Mauro Picini
Mauro Picini Sociedade + Saúde 05/12/18

Prati-Donaduzzi marcou presença na XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Mais de 500 pessoas puderam conhecer mais sobre o produto

A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi participou de 17 a 20 de novembro da XVII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo - SBAD, que aconteceu no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento é considerado o maior da área de Gastroenterologia da América Latina.

A empresa foi patrocinadora de um simpósio satélite com o tema ‘intolerância à lactose e as novas tecnologias existentes para o tratamento’ ministrado pelo Dr. Paulo Carvalho e pela Dra. Nayara Salgado Carvalho. O momento também serviu para que a classe médica presente pudesse conhecer o Sensilatte, produto que a farmacêutica produz voltado para intolerantes à lactose.

O Sensilatte auxilia na digestão da lactose presente nos alimentos. Os comprimidos possuem tecnologia orodispersível patenteada que dissolve na boca sem a necessidade de ingestão da água. O produto conta as opções sem sabor e baunilha. Além disso, o blister fracionado permite que o paciente destaque e leve consigo a quantidade necessária. O Gerente de Marketing da Prati-Donaduzzi, Lucas Angnes, destaca os benefícios da participação no evento. “O congresso foi muito importante para nós, pois permitiu a divulgação do Sensilatte para prescritores do produto. E marcou o início da nossa atuação junto a classe médica”.

 

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos e similares, é a primeira no país a comercializar os medicamentos fracionáveis. Com sede em Toledo, oeste do Paraná, tem mais de 4,5 mil colaboradores e possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil. Produz, em média, 12 bilhões de doses terapêuticas por ano.

 

Primavera eleva a incidência de conjuntivite alérgica

O pólen disperso pelo vento é o principal fator

Uma das doenças mais populares que afetam os olhos é a conjuntivite. Ela pode ter origem infecciosa ou alérgica. A primavera, apesar de ser uma estação colorida, também é o período da manifestação mais comum da conjuntivite alérgica. Chamada de primaveril ou febre do feno, é causada principalmente pelo pólen das flores disperso no ar.

Geralmente, a doença apresenta-se com coceira e vermelhidão ocular e o tratamento é feito com auxílio médico, resolvendo-se em dias ou poucas semanas. De acordo com o oftalmologista do Hospital da Visão de Toledo (HVT), Gláucio Bressanim, a conjuntivite alérgica acomete pessoas predispostas, geralmente portadoras de outros tipos de alergias, como rinite ou mesmo asma. “Na primavera, o número de casos aumenta devido ao tempo seco e a presença do pólen das flores”, explana. Os ácaros, a poluição, pêlos de animais, dentre outros agentes podem ser os responsáveis pelo aparecimento da doença.

No caso da conjuntivite infecciosa, é causada principalmente por vírus e bactérias. “Nestes casos, a conjuntivite é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados”, ressalta Bressanim. Segundo o oftalmologista, as crianças são as que mais sofrem com a doença. “Os pequenos têm o hábito de esfregar os olhos. Com a mão contaminada, a propagação de da doença é maior”, explica.

 

Sintomas

Os principais sintomas da conjuntivite alérgica são vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos. “Nos casos infecciosos, é comum o aparecimento de secreção, com sensação de areia e os olhos amanhecerem grudados. Pode também aparecerem gânglios inchados próximos à entrada dos ouvidos”, comenta Dr. Gláucio Bressanim. Para quem usa lentes de contato, a orientação é interromper o uso enquanto estiver afetado pela doença.

 

Cuidados

Dr. Gláucio Bressanim orienta as pessoas a, de uma maneira geral, manterem as mãos limpas e evitarem esfregarem os olhos. “Especificamente no conjuntivite alérgica, é fundamental que os ambientes estejam limpos e arejados, evitar tapetes, carpetes, cortinas e bichos de pelúcia no mesmo ambiente das pessoas acometidas, além de uma troca freqüente das roupas de cama e até mesmo expor o colchão à luz solar”, conclui o oftalmologista.

 

Sobre Doutor Gláucio Bressanim

Gláucio Bressanim é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também fez residência entre 2004 e 2007. É especialista em inflamação intraocular (Uveíte) pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e em Retina e Vítreo pela Universidade de São Paulo (USP). Atua no Instituto da Visão de Cascavel desde 2009 e desde 2011 atende também no Hospital da Visão de Toledo.

Doutor Gláucio Bressanim

 

Novembro Azul: câncer não é único inimigo da próstata; especialistas alertam para outras doenças

Além da prevenção ao câncer de próstata, campanha quer incentivar os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças com a incontinência urinária que atinge 10 milhões de brasileiros

A Campanha Novembro Azul foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de incentivar o cuidado masculino com a saúde, levando-se em consideração as doenças mais comuns nos homens, que acometem a próstata: hiperplasia benigna prostática (HBP), câncer de próstata e a prostatite.

Mas não são só essas doenças que devem preocupar os homens e por isso, a campanha reforça a importância das consultas periódicas ao urologista e dos exames preventivos.

 

Incontinência urinária: atenção ao funcionamento da bexiga

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a incontinência urinária atinge 10 milhões de brasileiros de todas as idades, mas principalmente a população idosa. A incontinência urinária acomete cerca de 50% dos homens que passam por uma cirurgia de câncer de próstata, pois o procedimento pode afetar o esfíncter - músculo que controla o fluxo da urina.

A incontinência é considerada o “câncer social”,  por dificultar a vida social e sexual do paciente.  Além do medo de deixar a urina escapar no parceiro ou de expor o uso de fraldas, o odor da urina torna algumas pessoas constrangidas em manter uma vida sexual ativa.

“A avaliação de um urologista é fundamental para a prevenção da incontinência urinária. Com uma boa avaliação do sistema urinário é possível escolher um tratamento acertado e prematuro, que pode prevenir danos maiores ao paciente no futuro e evitar doenças de bexiga como cistite ou câncer de bexiga”, afirma o urologista Clayton Bellei, da rede Unimed Volta Redonda.

O urologista explica que existem tratamentos específicos para cada tipo de incontinência - desde fisioterapia de reabilitação do assoalho pélvico, tratamentos medicamentosos, ou tratamentos cirúrgicos. No Brasil, existem duas cirurgias disponíveis: implantação de Sling, que funciona como uma tipóia, que sustenta o canal da urina ou implantação de um esfíncter artificial, que é um pequeno anel em volta da uretra, totalmente contido no corpo e imperceptível, que passa a ser o responsável pelo controle da urina.

 

Cuidados com os pets para evitar a ingestão de plantas nocivas com a chegada da primavera

*Por René Rodrigues Junior

A estação mais florida do ano começou e, com ela, além das cores e das temperaturas mais altas, chega também um cuidado extra com o seu animalzinho de estimação. Isso porque os jardins começam a brotar variedades e, curiosos, muitos pets querem ver de perto o que está acontecendo e acabam ingerindo folhas e plantas que podem não fazer bem.

Para uma boa convivência entre um jardim bem cultivado e animais de estimação - sem sustos e sem visitas imprevistas ao veterinário - é preciso dar uma atenção especial ao comportamento do seu pet para que, se necessário, algumas adaptações sejam feitas. Animais são, por característica comum, curiosos e sempre estão cheirando e conhecendo as novidades da casa e dos caminhos por onde passeiam. Isso é natural. No entanto, se apresentarem, por exemplo, mal-estar, acabam ingerindo plantas para aliviar o desconforto.

Se o animal estiver com problemas como gastrite ou indigestão, por exemplo, ele vai procurar, de forma instintiva, folhas que aliviem esse mal-estar. Algumas plantas também podem provocar alergias, mesmo sem a ingestão. Basta o contato físico e, animais com pele mais sensível, podem apresentar coceiras, inchaços e vermelhidão. A melhor forma de prevenir, sem precisar se desfazer delas, é coloca-las em vasos mais altos, longe do acesso dos pets.

Os cuidados precisam ser tomados não só dentro de casa, mas também no caminho do passeio diário. Algumas plantas mais tóxicas, como açafrão de outono, azaleia, beladona, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite, hortênsias, lírios, mamonas e tulipas são comuns também em jardins de rua e podem provocar complicações cardiovasculares, paralisia, coceira, irritação, asfixia, dores abdominais, vômitos, entre outros problemas, inclusive, a morte.

Mas não há porque se desesperar: tudo é questão de atenção e cuidado. Algumas plantas são totalmente atóxicas para os animais de estimação e podem ser cultivadas sem problemas. É o caso da grama natural, da erva-cidreira, da camomila, da erva do gato, do milheto, do azevém, do manjericão e da hortelã. Estas duas últimas, inclusive, funcionam também como repelentes naturais de insetos, evitando que seu animalzinho seja picado e tenha quadros alérgicos.

Em caso de ingestão de alguma planta desconhecida, procure imediatamente auxílio veterinário. Não force o vômito do animal, porque, essa ação pode agravar o caso e provocar também fissuras na garganta do bichinho.  Mantendo a atenção e o amor de sempre nos cuidados com os animais de estimação, a convivência com a primavera será feliz e cheia de passeios que eles adoram.

* René Rodrigues Junior é médico veterinário da Magnus, fabricante de alimentos para cães e gatos.

 

O que o paciente borderline e a sua família podem esperar de um tratamento especializado

*Eliana Krambek

O tratamento do paciente borderline pode gerar muitas angústias e expectativas para ele e seus familiares. Quando procuram um atendimento especializado, em geral, já estão cansados e desacreditados que possa existir uma possível melhora, isto acontece porque vários profissionais foram consultados, sendo que alguns deles erraram no diagnóstico e no tratamento. Além disso, há também aqueles profissionais que, de forma responsável, os encaminharam por não possuírem um atendimento especializado. Os dois cenários reforçam a crença de que não há solução para estes casos, postergando assim, o sofrimento do paciente.

Promover a evolução deste paciente não é tarefa fácil, para isso é fundamental trabalhar a dinâmica dele e do ambiente familiar, visto que um influencia o outro.

A família, ora está muito distante, ora numa excessiva interferência na vida uns dos outros, abusam de críticas e acusações. Nestes momentos, podem utilizar um tom de voz e palavras agressivas, o que chamamos de emoção expressa, é uma comunicação que vem “sem filtro”, se pudessem esperar a raiva passar, as palavras seriam outras e o tom também. Eles acreditam que todo o problema familiar está ligado ao transtorno e provocam o sentimento de culpa que o indivíduo não sabe como lidar.

O paciente apresenta dependência emocional e financeira da família. Ele possui um sofrimento psíquico intenso, diferente da maioria das pessoas. Há também o comportamento de boicotar todas as áreas de sua vida, fazendo com que fique estagnada.

Cronologicamente é um adulto, muitas vezes bastante inteligente, porém sente e sofre de forma muito parecida com a criança ou com um bebê. Emocionalmente, os recursos que utiliza são de uma fase muito primitiva, um funcionamento à base do “oito ou oitenta”, do amor ou do ódio, totalmente bom ou totalmente mau (Sassi; Kernberg; Gabbard)). É uma forma absoluta de vivenciar o mundo, muito diferente do esperado para alguém da sua idade, que relativiza algumas verdades e entende que uma pessoa não é totalmente má ou totalmente boa, por exemplo.

Sua rede de relacionamentos normalmente está restrita à família. Possui um comportamento recorrente de isolar-se, afastar-se e ainda provocar o afastamento das pessoas, isso faz com que acabe perdendo o melhor alimento para o mundo mental e emocional, que favorece o lapidar das emoções e da personalidade. Quem fica muito sozinho, acaba emocionalmente empobrecido e pode adoecer. Como diz Sassi: “O alimento para o corpo é comida e para o mundo mental é gente”.

O primeiro ano do tratamento é o período onde acontecem o maior número de resistências e dependendo do paciente este tempo pode se estender. Apresenta muitas faltas, pode não fazer o uso correto das medicações (não toma ou ainda toma em excesso), compra medicações no “mercado negro”, etc

Ao longo do processo podem ocorrer recaídas no uso de álcool e drogas, compras abusivas no cartão de crédito, sexo desprotegido com desconhecidos, automutilações, tentativas de suicídio, dentre outros comportamentos impulsivos.

Não é tarefa fácil para este perfil dividir com o terapeuta os pensamentos e sentimentos que possui, pois é um paciente de difícil acesso. Isso ocorre em função das fantasias que tem a respeito de si mesmo e dos outros. Ele teme que o profissional e a equipe possam julgá-lo ou até mesmo abandoná-lo, como fez a maioria de seus relacionamentos. Se estas fantasias não forem trabalhadas, a terapia e o tratamento podem não acontecer.

A melhora começa quando ele encontra um lugar no qual se sente ouvido e entendido. Então, diminuem as automutilações e as tentativas de suicídio. As pequenas mudanças acontecem em “conta gotas”, alternando com as recaídas no modo “dá dois passos e volta um”.

O desenvolvimento da autonomia emocional e financeira, a conquista da confiança dos familiares e a manutenção dos laços afetivos, acontecem gradativamente ao longo dos anos como resultado das reflexões feitas nas terapias individual e familiar, e também das orientações e prescrições do médico psiquiatra.

Alguns pacientes conseguem a melhora geral na qualidade de vida em torno de seis anos de tratamento. Nos últimos tempos, para estes pacientes, temos arriscado em falar sobre cura, pois obtiveram uma mudança significativa na maneira de pensar a vida e conduzi-la, e passaram a não mais preencher os critérios para o transtorno.

Há pacientes que podem levar mais tempo para esta conquista e outros podem tornar-se crônicos, permanecendo dependentes do tratamento para sobreviverem.

Os fatores que contribuem para a melhora significativa do paciente são: uma equipe especializada que trabalhe afinada entre si e com um método específico; familiares que incentivem e participem do processo, seja através da terapia familiar ou da presença quando solicitada; e finalmente, o paciente que desde o início apresenta uma capacidade maior para falar e comparecer à terapia e no tratamento de um modo geral.

 

Sobre Eliana Krambek

Graduada em Psicologia pela UEM – Universidade Estadual de Maringá, em 1999. Possui especialização em Psicoterapia da Infância e Adolescência, pelo CESUMAR – Centro Universitário de Maringá. Especialista no Estudo do Vínculo mãe, bebê e família, pelo IPPIA – Instituto de Psicoterapia e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Possui formação em psiquiatria e psicoterapia da Infância e Adolescência, pelo IPPIA. Psicóloga e supervisora clínica no Ambulatório Integrado de Transtorno de Personalidade e do Impulso IPq - HCFMUSP, São Paulo –SP e atende em consultório particular.

 

Referências bibliográficas

1- Gabbard, Glen O. Transtorno de Personalidade Borderline do Grupo B: Borderline, in: Psiquiatria psicodinâmica na prática clínica. 5. Ed. - Porto Alegre: Artmed, 2016.

2- Gomes, Heloisa Szymanski Ribeiro. Terapia de família. In: Psicol. cienc. prof. vol.6 no.2 Brasília, 1986.

3- Joseph, Betty. O paciente de difícil acesso (1975), in: Melanie Klein Hoje. Desenvolvimento da teoria e da técnica. v.2. Artigos predominantemente técnicos. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990.

4 - Minuchin, S. Famílias: Funcionamento e Tratamento. Trad. J.A. Cunha. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1982.

5 - Zito, Daniely Marin; Sassi Junior, Erlei. Psicoterapia Psicodinâmica Modificada Para Transtorno de Personalidade Borderline: O Método.

6 - personalidadeborderline.com.br/

Mauro Picini Moda & Estilo 04/12/18

Seis características dos profissionais de sucesso

Além da formação técnica, as empresas buscam qualidades no comportamento de seus funcionários; confira as dicas de especialista em RH

Se até o início dos anos 2000 as empresas valorizavam obediência e disciplina acima de tudo, hoje, o perfil do funcionário modelo mudou. Pessoas autônomas, empreendedoras e que se colocam como parceiras da organização são as que mais se destacam no ambiente de trabalho atualmente. É o que explica a psicóloga e professora de Recursos Humanos do Centro Universitário Internacional Uninter, Ana Paula Escorsin.

“As competências requeridas pelo mercado, que antes eram mais técnicas, atualmente voltam-se para aspectos comportamentais”, explica a professora. Para se adequar a essa nova realidade, Ana Paula defende que é preciso ter clareza do que queremos para as nossas vidas e onde pretendemos chegar. Então, é preciso fazer uma autoavaliação, pontuando quais são nossos pontos fortes e desvendando aqueles que necessitamos desenvolver.

Os processos de coaching e psicoterapia podem auxiliar no processo. “Mas, ressaltando, é a pessoa que precisa querer identificar e desenvolver as suas competências”, pontua.

Mesmo assim, o conhecimento técnico continua importante e a formação acadêmica é cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho – sempre atrelados às habilidades interpessoais. “Para fazer uma boa formação, a pessoa deve analisar com qual área mais se identifica, traçar estratégias para levar em frente os estudos”, diz.

Algumas qualidades são importantes para qualquer profissional, independentemente da carreira escolhida. A professora escolheu seis para explanar:

 

1. Resiliência

“É a capacidade de lidar com adversidades, superar obstáculos de forma criativa, compreender as pressões e problemas, para então agir de forma positiva, administrando conflitos psicológicos e emocionais”.

 

2. Trabalho em equipe

“É a capacidade de trabalhar em conjunto com demais pessoas, entendendo que os resultados dependem do esforço cooperado e da sinergia positiva entre elas”.

 

3. Relacionamento interpessoal

“Uma vez que se enfatiza o trabalho em equipe, é necessário que as pessoas saibam se relacionar, pois os indivíduos se fortalecem mutuamente por serem diferentes.  A diversidade traz excelentes resultados, mas gera conflitos. Saber se relacionar é uma das chaves para o sucesso na carreira”.

 

4. Comunicação

“Para ser autônomo e empreendedor, é fundamental saber se expressar, saber compreender a si e aos outros, além de ter uma escuta ativa”.

 

5. Inteligência emocional

“É a capacidade de perceber e analisar as suas próprias emoções e as emoções dos outros, para então se comportar guiado por ações sensatas e equilibradas”.

 

6. Habilidade de agregar valor

“É quando o funcionário compreende os negócios da empresa e o posicionamento dela no mercado. Logo consegue atuar em conjunto com todas as áreas para que seu trabalho traga benefícios para a empresa, para a sociedade em que está inserida e para a própria pessoa”.

 

Sobre o Grupo Uninter

O Grupo UNINTER é o maior centro universitário do país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).  Sediado em Curitiba – PR, já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 200 mil alunos ativos nos mais de 200 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado e extensão, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Com mais de 700 polos de apoio presencial, estrategicamente localizados em todo o território brasileiro, mantém quatro campi no coração de Curitiba. São 2 mil funcionários trabalhando todos os dias para transformar a educação brasileira em realidade. Para saber mais acesse uninter.com.

 

Socorro (SP) confirma mais uma edição de seu evento Luzes de Natal

Pontos turísticos ficarão decorados até o dia 6 de janeiro para receber os turistas

A estância turística de Socorro, no interior paulista, acaba de confirmar a realização da 6ª edição de seu evento Luzes de Natal, um dos principais do Brasil, com data marcada para acontecer de 1º de dezembro a 6 de janeiro. Além da iluminação em ruas, estabelecimentos comerciais e pontos turísticos, a programação inclui show musicais e atrações culturais.

O evento começa a partir das 20h30, com apresentação do Coral Municipal e do Coral do Conservatório, acompanhados pela Orquestra do Conservatório Municipal de Socorro, na Praça da Matriz. Em seguida, acontece o tão aguardado acender das luzes de Natal e a chegada do papai noel, que encanta crianças e adultos.

Todos os anos, o Luzes de Natal, que já atraiu cerca de 750 mil pessoas a Socorro, leva beleza e cintilância para os principais cartões-postais da cidade, como as Praças da Matriz e do Fórum e os portais, através de enfeites de garrafas pet que se transformam em sinos, árvores, anjos, bengalas e bolas, que decoram todo o ambiente. Além disso, são promovidas ações voltadas à sustentabilidade econômica, social e ambiental. 150 mil garrafas foram reutilizadas nos últimos anos.

A programação completa será anunciada em breve nos sites www.socorro.tur.br e www.socorroluzesdenatal.com.br.

 

Projeto com apoio do Núcleo de Inovação encerra primeira fase

O Núcleo Setorial de Inovação, do Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), participou do encerramento da primeira turma do curso de Informática Básica, em que foi parceiro, com convênio entre Prefeitura Municipal e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Cerca de 40 alunos, entre 15 e 18 anos, que frequentam o Centro de Juventude (CEJU), participaram do curso que teve duração de seis meses, com término no último sábado (24).

As aulas foram ministradas pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia da Computação e Tecnologia em Sistemas para Internet, da UTFPR, com a intenção de aproximar os estudantes da comunidade carente, por meio do projeto de extensão intitulado “Alfabetização Digital para Jovens dos Centros de Juventude de Toledo”.

Para o coordenador do Núcleo de Inovação, Márcio Pinheiro, foi uma satisfação fazer parte do projeto, que prevê ainda, mais uma turma para o primeiro semestre de 2019. “Este tipo de ação entre poder público e privado promove o desenvolvimento da área de tecnologia em nossa cidade, oportunizando aos jovens conhecer as possibilidades do setor. É bom para as empresas, para as universidades e para a sociedade, que ganha cursos de qualidade”, conta.

A professora do curso de Tecnologia de Sistemas para Internet, da UTFPR e coordenadora do projeto, Rosane Fátima Passarini, ressalta que a experiência foi bastante positiva para todos os envolvidos. “Os alunos do CEJU puderam adquirir mais conhecimento, além de interagir com acadêmicos de graduação, fazendo uso da estrutura dos laboratórios de informática da universidade. Para os acadêmicos que atuaram como monitores deste projeto, a experiência foi no sentido de vivenciar na prática a dinâmica de uma atividade de ensino, atuando desta vez, como propagadores do conhecimento”, frisa.

Ela comenta ainda a intenção de reencontrar os alunos formados no primeiro curso de informática, em parceria com a Prefeitura e Núcleo de Inovação. “Esperamos, fortemente, que possamos em um futuro próximo, encontrar com os alunos do CEJU atendidos pelo projeto, novamente nos corredores da UTFPR - campus Toledo, só que desta vez, como alunos de um de nossos cursos de graduação”, conclui.

 

Programa Empreender

O Empreender é um programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o SEBRAE, e as Associações Comerciais, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

 

Dicas da Sol Lavanderia Express...

Tapetes

Os tapetes são usados para dar um charme a mais na decoração da casa. O ideal é lavar a cada seis meses para mantê-los limpos e livres de poeira e resíduos. Conte com a Sol Lavanderia que possui maquina especial para lavagem de seu tapete.  Faça Orçamento sem compromisso.   #Sol #Lavanderia #limpos #tapetes. Conte sempre com os serviços da Sol Lavanderia. Mais informações Sol Lavanderia Express – Suas roupas em boas mãos - Rua Coronel Vicente, 2495 – Jardim La Salle – Lavagem em geral – Lavagem a seco – Máquina especial para lavagem de tapetes – (45) 3277-1893- (45) 9999-0742 - www.facebook.com/sol.lavanderia ou pelo e-mail: [email protected].

Mauro Picini Ligado em Você 01/12/18

Ligado em você especial 15 anos da Sofia Reche de Souza Castilho...

Foi para comemorar seus 15 anos, que a jovem Sofia Reche de Souza Castilho recebeu juntamente com seus pais Ricardo Castilho e Rosangela Reche e seus irmãos Renan e Thais convidados, familiares e amigos na boate Taj Mahal, no último dia 09 de novembro.  A noite foi de muitas atrações como personagens do Star Wars e La Casa de Papel e a abertura da pista, que contou com apresentação de dança assinada pelo coreógrafo e bailarino Leo Santos, um dos participantes da Dança dos Famosos. Ao som de Perhapes Love, com Dj Marquinho ao saxofone, Sofia dançou a tão sonhada valsa da noite com seu pai Ricardo, além de se emocionar com um vídeo de recordações e homenagens de amigos. Realmente uma festa emocionante e inesquecível!  Agradecimentos pelas fotos Mario Marcante. Confira agora alguns momentos do festerê!!!

Mauro Picini Programe-se 30/11/18

Restaurante italiano do Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort traz novo cardápio

Trattoria Di Carinola oferece menu diferenciado com opções de antepastos e massas

Gnocchi di patate salsa

A Trattoria Di Carinola do Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort acaba de lançar o seu novo cardápio. O restaurante italiano do Resort agora conta com um menu diferenciado com opções de massas frescas e saborosos antepastos. Além disso, são oferecidas pizzas assadas em forno de pedra e uma adega de vinhos com grande variedade de rótulos.

O cardápio conta opções de entrada como bruschetta e carpaccio, pratos típicos italianos como polpetone ao forno, espaguete à carbonara, nhoque de batata, risoto ao funghi e muito mais.

“Nós queremos, além da renovação do cardápio, fortalecer a Trattoria como uma opção a mais para os hospedes e clientes em geral. Temos uma variedade no nosso A&B com comida italiana, japonesa, feijoada, enfim, prezamos sempre pela qualidade e bem-estar dos nossos clientes”, afirma David Brito, Gerente Regional da Rede Bourbon.

O restaurante é uma das cinco opções existentes no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, possui vista para a piscina e a atmosfera das trattorias italianas. O funcionamento é de quinta a domingo, das 19h30 às 23h e é aberto para hóspedes e público em geral.

 

ServiçoTrattoria Di Carinola Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort

Funcionamento de quinta a domingo

Horário: das 19h30 às 23h

Av. das Cataratas km 2,5, nº 2345, Foz do Iguaçu, PR

Reservas: 45 3521-3900 ou [email protected]

 

Sobre o Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort

Localização: Foz do Iguaçu, PR. Categoria: Resort. UHs: 311 (superior vista jardim, superior vista piscina, premier, premier plus, suíte junior, suíte classic e suíte iguazu). Gastronomia: 5 opções (Trattoria Di Carinola, restaurante Tarobá, Naipi Coffee Shop, M´Boicy Lobby Bar e Kibô Sushi). Eventos: 19 espaços com 5.000 m². Lazer: exclusiva parceria com a Maurício de Sousa e diversos espaços temáticos, Mandí Nature Spa, Sports Park com diversas atrações radicais, piscinas adulto e infantil, quadras poliesportivas e de tênis, academia, trilha ecológica, casa do Tarzan e casa na árvore, mini zoo e Fun Place com espaço baby e jovem. Facilidades: apartamentos hipoalérgicos e para hóspedes com necessidades especiais, estacionamento, programação de lazer com meses temáticos, horta, internet wi-fi, roomservice. Mais detalhes no site (Fotos: Marcos Freire).

Confira todas as opções de destinos e hotéis.

 

Acompanhe a Rede Bourbon nas mídias sociais:

Facebook: bourbonhoteis

Instagram: @bourbonhoteis

Linkedin: Bourbon Hotéis & Resorts

Youtube: bourbonhoteis

 

Dicas de Filme

Hotel Transilvânia 3 - Férias Monstruosas - Aventura/Comédia em DVD & Blu-Ray

Sinopse: Agora que Dennis, o neto de Drácula, é um completo vampiro, as coisas não poderiam estar melhores no Hotel Transilvânia. Quando um milionário ganancioso ameaça destruir a propriedade para construir um resort, a família de Drácula e os monstros precisam se unir para certificar que ele nunca complete os seus planos. Classificação Indicativa: Livre.

Mauro Picini Turismo 29/11/18

Mabu Thermas Grand Resort apresenta a programação para o Natal 2018

Além das atividades, neste ano, hóspedes do resort curtem o Blue Park com benefícios especiais

O fim de ano está imperdível no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu. O Natal no resort está sendo preparado para encantar toda a família. Todos os dias uma programação especial para garantir diversão e aventuras para as crianças e uma estada incrível para os pais. A novidade que se acrescenta à programação neste ano é que os hóspedes do Mabu Thermas terão vantagens exclusivas na utilização do parque aquático Blue Park.

O Natal começa com check-in animado no dia 21 de dezembro (sexta-feira), e, após a diversão e descanso nas atividades do resort durante o dia, os hóspedes vão curtir à noite a gastronomia com jantar brasileiro com show Aquarela do Brasil e luau tropical com música ao vivo na praia termal. No sábado (22/12), o Mabu Thermas recebe a visita dos personagens Emília e do Visconde de Sabugosa, do Sítio do Picapau Amarelo; terá clínica de tênis, aula de Yoga, slackline, jantar brasileiro, luau tropical e comedy show.

O dia seguinte (23/12) será acirrado com o torneio de pesca e dourado assado em volta do lago e, à noite, um jantar portenho temático, com apresentação de tango, além do teatro “A Revolta dos Brinquedos”. No dia 24 de dezembro, tem Natal e oficina de chocolate na Casa do Sítio do Picapau Amarelo, a chegada do Papai Noel no resort de helicóptero e a mágica Ceia de Natal em família.

O dia de Natal (25/12) começa com a santa missa, almoço de Natal, oficina de culinária com a Tia Nastácia na Casa do Sítio, pool party com o DJ Nizo Gomide, jantar mediterrâneo com música ao vivo e fecha com show do Mágico Arcanjo.

Uma divertida descida de tirolesa sobre o lago fará parte, todos os dias, da programação do resort. E, com exceção da véspera de Natal (dia 24), todas as noites, um pianista ao vivo tocará no Villa Lobos Piano Bar.

 

Vantagens exclusivas no Blue Park

Além de toda essa programação, os hóspedes irão curtir o parque aquático Blue Park – situado no mesmo complexo do resort -, com vantagens exclusivas: o hóspede poderá acessar o parque uma hora antes da abertura ao público-geral; todo o consumo no Blue Park será lançado direto no apartamento para pagamento somente no check out, o acesso ao parque é privativo e a entrada é gratuita. Com tudo isso, o hóspede tem mais comodidade e conforto na utilização do parque aquático.

Conheça o pacote de Natal e faça a sua reserva pelo site. O pacote é para o mínimo de quatro noites. Mediante disponibilidade. Tarifa poderá ser alterada sem aviso prévio.

 

UM POUCO SOBRE O MABU THERMAS GRAND RESORT

O Mabu Thermas Grand Resort é um resort completo para a diversão de toda a família. Oferece estrutura de serviços, lazer, eventos e gastronomia.  A área de lazer do Mabu Thermas tem o exclusivo Sítio do Picapau Amarelo, para os pequenos hóspedes, que conta com a presença dos famosos personagens criados por Monteiro Lobato. Consulte o calendário de presenças dos personagens no site. Destaca-se também, como uma das principais opções de lazer do resort, a praia termal, que reproduz ao máximo a característica paisagística de uma região praiana, com a exclusividade de oferecer também o conforto e relaxamento das águas termais e balés balés com serviços VIP.

O centro de eventos do Mabu Thermas Grand Resort oferece 8 mil m² de áreas planejadas, moduláveis e climatizadas com capacidade para mais de cinco mil pessoas simultaneamente. 

O Blue Park, maior parque aquático do Sul do País, que será inaugurado em dezembro, leva a praia – com ondas e areia – a Foz do Iguaçu. Além da praia com 11 mil m2, em julho de 2019, o parque recebe os brinquedos radicais e, em dezembro do mesmo ano, inauguram as áreas infantis e o rio lento. Os hóspedes do Mabu Thermas tem benefícios exclusivos para curtir o Blue Park com muito mais conforto e comodidade, acesso privativo ao parque e uma hora antes da abertura ao público, consumo debitado no apartamento e pago somente no check out e entrada gratuita.

O Mabu Thermas Grand Resort é um dos quatro empreendimentos da Rede Mabu Hotéis & Resorts, formada, ainda, pelos hotéis: Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Express, em Curitiba e Mabu Interludium Iguassu Convention, em Foz do Iguaçu. No primeiro semestre de 2019, será inaugurado o Mabu Guarapuava Express.

As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas pelo site, pelo Facebook e pelo Instagram.

 

SERVIÇO - NATAL - MABU THERMAS

PERÍODO: de 21 a 25/12

RESERVAS: www.hoteismabu.com.br

ENDEREÇO: Rodovia das Cataratas, Km 3,2 – Foz do Iguaçu (PR)

TELEFONE: 45 3521 2000

FACEBOOK: www.facebook.com/hoteismabu

INSTAGRAM: www.instagram.com/hoteismabu/

 

Atleta brasileira explica as razões de o Sri Lanka ter sido indicado como melhor país do mundo para se visitar em 2019

Roberta Borsari ficou 17 dias percorrendo o destino, que combina natureza, esportes, cultura e religiosidade

Um destino preservado pelo tempo, ainda não invadido pela cultura ocidental, onde até a sinceridade das pessoas parece estar intacta. Esta é a visão da atleta Roberta Borsari sobre o Sri Lanka, país asiático que tem como pontos altos safáris, o litoral, a gastronomia, os templos e tratamentos ayurvédicos, e que foi indicado pelo guia Lonely Planet como o melhor do mundo para se visitar em 2019.

Ela ficou 17 dias e voltou encantada. “É realmente surpreendente, com uma cultura muito rica e que tem muito a oferecer aos viajantes, e onde você vive experiências diversas”, garante. Roberta decidiu fazer a viagem após se curar de um câncer de mama agressivo, já que o Sri Lanka é um dos berços da medicina ayurvédica, que significa ciência da vida em sânscrito e foi um dos pilares do tratamento dela.

Como a paulistana pratica esportes aquáticos e saiu daqui com o objetivo de percorrer o destino com um Stand Up Paddle, como parte de seu projeto “SUPTravessias”, um dos lugares que mais a encantou foi o litoral sul, a cerca de três horas da capital Colombo, onde estão as praias de Weligama, Mirissa e Kabalana. “Foi muito interessante porque lá fiquei em contato com a cultura litorânea, com a pesca, que é totalmente artesanal e feita em embarcações bem rústicas, bonitas e coloridas, com os mercados de peixes e frutos do mar e com os famosos pescadores das estacas, imagens icônicas do Sri Lanka. Eles passaram a pescar de dentro da água em períodos de fome para aumentar as possibilidades de achar peixes, e mantêm este hábito até hoje”, narra.

Segundo ela, esses pescadores – assim como a população em geral – são extremamente amigáveis, gentis e abertos com os turistas, fazem tudo para que você se sinta bem, mostram as embarcações e entendem como o turismo é bom para o país deles. “A Guerra Civil de lá durou 26 anos, de 1983 a 2009, o povo sofreu bastante, e está se redescobrindo através do turismo. Foi uma das experiências mais gratificantes e marcantes que tive: remar em praias lindíssimas, paradisíacas, e ainda ter todo este contato com a cultura local”.

Outra característica marcante do povo é a religiosidade, presente em todas as partes. Cerca de 70% da população é budista, apesar de o país também ter 13% de hindus, 9% de muçulmanos e 8% de cristãos. Por isso, há vários templos, um mais bonito do que o outro, tanto por fora, com enormes Budas, quanto por dentro. Roberta visitou alguns, inclusive um dos mais antigos do país, do século XVIII, que tem 236 anos, chamado de Wewurukannala Raja Maha Vihara. Ela também teve a oportunidade de experimentar massagens com óleos puros e ricos em nutrientes, típicos da ayurveda, que é um conhecimento profundo da medicina, de mais de 5 mil anos.

O Sri Lanka também é um dos melhores lugares para observação de elefantes, especialmente nos parques nacionais de Yala e Udawalawe. No primeiro, uma reserva com cerca de 5 mil hectares, também é possível ver búfalos e muitos pavões. “Foi incrível fazer o safári, uma grande oportunidade para ver os animais no seu ambiente natural. É um passeio imperdível”, afirma. Já o segundo parque é bem maior, com 30 mil hectares, e até o caminho de quase três horas até lá é uma grande atração, uma experiência por si só. “Na estrada dá para ver macacos, pássaros dos mais diferentes tipos e cores, morcegos, etc, e você nem sente o tempo passar. Você vai vendo as comunidades, conversando com o motorista, que é também o guia, e as estradas são recheadas de chás, pimentas, especiarias como canela e campos de cultivo de arroz. É como se fosse uma viagem no tempo. Foi uma das principais impressões que tive.”, relata.

A gastronomia também impressiona, com especiarias nativas que parecem ter saído direto da estrada para os pratos. A comida rotineira é composta de arroz, lentilha amarela, peixes e frutos do mar ao curry, vegetais, batatas e chutney de manga, e é muito apimentada, aliás, uma das mais apimentadas de toda a Ásia. “Se você perguntar se um prato é apimentado, eles respondem que não, mas o condimento que eles usam é muito forte. Até os vegetais são muito apimentados, apesar de deliciosos. Então não tem como comer sem deixar uma garrafinha de água por perto. Existem opções, claro, mas se quiser conhecer a comida tradicional, característica do dia a dia deles, tem que enfrentar a pimenta”, brinca.

Roberta ainda visitou uma plantação de chás e a fábrica Herman, uma das mais tradicionais do país, que é uma das principais exportadoras para o mundo todo, principalmente para a Inglaterra, e, por isso, obrigatório para os fãs da bebida. “Experimentei o chá branco, que é o mais puro e antioxidante do mundo, com uma série de certificações, e que durante o preparo não tem contato com a pele humana para não perder seus nutrientes. Mas até o mais básico chá preto tem sabor especialíssimo graças à qualidade da planta”.

Boa parte das explorações de Borsari aconteceu a bordo de um tuk tuk. “Gostei muito. Os motoristas estão super acostumados porque o Sri Lanka é um destino de surfe. Toda a costa é recheada de bancadas de fundo de coral e alguns fundos de areia, que chamamos de beach breakers. E os tuk tuks têm uma espécie de rack, com fita para amarrar a prancha, e, por isso, são uma maneira incrível de explorar o litoral. Os motoristas dão as dicas e em cada dia você surfa numa praia diferente. Sensacional. E ainda tem muitas boas ondas por lá. Também dá para alugar moto”, explica.

 

Sobre a atleta

A paulistana Roberta Borsari manteve-se no top 10 do circuito mundial de kayaksurf por mais de 10 anos, foi a primeira mulher a surfar de caiaque a pororoca do rio Araguari, na Amazônia, e realizou diversas travessias inéditas de Stand Up Paddle pelo mundo.

Entre as melhores experiências que teve em viagens, ela destaca o contato com as espécies endêmicas de Galápagos, no Equador, a arqueologia da Ilha de Páscoa, no Chile, as belezas naturais das Maldivas e os costumes polinésios de Moorea, no Taiti. Ao final de cada expedição, sempre narra, através de conteúdos multimídia, as histórias e curiosidades de cada destino em seu sites www.robertaborsari.com.br e www.suptravessias.com.br.

Como parte de seu projeto “SUPTravessias”, Roberta também foi a primeira atleta a receber autorização do Ministério do Meio Ambiente para realizar a travessia em Stand Up Paddle em mar aberto até o arquipélago de Alcatrazes, no litoral paulista, e já fez a circum-navegação de Fernando de Noronha.

Mauro Picini Sociedade + Saúde 28/11/18

Unimed Costa Oeste é reconhecida no Prêmio Destaque Empresarial 2018

A Unimed Costa Oeste é a empresa mais lembrada quando se trata de Saúde e Segurança no Trabalho. O reconhecimento veio por meio do Prêmio Destaque Empresarial, promovido pelo Conselho do Jovem Empreendedor de Toledo (Cojem), em parceria com a PUCPR e o Sebrae. A cerimônia foi realizada no dia 10 de novembro, no Yara Country Club.

A médica coordenadora do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) Dra. Deisy M. Grande e Gradiski e o médico coordenador de Auditoria em Saúde Dr. Christian Floriano e Silva receberam a homenagem junto dos colaboradores Adriana Zavan e Douglas Ebert. “Prestamos o serviço de saúde e segurança no trabalho há 20 anos. O Programa de Saúde Ocupacional abrange a segurança em primeiro lugar, cumprindo a legislação exigida pelo Ministério do Trabalho, e tem ainda a área médica. A parte de segurança fará a avaliação dos riscos que possam acontecer no ambiente de trabalho e a parte médica vai monitorar o efeito sobre a saúde dos colaboradores nas empresas. Além disso, também realizamos treinamentos para que empresas capacitem seus colaboradores. A Unimed está sempre procurando evoluir e se adequar a realidade do mercado para atender bem os beneficiários”, destacou Dra. Deisy.

 

Sobre a Unimed Costa Oeste

Preocupada com a saúde e bem-estar de seus clientes, a Unimed Costa Oeste busca a cada dia ampliar suas ações com o objetivo de propiciar qualidade de vida a toda a comunidade. Presente há 34 anos na região Oeste do Paraná desenvolve projetos sociais para diferentes públicos, por meio do teatro, canto e encontros voltados às gestantes, idosos e hipertensos. Conheça mais sobre a Unimed Costa Oeste no site.

 

Uopeccan participará de ações de orientação e prevenção contra o câncer no HUOP

As doações arrecadadas serão destinadas a entidades de Cascavel, inclusive a Uopeccan

“Natal Para Todos” é um evento que será realizado pelo HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Que tem como objetivo orientar as pessoas quanto à prevenção do câncer e os cuidados com a saúde, doações de sangue e órgãos.

Além do Hospital do Câncer Uopeccan, outros parceiros também estarão auxiliando no desenvolvimento das atividades, entre eles, secretarias e instituições governamentais e não governamentais. As equipes ficarão à disposição das 17h às 20h, nos três dias do evento.

Ações recreativas, de educação, cultural, lazer e de saúde serão realizadas no estacionamento do HUOP. Os serviços serão gratuitos para a população e a entrada é a doação de 1kg de alimento não perecível. As doações vão ser entregues a entidades de Cascavel, incluindo o Hospital Uopeccan.

Além das atividades programadas, a Uopeccan vai colaborar com o agendamento de mamografias, bem como a divulgação de serviços e materiais de prevenção, incentivando as pessoas à cuidarem da saúde.

A ação também contará com profissionais que realizarão orientações sobre doação de órgãos e de sangue. Voluntários da Uopeccan estarão à disposição para arrecadar os alimentos doados, fazendo a separação dos mesmos.

As ações praticadas pelo Hospital Uopeccan, de Cascavel e Umuarama, ocorrem ainda fora do evento, bem como palestras e orientações em empresas.

 

AGENDA DE PALESTRAS COM WILSON RIEDLINGER EM CASCAVEL E REGIÃO

Data: 26/11/2018

Hora: 18h

Local: Laboratório Lanali - Cascavel

 

Data: 28/11/2018

Hora: 19h

Local: Auditório do Posto Central – Capanema

Obs: Palestra para médicos, enfermeiros e dentistas do município

 

Data: 29/11/2018

Hora: 09h

Local: Empresa Marcarello – Cascavel

 

Data: 30/11/2018

Hora: 14h

Local: Empresa Tectron – Toledo

 

Data: 30/11/2018

Hora: 17h30 e 19h

Local: Empresa C.Vale – Palotina

 

AGENDA DE PALESTRAS COM NEUSA FARIAS EM UMUARAMA E REGIÃO

Data: 27/11/2018

Local: São Jorge do Patrocínio

Obs: Participação do dr. Francisco Guilherme Fernandes.

 

Projeto Prati-Sustentável conclui 2018 com atividades especiais

Desenvolvido pela Prati-Donaduzzi e realizado em parceria com a Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker e com a Fundação Educacional de Toledo - Funet, o Projeto Prati-Sustentável tem como objetivo central de suas atividades impactar o público infantil para formar cidadãos mais ativos com o cuidado ambiental.

Este ano, foram realizadas 12 ações com temas voltados à prevenção da dengue, compostagem, recolhimento de medicamentos em desuso, entre outros. No mês novembro aconteceram as últimas duas atividades do Projeto em 2018 com estudantes da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker. No dia 13, os participantes tiveram a missão de plantar em torno de 90 árvores nativas na sanga Pyahu, localizada próxima à Prati-Donaduzzi - as mudas foram fornecidas pelo Florir Toledo, parceiro do Projeto. A segunda ação aconteceu no dia 20 com a vista de cerca de 100 alunos ao Zoológico Municipal Danilo José Galafassi, em Cascavel. Eles tiveram a oportunidade de aprender sobre as espécies e sobre o objetivo do espaço que é auxiliar os órgãos ambientais no tratamento e reabilitação de animais silvestres. A estudante Maria Eduarda Rodrigues tem 11 anos e conta como foi a visita. “Adorei ver os animais e conhecer sobre as plantas que tem no local. Gosto de participar do Prati-Sustentável porque todas as atividades nos permitem novos aprendizados quanto ao cuidado com o meio ambiente”.

A Técnica Ambiental da Prati-Donaduzzi, Faneza de Oliveira, avalia como positivo o resultado do ano. “Nosso objetivo é chamar a atenção das crianças para o cuidado ambiental e acredito que esse ano cumprimos essa missão com as atividades realizadas. A visita ao zoológico especificamente, permite a eles aprenderem sobre a biodiversidade que é um tema trabalhado em sala de aula”, explica.

 

Prótese de silicone: existe técnica ideal de implante?

A quantidade e a espessura do tecido mamário são fatores chave da escolha

O formato e o volume do silicone não são as únicas decisões que as mulheres devem tomar antes de realizar o procedimento. A técnica usada para o implante também é uma escolha que pode ser difícil, afinal, é melhor por cima ou por baixo do músculo? Esta é uma questão que deve ser discutida com o cirurgião plástico, já que diversos fatores devem ser levados em consideração antes do implante da prótese de silicone.

O cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Tiago André Ribeiro, explica a diferença entre as duas técnicas. “A prótese é subglandular quando a implantamos abaixo da glândula mamária e acima do músculo. Já quando a prótese é colocada abaixo do músculo ela é chamada de submuscular”.

A técnica subglandular é a indicação mais comum para as pacientes que possuem uma boa quantidade de pele e espessura de tecido mamário. “O resultado fica mais harmonioso e natural, caso não haja exagero. Além disso, o pós-operatório desta técnica é mais tranquilo e com pouquíssima dor”, comenta o cirurgião plástico.

Em contrapartida, a prótese submuscular é o ideal para mulheres com mamas muito pequenas e que, consequentemente, não terá tecido suficiente para cobrir o implante. “É importante cuidar para que não haja o efeito rippling, ou seja, a leve percepção visual da textura da prótese, que ao olharmos, pode parecer que a pele das mamas está enrugada, marcada e artificial”, completa. 

Neste caso, a cirurgia e o pós-operatório são mais doloridos, já que desloca e solta o músculo. ‘Há ainda o achatamento e deslocamento da prótese, pois o músculo peitoral maior vai recobrir apenas parte do implante. Assim, quando a paciente faz alguma atividade que usa o músculo do seio, como por exemplo, abrir os braços, pode ‘achatar’ um pouco e movimentar a prótese”, conclui Tiago Ribeiro.

 

Sobre Tiago Ribeiro

Tiago André Ribeiro graduou em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é cirurgião plástico especialista pelo Hospital Santa Marcelina, de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. É também nutrologo, com pós-graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e em Nutrologia Esportiva pela ABRAN/BWS. Atende nas cidades de Londrina, Toledo e Marechal Cândido Rondon, no Paraná. Mais informações no site.

 

Cinco razões para não fumar durante a gestação

Tabagismo causa sérios problemas na saúde da população em geral e aos fetos, que são indefesos em relação aos efeitos do tabaco

Uma pesquisa publicada no periódico inglês Addiction revelou que, durante a gravidez, 87% das fumantes não abrem mão do cigarro. Esse número é ainda maior quando incluímos mulheres que até conseguem dar uma pausa na dependência, mas o retomam em até seis meses após o parto, elevando a estatística para 94%.

De acordo com Renato de Oliveira, ginecologista responsável pela área de reprodução humana da Criogênesis, quando a grávida fuma um cigarro, em apenas uma tragada, mais de quatro mil componentes tóxicos chegam até os seus pulmões e são liberados para a corrente sanguínea. “O coração bombeia o sangue para todo o corpo da mãe, inclusive para o feto. E a placenta, por sua vez, não consegue impedir a passagem dessas substâncias. Todo esse processo impede a passagem de alguns nutrientes necessários para o desenvolvimento do feto e o resultado pode trazer uma série de problemas para a saúde da mãe e do filho”. 

Abaixo, o especialista alerta para os riscos de fumar durante a gravidez:

 

Aborto

Por conta dos produtos químicos contidos nos cigarros, a mulher grávida fumante tem 70% mais chances de ter um aborto espontâneo.

 

Malformações

Durante a gestação, mãe e bebê compartilham a circulação sanguínea, portanto, a criança fica exposta à nicotina, substância que diminui o calibre das artérias responsáveis por levar nutrientes e oxigênio ao feto, retardando, assim, seu crescimento e favorecendo malformações congênitas, como lábio leporino, além de complicações digestivas e respiratórias.

 

Nascimento prematuro

Segundo pesquisa do US Centers for Disease Control and Prevention (CDC), mães que fumam possuem chances altas de ter partos prematuros seguidos de complicações no organismo que podem resultar em morte do recém-nascido.

 

Problemas cardíacos

O cigarro destrói o fluxo de sangue do coração para os pulmões. Desta forma, os recém-nascidos podem ter defeitos cardíacos congênitos.

 

Infecções nas vias aéreas

Após o nascimento, o contato com a fumaça ou o ambiente de um fumante pode levar a criança a diminuição da capacidade pulmonar e outras doenças respiratórias, além de elevar o risco de morte súbita.

“Para as mulheres que têm o sonho da maternidade é recomendável iniciar uma terapia orientada por um médico, além de mudar o estilo de vida, adotar hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios físicos e, acima de tudo, abandonar o vício. Não adianta voltar a fumar logo depois que o bebê nasce, pois, a exposição da criança aos malefícios do cigarro, principalmente durante o período de amamentação e nos seus primeiros meses de vida, podem causar danos irreparáveis para a sua saúde no futuro”, finaliza Renato.

 

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 15 anos de experiência com células-tronco, é membro institucional da AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue). A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro.

Mauro Picini Moda & Estilo 27/11/18

Em Cascavel, OWF – Old West Festival quer mostrar que o rock também vive no oeste paranaense

O ícone Jim Morrison já dizia, na canção The End, do The Doors: “the west is the best”. A conotação e o contexto eram outros e a música falava sobre um fim. Mas a frase pode muito bem ser emprestada para algo que está para começar em Cascavel, no Oeste do Paraná. Em 8 de dezembro, estreia o OWF – Old West Festival no Parque de Exposições Celso Garcia Cid (Expovel).

O evento promete misturar sons, pessoas e culturas e agitar o Velho Oeste no fim do ano, trazendo um sopro de rock para uma região mais acostumada com estilos como o sertanejo.

A ideia do OWF é ousada: trazer uma proposta diferenciada no Brasil, com competição entre bandas, covers e autorais, e ao mesmo tempo com um palco especialmente reservado para atrações de renome nacional. Vai muito além de bandas em um palco, prometendo oferecer uma experiência cultural sinestésica completa que só o mais rebelde dos estilos musicais pode proporcionar.

“Pretendemos, com isso, descentralizar a cultura das grandes capitais, trazendo para o interior eventos de entretenimento com qualidade”, salientam os organizadores. De quebra, o OWF vai mapear e cadastrar bandas em atividade, criando uma nova vitrine para esses artistas. Assim, o festival tem tudo para ser uma futura referência nacional na cena do rock como incentivador e vitrine de novos talentos.

 

Atrações

No main stage, o line-up do OWF já tem confirmadas atrações como Boogarins, Cadillac Dinossauros, Casa das Máquinas e Trombone de Frutas, além da banda local Megalomaníacos.

Paralelamente, 40 bandas dos mais variados estilos e vertentes do rock competirão, valendo premiação, em outros dois palcos: Palco Cover e Palco Autoral. Elas serão pré-selecionadas e, no evento, avaliadas por um júri composto de personalidades reconhecidas na cena nacional.

Entre os nomes escolhidos para o júri estão:

- Marielle Loyolla, música e produtora de Curitiba

- Marcos Hermes, fotógrafo de São Paulo, que recentemente lançou seu livro Brasilerô, que estampa seu trabalho com grandes nomes da música mundial que passaram pelo Brasil

- Tomás Magno, produtor musical também de São Paulo

- mais três jurados de Cascavel, valorizando a cena local

- outros nomes a serem confirmados

 

Sobre Cascavel

Cidade relativamente nova, emancipada de Foz do Iguaçu na década de 1950, Cascavel evoluiu rapidamente para se tornar um dos maiores municípios paranaenses (são mais de 300 mil habitantes) e um grande polo econômico, cultural e educacional da região.

O agronegócio, principalmente, trouxe prosperidade ao lugar, e com isso a demanda por boas opções de entretenimento. Experiência em grandes eventos não falta: uma grande feira de agronegócio acontece anualmente na cidade.

Bem servida de rodovias (a BR-277 atravessa a cidade), com um aeroporto bem equipado e outro internacional nas proximidades, próxima do Parque Nacional do Iguaçu, das Cataratas e da tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai e a pouco menos de 500 quilômetros de distância de Curitiba, Cascavel tem grande potencial para atrair – e acomodar muito bem – fãs de vários locais do Brasil e até de outros países.

 

Serviço

OWF – Old West Festival

Data: 8 de dezembro de 2018 (sábado)

Início: 10h

Local: Parque Celso Garcia Cid – Expovel

Cascavel (PR)

Regulamento, inscrições de bandas e informações no site.

 

Curso de formação para Papai e Mamãe Noel

Faltando pouco mais de 30 dias para o Natal, já iniciam as contratações de Papai e Mamãe Noel, seja no comércio ou mesmo para eventos particulares. Pensando nisso, mais uma vez a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realiza o curso de formação dos personagens.

O encontro gratuito será nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 19h30, com instrução de Marcelo Seger, que atua como Papai Noel profissional há 25 anos.

Durante as duas noites de curso, os participantes conhecerão mais sobre a história do Natal; a história do Papai Noel; postura do personagem; comportamento; ética; como agir após ser contratado; como se portar em diferentes situações; o uso correto das roupas e acessórios; técnicas de maquiagem, entre outros assuntos.

Para participar é necessário ter acima de 18 anos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (45) 3055-4636, WhatsApp (45) 99970-2111 ou e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.

 

Copacol entrega doação da Campanha Outubro Rosa para a Uopeccan

O valor de R$ 41.229,00 será revertido para a manutenção do Hospital

O mês de outubro é destinado à campanha de prevenção e combate ao Câncer de Mama, com isso a Copacol, abraçou a causa e realizou a primeira edição da Campanha Tilápia Copacol – Outubro Rosa.

A ação gerou o recolhimento de verbas que foram destinados à Uopeccan e outros hospitais do país. A cada compra do produto identificado na cor rosa, R$ 1 (um real), era destinado para a campanha, que teve início no dia 1° de outubro e encerrou no último dia do mês. Gerando a arrecadação de R$ 160.847,00 e destes, R$ 41.229,00, levantados pela filial de Cafelândia, foram entregues para o Hospital Uopeccan, em Cascavel.

O vice-diretor da Uopeccan, Leopoldo Nestor Furlan, e outros representantes, receberam na tarde desta sexta-feira (09), o diretor-presidente Valter Pitol, e o superintendente comercial, Valdemir Paulino, além de outros convidados da empresa Copacol, que fizeram a entrega do cheque simbólico para a instituição. O valor da doação será revertido no investimento e manutenção do Complexo Hospitalar, que conta também com a Casa de Apoio e o Núcleo Solidário em Cascavel e Umuarama.

As doações fazem com que a Uopeccan consiga manter e investir cada vez mais para atender a demanda de pacientes e acompanhantes que necessitam dos serviços oferecidos. O vice-presidente, Leopoldo Furlan espera que esses tipos de ações sejam um exemplo a ser seguido. “Essas promoções, doações, telemarketing trazem esse resultado positivo, e só assim conseguimos manter toda a nossa estrutura”, afirma.

 

COMO AJUDAR

O Hospital Uopeccan conta com projetos parceiros que arrecadam verbas para a manutenção da instituição. Entre eles, contamos o “Programa Nota Paraná” que gera o crédito para o Hospital. Para colaborar, basta pedir a nota, não cadastrar o CPF e depositar o cupom fiscal em uma urna do projeto que possua a identificação a Uopeccan. Outro programa é o PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica). Para doar entre em contato com a Uopeccan. O projeto aplica até 1% do imposto de renda do doador. Dessa forma, a doação é abatida no valor final do imposto de renda e revertido para o Hospital.

Além disso, temos o Bazar Solidário, que arrecada verbas com a venda de roupas, calçados, eletrodomésticos, alimentos, fraldas e entre outros itens. A renda é revertida para a Uopeccan e alguns itens são direcionados para ajudar pacientes em situação de vulnerabilidade social. O Bazar Solidário fica na RuaPotiguaras, 880- Santo Onofre, Cascavel – PR.

Os cofrinhos são mais um meio do consumidor depositar as moedinhas que sobraram do troco. Os “padrinhos solidários” depositam o valor arrecadado na conta do Hospital Uopeccan e assim é possível fazer novos investimentos na instituição. Para participar do “Cofrinho” é muito fácil! Basta ligar nos telefones (45) 2101-7025 – Cascavel ou (44) 2031-0781 – Umuarama, fazer o cadastro e solicitar o cofrinho devidamente identificado com o emblema da Uopeccan.

Outra forma de ajudar a instituição é por meio de doações em dinheiro ou adesão às rifas, ações entre amigos e eventos do Hospital. As centrais de telemarketing em Cascavel, Umuarama e Foz do Iguaçu solicitam contribuições financeiras com o intuito de custear a manutenção dos Complexos Hospitalares, além das Casas de Apoio e ações que visam contribuir com projetos da Uopeccan. Os valores poderão ser cobrados nas contas de luz ou depósito bancário na conta do hospital. Entre em contato e faça parte desses projetos.

Mauro Picini Ligado em Você 24/11/18

Ligado em você especial Chá Rosa do Toledão...

Outubro é o mês que o Toledão promoveu o seu Chá Rosa Beneficente. Neste ano o evento aconteceu no dia 20 e teve uma grande participação do público feminino da sociedade de Toledo e região. Com palestras, desfile de modas e sorteios, o Chá Rosa do Toledão, tendo à frente a sócia Katia Cezaro, e regado a deliciosos doces e salgados, foi um sucesso. Nossa página hoje, dedicamos as mulheres que fizeram e participaram do Chá Rosa do Toledão.

Agradecimentos as fotos da equipe da OdontoLife, Crespo/Regiane do Toledão. Agradecimento pelas fotos Jairo Zeni – Revista Versões.

Mauro Picini Programe-se 23/11/18

Livraria e Papelaria Cometa já está em clima de Natal e presentes para o final de ano...

Na Livraria e Papelaria Cometa você irá encontra todas as novidades para deixar seu Natal mais lindo e iluminado o como enfeites, pisca-pisca, laços, bolas, árvores e guirlandas de natal. Aproveite, pois a Livraria e Papelaria Cometa têm o melhor para lhe oferecer para tornar seu Natal mais alegre e iluminado de todos! Por isso passe por lá para conferir a variedade de produtos. E na Livraria Cometa você pode escolher sua árvore e seus enfeites e eles irão à sua casa deixar ela prontinha para a chegada do Papai Noel. E na Livraria e Papelaria Cometa você também irá encontrar lindas bolsas e presentes para agradar seu amigo ou ami-ga secreta ou para quem você ama. Além das lindas agendas para 2019. Confira!!!! Mais informações Livraria e Papelaria Cometa – Largo São Vicente de Paulo,1057 – Centro (45) 3252- 3936.

 

Dicas de Filme

Arranha-Céu - Coragem Sem Limite - Muita Ação em DVD & Blu-Ray

Sinopse: Responsável pela segurança de arranha-céus, o veterano de guerra americano e ex-líder da operação de resgate do FBI, Will Ford (Dwayne Johnson), é acusado de ter colocado o edifício mais alto e mais seguro da China em chamas. Cabe ao agente achar os culpados pelo incêndio, salvar sua família que está presa dentro do prédio e limpar seu nome. Classificação Indicativa: 14 anos

Mauro Picini Turismo 22/11/18

1º Encontro Paranaense de Consultoria de Imagem

O evento, promovido pelo Centro Europeu, é voltado para divulgar a profissão de consultor de imagem e criar networking entre os profissionais atuantes no mercado

A consultoria de imagem é uma das profissões mais antigas da humanidade. Registros com séculos demonstram a preocupação de grandes personagens da história em se cercar de pessoas que lhes dessem dicas fundamentais para o sucesso pessoal. Logicamente, com o passar dos anos a profissão foi aprimorada, ganhou novos conceitos e, até mesmo, tecnologias. Agora, em 2018, o consultor lança um novo olhar sobre o ser humano do século XXI. O seu objetivo é trabalhar o marketing pessoal, a fim de aprimorar a imagem por meio de técnicas específicas.

Pensando em todo histórico e importância da profissão, o Centro Europeu, referência em ensino de profissões e idiomas na América Latina, vai promover 1º Encontro Paranaense de Consultoria de Imagem, no próximo dia 24 de novembro. Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos profissionais mais influentes no mercado nacional de consultoria de imagem.

Ao longo do dia, serão realizadas mais de 15 palestras sobre os mais variados temas que abordam os conceitos da consultoria de imagem. Entre os temas que serão tratados estão “A psicologia na identidade visual”, “O lado humano no atendimento ao cliente”, “Personal Branding – O que você ganha ao cuidar da sua marca pessoal?”, “Subjetividade em foco na consultoria da imagem”; “Seja a mudança criativa que você quer ser no mundo”, “Cores no processo de consultoria de imagem”, “Como falar em público com segurança”, Vivendo no mundo digital: 5 atitudes para o comportamento ideal”, “O luxo sob medida” e “Inteligência emocional”.

Grandes profissionais de destaque no mercado nacional estão confirmados no 1º Encontro Paranaense de Consultoria de Imagem, entre eles Anderson Marcos Gomes, Deize Andrade, Elisa Kohl, Lilian Checchia, Rosa Guimarães, Silvana Lopes, Tatiana Perazzolo, Valdireni Alves, Rachel Jordan, Luhana Pawlick, Daniel M. Otto, Celinha Maria Buschle, Lúcia Almeida, Luciana Ulrich e Pablo Inisio.

O 1º Encontro Paranaense de Consultoria de Imagem acontece no dia 24 de novembro, das 08h30 às 18h, na sede Batel do Centro Europeu (R. Benjamin Lins, 999). Os ingressos custam R$ 80 e podem ser adquiridos na própria escola. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3233-6669.

 

Rede Bourbon tem novo diretor de vendas

Daniel Guijarro é o mais novo Diretor de Vendas da Bourbon Hotéis & Resorts. Formado em Turismo, com especialização em Hotelaria na Escola de Comunicações e Artes da USP, Guijarro retorna à Rede após oito anos para cuidar das estratégias comerciais e de vendas, estabelecendo e executando as políticas adequadas a cada mercado. “Retornar à Bourbon é algo prazeroso e desafiador. Prazeroso pois fui muito feliz nos quatro anos que aqui passei e desafiador pois o momento hoje é muito diferente do mercado de quase uma década atrás”, comentou Daniel.

Guijarro iniciou sua carreira na década de 1970 e possui vasta experiência na área em diversos empreendimentos hoteleiros. Possui formação e liderança em equipes de vendas, implantação e execução de políticas e estratégias de vendas, planejamento de marketing, conhecimento e relacionamento com o mercado de turismo corporativo e de lazer no Brasil, Argentina, Chile, Portugal e Espanha.

Na Bourbon, de 2007 a 2010, Daniel implantou a nova política comercial da rede, ajudou na implantação da central de reservas e do pricing para definição das grades tarifárias bem como o database da rede. “Estou muito feliz e motivado para garantir o alcance dos bons resultados esperados”, concluiu sobre as expectativas para o seu retorno.

 

Sobre a Bourbon Hotéis & Resorts

Com 55 anos recém completados e com muita experiência e histórias para contar, a rede coleciona prêmios e conquistas. A diversidade do portfólio é um diferencial - inclui marcas e categorias para atender a todos os perfis de hóspede e uma estrutura completa para eventos, de todos os portes. Atualmente, a Rede conta com hotéis em operação em três países - Argentina, Brasil e Paraguai - com as marcas Bourbon Exclusive, Bourbon Hotéis & Resorts (Grand Bourbon, Convention & Spa Resort, Convention, Business, Residence e Express), além dos novos empreendimentos da marca Rio Hotel by Bourbon, que iniciou as operações em 2016, com o conceito de serviços sob medida e excelente relação custo X benefício.

Confira todas as opções de destinos e hotéis no site.

 

Acompanhe a Rede Bourbon nas mídias sociais:

Facebook: bourbonhoteis

Instagram: @bourbonhoteis

Linkedin: Bourbon Hotéis & Resorts

Youtube: bourbonhoteis

 

Rede Bourbon anuncia parceria com a Hand Talk e é pioneira em oferecer serviço de acessibilidade digital para surdos

Hugo, simpático personagem em 3D, vai garantir tradução automática de texto e vídeo para a Língua brasileira de sinais

Responsabilidade social é um dos pilares da Rede Bourbon desde a sua inauguração. A família Vezozzo sempre trouxe para o DNA da empresa a preocupação em participar ativamente de ações que promovam a qualidade de vida das comunidades onde está presente, além de garantir que todas as pessoas tenham acesso ao turismo. Nos últimos anos, além da estrutura de empreendimentos preparadas para pessoas com deficiência, a tecnologia tem sido uma grande aliada da Rede para alcançar este objetivo.

Dando mais um passo em direção à inclusão, a Bourbon anuncia agora a parceria com a Hand Talk, que garantirá acessibilidade digital para surdos e fará da Rede pioneira neste serviço no mercado da hotelaria. De maneira simples e intuitiva o usuário será apresentado ao Hugo, um animado intérprete virtual 3D, que faz a tradução dos textos e vídeos para a língua de sinais. A tecnologia promete maior autonomia de usuários surdos na internet.

A novidade abre portas para as mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, segundo dados do CENSO IBGE 2010. Apesar de ser reconhecida como idioma oficial no país ao lado do Português, a utilização da Língua de Sinais ainda está longe do ideal, dificultando a socialização dos surdos. No mundo digital não é muito diferente e o cenário também preocupa, já que a falta de acessibilidade prejudica a utilização da principal ferramenta de comunicação do mundo atual com este público. “Nossa intenção é garantir que todas as pessoas tenham acesso ao entretenimento e lazer por meio do turismo, e a parceria com a Hand Talk nos aproxima muito deste objetivo. Seguimos buscando mais tecnologias e investindo em estrutura que garantam a satisfação de todos os públicos em nossos empreendimentos”, conta Adriana Cardoso, Diretora de Marketing e Produto da Rede.

 

Sustentabilidade e acessibilidade na Rede Bourbon

Outros projetos que visam a inclusão são destaques nos hotéis e resorts da Bourbon. Apartamentos e banheiros adaptados, rampas de acesso e corredores com maior largura são facilidades encontradas em alguns dos empreendimentos. Móveis com altura adequada para cadeirantes e largura das portas superior a 80 cm para facilitar circulação são outros destaques.

Quando o assunto é sustentabilidade a Bourbon também tem excelentes exemplos e o mais expressivo atualmente fica na cidade Cambará, interior paranaense. Por lá a Rede possui diversos projetos que visam ajudar pessoas em situação econômica e social vulnerável. Um centro de formação técnica, a Escola Profissionalizante Prof. Milton de Faria Ribeiro, com mais de 1.600m2 de obras, em três pavimentos foi inaugurada em 2017. A construção faz parte do planejamento do Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental, programa social da Bourbon Hotéis & Resorts, com objetivo de criar oportunidades para os jovens da cidade. O projeto iniciou em 2002, com 80 casas de alvenaria e área de 43m2cada, terreno totalmente equipado, inclusive com ruas asfaltadas. Nesta época também já existia o Grupo Escolar inicial – Escola Caetano Vezozzo. Hoje, é um colégio completo com mais de 880 alunos no Curso Fundamental.

Criado para atender famílias em situação de extrema necessidade, o Instituto Bourbon atua em parceria com empresas e a prefeitura para manter todos os seus projetos, que até o momento somam duas escolas e 80 casas populares construídas. A ideia do projeto surgiu quando o fundador da Rede, Alceu A. Vezozzo, que tem uma relação muito próxima com Cambará, identificou na cidade uma situação de carência por parte da população. Sua ideia era melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, oferecendo-lhes moradia e educação.

A Escola Profissionalizante Prof. Milton de Faria Ribeiro espera atender mais de1200 jovens e adultos,num futuro próximo,nas áreas de ensino Profissionalizante com os convênios: SENAC, SENAI, SENAR e SESI.

 

Em Cascavel, OWF – Old West Festival quer mostrar que o rock também vive no oeste paranaense

O ícone Jim Morrison já dizia, na canção The End, do The Doors: “the west is the best”. A conotação e o contexto eram outros e a música falava sobre um fim. Mas a frase pode muito bem ser emprestada para algo que está para começar em Cascavel, no Oeste do Paraná. Em 8 de dezembro, estreia o OWF – Old West Festival no Parque de Exposições Celso Garcia Cid (Expovel).

O evento promete misturar sons, pessoas e culturas e agitar o Velho Oeste no fim do ano, trazendo um sopro de rock para uma região mais acostumada com estilos como o sertanejo.

A ideia do OWF é ousada: trazer uma proposta diferenciada no Brasil, com competição entre bandas, covers e autorais, e ao mesmo tempo com um palco especialmente reservado para atrações de renome nacional. Vai muito além de bandas em um palco, prometendo oferecer uma experiência cultural sinestésica completa que só o mais rebelde dos estilos musicais pode proporcionar.

“Pretendemos, com isso, descentralizar a cultura das grandes capitais, trazendo para o interior eventos de entretenimento com qualidade”, salientam os organizadores. De quebra, o OWF vai mapear e cadastrar bandas em atividade, criando uma nova vitrine para esses artistas. Assim, o festival tem tudo para ser uma futura referência nacional na cena do rock como incentivador e vitrine de novos talentos.

 

Atrações

No main stage, o line-up do OWF já tem confirmadas atrações como Boogarins, Cadillac Dinossauros, Casa das Máquinas e Trombone de Frutas, além da banda local Megalomaníacos.

Paralelamente, 40 bandas dos mais variados estilos e vertentes do rock competirão, valendo premiação, em outros dois palcos: Palco Cover e Palco Autoral. Elas serão pré-selecionadas e, no evento, avaliadas por um júri composto de personalidades reconhecidas na cena nacional.

 

Entre os nomes escolhidos para o júri estão:

- Marielle Loyolla, música e produtora de Curitiba

- Marcos Hermes, fotógrafo de São Paulo, que recentemente lançou seu livro Brasilerô, que estampa seu trabalho com grandes nomes da música mundial que passaram pelo Brasil

- Tomás Magno, produtor musical também de São Paulo

- mais três jurados de Cascavel, valorizando a cena local

- outros nomes a serem confirmados

 

Sobre Cascavel

Cidade relativamente nova, emancipada de Foz do Iguaçu na década de 1950, Cascavel evoluiu rapidamente para se tornar um dos maiores municípios paranaenses (são mais de 300 mil habitantes) e um grande polo econômico, cultural e educacional da região.

O agronegócio, principalmente, trouxe prosperidade ao lugar, e com isso a demanda por boas opções de entretenimento. Experiência em grandes eventos não falta: uma grande feira de agronegócio acontece anualmente na cidade.

Bem servida de rodovias (a BR-277 atravessa a cidade), com um aeroporto bem equipado e outro internacional nas proximidades, próxima do Parque Nacional do Iguaçu, das Cataratas e da tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai e a pouco menos de 500 quilômetros de distância de Curitiba, Cascavel tem grande potencial para atrair – e acomodar muito bem – fãs de vários locais do Brasil e até de outros países.

 

Serviço

OWF – Old West Festival

Data: 8 de dezembro de 2018 (sábado)

Início: 10h

Local: Parque Celso Garcia Cid – Expovel

Cascavel (PR)

Regulamento, inscrições de bandas e informações no site.

 

Wish Foz do Iguaçu é bicampeão em premiação internacional de golfe

Em cerimônia realizada na Espanha no último sábado (3), hotel recebe prêmio do setor pelo segundo ano consecutivo e se destaca como destino de golfe no Brasil

Miguel Palhota, gerente de golfe do Iguassu Falls Golf Club, recebe o prêmio Brazil´s Best Golf Resort durante o World Golf Awards 2018

O Wish Foz do Iguaçu, hotel da rede GJP Hotels & Resorts, localizado em Foz do Iguaçu (PR), acaba de ganhar novamente mais um importante prêmio, desta vez como Melhor Resort de Golfe do Brasil. No ano passado, o Wish Foz também foi premiado, mas em outra categoria ligada a hotel com campo de golfe.

O certificado foi emitido pelo World Golf Awards 2018, principal premiação do setor no mundo, realizada no último sábado (3), no La Manga Club, em Murcia, na Espanha. Já na 5ª edição anual do prêmio, o World Golf Awards premiou mais de 100 estabelecimentos e figuras importantes do esporte, com destaque para premiações Melhor Destino de Golfe, Melhor Campo de Golfe, Melhor Tour Operator de Golfe, Melhor Designer de Campo de Golfe, entre outras categorias.

O Wish Foz do Iguaçu disputou com outros concorrentes no Brasil e levou a melhor este ano na categoria resort de golfe, colocando o campo do hotel, o Iguassu Falls Golf Club, no roteiro internacional de golfistas e praticantes do esporte que buscam aliar o esporte a hospedagem de categoria upscale.

“O prêmio nos posiciona positivamente no mercado internacional, trazendo credibilidade ao campo e um selo de qualidade diferenciado para atrair ainda mais sócios para o clube, que vem recebendo mais investimentos, patrocinadores e participantes em nossos campeonatos anuais”, diz Miguel Palhota (foto), gerente de golfe do Iguassu Falls Golf Club, que recebeu pessoalmente o troféu na cerimônia espanhola.

A votação é realizada por profissionais da indústria de viagens, turismo de golfe, operadores turísticos, agentes de viagens e profissionais de mídia, além do público consumidor de viagens específicas de golfe. Este ano, no mês de setembro, o hotel já havia recebido outro grande prêmio do setor: bicampeão como Melhor Resort para Famílias da América do Sul pelo World Travel Awards.

Para informações obre o campo de golfe do resort, acesse iguassufallsgolfclub.com.br.