Mauro Picini
Mauro Picini Sociedade + Saúde 20/09/17

Saúde do bebê: entendendo as características do cocô

Bepantol® Baby alerta para a importância de saber identificar as cores das fezes dos pequenos, que podem indicar uma boa saúde ou sugerir problemas que merecem cuidados médicos

A maior preocupação dos pais é com a saúde e bem-estar dos filhos, já a partir do momento em que estes nascem. Desde os primeiros dias de vida do bebê, compreender as razões de cada choro, alterações de humor, frequência de sono e funcionamento de intestino é um dos desafios da família para se adaptar à rotina com a criança.

Pensando na saúde dos pequenos, é importante, por exemplo, que os pais estejam atentos às características do cocô do bebê, consistência e frequência, uma vez que isso pode indicar boa saúde ou necessidade de algum tratamento. Por outro lado, não existem regras, uma vez que o intestino de cada criança funciona de modo diferente.

Nos primeiros meses, quando a alimentação é exclusivamente o leite materno, é comum as fezes serem mais líquidas e pastosas e, com o passar do tempo, quando outros alimentos são inseridos, ficarem mais espessas e consistentes.

- Fezes escuras: cor normal para os primeiros dias de vida do bebê, ao longo do tempo elas vão para os tons esverdeados/amarelados. No caso da suplementação com ferro, a cor escura é normal, mas se não apresentar causa aparente e a cor muito escura voltar, deve-se procurar o pediatra.

- Fezes amareladas: cor normal para o cocô do bebê, principalmente para os que se alimentam apenas de leite materno.

- Fezes brancas: possível problema no fígado, responsável por produzir a bile, líquido que contribui para a boa digestão. Deve-se procurar um pediatra.

- Fezes vermelhas: a presença de sangue nas fezes indica possíveis infecções ou problemas gastrointestinais. Recomenda-se ir ao médico.

Fezes com formato de bolinhas indicam probabilidade de o bebê estar com prisão de ventre. O recomendado é dar mais líquido, e caso a criança já coma alimentos sólidos, aumentar a quantidade de fibras. Se os sintomas persistam, deve-se procurar o pediatra.

Além de observar as alterações nas fezes do bebê, é importante ficar atento se elas vêm acompanhadas de sintomas como febre, dor e irritação, o que pode indicar a presença de doenças. Nesse caso, é hora de procurar um pediatra.

Na hora da troca de fraldas, deve-se sempre passar o creme antiassaduras Bepantol® Baby, que hidrata e previne o bumbum de assaduras.

 

Sobre a Linha Bepantol® Baby

Sempre pensando no bem-estar da mãe, do pai e, claro, dos bebês, a Bayer oferece Bepantol® Baby, creme antiassaduras com tripla proteção: protege, hidrata e ajuda na recuperação da pele dos pequenos. Contém Pró-vitamina B5, que cria uma barreira transparente, protegendo o bumbum do bebê e deixando-o mais resistente contra as assaduras. Além disso, o antiassaduras da Bayer é fácil de espalhar e de ser retirado, evitando assim fricções desnecessárias. Sua fórmula hipoalergênica não contém agentes potencialmente irritantes, como fragrâncias, corantes e conservantes, que podem irritar a pele sensível do bebê. Bepantol® Baby é a evolução dos antiassaduras.

 

Bayer: Ciência para uma vida melhor

A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de cuidados com a saúde humana e animal e na área de agricultura. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a companhia objetiva criar valor por meio da inovação. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com suas responsabilidades sociais e éticas como uma empresa cidadã. Em 2015, o grupo empregou cerca de 117 mil pessoas e obteve vendas de 46,3 bilhões de euros. Os investimentos totalizaram 2,6 bilhões de euros e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram 4,3 bilhões de euros. Esses números incluem os negócios de polímeros de alta tecnologia, que foram lançados no mercado de ações como companhia independente nomeada Covestro, em 6 de outubro de 2015.

 

Livro com relatos de crianças em tratamento contra o câncer será lançado

Lançamento será nesta quarta-feira, 20 de setembro

Falta pouco para que a quarta edição do livro Anjos do Bem seja lançada. Escrita pelos pacientes da ala de Oncologia Pediátrica do Hospital Uopeccan, a publicação já se tornou parte do calendário de ações alusivas ao setembro dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil.

Para que seja lançado agora, no entanto, as atividades já começaram há algum tempo. “Durante o tempo de espera das consultas, os internamentos e até as sessões de quimioterapia, as professoras do SAREH (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar) incentivam os pacientes a fazerem as atividades escolares. Neste período, elas também incentivam a produção de textos autorais que devem ser publicados no livro. O processo de produção dura, em média, cinco meses”, conta a gerente de assuntos institucionais, Kelyn Aires.

Com os textos prontos e organizados, chegou a hora da revisão. Após todos os detalhes estarem afinados, chegou a hora da impressão. “O livro já está na gráfica, quase saindo do forno. Estamos muito ansiosos para mostrar as histórias do nosso Jardim de Memórias para a população”, complementa.

 

JARDIM DE MEMÓRIAS

Todos os anos, desde 2014, o livro Anjos do Bem tem temas específicos. Nesta quarta edição, a temática é “Jardim de Memórias”. “Dentro do Hospital, temos a oportunidade diária de nos deparar com pequenos-grandes-guerreiros que nos inspiram com as suas histórias de luta e superação”, indica o diretor presidente da instituição, Ciro Kreuz.

Para coroar toda a produção deste livro, o lançamento será nesta quarta-feira, 20 de setembro, a partir das 18 horas, no anfiteatro da Univel (Av. Tito Muffato, 2317). A entrada é gratuita e, durante o lançamento, serão feitas apresentações culturais com o coral das crianças da Uopeccan, coral da LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer), além de depoimentos emocionantes e outras surpresas que estão sendo preparadas.

Durante todo o evento, as crianças e adolescentes que participaram do projeto estarão autografando os exemplares, que estarão à venda no local por R$30,00 cada. Toda a renda arrecadada a partir da venda do livro Anjos do Bem é revertida para a ala de Oncologia Pediátrica.

 

Uniprime Pioneira do Paraná inicia evento Conecta Uniprime

Os cooperados da Uniprime Pioneira do Paraná das cidades de Medianeira, Palotina e Ubiratã foram os primeiros contemplados com a experiência transformadora que propõe o evento Conecta Uniprime, reunindo em um só lugar informação, gastronomia e cultura.

“Inauguramos nossa nova série de palestras com esse espírito de transmitir confiança e para que os cooperados se sintam pertencentes e donos do negócio. Um evento diferente e especial, com uma proposta convidativa, aconchegante e diferente”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Uniprime Pioneira do Paraná, Dr. Orley Campagnolo.

No Conecta Uniprime os cooperados têm a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre economia com o palestrante Guilherme Ricardo dos Santos Souza e Silva, economista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “No primeiro momento apresento conceitos básicos de economia que fazem parte da vida de todos e, ainda, falamos sobre finanças pessoais e gerenciamento do orçamento da família. A Uniprime está desempenhando um papel fundamental de divulgar o conhecimento aos cooperados”, frisou.

Os eventos aconteceram em tendas expostas em frente ou próximas às agências da Cooperativa, criando um ambiente descontraído e informal, sem perder a classe e a elegância. A experiência ainda incluiu um cardápio prático de comida e bebidas, música ao vivo com o melhor repertório do Blues e do Rock e um brinde especial: um cofrinho para incentivar os participantes a poupar dinheiro. Um novo formato desenvolvido para conectar a cooperativa com os cooperados.

 

Avaliação

Segundo a cooperada Claudete Hermes, de Medianeira, assistir a palestra permite que os cooperados melhorem o conceito diário de evoluir, economizar e progredir. “Além disso, a forma criativa e diferente em que o evento foi pensado agradou a todos”, conta.

Para Luiz Ernesto Giacometti, de Palotina, a palestra foi esclarecedora e mostrou para as pessoas o que está acontecendo em nível nacional. “É uma oportunidade para os cooperados ficarem informados como está a economia do nosso país”, disse.

Já a cooperada Roselaine Ribas, de Ubiratã, avaliou de forma positiva o Conecta Uniprime. “Os eventos da Uniprime sempre são bons, reúnem os cooperados, incentivam as pessoas a poupar dinheiro, com uma palestra instrutiva e esclarecedora. É muito interessante a Uniprime promover esses eventos para mostra o espírito de cooperação”, lembra.

 

Sobre a Uniprime

A Uniprime Pioneira do Paraná é uma cooperativa de crédito com 21 anos de fundação. Foi a pioneira em seu segmento neste Estado e desde então atua na oferta de crédito e serviços de forma mais simples e vantajosa, por meio de um atendimento personalizado, moldado às necessidades dos cooperados. Conta com nove agências distribuídas nas cidades de Toledo, Assis Chateaubriand, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Ubiratã, Goioerê, Palotina, Guaíra e Santa Helena.