Mauro Picini
Mauro Picini Programe-se 19/10/18

Durante o Outubro Rosa, teremos CHOPP ROSA no Actus Bar!

E o melhor? A cada litro vendido, destinaremos R$ 5,00 a uma instituição de apoio a pacientes com câncer. Chopp já é ótimo... Mas chopp que ajuda uma causa é melhor ainda! Apoie essa campanha, mas, se beber, não dirija. Actus Bar. Av. Parigot de Souza, 3167 - Toledo (Paraná). #actusbar #actustoledo #vemproactus #actus #ToledoPR #outubrorosa #chopprosa #golesolidário #solidariedade

 

Mostra e Festival encerram com resultados positivos e projetando novos desafios...

Melhor espetáculo empate entre Circo Arare de Tupassi e Oeste Circus de Vera Cruz do Oeste

O coordenador do Circo da Alegria e da XII Mostra de Circo Social e V Festival Nacional de Circo, Dado Guerra, avaliou positivamente o evento, concluindo nesta sexta-feira, 28, com a premiação dos grupos destaques e um espetáculo no Teatro Municipal de Toledo, com os Irmãos Sabatino. Para ele, o evento foi mais tranquilo neste ano, embora muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, o que deverá ser reavaliado. Segundo ele, muitas pessoas tiveram que se dividir para poder participar das atividades e isso está sendo analisado para o próximo ano. “Precisamos avaliar se é necessário ampliar o período da Mostra, para que todos possam participar das atividades propostas, ou reduzir a oferta de atividades paralelas, elevando a qualidade destes eventos, para que realmente façam a diferença na Mostra e Festival”, disse ele.

Há 12 anos fazendo o evento, ele acredita que é necessário inovar em alguns aspectos para manter a atratividade e a qualidade da programação, além de ampliar, com a expansão para um evento internacional. “Fomos bastante cobrados neste sentido e precisamos ver esta possibilidade, que é perfeitamente possível. Precisamos nos estruturar melhor, descentralizar algumas atividades, ampliar a equipe de organização, mas acredito que seja perfeitamente possível atrair grupos internacionais, pois contamos com uma estrutura física e público excelentes. Agora é sentar com calma e fazer uma avaliação detalhada do que precisa ser melhorado”.

Conforme D ado Guerra, os grupos sociais participantes da Mostra também revelaram um elevado nível técnico, o que demonstra que a Mostra está dando a sua contribuição para o crescimento do trabalho. “Neste ano a comissão avaliadora precisou fazer menos sugestões, apenas alinhar alguns detalhes que serão a cereja do bolo. O circo social está com uma técnica melhor, embora não seja este o fim principal do projeto, mas se é possível fazer bem feito, por que não aliar qualidade e técnica na formação do cidadão, que é o grande objetivo do circo social”.

Melhor figurino: Unidade São Francisco – Toledo

Em depoimentos a Dado, instrutores de outros municípios dizem que as crianças que vem para a Mostra e o Festival não querem voltar para casa. “Quando elas vêm a Toledo elas vivem aqui um momento mágico, elas participam de oficinas, veem os espetáculos, é um universo encantador para todas as crianças, imagine para uma que faz circo. O coração vai a mil, as emoções se alteram a cada momento, é alegria, tensão, suspense. A cada espetáculo uma nova aprendizagem.  As crianças que saem daqui levam um novo conhecimento, uma nova bagagem que vai ser utilizada no dia”.

A avaliação dos projetos apresentados durante a Mostra foi feita por uma comissão integrada por Alex Machado, da Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro, Vanuza Eloiza Campo, da Fundacam, de Campo Mourão, e Cecília Viegas, da Adorável Companhia de Guapimirim, do Rio de Janeiro.  A unidade social São Francisco, de Toledo, foi premiada com o melhor figurino, e o Circo Zuriel, de Nova Santa Rosa, com melhor maquiagem. O Circo Araré, de Tupãssi, e Oeste Circus, de Vera Cruz do Oeste, ficaram empatados com o prêmio de melhor espetáculo.

A XII Mostra de Circo Social de Toledo e o V Festival Nacional de Circo são uma realização do Circo da Alegria, Prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi e Circo Ático, com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Esportes, Segurança e Trânsito (Guarda Municipal), Cozinha Social e Câmara de Vereadores de Toledo. Os ingressos para os espetáculos são todos gratuitos e devem ser retirados antecipadamente. A distribuição está sendo feita no Circo da Alegria, Casa da Cultura e Teatro Municipal.

Comissão julgadora: Vanuza, Alex e Cecília

 

Dicas de Filme

No Olho do Furacão - Muita ação/aventura em DVD & Blu-Ray

Sinopse: Ladrões planejam roubar U$ 600 milhões do Tesouro Americano. No mesmo dia do assalto, um furacão de categoria máxima está previsto para chegar à cidade. A população já deixou o local, restando apenas um meteorologista, um agente do Tesouro Americano e um ex-fuzileiro naval. Juntos, eles precisam não apenas sobreviver a maior das tempestades, mas também impedir o roubo do século. Classificação Indicativa: 14 Anos.