Mauro Picini
Mauro Picini Sociedade + Saúde 10/10/18

Dicas CIMA/ I-ORTO de Toledo…

A artrose é um processo degenerativo das articulações que ocasiona dor, inflamação, inchaço e limitação funcional na região afetada. Esse quadro clínico também pode afetar os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. Em casos de dores, converse com a nossa equipe!  Agende sua consulta! Agradecimento pela dica Dr. Luiz Otávio Bombonatto - CIMA / I-ORTO: (45) 3055-4055 - R. Guarani, 1768, Toledo/PR.

 

Rodada de Negócios Acit será hoje

Evento é direcionado para associados

O Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, realiza hoje a Rodada de Negócios Acit. O evento será no auditório da entidade, a partir das 19h. Podem participar do encontro os empresários associados que queiram divulgar suas marcas e produtos, ampliar a rede de contatos e formar novas parcerias profissionais. As vagas são limitadas e o investimento é de R$ 25,00. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (45) 3055-4615, 3055-4606, 3055-4635.

 

Foz do Iguaçu Park Show adere ao “Outubro Rosa”

Complexo “Foz do Iguaçu Park Show” aderiu ao “Outubro Rosa”. Durante todo o mês, as turistas que visitarem os atrativos - Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, Maravilhas do Mundo, Dreams ice bar (bar de gelo) e Super Carros - receberão laços cor de rosa em alusão ao mês de combate ao Câncer de Mama.

“Queremos alertar as mulheres sobre a importância de prevenir essa doença. Em muitos casos ela pode matar”, disse a gerente do Complexo, Paula Haito.  Somente no Brasil, são registrados quase 60 mil novos casos por ano. Desses, cerca de 15 mil pessoas morrem. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).  “Essa é uma causa muito nobre para nós. Quase metade dos nossos colabores são mulheres. E uma delas, teve câncer de mama”, justificou Paula.

 

Autoestima

Ivete Sehn trabalha no “Foz do Iguaçu Park Show” há três anos. Há dois, quando tinha 36 anos, num exame de rotina, descobriu o câncer de mama.  “Fiquei muito assustada na hora, mas encontrei forças no trabalho para fazer o tratamento. Meu médico disse que eu precisava tratar o câncer, mas cuidar do psicológico”, contou.

Foi o que ela fez. Não deixou de trabalhar. As quimioterapias eram feitas nos dias de folga. “No trabalho eu tinha apoio e ocupava minha mente”.

Segundo Ivete foram sete meses de tratamento, o mais difícil para ela foi a perda do cabelo. “Treze dias depois da primeira quimioterapia, meu cabelo caiu. Não conseguia me olhar no espelho ou usar lenço, optei pela peruca”, disse. “Muitos turistas até perguntavam qual shampoo eu usava para ter um cabelo tão lindo. Eu dizia que era chapinha. Não queria piedade de ninguém”.

Mesmo livre da doença, Ivete mantém os exames de rotina. “Um paciente oncológico é sempre um paciente oncológico”. E fez um alerta: “Se eu não tivesse descoberto no início, talvez não estaria aqui”.

O Ministério da Saúde recomenda o exame clínico anual das mamas a partir dos 40 anos de idade, e um exame mamográfico a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos.

 

Campanha Outubro Rosa é aberta em Toledo

Uma pausa para o Rosa. Com destaque para o Desfile de Moda das Guerreiras, foi aberta na noite de segunda-feira (01), a programação alusiva à campanha Outubro Rosa, que tem como referência a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

Organizado por meio da Diretoria de Responsabilidade Social, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em parceria com os Projetos Amigas do Bem Viver, de Toledo, e Projeto Fênix, de Cascavel, o evento reuniu aproximadamente 350 mulheres.

De acordo com a diretora de Responsabilidade Social e Ambiental da entidade, Maria Rita Pozzebon, as taxas  de mortalidade por câncer de mama no Brasil  continuam elevadas, principalmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. “Com o intuito de informar, conscientizar e prevenir acerca desta doença é que promovemos este evento, enquanto responsabilidade social da Acit, pois trabalhar na prevenção ainda é a melhor opção”, ressalta.

Além do desfile de moda com mulheres que estão em tratamento ou que venceram o câncer, a noite contou com a apresentação do coral composto por integrantes do Projeto Amigas do Bem Viver, sob a regência de Nelson Engelmann, coreografia de bailarinas de grupo de Dança & Arte Jenifer Lima, depoimento de Talita Consorte Dalpra e homenagem à Ana Cristine Nardi, que ilustra o material da campanha Outubro Rosa. “Foi um evento muito especial, que nos proporcionou emoção e a reflexão, para despertar nas mulheres o sentimento do cuidar-se através da prevenção”, comenta Maria Rita.

Na organização do evento a Acit contou com a parceria dos Projetos Amigas do Bem Viver, de Toledo, e Projeto Fênix, de Cascavel. “Elas desenvolvem ações diretas de apoio a mulheres que lutam contra o câncer, e podemos dizer que estas são verdadeiras guerreiras, por isso, escolhemos o nome Desfile das Guerreiras. Agradecemos muito a todas as mulheres que participaram do evento”, frisa a diretora.

 

Programação

No dia 18 de outubro a Unimed Costa Oeste promove no seu auditório, às 19h, uma palestra com a médica ginecologista Patrícia Hiromi Kiara. Serão feitas  orientações para o autoexame de mama, entre outros assuntos, envolvendo a saúde da mulher. Além disso, haverá sorteio de brindes e os ingressos são limitados. Para mais informações falar com a Bianca, no telefone (45) 3277-8090.

Para o dia 20 de outubro o Clube Toledão realizará  às 15h30, um chá beneficente, com o foco na conscientização sobre o câncer de mama. Para saber mais entre em contato com  Katia, pelo telefone (45) 9 9149-8140.

Ainda no dia 20 de outubro o Núcleo Setorial de Academias da Acit realizará um momento para a prática de atividades físicas, às 17h, na quadra esportiva do Lago Municipal Diva Paim Barth. O objetivo é mostrar como exercícios físicos são um aliado na prevenção do câncer de mama. Para a participação é pedido um quilo de alimento não perecível. Informações com Thais, no (45) 3055 - 4606.

A finalização das atividades será no dia 25 de outubro será promovido o Curso de Mecânica Básica desenvolvido exclusivamente para mulheres, sob responsabilidade dos Núcleos Setoriais de Mecânica, de Corretoras de Seguros e da Mulher Empresária, da Acit. Será realizado no Centro da Juventude do Jardim Coopagro, às 19h30.  Para a participação é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível. Para saber mais falar com Thais, no (45) 3055-4606.

A programação do Outubro Rosa é organizada pela Acit desde 2013, congregando instituições, entidades e órgãos lidados à saúde no município. Uma série de ações estão previstas, como peça teatral, palestras, orientações com médica ginecologista, chá beneficente, atividades físicas, curso de mecânica básica para mulheres, entre outras. Os eventos contam com o apoio da Fundação Waldyr Luiz Becker, Rotary, Unimed Costa Oeste, Clube Toledão, Núcleo Setorial de Corretoras de Seguro de Toledo, Núcleo de Automecânicas de Toledo e Núcleo da Mulher Empresária, Spaço da Beleza e Maicon Sturm Fotografias.