem poluir a água. Se a festa for na casa de um amigo, é importante levar sua toalha e demais acessórios e jamais leve seus animais. Quanto aos trajes para essa época, a escolha do biquíni deve ser feita de acordo com o seu corpo. “As laterais finas são traiçoeiras, pois revelam às temidas gordurinhas, já os modelos com laterais mais largas disfarçam tudo isso, se você optar ainda pela parte de baixo mais escura vai favorecer ainda mais. Maiôs também são uma boa opção, em cores escuras e discretas ajudam a disfarçar”, explica. Já para os homens que querem esconder ao excesso de peso, a opção é optar por shorts curtos ou sungas maiores.

Se você gosta de estar sempre perfumada, lembre-se que fragrâncias fortes não combinam com essa época do ano, opte pelas mais leves e lavandas. Para finalizar, Maria Inês dá dicas básicas para o verão como o uso do protetor solar, hidratação, prática de exercícios. Quanto ao que vestir, abuse das roupas leves e claras, sapatilhas e sandálias. “Coco Chanel que nos perdoe, mas esqueça do pretinho básico, abuse de tonalidades claras, marcantes e texturas delicadas”, completa a especialista.

 

Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível

Sinopse: Christopher Robin (Ewan McGregor) já não é mais aquele jovem garoto que adorava embarcar em aventuras ao lado de Ursinho Pooh e outros adoráveis animais no Bosque dos 100 Acres. Agora um homem de negócios, ele cresceu e perdeu o rumo de sua vida, mas seus amigos de infância decidem entrar no mundo real para ajudá-lo a se lembrar que aquele amável e divertido menino ainda existe em algum lugar. Classificação Indicativa: Livre.

Mauro Picini Turismo 03/01/19

A união da família e a força do empreendedorismo iguaçuense que deu certo

“O maior segredo da nossa empresa é que tudo que nós fazemos é com carinho”, afirma Paulo Ricardo e Eliana Souza

Mais um ciclo está se fechando, e a Churrascaria do Gaúcho só tem que agradecer por mais um ano que passou.

Em 2018, a churrascaria teve muito o que comemorar. No mês de Março a família gaúcho festejou a premiação do primeiro lugar no Top Tur, Prêmio Panorama do Turismo, Profissionais e Iniciativas do ano de 2017, na categoria Estabelecimento Gastronômico: “Concorremos ao principal prêmio do turismo do Paraná, na categoria de Estabelecimento Gastronômico e conquistamos o primeiro lugar, é com muita satisfação que agradecemos a confiança e o reconhecimento do nosso trabalho. Dizer apenas obrigado seria muito pouco, pois sentimos enorme gratidão a todos os que votaram: Amigos, clientes e colaboradores, para que pudéssemos agregar mais esse prêmio de valor imensurável à nossa casa e à cidade de Foz do Iguaçu”, afirmaram o casal de empreendedores Paulo Ricardo e esposa.

A Churrascaria do Gaúcho comemorou seus 14 anos em agosto, mas quem pode festejar foram os aniversariantes do mês que foram contemplados com almoço ou jantar grátis em qualquer uma das unidades. Para Paulo essa é uma grande conquista e que preserva suas raízes: “Muita gente diz que não dá certo trabalhar com família. Aqui dá certo porque nós somos família de fato e de direito. Temos problema? Sim, mas procuramos resolver. O maior segredo da minha empresa é que tudo que nós fazemos é com carinho”, afirma, orgulhoso.

No mês de setembro se comemora no Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha. Paulo e sua esposa Eliane Souza, estão há dezoito anos em Foz do Iguaçu, e durante todo este tempo prezam por manter vivas as raízes rio-grandenses. “Gaúcho que se preza comemora a Semana Farroupilha com churrasco. E para honrar nossas raízes, incluímos cortes nobres em nosso rodízio, como bife ancho, cordeiro patagônico, short rib e bife de chorizo, e na quinta-feira teremos um Festival de Costela em todas as casas”, afirma o Gaúcho. Em comemoração à semana, a churrascaria ofereceu aos seus clientes cortes especiais em todas as unidades e no dia 20 de setembro um Festival de Costela durante o almoço e jantar.

Outubro é mês das crianças. Pensando nisso, Churrascaria promoveu a Semana Solidária da Criança, que contou com a participação de mais de 200 alunos da Escola Municipal Milhorança. A ação foi realizada pela Churrascaria do Gaúcho e incentivada pela Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Uma novidade foi lançada na Unidade da Vila Portes, O Bolicho do Gaúcho, que foi inaugurado no final do ano para atender a todos que desejam comemorar datas importantes. Um espaço intimista e diferenciado para um dia especial, seja ele aniversário, reunião de trabalho ou para uma bela confraternização de fim de ano. Um ambiente que vai muito além de ir na churrascaria almoçar ou jantar e sim, uma área reservada apenas para seus convidados especiais com capacidade para 25 pessoas com churrasqueira moderna e decoração rústica, além de um atendimento especial feito pelo próprio churrasqueiro e proprietário da Churrascaria, o gaúcho Paulo Ricardo Souza.

O ano também foi marcado pela renovação do PAS 2018 nas 03 unidades, reforma nos banheiros da unidade da Vila Portes com fraldário e uniforme padronizado no estilo gaúcho. Os clientes da churrascaria podem esperar por muitas novidades que estão por vir no próximo ano.

A Churrascaria do Gaúcho agradece a todos que estiveram presentes nesse ano que se encerra e que em 2019 essa parceria se mantenha.

*SERVIÇO:

*Churrascaria do Gaúcho*

Av. Carlos Gomes, 769 - Vila Portes

_Segunda a domingo, das 11h às 15h30_

Av. República Argentina, 632 - Centro

_Segunda a domingo, das 11h30 às 23h_

Rua Marechal Deodoro, 644 - Centro

_Segunda a sábado, das 11h30 às 23h; domingo das 11h30 às 15h30_

facebook.com/churrasdogaucho

instagram.com/churrascariagaucho

(45) 3025-1473

Como cativar os turistas no mercado Hoteleiro de Luxo

Para isso, é importante sair da mesmice e mostrar sempre novidades para o conceito de alto padrão

A Hotelaria voltada para o mercado de luxo não para de crescer pelo mundo. O componente chave nos hotéis de luxo e resorts com toda certeza é a busca para sair da mesmice e conquistar o consumidor cada vez mais na sua estrutura, recepção e principalmente o conforto.

Mas, o que os clientes mais buscam em lugares como esse? O viajante desse segmento procura experiências diferentes das empresas convencionais. Os deslumbrantes quartos com infraestruturas precisam atender com determinado padrão de qualidade e conforto, podendo variar de acordo com a proposta, o conceito e até a localização do estabelecimento.

Quando se fala em serviço, é necessário oferecer ao turista o padrão 5 estrelas e ele tem que ser respeitado. Para atender o público de maneira afetuosa, é preciso um atendimento diferenciado, atento e personalizado. Já na gastronomia, o lugar deve buscar raízes e sua personalidade com coerência, para evitar um menu comum e buscando sempre um cardápio exótico, mantendo o exclusivo e os elementos culturais da cidade.

Outra grande dica para ser um hotel de sucesso, é primordial entender que os clientes que amam os hotéis de luxo, valorizam a privacidade e a exclusividade, é importante que o hóspede se sinta em casa. Para um estabelecimento ser lembrado, é fundamental  investir em conceitos de alto padrão, desde o quarto ao spa com detalhes surpreendentes e encantadores. Desta forma, sem dúvida o hotel fará parte da lista do viajante toda vez que ele for buscar uma nova viagem para o mesmo destino.

 

SERVIÇO

[email protected]

+55 71 99200-6812

instagram.com/brunoribeirohtc

facebook.com/brunoribeirohtc

 

Em 2019, De Angeli vai receber Categoria Ouro do Selo de Qualidade do Turismo do Paraná

A De Angeli Feiras & Eventos – empresa responsável pela organização do Festival das Cataratas – recebeu a avaliação de 95,64% para a obtenção do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná (Ciclo 2018/2019). Com a pontuação, o empreendimento alcançou o percentual necessário para ser classificado na categoria Ouro da certificação

De acordo com a comissão organizadora, a lista completa deve ser divulgada no primeiro quadrimestre de 2019. Neste ano, durante a solenidade de entrega realizada durante o 24º Salão Paranaense Turismo, a De Angeli conquistou a segunda posição da categoria “Organizadora de Eventos”.

O projeto Selo de Qualidade no Turismo do Paraná é executado pelo Comitê Gestor formado pela ABAV/PR, ABECOC/PR, ABIH/PR, ABRASEL/PR, Sistema FECOMÉRCIO PR – SESC / SENAC, Paraná Conventions, Paraná Turismo e Sebrae Paraná. Entre os objetivos está incentivar a melhoria da competitividade e reconhecer empreendimentos que investirem em gestão e qualidade.

O processo de avaliação cumpriu as seguintes etapas: Diagnósticos (Modelo de Excelência em Gestão, Turista Oculto e Questionário de Análise da Qualidade); Plano de Melhoria e Inovação; e a repetição da etapa de Diagnósticos, desta vez visando mensurar a variação da maturidade de gestão e qualidade na prestação de serviços turísticos.

Entre os objetivos do Selo estão incentivar a melhoria da competitividade e reconhecer empreendimentos que investirem em gestão e qualidade.

 

14º Festival das Cataratas

O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli e patrocínio da Itaipu Binacional, Fecomércio, CNC, Fundo Iguaçu e Copel Telecom.

Dias: 12, 13 e 14 de junho de 2019

Local: Rafain Palace Hotel & Convention

Foz do Iguaçu – PR – BR

045 3029 6603 / 99975 2402

Mauro Picini Moda & Estilo 01/01/19

Como se comportar na festa de confraternização da empresa?

Já é um costume com a chegada do final de ano as empresas realizarem seus encontros para confraternização, na festa de fim de ano ou ‘festa da firma’, comoalguns brincam. Contudo existem diversas dúvidas sobre esse tema, dentre os quais destaco: como se comportar, horário de chegada e saída, como se vestir, limites de ingestão de bebidas alcoólicas, dentre outras. Assim, reforço, esses fatos podem sim afetar sua imagem perante aos colegas e gestores.

 

Ir ou não ir?

A confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria, comemora as conquistas e a conclui mais umano de trabalho, além de propiciar um encontro descontraído. Mas, lembro que esses momentos também são grandes canais de relacionamentos “networking”, onde há uma aproximação entre todos, independentemente dos níveis hierárquicos.

Portanto, estar presente nesses eventos torna-se importante e elegante, mesmo para os gestores, pois além de melhorar a amizade, demonstra seu interesse pelas realizações da empresa, evitando assim a taxação de pessoa não sociável ou que não gosta do ambiente de trabalho.

 

Evite problemas

Apesar de ser importante a ida, há relatos de excessos cometidos pelos participantes, levando a situações não comuns ou vexatórias. Isso pode causar transtornos futuros para a imagem da pessoa perante os colegas de trabalho.

Além disso, hoje os smartphones e as redes sociais, fazer com que muito do que é feito nessas ocasiões se perpetuem exercendo uma grande influência na vida pessoal e profissional, aumentando a vulnerabilidade da imagem perante o meio que se relaciona e causando uma má impressão não apenas para seus colegas de trabalho, mas a outras pessoas que possam ter acesso essas informações.

 

10 cuidados a serem tomados

Algumas atitudes devem ser evitadas como fazer declarações românticas para colegas de trabalho aos olhos de todos ou dançar de forma sensual causando constrangimentos aos participantes, dentre outras ações. Assim, apresento algumas dicas para que esses momentos sejam apenas de alegria e de descontração:

1. Aceite o convite da empresa e participe da confraternização, pois isto poderá ajudar a criar um ambiente de relacionamento saudável;

2. Não sendo possível comparecer, agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente;

3. Chegue no horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos, lembre-se não se trata de uma balada;

4. Não exagere em bebidas alcoólicas durante a festa, beba com responsabilidade e não dirija após o término da festa;

5. Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misture-se e evite grupinhos;

6. Use roupas discretas e condizentes com o ambiente, procure utilizar roupas alegres respeitando seu visual. As mulheres devem evitar roupas curtas ou com decotes e aos homens camisas abertas ou fora do padrão local;

7. Seja cordial com todos os presentes independente se não tiver contato próximo e buscar falar de temas neutros que não prejudiquem a imagemda empresa ou das pessoas;

8. Caso perceba que algum colega esteja exagerando, ajude-o retirando de forma sutil da situação e desviando a atenção para outros temas ou postura;

9. Sugiro não ser o último a sair da festa, não é uma regra, mas evita exageros;

10. Evite sair junto com os superiores, para que não passe a impressão que estava na festa apenas por causa do mesmo.

Enfim, é importante participar das festas comemorativas da empresa, mas fique alerta para evitar situações desagradáveis que poderá marcar sua imagem e causar transtornos momentâneos e brincadeiras futuras.

 

Como economizar e fazer com que seu dinheiro se multiplique

Professor do ISAE – Escola de Negócios dá dicas de investimento para quem não entende muito do assunto

Já chegamos no final do ano e nem todas aquelas promessas feitas para 2018 foram cumpridas. Porém, nunca é tarde para colocar melhores hábitos em prática. Reorganizar os gastos e tentar poupar um pouco mais de dinheiro, por exemplo, é um plano que não necessita de uma data específica. Mas, porque parece tão complicado mexer um pouquinho nas finanças? De acordo com o Aleksander Kuivyogi Avalca, professor de finanças do ISAE – Escola de Negócios, o primeiro e mais importante passo para conseguir progredir com as economias é trabalhar a mentalidade financeira e planejar algum tipo de investimento.

“Nosso ciclo financeiro acaba funcionando da seguinte forma: recebemos e pagamos aluguel, prestações, condomínio e diversas outras contas. Acabamos esquecendo de pagar a nós mesmos investindo no futuro”, comenta o professor. De acordo com o especialista, para conseguir economizar - ou mesmo investir - é necessário, antes de tudo, equilibrar presente e futuro. Pensar no dinheiro de agora e traçar uma meta para que ele cresça mais para frente. Por isso, a forma mais prática de dar o primeiro passo é guardar 10% do salário no mesmo dia em que ele cair na conta. “Isso faz com que a prática vire um hábito, pois é perfeitamente possível viver com 90% da sua renda”, aconselha.

Feito isso, o dinheiro pode ser inicialmente guardado em uma poupança, apenas para exercer a ação de separar a porcentagem do salário. “Porém, se o objetivo é fazer com que as economias comecem a multiplicar, a poupança é o pior dos investimentos, pois é o que menos rende. O conselho é deixar apenas um dinheiro de reserva, em torno de R$ 2 mil a R$ 5 mil para emergências, pois o valor pode ser retirado a qualquer momento”, detalha Avalca.

E para facilitar um pouco a vida de quem pretende organizar melhor as finanças, mas não sabe por onde começar, Avalca traz algumas dicas importantes sobre investimentos, que podem, inicialmente ser divididos em três categorias: de curto prazo (economia de 12 meses para viajar ou comprar algo no final do ano), de médio prazo (economia de 2 ou 3 anos para comprar algo mais caro como um carro, um apartamento ou uma casa) e de longo prazo (sem tempo determinado, tem o objetivo de incorporar a aposentadoria. É uma economia para não depender de fundo de garantia ou previdência, por exemplo).

Aqueles 10% que foram separados do salário devem estar no investimento a longo prazo. Tudo que for possível economizar a mais, pode ser utilizado para incorporar as outras reservas. “Para os iniciantes, o mais indicado é investir em Renda Fixa, como Certificados de Depósito Bancário (CDB) e Tesouro Selic”, sugere o especialista.

O CDB pode ser encontrado no próprio banco em que você possui conta. Esse investimento é um título de renda fixa do tipo crédito privado, oferecido por bancos. Isso quer dizer que você empresta dinheiro ao banco e eles te devolvem com juros, que serão definidos de acordo com o valor aplicado, o prazo do CDB e a situação financeira do banco. Esse tipo de aplicação já rende mais do que a poupança, por exemplo. A facilidade é poder colocar e retirar o dinheiro quando quiser. A única ressalva é o desconto do Imposto de Renda - quanto mais tempo deixar, menor será o IR. E caso a quantia seja retirada dentro de 30 dias, há o desconto Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Cada banco tem regras e funcionamentos diferentes, mas no geral, o processo acaba sendo bem parecido com a poupança. Você transfere dinheiro para o CDB de um caixa eletrônico ou pela internet e não precisa necessariamente ser todo mês. Você deposita quando tiver”, explica.

Já o Tesouro Selic é um título atrelado à taxa de juros básicos da economia, oferecido pelo Tesouro Direto, um programa do Tesouro Nacional que vende títulos públicos federais para pessoas físicas, pela internet. O objetivo é democratizar o acesso aos títulos públicos, uma vez que a aplicação mínima pode ser de apenas R$ 30. “É uma espécie de empréstimo que você faz para o governo e ele te paga o valor com determinado retorno. Também é uma alternativa interessante, visto que trabalha com a mesma flexibilidade para a inserção e retirada de dinheiro, possui um valor baixo para o investimento mínimo e ainda rende mais do que a poupança”, comenta.

Ambos os investimentos, tanto o CDB quanto a Selic, tem o pagamento do Imposto de Renda detido direto na fonte. Ou seja, quando o dinheiro for recuperado, haverá o desconto em cima do valor rendido. “Mesmo assim, ainda são investimentos muito válidos para quem quer começar a planejar melhor vida e, dessa vez, com um maior foco no futuro”, completa Alvaca.

 

As seis dicas para entrar 2019 sem ressaca nas finanças pessoais

Consultor financeiro e autor do livro “Conquiste Mais”, Guilherme de Almeida Prado - fundador da Konkero, maior portal de finanças pessoais do Brasil -, aponta seis dicas para virar o ano sem a ressaca financeira.

O brasileiro tende a olhar para as despesas e pensar que não tem meios de cortar gastos. Em dezembro, com as festas de final de ano e as férias, o instinto de economizar, que normalmente já é escasso, agoniza diante de tantas promoções e da longa lista de presentes de Natal. Passada a euforia, janeiro chega com novas contas – IPTU, IPVA e matrícula escolar – que somadas aos gastos com o cartão de crédito natalino desafia até o mais hábil negociador. Para virar o ano sem ressaca nas finanças, o consultor financeiro Guilherme de Almeida Prado enumera seis dicas essenciais. Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e autor do livroConquiste Mais, o empreendedor fundou o portal Konkero com a missão de transformar a vida financeira de milhões de brasileiros.

Por que é tão difícil gastar menos? Para Almeida Prado, a dificuldade vem da necessidade de romper velhos hábitos e mudar rotinas diárias; a demanda de criar uma nova dinâmica familiar com novos costumes financeiros; desenvolver a cultura da economia. “Toda mudança financeira exige novos hábitos e uma dedicação maior, no início do processo, para que seja incorporada de forma natural na família. Para isso, acredito que é preciso criar recompensas, envolvendo todos os membros – inclusive, as crianças. No caso de economizar no final de ano, a recompensa será entrar janeiro de 2019 sem sufoco de ter que deixar de pagar contas”, afirma o consultor, acrescentando que, para os filhos, a recompensa pode vir com a compra de um item diferente para o material escolar.

Abaixo, as seis dicas dadas pelo especialista em finanças pessoais.

DICA #1 |Atenção total à fatura do cartão de crédito. Ao longo do mês de dezembro, confira online como está a fatura de cartão de crédito para evitar surpresas em janeiro.

DICA #2 |Procure levantar quanto você gastou em janeiro do ano passado, incluindo as contas de início de ano (IPTU, IPVA, matrícula de escola, viagens, entre outros). Com base no total gasto, faça uma previsão de quanto precisa economizar para evitar o sufoco do início de ano.

DICA #3 |Se você é assalariado e vai sair de férias, vai receber o salário adiantado. Reserve esse dinheiro, pois na volta não receberá o salário mensal, uma vez que as férias são pagas antes.

DICA #4 |Se for viajar, estime quanto gastou da última vez para não ter surpresas.

 DICA #5 |Liste todos os presentes de Natal que falta comprar; estime valores e tenha uma ideia de quanto vai ter de desembolsar. Caso seja necessário, reduza a quantidade e valor dos presentes.

DICA #6 |Que tal um Natal diferente com os familiares mais próximos? Uma dica é combinar que os presentes sejam produzidos por cada um. Um pode dar um cartão; outro pode dar um bolo que fez etc. Pode ser um ótimo momento para resgatar os valores do Natal e gastar menos!

Guilherme de Almeida Prado salienta que economizar não é sinônimo de ter um final de ano sem celebração. “É possível encontrar os amigos, celebrar com a família, comprar presentes e desfrutar da alegria de final de ano. O que estamos propondo é fazer tudo isso com a consciência de que os recursos devem ser gastos com inteligência financeira. É possível evitar as ciladas que nos levam a entrar o ano no vermelho”, finaliza.

Fundado por Guilherme de Almeida Prado em 2012, o portal Konkero (www.konkero.com.br) é referência em comparação de produtos financeiros e finanças pessoais com mais de 1,5 milhão de visitas por mês. A plataforma é totalmente gratuita e reúne, de maneira descomplicada, mais de duas mil páginas de conteúdo e dezenas de vídeos com dicas de finanças pessoais e explicações sobre produtos financeiros. No site, os internautas têm acesso a comparativos de centenas de serviços financeiros, realizados por uma equipe de curadoria que procura formas de comparar de maneira fácil e intuitiva produtos e serviços financeiros dos maiores bancos, seguradoras, financeiras e administradoras de consórcio do país. Sempre com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a melhor comparação antes de tomar a decisão de compra.

A Konkero é um negócio de impacto social e foi selecionada para o relatório PNUD-ONU de negócios inclusivos, além de ter sido acelerada pela Artemisia. Em seis anos de atuação, a Konkero já auxiliou mais de 51 milhões de pessoas, tendo ajudado 4,6 milhões a negociar dívidas; 2 milhões a entender melhor o uso do cartão de crédito; 2,2 milhões aprenderam a preencher cheque; e mais de 600 mil a compararem taxas de financiamento de carro. www.konkero.com.br

 

Agentes de crédito do norte do estado conhecem Garantioeste e Biopark

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo, recebeu a visita de agentes de crédito, vindos do norte do estado.

Recepcionados pelo presidente da Acit, Marcos Destefeni, os representantes das cidades de Londrina, Alvorada do Sul, Florestópolis, Porecatu e Arapongas conheceram ainda detalhes sobre a Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná (Garantioeste), além do Parque Cientifico e Tecnológico de Biociências (Biopark).

As apresentações ficaram por conta do presidente da Garantioeste, Edson Carollo, que pôde falar sobre a ferramenta que auxilia micro e pequenas empresas na busca por crédito para investimentos ou capital de giro, e também do gerente da área de Negócios do Biopark, Paulo Almeida, que apresentou o empreendimento lançado em setembro de 2016, fruto da iniciativa do casal de empresários Luiz e Carmen Donaduzzi.

O consultor credenciado ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae PR), José Romeu, que veio de Londrina ao encontro, conta que a visita teve por objetivo tomar Toledo como exemplo ao norte do estado. “Nos aspectos de políticas públicas, incubadoras e garantia de crédito, a região oeste está adiantada e este foi o momento de entender o processo, comparar nossa realidade e diante disso, visualizar caminhos para assumir avanços.”

Ele acredita que a vinda de agentes de crédito a Toledo terá impacto positivo em novos resultados. “Percebendo a dificuldade em nossa região, o escritório do Sebrae em Arapongas articulou a visita, reunindo grupos de municípios vizinhos para que conhecessem as possibilidades de desenvolvimento, inspirando-se através do alto potencial do oeste”, frisa Romeu. 

Mauro Picini Ligado em Você 29/12/18

Ligado em você especial 25 Anos Lions Clube Toledo Cidades...

Casal Governador do Distrito LD1 (Berenice e Luiz Fernando) e o casal presidente do LCTC (Wilkc e Aoli)

Fundado em 22 de novembro de 1993, o Lions Clube de Toledo Cidade comemorou 25 anos de fundação na noite de 23 de novembro, no Olinda Hotel e Eventos. Estiveram presentes os sócios atuais, fundadores, convidados e caravanas de Marechal Candido Rondon, Assis Chateaubriand, Entre Rios do Oeste e Curitiba, além de integrantes do Lions Clube de Toledo, clube padrinho. A mesa de honra da reunião festiva foi composta pelo presidente do Lions Clube Toledo-Cidade, Wilkc Bernardes, governador do Distrito LD1, luiz Fernando Torres Cardozo, presidente Divisão E2, Janete Peruzo Pires Gonçalves, pdg. Roberto Borges da C, primeiro vice governador do Distrito, Flavio Pires Gonçalves, a past presidente do Leo Clube Toledo Cidade, Milena Utzig, e representando o prefeito municipal, Paulo Guaraná.

 

Homenagens

A reunião festiva dos 25 de fundação do Lions Clube de Toledo Cidade teve homenagens aos fundadores e aos ex-presidentes do clube.

Os sócios fundadores do clube foram: Andre angoneze, Anilto Pozzobon, Cladir Picinini, Dayro Gennari, Ely Brondi de Carvalho, Gilmar Malacarne, Humberto Luiz M. Arruda, Irno Glaesser, Ismael Cadamuro, Lucelio Satoreto, Paulo Prochnau, Rainer Zielasko, Renato Dalago, Roberto Borges da Costa, Roberto Sauer, Sergio Polachini, Silvestre Werlang, Tarcisio Hubner, Wanderlei Kuhn, e in memorian os fundadores Carlos Grando, Eduardo Ito e Zumair Vitório Zucchi. Agradecimento pelas fotos Jairo Zeni (Revista Versões)

 

Brinde

Após as homenagens e os discursos, encerrando a reunião festiva, houve o brinde com espumante, comemorando a data.

Mauro Picini Programe-se 28/12/18

Aprenda a preparar bacalhau cremoso da Água Doce Sabores do Brasil

Ingredientes:

Bacalhau:

3 colheres de sopa de azeite

1 dente de alho

1 cebola grande

500g bacalhau dessalgado, cozido e desfiado

350g batata cortada em cubos

100g de palmito picado

1 xícara de chá de maionese

2 colheres de sopa de cheiro verde

 

Molho Branco:

2 colheres de sopa de manteiga com sal

1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo

2 xícaras de chá de leite

2 colheres de sopa de requeijão cremoso

1 xícara de chá de creme de leite

 

Modo de preparo:

Modo de preparo: cozinhe as batatas já cortadas e reserve. Em uma panela, doure o alho no azeite. Acrescente a cebola. Adicione o bacalhau, as batatas, o palmito, a maionese e cheiro verde. Mexa delicadamente e refogue brevemente.

Modo de preparo: derreta a manteiga e doure a farinha de trigo. Junte o leite e cozinhe sem parar de mexer, até que o molho fique espesso. Acrescente a noz moscada, o requeijão e o creme de leite. Mexa novamente. Reserve.

Montagem: Em uma forma refratária coloque o refogado de bacalhau, cubra com o molho branco e finalize com 100g de mussarela ralada. Leve ao forno para gratinar. Sirva a seguir.

 

Sobre a Água Doce

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são aproximadamente 80 unidades em nove estados, mais o Distrito Federal. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou duas marcas com modelos mais enxutos voltados para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas: Água Doce Express e Rei do Escondidinho. Mais informações Água Doce Cachaçaria de Toledo – Rua Panambi, 44 – Jardim La Salle – Toledo – Telefone (45) 3379-1034.

 

Cuidados para não estragar as festas de final de ano

Especialista dá dicas para as pessoas que querem se divertir sem descuidar da saúde

O Ano Novo está chegando, com eles inúmeras comemorações, viagens e alegria, mas isso não quer dizer que podemos exagerar e descuidar da saúde. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para não acabar com as comemorações de final de ano. Para aproveitar as festas sem correr riscos, o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, elencou algumas dicas bem importantes:

 

1) Beba muita água

Durante essa época do ano, com os dias normalmente mais quentes, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que o corpo elimina naturalmente mais líquidos e sais minerais do nosso organismo. Por esse motivo, a ingestão de água é tão importante. Mas se você é daqueles que não consegue tomar água com facilidade, o Dr. Aier dá outra dica: uma boa opção para os dias de calor é a água de coco, que, além de conter baixo número de calorias, tem uma composição natural semelhante à do soro fisiológico, hidratando o organismo com mais eficácia.

 

2) Cuidado com o que você come

Outro sintoma comum nos dias de calor é a falta de fome, porém é muito importante que a pessoa se alimente para não correr riscos. O melhor jeito para driblar o problema é consumir alimentos leves e de fácil digestão, entre eles saladas, frutas, legumes e carnes magras. É importante tomar cuidado com os petiscos e sobremesas, que são naturalmente mais pesados e de difícil digestão.

 

3) Mantenha sua rotina e horários

É muito comum que nessa época do ano as pessoas abram mão da sua rotina e dos seus horários, acordando mais tarde e programando atividades ao longo do dia que não fazem parte do seu dia a dia, o que acaba afetando diretamente a saúde. Se você consegue manter o controle, sair da rotina pode não trazer consequências, mas existe pessoas que, quando saem do ritmo normal, acabam exagerando. É importante descansar e se divertir, mas estabelecer horários mais próximos aos do seu dia a dia evitam maiores riscos.

 

4) Cuidado coma conservação dos alimentos

No Verão, os alimentos podem perecer mais rapidamente. Por isso, quando for comprar os alimentos para as festas, entre eles frutas, verduras e legumes, é bom verificar o seu estado geral. Evite alimentos que estiverem amassados, batidos e manchados. Cuidado também ao armazenar, já que o consumo de alimentos deteriorados ou mal conservados pode levar a intoxicações alimentares, estragando a sua festa.

 

5) Cuidado com aquela cervejinha a mais

Especialmente nas festas de final de ano, bebidas alcoólicas são consumidas com maior frequência.  O problema é que além das bebidas alcoólicas serem calóricas, quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação, já que o álcool “retira” a água das células, agindo como um diurético. Uma dica para quem quer aproveitar as festas sem exageros é intercalar a bebida alcoólica com o consumo de água, ajudando o organismo a manter-se hidratado.

 

6) Divirta-se, mas sem descuidar da saúde!

 Nada melhor que aproveitar a vida. Com tantas comemorações, comidas e bebidas gostosas, fica muito difícil resistir. Devemos, sim, nos divertir e aproveitar esses eventos, mas o equilíbrio é fundamental para que 2018 comece como todos queremos: com o pé direito!

 

Saiba como proteger seu animal de estimação no momento da queima de fogos de artifício

*Por René Rodrigues Júnior

Para os seres humanos, fogos de artifício representam alegria, festa e celebração. Porém, para alguns animais de estimação, a situação é bem diferente. Tanto que, para esse fim de ano, a Prefeitura de São Paulo aprovou uma lei que proíbe o uso de fogos de estampidos. Será a primeira vez que a comemoração de Réveillon na avenida Paulista terá fogos silenciosos. O motivo? O barulho que é produzido no momento do estouro e a maneira repentina que acontece pode causar medo em alguns animais e muitas vezes até sintomas de pânico.

Como identificar se seu cão ou gato está com medo? Um dos indícios é o ato de tentar se esconder, andar ou correr pela casa em busca de um local seguro ou com menos barulho, ficam ofegantes (respiração acelerada) e em alguns casos com taquicardia (coração acelerado). Animais com predisposição ou com algum problema no coração podem apresentar até crises de inconsciência. Para aqueles que já estão com uma idade avançada ou que possuem algum tipo de doença, principalmente cardíaca, o efeito pode ser fatal. A descarga de substâncias no organismo causadas pelo medo em excesso pode fazer com que tenham uma parada cardíaca ou desencadeie um ataque de epilepsia.

Para amenizar o sofrimento desses animais no período da queima de fogos, o ideal é seguir algumas dicas como:

• Oferecer um estímulo positivo – no caso de filhotes, fazer brincadeiras como jogar uma bolinha ou oferecer um petisco, ajuda a acalmar. O importante é tentar disfarçar o barulho e o medo dele com algo positivo para que se distraia enquanto acontece a queima, até que não ligue mais para os fogos.

• Manter-se junto ao animal - se já houver um histórico de medo ou pânico causado pelos fogos de artifícios, o ideal é sempre manter o animal próximo ao tutor, assim ele se sentirá mais protegido e seguro.

• Evitar locais perigosos - algumas residências possuem portas de vidro e muitos animais, no momento do medo, acabam atravessando o vidro e se machucam com a quebra, o que pode levar a óbito por lesões mais graves. Outro local a ser evitado são as sacadas de apartamentos ou sobrados, já que eles podem pular.

• Uso de medicamentos – o uso de medicamentos tranquilizantes pode ser usado, mas somente quando for necessário e sempre sob a supervisão e prescrição do médico veterinário.

* René Rodrigues Júnior é médico veterinário da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.

 

Dicas de filme

Megatubarão

Sinopse: Quando uma criatura gigantesca ataca um submersível, a sua tripulação fica presa na fenda mais profunda do Oceano Pacífico. Para salvá-los das garras do Megalodonte – um tubarão pré-histórico com mais de 20 metros que todos acreditavam estar extinto – um oceanógrafo visionário (Winston Chao) recruta o experiente mergulhador de resgate Jonas Taylor (Jason Statham). Junto à filha do oceanógrafo, Suyin (Li Bingbing), Taylor deverá ser mais esperto que o megatubarão... um predador que ele já enfrentou antes. Classificação Indicativa: 14 anos.

Mauro Picini Turismo 27/12/18

Blue Park animará as férias de janeiro no Mabu Thermas, em Foz do Iguaçu

As férias de janeiro do Mabu Thermas Grand Resort não serão mais as mesmas. Com a chegada do Blue Park, os hóspedes do resort terão muitas vantagens para curtir o parque aquático, em Foz. Reservas feitas por meio do site Mabu garantem entrada gratuita ao Blue Park

As férias de janeiro do Mabu Thermas Grand Resort sempre foram imperdíveis e recheadas de atividades para toda a família. Mas, a partir de 15 de dezembro, a programação em Foz do Iguaçu, ganhou mais um destaque: a inauguração do parque aquático Blue Park, situado no mesmo complexo do resort.

Além das atrações fixas que já fazem parte do Mabu Thermas, como as piscinas e praia de água termais, espaço kids, programação especial elaborada para o período de férias, opções de atividades ao ar livre - como quadras de tênis e prática de esportes -, descanso do corpo e da mente (SPA), além de diversas opções gastronômicas nacionais e internacionais em seus bares e restaurantes, o hóspede poderá curtir com benefícios exclusivos o, então recém-inaugurado, Blue Park – maior parque aquático do Sul do País, que está situado ao lado do Mabu Thermas Grand Resort.

Com 62 mil m² de área, o Blue Park está sobre o Aquífero Guarani, que é a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta. Entre as principais atrações do parque – na primeira fase está a praia termal de 11 mil m², com nove tipos diferentes de ondas que chegam a 1,20 metro de altura. O Blue Park – inaugurado no dia 15 de dezembro -, o parque vai funcionar diariamente durante todo o mês de janeiro

O hóspede poderá acessar o parque uma hora antes da abertura ao público-geral; todo o consumo no Blue Park será lançado diretamente no apartamento para pagamento somente no check out, o acesso ao parque é privativo e a entrada ao parque, para quem reserva pelo site Mabu, é gratuita. Tudo isso para que o hóspede tenha muito mais comodidade e conforto na utilização do parque aquático.

 

UM POUCO SOBRE O MABU THERMAS GRAND RESORT

O Mabu Thermas Grand Resort é um resort completo para a diversão de toda a família. Oferece estrutura de serviços, lazer, eventos e gastronomia. Destaca-se como uma das principais opções de lazer do resort, a praia termal, que reproduz ao máximo a característica paisagística de uma região praiana, com a exclusividade de oferecer também o conforto e relaxamento das águas termais e balés balés, para quem quer um pouco mais de privacidade, com serviços VIP.

O centro de eventos do Mabu Thermas Grand Resort oferece 8 mil m² de áreas planejadas, moduláveis e climatizadas com capacidade para mais de cinco mil pessoas simultaneamente. 

O Blue Park, maior parque aquático do Sul do País, empreendimento do Grupo Mabu, inaugurado em 15 de dezembro,  leva a praia – com ondas e areia – a Foz do Iguaçu. Além da praia com 11 mil m2, em julho de 2019, o parque recebe os brinquedos radicais e, em dezembro do mesmo ano, inauguram as áreas infantis e o rio lento. Os hóspedes do Mabu Thermas têm benefícios exclusivos como acesso privativo ao parque e uma hora antes da abertura ao público, consumo debitado no apartamento e pago somente no check out.

O Mabu Thermas Grand Resort é um dos quatro empreendimentos da Rede Mabu Hotéis & Resorts, formada, ainda, pelos hotéis: Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Express, em Curitiba e Mabu Interludium Iguassu Convention, em Foz do Iguaçu. Em 2019, serão inaugurados o Mabu Guarapuava Express e o Mabu Cascavel Express.

As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas pelo site, pelo Facebook e pelo Instagram.

 

SERVIÇO

FÉRIAS DE VERÃO - MABU THERMAS GRAND RESORT

RESERVAS: www.hoteismabu.com.br

ENDEREÇO: Rodovia das Cataratas, Km 3,2 – Foz do Iguaçu (PR)

TELEFONE: 45 3521 2000

FACEBOOK: www.facebook.com/hoteismabu

INSTAGRAM: www.instagram.com/hoteismabu/

Mais informações Blue Park: www.hoteismabu.com.br/blue-park/

 

Dois países e um mesmo atrativo, as Cataratas do Iguaçu conquistam cada vez mais admiradores

Além da forte cultura, uma das Sete Maravilhas da Natureza é outro grande elo entre Brasil e Argentina

Certamente você já ouviu alguém perguntar: Qual o lado mais bonito das Cataratas do Iguaçu? O argentino ou o brasileiro? Podemos garantir que mesmo nessa brincadeira de “competição” só perde quem não conhece os dois lados do atrativo. A natureza em sua criação não delimitou este ou aquele lado, e a formação divina, fez das Cataratas, uma obra de arte impossível de ser apreciada em sua plenitude conhecendo apenas um dos Parques Nacionais.

O recomendável é conhecer uma das Sete Maravilhas da natureza dos dois lados e tirar as próprias conclusões. Você no mínimo vai sair com as energias renovadas e querendo repetir o passeio por quantas vezes mais for possível. Ambos os parques proporcionam um intenso contato com a natureza por meio de diferentes percursos.

Quem vem a Foz do Iguaçu, consegue com facilidade desbravar tudo o que há de melhor na Tríplice Fronteira. Na Argentina, por exemplo, além da gastronomia que envolve a todos, as Cataratas do Iguazú, em Missiones, também deixam sua marca pra vida toda. Para que todos possam desfrutar, o parque conta com acessibilidade e atendimento especializado

Esse imponente atrativo convida a todos a uma reflexão sobre a conservação. Inclusive, o trem que transporta os visitantes é ecológico, ele foi desenvolvido exclusivamente para o passeio, tendo baixo impacto. A ideia principal é cuidar do planeta e despertar os sentidos: aromas, variações climáticas e os sons da mata que fazem parte desta incrível experiência. No percurso é possível parar na Estação Cataratas e Estação Garganta do Diabo. Quem preferir pode fazer o trajeto a pé, contemplando lentamente os 655 metros do Caminho Verde.

São duas as opções de trilha para o desbravamento do Parque Nacional. No passeio superior, por meio de passarelas planas, o visitante caminha por cima do Rio Iguazú tendo uma vista panorâmica e privilegiada, até chegar ao ponto mais fascinante: a Garganta do Diabo com mais de 80 metros de queda d’água.

No passeio inferior, o turista prestigia vistas intermináveis de diferentes ângulos, aprecia saltos em todo o seu esplendor. Além disso, pode sentir as mais diferentes sensações durante a caminhada mata a dentro podendo ver de perto a vegetação, aves, quatis e borboletas. Ao final, tem a oportunidade de parar debaixo das Cataratas do Iguazú. Uma experiência única, indescritível em que só é possível sentir e agradecer.

Temos certeza que ao visitar os dois lados, você irá ter uma simples resposta para pergunta inicial, de que não existe lado mais bonito e sim, um atrativo único e que só podemos afirmar conhecer, ao contemplar como um todo o atrativo caprichosamente desenhando entre os dois países.

 

Serviço

Parque Nacional do Iguazú – Cataratas de Iguazú

Telefones para informações:

Argentina: 0800 - 266 – Iguazu (4482) /  Do exterior: +54 (011) 5258-7318

www.iguazuargentina.com / [email protected]

Puerto Iguazú – Misiones – Argentina

Horário de funcionamento: 8h às 18h, horário local Argentina (Inclusive Domingos e Feriados)

Para chegar, lembre-se sempre de portar carteira de motorista, ou identidade, ou passaporte dentro da validade. Existem inúmeras empresas de receptivos que fazem o transporte, além do transporte público. Se optar pelo veículo próprio, chamamos a atenção ao seguro carta verde, item obrigatório nos países do Mercosul.

Mauro Picini Moda & Estilo 25/12/18

OH MY BOY! Acessórios Masculinos chega em Foz do Iguaçu...

A Oh My Boy é uma das primeiras joalheiras exclusivamente masculinas do Brasil.

O mix de produtos foi construído para atender todo e qualquer homem do país. Ela nasceu na Ásia, há um ano, através de muita pesquisa e engajamento. Veio de uma história de mais de 40 anos no mercado joalheiro. As joias Oh My Boy! Garantem a qualidade através de toda a história dos seus parceiros. Todas as joias são feitas de metal banhado de ouro ou ródio, além de pedras sintéticas e naturais; todas lapidadas com perfeição em fábricas da Ásia. A lapidação única de pedra preciosa garante brilho e perfeição ao produto, o tornando semelhante a uma jóia milionária. As jóias Oh My Boy! Desde seus primeiros passos é desenvolvida por cabeças masculinas, mas de forma alguma é machista ou sexista.

A Oh My Boy! É para homens, sejam eles quais forem e como forem. E agora com lojas em Cascavel e Foz do Iguaçu e breve na cidade de Toledo.

 

Todos os produtos Oh My Boy são joias para homens

A marca veio para atender uma necessidade latente do mercado masculino. Os desenhos são construídos pensando em todo tipo de homem.  Há joias mais brutas, mais clássicas, delicadas, robustas, chique e fashion. O nosso grupo de design está atento a evolução do mercado.

Podendo atender uma necessidade de um novo produto com agilidade e competência.

As joias são feitas com metal banhado com Ouro e Ródio. Os mesmos banhos dados em joias preciosas. As pedras são sintéticas, feitas em laboratório, ou naturais.  Lapidadas nas mesmas fabricas de pedras preciosas, de alto valor, que se localizam na Ásia.

Os produtos da Oh My Boy! se assemelham em muito a uma jóia de pedras preciosas.

Os valores de cada produto podem variar de R$ 80 a R$ 700,00 reais.

 

Conheça a empresa e seu investidor...

Em 1975 nascia uma empresa de extração, mineração e lapidação de pedras preciosas. A família Miranda, impunha um legado á Arthur Ramos Miranda, antes mesmo dele nascer, para que trouxesse ao mercado, algo único, muitos anos depois.

A Miranda Group, empresa hoje sediada em Hong Kong, detentora de uma cartela de clientes expressivos, como Chanel, Cartier, Tiffany, Hstern cumpre seu papel em ser um dos maiores revendedores de pedras preciosas do mundo.

Em 2009 a Miranda Group, aumenta seu ramo, e cria na Ásia mais uma fábrica, agora de joias. E desenvolve joias femininas para vários pontos de venda do mundo.

Em 2016, Arthur Miranda, publicitário analista de Marketing, percebe em uma de suas idas a Hong Kong a carência do mercado internacional de joias exclusivamente masculinas, e desenvolve a primeira empresa de joias com pedra e ouro para homens no mundo, a Kosta Fine.

Mauro Picini Ligado em Você 22/12/18

Ligado em você especial 46 anos do Toledão...

Para comemorar mais um ano da fundação do clube, a diretoria 2018/2019, que a frente o presidente Gilberto Kapke, realizou um baile comemorativo realizado no Clube Toledão para comemorar os seus 46 anos e agradou a todos os casais presentes na comemoração. O Toledão é o clube da família dos Toledenses. Agradecimento pelas fotos Jairo Zeni (Revista Versões).

Mauro Picini Programe-se 21/12/18

Acit sorteia carro da campanha Natal Encantado de Toledo

Consumidor ganhou um Ford KA

O ganhador Leopaldo Angeli juntamente com Edimar Cauneto

Saiu o primeiro ganhador da campanha Natal Encantado de Toledo. Leopoldo Antônio Angeli é o sortudo contemplado no sorteio realizado na manhã desta quinta-feira (13), na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Angeli, morador do centro da cidade, conhecido popularmente por Cotonete, recebeu a notícia logo após o sorteio e compareceu na Acit para conferir o prêmio. Muito emocionado, contou que preenchia os cupons com muita convicção de que poderia ganhar. “É uma sensação indescritível, estou com o coração saltando pela boca de tanta emoção. Estou muito feliz”,  revelou.

A atendente de caixa do Primato Supermercado, Janete, ganhará um vale-compra de R$ 1 mil. A entrega dos prêmios será no próximo dia 10 de janeiro, junto com o sorteio da Ford Ranger. Os cupons são acumulativos.

Durante o sorteio, o presidente da Acit, Marcos Destefeni, agradeceu aos parceiros Solange Martins, presidente do Sicoob Meridional, Edimar Cauneto, sócio-proprietário da Ford Slaviero Veículos, e Mourize Ellwanger, diretora do Conselho Administrativo do Shopping Panambi. “A cada ano buscamos trazer mais atrativos para nossa campanha de Natal, como também estimular o clima natalino e movimentar o comércio. Agradecemos aos nossos parceiros, que nos auxiliam para realizar todas essas ações”, frisa o presidente da Acit.

A diretora de Comércio da Acit, Francielle Rezzadori de Souza, ressalta que esta é uma das maiores campanhas realizadas pela entidade, com prêmios muito atraentes que contribuem para fomentar as vendas do comércio local, fidelizar os clientes do município e até mesmo atrair consumidores da região.

A campanha Natal Encantado de Toledo é uma realização da Acit, em parceria com a Slaviero Veículos, Sicoob Meridional e Shopping Panambi.

 

Para o Natal, Água Doce Sabores do Brasil ensina receita de tender agridoce no abacaxi

Ingredientes

1 abacaxi do tipo pérola, com casca e coroa, cortado ao meio pelo comprimento

500g de mini-tender sem osso em fatias cortadas ao meio

7 fatias de abacaxi cortadas ao meio

3 colheres de sopa de mostarda

100ml de mel

1 colher de chá de pimenta-do-reino

5 pimentas biquinho picadinhas

2 colheres de sopa de cheiro verde picado

 

Modo de preparo

Corte o abacaxi ao longo do comprimento inclusive a coroa. Cave o interior para retirar parte da polpa, sem perfurar a fruta. Dentro dele, intercale fatias de abacaxi e de tender. Transfira para um refratário e reserve. Em uma tigela, misture o mel, a mostarda, a pimenta e o cheiro verde. Regue o abacaxi com esse molho. Leve ao forno moderado (180 ºC), preaquecido, por 40 minutos. Sirva com decoração de sua preferência.

 

Sobre a Água Doce

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são aproximadamente 80 unidades em nove estados, mais o Distrito Federal. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou duas marcas com modelos mais enxutos voltados para shopping centers, centros empresariais, supermercados e locais com alta movimentação de pessoas: Água Doce Express e Rei do Escondidinho. Mais informações Água Doce Cachaçaria de Toledo – Rua Panambi, 44 – Jardim La Salle – Toledo – Telefone (45) 3379-1034.

 

Para o Natal, aprenda a preparar cuca alemã de banana com chocolate do Divino Fogão

Ingredientes

Massa

100g de margarina

100g de açúcar

3 ovos

300ml de leite morno

40g de  fermento biológico para pão

500g de farinha de trigo

Raspas de limão a gosto

 

Creme

1 lata de leite condensado

300ml de leite integral

4 gemas

2 colheres de sopa de amido de milho

200g de creme de leite

 

Farofa

100g de margarina

100g de açúcar

200g de farinha de trigo

Raspas de limão a gosto

Açúcar e canela para polvilhar 

10 bananas médias em tiras

1 limão (suco)

200g de gotas de chocolate meio amargo             

 

Modo de preparo

Creme: Misture o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho e leve ao fogo até engrossar. Tire do fogo e depois de esfriar misture o creme de leite. Reserve.

Farofa: Misture a margarina, o açúcar, a farinha de trigo e as raspas de limão até virar uma farofa e reserve.

Massa: Misture a margarina, o açúcar, o leite, os ovos, o fermento, as raspas de limão e a farinha. Deixe a massa crescendo por uns 30 minutos. Unte uma forma e despeje a massa. Coloque para crescer por mais 30 minutos.

Depois disso é hora de começar a colocar o recheio. Espalhe o creme sobre a massa. Por cima, coloque as bananas cortadas em tiras e molhadas com o suco do limão (evite que elas escureçam). Polvilhe então com o açúcar e a canela misturados. Por cima, jogue as gotas de chocolate. Por último vai a farofa. Leve para assar a 180 graus por 30 minutos ou até dourar.

Tempo de Preparo: 1h30

Rendimento: 8 porções

Fonte: Divino Fogão – www.divinofogao.com.br

 

Dicas de Filme

O Protetor 2 - Ação/Policial em DVD & Blu-Ray

Sinopse: Massachusetts, Estados Unidos. Robert McCall (Denzel Washington) trabalha como motorista e ajuda as pessoas com a ajuda de Susan Plummer (Melissa Leo). Um dia, um empresário coloca uma mulher em seu carro e ordena que a leve até sua casa. Percebendo que ela foi violentada, McCall resolve ir atrás do tal homem, com a desculpa do cartão de crédito dele não ter sido aceito. Pouco tempo depois, ele descobre que Susan, uma das poucas pessoas que sabe de seus atos como vigilante, foi assassinada. Classificação Indicativa: 16 anos.

Mauro Picini Turismo 20/12/18

Bourbon Hotéis & Resorts anuncia Bourbon Santos Convention Hotel, novo empreendimento no litoral paulista

Cidade fazia parte do radar da Rede e parceria com o Mendes Plaza Hotel foi determinante para a decisão. Retrofit dos apartamentos e atualizações tecnológicas serão prioridades para a abertura

A partir de 1º de dezembro a Rede Bourbon acrescentará mais um hotel para seu portfólio, desta vez o destino é Santos, litoral sul paulista. A cidade, que é a mais importante da região, já estava há algum tempo no radar da célula de desenvolvimento da empresa, e a oportunidade de trabalhar em parceria com o tradicional Mendes Plaza Hotel, uma das empresas do Grupo Silamar, fez o negócio tornar-se realidade.

O empreendimento, futuro Bourbon Santos Convention Hotel, está localizado no coração do Gonzaga, bairro mais tradicional de Santos e a uma quadra da praia. A imponente construção possui duas torres conectadas e conta além do hotel, com o Miramar Shopping e um complexo empresarial. São 242 apartamentos, 3 opções gastronômicas, piscina, sala de sinuca, espaço kids, fitness, sauna e business center. Outro diferencial do hotel, e que fará dele um Convention, é o espaço para eventos. São 41 salas preparadas para receber diversos tipos de eventos corporativos e sociais. Ao todo são mais de 3.700m² de área.

A afinidade empresarial entre essas empresas foi o ponto determinante para que a Bourbon firmasse sua presença no litoral Paulista. Fundação familiar e gestão profissional, além da preocupação em entregar serviços de excelência em suas áreas de atuação, são alguns dos pontos em comum. “Há algum tempo estamos em busca de uma oportunidade para garantir nossa presença no litoral paulista, e claro Santos era nosso principal alvo. Encontramos no Grupo Silamar uma forma de trabalhar muito próxima da nossa, depois de várias reuniões para estudar o projeto e a proposta, identificamos que essa parceria tem tudo para ser um case de sucesso”, conta Ronaldo Albertino, Diretor de Desenvolvimento da Rede.

Em operação há 30 anos, o hotel mantém sua manutenção em perfeitas condições e a Bourbon trabalhará, até o fim do ano em atualizações tecnológicas e retrofit de 50% dos apartamentos. “Outro ponto em comum é a forma como eles tratam como prioridade a manutenção do empreendimento, algo que também prezamos muito em nossos hotéis e resorts. Isso tornará a transição mais tranquila, com pequenas atualizações e o retrofit. Ao longo dos próximos 5 anos serão investidos cerca de R$6 milhões em reformas no empreendimento” acrescenta Francisco Calvo, Diretor de Operações e Implantação da Rede.

 

O Grupo Silamar

Um grupo empresarial que atua há mais de 30 anos em diversos segmentos da sociedade civil, o qual engloba o Mendes Plaza Hotel, a Construtora Silamar, o condomínio empresarial “Panorama Trade Center”, as agências de câmbio e turismo “Mendes Tur Câmbio e Turismo” e o Miramar Shopping Center, o mais tradicional centro de compras da baixada santista.

 

Sobre a Bourbon Hotéis & Resorts

Em 1963, na cidade de Londrina (PR), nasceu a primeira unidade da Bourbon Hotéis & Resorts. Quase 55 anos depois e com muita experiência e histórias para contar, a rede coleciona prêmios e conquistas. A diversidade do portfólio é um diferencial - inclui marcas e categorias para atender a todos os perfis de hóspede e uma estrutura completa para eventos, de todos os portes. Atualmente, a Rede conta com hotéis em operação em três países - Argentina, Brasil e Paraguai - com as marcas Bourbon Exclusive, Bourbon Hotéis & Resorts (Grand Bourbon, Convention & Spa Resort, Convention, Business, Residence e Express), além dos novos empreendimentos da marca Rio Hotel by Bourbon, que iniciou as operações em 2016, com o conceito de serviços sob medida e excelente relação custo X benefício. A Rede também consolida seu trabalho de responsabilidade social com o Instituto Bourbon, um programa de resgate social por meio da construção de moradias, centros de formação profissional e escolas, em Cambará (PR). Mais informações em www.bourbon.com.br.

 

Jantar especial encerra temporada do projeto “Chef por  Um Dia – Tradição de Família” no Wish Foz do Iguaçu

Evento que contou com pratos elaborados por cinco famílias durante o ano será encerrado hoje e terá a presença dos participantes e venda do livro de receitas do projeto

A ação gastronômica foi responsável por revelar pratos que fazem parte das famílias; cappelletti de frango e ossobuco à maneira do Chef e Costela Fogo de Chão foram algumas das estrelas do Chef por Um Dia

O projeto “Chef por Um Dia – Tradição de Família 2018” chega oficialmente ao fim neste mês.  Hoje o Wish Foz do Iguaçu, hotel cinco estrelas da GJP Hotels& Resorts em Foz do Iguaçu (PR), se prepara para receber o encerramento desta edição com um jantar especial. Além da presença de todas as famílias participantes do evento ao longo ano, o menu da noite será elaborado exclusivamente para a ocasião com a mistura dos temperos e histórias.

Neste ano, o objetivo do projeto foi levar a tradição de toda a família para os convidados por meio de eventos de degustação no estilo mais intimista. Os principais pratos e seus modos de preparo estarão à disposição no livro de receitas que será comercializado na noite do evento. A renda será revertida para a entidade AFA (Associação Fraternidade Aliança), que atende famílias em situação de vulnerabilidade social no bairro Boa Esperança, em Foz do Iguaçu (PR). As edições aconteceram nos meses de maio, julho, setembro e novembro com as famílias Bauza, Griebeler, Chrominski, Kusumoto e WR.

Desta vez, o jantar será aberto com um coquetel de recepção, que contará com quitutes como Tapa com tapenade de pimentões, Mini kebabs de queijos e charcutaria e mini tapioca de mortadela. A entrada leva o nome de Tríade de tradições – Uma Volta ao Mundo: Gravlax de salmão, Noisette de melão Orange ao molho de salsinha e frizze & sushi de atum. O prato principal, por sua vez, é intitulado de Trilogia dos Chefs — Da terra ao mar: Ossobuco à moda do Chef, Bacalhau à portuguesa acompanhada de Risoto Milanês. Por fim, a sobremesa, traz o nome do projeto como homenagem, A Confeitaria Tradição de Família — Trio de Confeiteiros: brigadeiro de colher, cheesecake de frutas vermelhas e suspiros ao creme.

Com apoio institucional da GJP Hotels & Resorts, o jantar também tem patrocínio da Sou Orgânico, Damo Supermercados, Bimbetto, Casa Vitória, Gelonese, Pomare, Sigma Audiviosual, Ceccatto, Luci Eventos, Cellshop, Floricultura JK, Terecita eventos, Boi de Ouro e Grasmil. O evento é aberto ao público em geral, no valor de R$ 110 por pessoa, incluindo coquetel de recepção, entrada, prato principal, sobremesa, vinho, refrigerante, água e suco. Mais informações e reservas pelo e-mail: [email protected] ou telefone (45) 3521-3400.

 

Em alta, turismo de Foz ganha novos atrativos e investimentos

Parque Nacional do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras e PTI apresentaram ações e melhorias ao Conselho Municipal de Turismo

Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, deverá receber 300 mil visitantes na alta temporada 2018-2019

Principal motor da economia, o turismo em Foz do Iguaçu cresce acima da média nacional e bate sucessivos recordes. As expectativas são ainda maiores para a alta temporada, de dezembro deste ano a janeiro de 2019, e os atrativos anunciam investimentos e melhorias. 

Representantes do PNI (Parque Nacional do Iguaçu), que abriga as Cataratas do Iguaçu, do Marco das Três Fronteiras e do Complexo Turístico Itaipu, detalharam as novidades para o segmento à plenária do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

No PNI, termômetro da visitação turística da cidade, a expectativa é receber 300 mil visitantes na alta temporada. Os atrativos de Foz apresentam novos produtos, programações especiais, reestruturação de roteiros, horários ampliados e a implantação do Laboratório de Turismo Sustentável.

Presidente do Comtur, Carlos Silva destaca o trabalho da iniciativa privada com o apoio do poder público para os investimentos. Para ele, as melhorias atraem mais turistas e aumentam a permanência dos visitantes, desenvolvendo a cidade social e economicamente.

“Cada real gasto em turismo passa por tantas outras atividades, beneficiando Foz do Iguaçu como um todo”, reflete Carlos Silva. “O Comtur acolheu as propostas de melhorias e se colocou como parceiro. Esse trabalho conjunto entre os setores privado e público faz toda a diferença para que o nosso turismo siga crescendo”, enfatiza.

Projeção da cenografia das Três Fronteiras, que será inaugurada no Marco em dezembro

 

Cenografia das Três Fronteiras

Entre os atrativos que apresentam maior percentual de crescimento – 37% em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado –, o Marco das Três Fronteiras irá inaugurar uma nova estrutura voltada para a alimentação dos visitantes. O espaço será aberto no dia 20 de dezembro.

A área que hoje é dedicada aos food trucks e à alimentação rápida será integrada ao desenho arquitetônico do marco, formando a cenografia temática das Três Fronteiras. Os benefícios serão em atendimento, comodidade e valorização da cultura da região trinacional.

“Os investimentos são no ano inteiro, com melhorias na infraestrutura, atendimento e diversificação das atrações. As novidades buscam atender às demandas dos nossos visitantes”, explica Adelio Demeterko, diretor da Cataratas do Iguaçu S.A., empresa responsável pela gestão da visitação turística do marco.

Com o horário ampliado de funcionamento do Marco das Três Fronteiras, que irá vigorar de 22 de dezembro a 27 de janeiro, o atendimento no atrativo será diariamente das 10h às 22h. Nesse período da alta temporada, a expectativa do espaço é receber 60 mil visitantes.

 

Novos produtos e pesquisa

O gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu, Yuri Benites, apresentou aos membros do Comtur as novidades dos atrativos que são geridos pelo PTI. Os roteiros da Visita Panorâmica e do Circuito Especial foram reestruturados, e o Mirante do Vertedouro recebeu melhorias.

Quatro novos produtos serão lançados no dia 5 de dezembro: Itaipu Tecnologia – Biogás, Itaipu Tecnologia – Segurança de Barragem, Itaipu Kids, focado no público infantil, e ônibus elétricos para o Circuito Especial. Também foi retomado o combo que reúne visita à iluminação e jantar.

De acordo com Yuri, na segunda quinzena de dezembro, terá início o Itaipu Jet Boat, barco de velocidade para passeio no Lago de Itaipu. Outro grande avanço é a implantação do Laboratório de Turismo Sustentável, instalado no PTI, que irá enfatizar planejamento, ações estratégicas e pesquisa.

“O Laboratório de Turismo Sustentável é uma estrutura ligada ao Turismo Itaipu, com foco à inovação dos produtos oferecidos e implantação de novas tecnologias”, explica Yuri Benites. “Terá atuação direta com o trade para atendimento às demandas estratégicas e de pesquisa”, conclui.

 

Contato direto com a natureza

O Parque Nacional do Iguaçu atua para ampliar atrativos já existentes e lançar novas estruturas a fim de promover maior contato dos visitantes com a natureza. As medidas pretendem criar um novo polo de atrativos, aliando turismo de aventura e de contemplação.

“Estamos trabalhando em melhorias para gerar um conjunto maior de experiências junto à natureza ao nosso visitante”, frisa Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu. “Sempre pensando em agregar visitação com proteção ao meio ambiente”, aponta.

A Trilha do Poço Preto passará por consulta pública em dezembro. A ideia é reunir novas opções ao visitante, mantendo o passeio de barco pelo Rio Iguaçu, que já acontece, mas criando um novo atrativo, com maior contato com a floresta e com outra parte do rio.

Outra melhoria que está sendo trabalhada pela equipe do PNI é a criação de uma trilha alternativa de acesso ao rafting no Rio Iguaçu, em um dos pontos mais bonitos do parque. As visitas serão agendadas, com controle de acesso, e estão previstas para iniciar em dezembro ou janeiro.

“Queremos criar uma permanência maior do visitante no parque e um contato mais direto com os aspectos da biodiversidade em si”, enfatiza Cibele Munhoz Amato, do setor de uso público do Parque Nacional do Iguaçu. “A expectativa é criar novas possibilidades de experiências”, diz.

(Conselho Municipal de Turismo)