Mauro Picini
Mauro Picini Sociedade + Saúde 06/02/19

Intradermoterapia Capilar

A intradermoterapia capilar é um tratamento no qual se aplica substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, que controla ou interrompe a queda de cabelos e também estimula a nutrição e crescimento de novos fios. Nas regiões em que há falhas ou queda excessiva de cabelos, a intradermoterapia capilar, que também é conhecida por mesoterapia, aplica vitaminas e medicamentos específicos  para o crescimento dos cabelos por meio de microagulhas, que agem diretamente nas raízes dos folículos capilares. A aplicação direta das substâncias ativas no couro cabeludo estimula também a produção de colágeno, altamente benéfico para o tratamento. Além de tratar a queda de cabelos, a intradermoterapia capilar ajuda a aumentar a espessura e o volume dos fios, deixando-os mais saudáveis e menos quebradiços, sendo indicada para mulheres que buscam a revitalização dos fios. Mas sua principal função é o controle da queda acentuada ou aguda dos cabelos, que podem ser causadas por estresse, alterações hormonais, tratamentos químicos ou falta de nutrientes na alimentação. Mais informações: Deisy Grizza Estética Avançada - Rua Largo Chico Mendes 138, sala 3

Edifício São Braz - Jardim La Salle - Toledo - WhatsApp (45) 99971-3837

 

Vivências incentivam a busca da energia da natureza para tornar a vida mais leve

Mais que definir em palavras, o Caminho do Peregrino é uma vivência em que as pessoas buscam sentir a energia que tem dentro de cada um, conectando-se com a natureza e o seu eu interior, para aliviar as preocupações do dia a dia e levar a vida de uma forma mais leve e saudável. Durante 24 horas, os participantes do Caminho do Peregrino, realizado no sábado e domingo, 26 e 27 de janeiro, no Espaço Natural Kahena, tiveram esta oportunidade. Puderam se desconectar do mundo físico em que vivem, livres de celulares, relógios e outras tecnologias, para sintonizar-se com a natureza e buscar nela a energia necessária para superar ansiedades, medos, culpas e reconhecer a importância de amar a si próprio, para então ser capaz de amar o próximo e dar aos outros o melhor de cada um.

A terapeuta Selma Fernandes Cavalli, sócia proprietária da Kahena Espaço Natural, auxiliada por demais membros da sua equipe, buscou nas tradições indígenas dos seus antepassados e nos seus conhecimentos em terapias alternativas, as informações necessárias para desenvolver dinâmicas que levaram os participantes a trabalhar diversas questões pessoais, buscando um alívio para as tensões e preocupações que carregamos no dia a dia e que influenciam na saúde física e mental. Todos os detalhes foram pensados cuidadosamente pela equipe, desde a escolha das trilhas a serem percorridas, dinâmicas de grupos, músicas, danças, entre outras atividades. A alimentação também foi pensada e incluiu frutas e caldos.

Do Equador veio o indígena Alexito Fueres, que foi um dos ajudadores. Segundo Selma, os indígenas equatorianos, descendentes dos povos incas, têm uma crença de que devem percorrer o mundo para levar a sua mensagem através da música. Além da música, ele trabalhou em um dos momentos de espiritualidade, mostrando aos participantes o verdadeiro sentido da Terra, na concepção indígena. Ela é vista como a mãe que protege, acolhe e provê o que for necessário para a sobrevivência das pessoas.

A programação começou às 14h e estendeu-se até a metade da tarde de domingo. No encerramento, após a última dinâmica programada, em que foi trabalhado mais uma vez a importância do amor, de ser amado para poder amar as outras pessoas, foi feita uma avaliação em que cada um pode relatar a sua impressão sobre as 24 horas de terapia e os resultados obtidos. Diante das avaliações positivas e o interesse de grupos, inclusive de outras cidades, será avaliada a possibilidade de novas edições ainda neste ano.

A edição deste ano do Caminho do Peregrino também integra a programação do projeto Mãe Terra, para celebrar o Dia Mundial da Terra, em 22 de abril. Serão realizadas diversas atividades que precedem a programação, do projeto Mãe Terra, de 18 a 22 de abril, que contará com diversas atividades, entre elas a presença do ator Moses Brings Plenty, dos Estados Unidos.

 

Santa Catarina recebe I Encontro Científico da área de cirurgia da mão

Evento da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) acontece em fevereiro

Estão confirmados dois palestrantes internacionais

A fim de tratar do tema: “Patologias do Membro Superior da Criança e Adolescente”, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) em parceria com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), promovem o I Encontro Científico da SBOT SC e o curso da Regional Sul da SBCM.

Voltado para os membros da SBCM e profissionais da área de ortopedia e traumatologia, o evento acontece no dia 08 de fevereiro em Florianópolis (SC). Na organização do evento estão o Dr. Jayme Augusto Bertelli, Dr. Marco Aurélio de Oliveira e o Dr. Cristiano Paulo Tacca.

“Será um dia intensivo de curso, organizamos uma grade bastante completa com o objetivo de debater desde as patologias mais comuns às mais complexas, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e práticas”, afirma o presidente da Regional Sul da SBCM e presidente da SBOT – SC, Dr. Cristiano Paulo Tacca.

Entre as palestras, está programado para abordarem fraturas no antebraço, no cotovelo, Deformidade de Sprengel, Contratura de Volkmann, Lesão dos Tendões Extensores e flexores, dedo em gatilho, entre outros tópicos.

O espanhol Dr. Francisco Soldado (Especialista em plexo braquial e em malformações e cirurgias de patologias relacionadas às extremidades superiores) e o Dr. Fernando Levaro-Pano, de Houston – Texas, EUA (instrutor clínico da Escola de Medicina da Universidade do Texas, Departamento de Cirurgia Ortopédica) são os convidados internacionais do evento.

Dr. Fernando Levaro-Pano, de Houston – Texas (EUA) e são alguns dos especialistas já confirmados.

Além dele, grandes cirurgiões da mão ministrarão palestras, como a Dra. Giana Giostri e o vice-presidente da SBCM, Dr. Milton Pignataro. O Hotel Faial Prime Suítes também oferece preços promocionais para os participantes.

 

Agenda:

I Encontro Científico da SBOT SC 2019 e Curso da Regional Sul da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão 2019

Data: 08 de fevereiro de 2019 (6ª feira)

Horário: 09h às 19h

Local: Hotel Faial Prime Suítes (R. Felipe Schmidt, 603 - Centro, Florianópolis – SC).

Inscrições:  [email protected] pelo WhatsApp (48) 99125-7669 com Camila Lauzut Yoshizawa.

Confira a programação completa: https://bit.ly/2RqArvD

  

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM):

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM), fundada em 1959, congrega os médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. Promove e tem a responsabilidade na formação de especialistas, e fornece condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

http://www.cirurgiadamao.org.br/

 

Em forma para o Carnaval: ainda dá tempo?

As festas de fim de ano acabaram. Os parentes foram embora, mas a “barriguinha” ficou. E agora, o que fazer?

Se você viu os números na balança subirem e o abdômen aumentar, não se desespere. Muitos querem perder o peso extra de um dia para o outro. Seria ótimo chegar ao Carnaval em forma, não é mesmo?

Nessa hora, cuidado. Existem várias receitas “mágicas” para emagrecer. Mas elas podem ser extremamente danosas para a sua saúde e não trazer os resultados esperados.

Um exemplo é a famosa dieta low carb. Já ouviu falar? Seus adeptos reduzem substancialmente a ingestão de carboidratos e aumentam as proteínas. Existem dietas ainda mais agressivas, sem acompanhamento e controle, com base alimentar a base de alface e água.

Outra loucura é praticar exercícios intensos sem se preparar. Ou então fazer “milhares” de exercícios abdominais por dia.

Essas artimanhas com o corpo, na maioria das vezes, não são bem-sucedidas. Explico.

Dietas radicais ignoram as necessidades nutricionais do corpo. O metabolismo precisa, sim, de calorias. Então, o resultado é negativo: aumento do apetite, irritabilidade e frustração de não conseguir alcançar o resultado desejado.

Já a imersão exagerada em exercícios físicos sobrecarrega o corpo. Principalmente se você estava fisicamente inativo antes. Agindo assim, você vai ficar impossibilitado de fazer atividades por várias semanas, além de correr graves riscos de lesão.

Já os milhares de abdominais para desfilar uma “barriga tanquinho” no Carnaval só funcionam nos vídeos da internet. Para eliminar a gordura localizada e definir a musculatura, é preciso associar vários exercícios – como corrida e musculação, com abdominais como complemento. E, é claro, praticá-los com constância.

Mas e agora, o que eu faço?

A melhor maneira de chegar em forma no Carnaval é a prevenção. Se dedicar ao longo de todo um ano à reeducação alimentar e prática constante de exercícios físicos.

Então você pode começar hoje e mirar no Carnaval de 2020. Que tal? Depois de um ano inteiro de bons hábitos, o corpo fica bonito esteticamente. E o mais importante: saudável.

Para isso, o passo a passo é bem simples:

• Comece agora sua preparação para o próximo ano

• Busque a melhor atividade física para as suas necessidades

• Faça uma reeducação alimentar

• Procure acompanhamento profissional

• Progrida aos poucos e respeite o ritmo natural do seu corpo

• Mude seu comportamento e seu corpo também mudará

• Seja constante e dedique-se ao longo de todo o ano.

Parece difícil? Mas não é! Basta começar dentro do seu limite e ter dedicação. Os resultados virão e, daqui um ano, você verá que o esforço valeu a pena.

Boa sorte e bons treinos!

Rafael Luciano de Mello é professor dos cursos de Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.

Crédito da foto: Alexander Redl on Unsplash.