Mauro Picini
Mauro Picini Programe-se 07/12/18

Programação de Natal inicia nesta sexta-feira em Toledo

Tudo pronto para a abertura do Natal Encantado de Toledo, nesta sexta-feira (07), na Praça Willy Barth.

A programação, que inicia às 19h30 contempla apresentação da Orquestra São Gonçalo de Viola Caipira, cortejo natalino, acendimento das luzes de Natal, chegada do Papai Noel e atendimentos às crianças na casa do Noel, entre outras atrações.

O evento, que promete surpreender o público, é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Prati Donaduzzi, patrocínio da DPL Distribuidora de Peças e Ford Slaviero e apoio da Prefeitura Municipal.

A programação tem sequência no sábado (08), a partir das 19h, com a Carreata BRF, seguindo pelos bairros Grande Pioneiro, Jardim Panorama e Lago Municipal, com a participação de seis caminhões, uma carreta e vinte carros, todos iluminados.

Já na Praça Willy Barth, o Papai Noel e seus duendes permanecem de 8 a 23 de dezembro, das 19h às 22h.

 

Hotel de Foz do Iguaçu trabalha na conscientização e recuperação do meio ambiente

Vivaz Cataratas permite que os hóspedes tenham um contato mais direto com a natureza e tem isso, como uma de suas missões

O mais novo hotel de Foz do Iguaçu é conhecido e reconhecido por estar integrado a parte da Mata Atlântica, e pelo trabalho que desenvolve no meio ambiente. Com verde por todos lados, parte dele ainda mata nativa, o Vivaz adotou uma postura de promover entre seus hóspedes e colaboradores, a cultura de conhecer para preservar. Firmando assim, um compromisso constante para a recuperação de rios e da fauna e flora.

Esse processo de educação ambiental, somado as oportunidades de conhecer a floresta que integra o hotel, foi batizado de ECOVivaz. Nele, o hóspede tem cinco opções de passeios: Trilha Eco Mata Atlântica, Trilha Pomar dos Sabores, Trilha Jardim das Sensações, Trilha da Cachoeira e Trilha Água Pura. Em todas as trilhas os hóspedes têm a oportunidade de conhecer plantas medicinais, aromáticas, plantas raras e exóticas e até mesmo encontrar pequenos animais, além de saborear frutas orgânicas colhidas na hora, obviamente, respeitando os períodos de produção.

De nada adiantaria ter de presente rios e florestas e não ter o cuidado de mantê-los preservados. Para isso, o hotel adotou medidas específicas para preservação. Um exemplo, é o moderno sistema de tratamento de águas residuais. Que devolve a água após ser usada, para o meio ambiente sem qualquer poluente, e ainda é reutilizada para a irrigação do pomar.

A água que sobra após o tratamento biológico já existente, passa pela Estação Complementar de Tratamento de Efluente. Tudo começa com o tratamento químico, onde são acrescentados produtos corretivos e coagulantes, que vão direto para o reator químico, onde ocorre a decantação dos sólidos e a clarificação da água. Depois de filtrada, essa água recebe a desinfecção e assim, está pronta para retornar ao rio.

 

Pequenos passos

Para respeitar e preservar a natureza, nem sempre são necessários grandes investimentos. Na maioria das vezes, pequenas atitudes, como por exemplo a substituição dos canudos convencionais – que levam 450 anos para se decompor -  por canudos biodegradáveis, já são toneladas de plástico que deixam de contaminar a natureza e provocar a morte de tantos animais.

 

Crescendo

Todo esse processo e cuidado, vem ampliando a visão de cuidado com a natureza e até mesmo os benefícios de uma convivência equilibrada. Essa semana, o projeto literalmente deu frutos. Acompanhadas do engenheiro agrônomo, Roberto Brugnera, responsável pela implantação do projeto, algumas crianças foram convidadas para percorrer a trilha e realizar uma colheita na horta do Vivaz.

Alface, beterraba, berinjela, pepino, repolhos, salsinha e cebolinha, foram algumas das hortaliças que as crianças puderam retirar diretamente da terra, frutos de um trabalho que vem crescendo, que não quer só levar a uma alimentação saudável aos visitantes do Vivaz, mas também apresentar aos pequenos, frutas e verduras que podem ser cultivas em pequenos e grandes espaços.

“Algumas crianças que visitam Foz do Iguaçu são de cidades grandes e, muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade de ver in natura aquilo que chega à mesa. Aqui nós apresentamos as frutas e verduras, convidamos eles à colher e ainda ensinamos a plantar. Em toda a área do hotel, temos 45 árvores frutíferas, somente no pomar são 25, então é uma excelente oportunidade para que essa nova geração conheça um pouco do que é saudável para nossa alimentação”, comenta Roberto Brugnera.

 

Vivaz Cataratas Hotel Resort

www.vivazcataratas.com.br

Av. das Cataratas, 6798 – Foz do Iguaçu – Paraná

Telefone: +55 (45) 3529-8200 | WhatsApp +55 (45) 99836-0304

[email protected]

 

Dicas de Filme

Alfa – Líderes nascem da Sobrevivência - Suspense em DVD & Blu-Ray

Sinopse: “Alfa” é uma aventura épica ambientada no final da Era do Gelo. Durante sua primeira caçada com o grupo de elite de sua tribo, um jovem se fere, é considerado morto e deixado para trás. Ao despertar, ele está desolado e sozinho e precisa aprender a sobreviver e a interagir com a impiedosa e dura vida na natureza. Ele reluta, mas doméstica um lobo solitário que havia sido abandonado por sua alcateia, e os dois aprendem a confiar um no outro e se transformam em insólitos aliados, enfrentando inúmeros perigos e imensas dificuldades para encontrar o caminho de casa antes que o terrível inverno os alcance. Classificação Indicativa: 10 anos.