Mauro Picini
Mauro Picini Sociedade + Saúde 21/02/18

Prati-Donaduzzi recebe estudantes para estágio de férias

Vindos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 46 estudantes em fase final da graduação chegaram no dia 08 de janeiro à Prati-Donduzzi. Eles iniciaram o Programa de Estágio de Férias que tem duração de um mês, cujo o objetivo é permitir um conhecimento mais amplo sobre a indústria farmacêutica e seus processos de trabalho.

Durante o período na empresa, os alunos participarão de aulas teóricas sobre assuntos ligados a rotina de trabalho, na parte da manhã, e no período da tarde realizarão job rotation em diversas áreas. Para a finalização das atividades, desenvolverão projetos que visam colocar em prática o que foi aprendido, e que serão apresentados na última semana do estágio. Conforme a responsável pelo Programa de Estágio, Denize Polla, o projeto oferece aos estagiários diversas oportunidades. “Considero o Programa diferenciado, pois proporciona tanto o desenvolvimento técnico quanto pessoal dos participantes. Para aqueles que pretendem construir carreira profissional na indústria farmacêutica, realizá-lo é um diferencial, além de todo o conhecimento adquirido nas atividades, o networking com profissionais que já atuam no setor, e também com alunos de outros cursos e instituições é significativo para decisões futuras na atuação profissional”, explica.

A estudante Katherine Lanz, que cursa Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na UFPR, diz que participar do estágio é uma oportunidade de crescer profissionalmente. “Escolhi fazer estágio na Prati, pois meus próprios veteranos indicaram a empresa. Estar aqui me proporcionará conhecimento sobre o mercado de trabalho e quero aprender mais sobre a indústria farmacêutica”, relata.

 A turma é formada por alunos dos cursos de Farmácia, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Química e Bioquímica. Entre as universidades que eles estudam, estão a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual Centro-Oeste  (Unicentro) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

 

Série “Tudo sobre medicamentos” chega à quinta edição

Parceria de conteúdo entre Prati-Donaduzzi e Dr. Drauzio Varella valoriza os benefícios dos genéricos

O quinto fascículo da série “Tudo sobre medicamentos” está no ar. Produzido pela Prati-Donaduzzi, a maior produtora de medicamentos genéricos do Brasil*, em parceria com o Dr. Drauzio Varella, o projeto valoriza os medicamentos genéricos apresentando suas vantagens e peculiaridades.  O conteúdo está disponível para download gratuito. 

Nesta edição, Dr. Drauzio Varella alerta sobre os perigos da automedicação excessiva e suas consequências. Além de distúrbios hormonais, a pessoa que abusa dos medicamentos pode ter espinhas, ganho de peso e até desenvolver problemas mais graves como dependência química e intoxicação medicamentosa. O volume esclarece que não é necessário prescrição médica para todas as vezes que sentir azia ou dor de cabeça, mas caso os sintomas persistam é recomendável procurar ajuda profissional.

Outro tema levantado nesta edição é o armazenamento e descarte correto de medicamentos, mas antes de tudo, chama a atenção para a data de validade que vem na caixa do produto. Também é comum encontrar, nos lares brasileiros, algum cantinho para armazenar medicamentos, a fim de ter um auxílio em momentos de dificuldade. Saiba que o local precisa seguir uma série de orientações para a conservação dos compostos. O procedimento para descarte também é algo que requer atenção. Todos esses detalhes são abordados pelo especialista no quinto fascículo.

É possível baixar gratuitamente o número cinco da série e acompanhar as próximas edições. Os volumes 1, 2, 3 e 4 de “Tudo sobre medicamentos” estão no ar e podem ser encontrados no site do médico.

*Fonte: IMS Health MAT Dezembro/2017 PMB+NRC Doses Terapêuticas

 

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos genéricos e similares, é a primeira no país a comercializar os medicamentos fracionáveis. Com sede em Toledo, oeste do Paraná, tem mais de 4 mil colaboradores e possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil. Produz, em média, 12 bilhões de doses terapêuticas por ano.

 

Centro Europeu lança curso de Design de Produto

A atividade capacita profissionais para atender as demandas de um mercado em franca expansão

Todo o desenvolvimento de objetos e bens de consumo passam pelas pesquisas e processos de criação dos designers de produto. Os profissionais desta área são responsáveis por elaborar todos os atrativos estéticos, funcionais, sustentáveis e ergonômicos dos mais variados tipos de itens utilizados no dia a dia, entre eles utensílios, mobiliários, embalagens, eletrodomésticos e automóveis, se destacando como uma das vertentes industriais mais determinantes para o sucesso de uma empresa ou produto. Focado em formar profissionais versáteis e que atendam as demandas do mercado de trabalho, o Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões e idiomas da América Latina, acaba de lançar o curso “Design de Produto”.

Com uma grade curricular inovadora, o objetivo da atividade é capacitar profissionais capazes de atuar em diversos segmentos do design, identificando a matéria-prima, o processo de produção e a identidade visual ideal para agregar valor aos produtos e serviços. “O Design de Produto é uma ferramenta imprescindível para empresas de todos os portes e segmentos, pois desperta o desejo de consumo promovendo originalidade e personalização e criando uma identidade com o público. Isso significa que suas ofertas ao mercado sempre estarão em conformidade com os desejos do consumidor de uma maneira nova e surpreendente”, explica Filipe Bender, coordenador do curso de Design de Produto do Centro Europeu.

O curso tem duração de 1 ano letivo e é estruturado com foco na prática de desenvolvimento de projetos, apoiado por professores makers experientes e com destaque no mercado profissional. Os conteúdos abordam, por exemplo, introdução e história do design de produto; teoria da cor e composição; representação gráfica de projetos; desenho de observação e perspectiva; ergonomia; desenho digital; maquete eletrônica e impressão 3D; sustentabilidade no design; materiais de acabamento e revestimento; e técnicas de design autoral. Além de disciplinas mais focadas em negócios, como branding e aspectos jurídicos da profissão.

Durante o curso, os alunos ainda terão acesso a uma estrutura completa para a realização prática de projetos, assim como terão a oportunidade de participar de palestras especiais e visitas técnicas em fábricas e linhas de produção e montagem dos produtos. “Durante 26 anos de história, o foco do Centro Europeu sempre foi oferecer um ensino inovador e de excelência. E não será diferente com o curso de ‘Design de Produto’. Para isso, desenvolvemos um curso que prepara o aluno de maneira dinâmica e multidisciplinar, fazendo com que ele seja fundamental para o mercado de trabalho”, completa Ronaldo Cavalheri, diretor geral do Centro Europeu.

As aulas do curso  de “Design de Produto” terão início no dia 20 de março e serão realizadas nas segundas e quartas, das 08h30 às 11h45 ou das 19h15 às 22h30, na sede do Centro Europeu no Shopping Crystal (Comendador Araújo, 731 – Piso L4). Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6669.

 

Boticário convida para uma vida mais cheia de imaginação com a nova linha Dream

O Boticário apresenta a linha Dream, com fragrâncias que convidam as mulheres a se transportarem a universos nos quais não existem limites para destravar a imaginação. Seja para colecionar ou presentear, os quatro novos splashes dão o toque de perfumação a qualquer hora e em diferentes momentos do dia com diferentes rotas de frescor. A novidade já está disponível nas lojas, e-commerce e revendedoras da marca em todo país.

“Com imaginação, a vida fica muito mais gostosa. Dream é uma inspiração para que as mulheres soltem a criatividade e se permitam escapar da realidade, viver momentos mágicos, mesmo que só por alguns minutos. Criamos quatro fragrâncias com caminhos olfativos distintos para que possam ser usados em diferentes ocasiões: fresco, envolvente, delicado ou confortável”, diz o Gerente de Perfumaria do Boticário, Jean Bueno.

Jardim de Mistérios, Espelho Secreto, Filtro dos Sonhos e Amor no Ar têm a criação das fragrâncias mais elaboradas e remetem a perfumaria fina, mas perfumação leve – ideal para ser usada em abundância e reaplicada ao longo do dia. A embalagem traz o elemento dourado e uma tampa transparente cristal, além de rótulos lúdicos e coloridos, ilustrados por ícones que representam cada fragrância: uma chave, um espelho, um filtro dos sonhos e um coração, respectivamente.

 

Conheça melhor cada um deles:

Dream Body Splash Desodorante Filtro dos Sonhos, 200 ml

Fragrância com toque de lavanda floral envolvente.

 

Dream Body Splash Desodorante Espelho Secreto, 200 ml

Fragrância Floriental Frutal envolvente, traz um toque de baunilha âmbar e musk que revela o poder e a feminilidade feminina.

 

Dream Body Splash Desodorante Jardim de Mistérios, 200 ml

Fragrância frutal fresca e confortável, com notas de pera, bergamota, limão e maça.

 

Dream Body Splash Desodorante Amor no Ar, 200 ml

Fragrância romântica e delicada, com toque floral amadeirado.

 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do Brasil, com 3.760 pontos de vendas em cerca de 1750 cidades brasileiras e mais de 900 franqueados. Líder no mercado de perfumaria, segundo o Instituto Euromonitor, seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 850 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.

 

Sipat da Prati-Donaduzzi reforça a ideia do uso dos equipamentos de proteção

A Prati-Donaduzzi, por meio do setor de Segurança do Trabalho e com apoio dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizou, de 20 a 25 de novembro, a 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Com o tema “Cuide-se: use seu EPI” as ações estiveram voltadas ao alerta sobre a importância da prevenção para evitar acidentes no ambiente de trabalho e também sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Entre as atividades realizadas estiveram palestras ministradas por vítimas de acidentes, outras motivacionais no intuito de cuidar da saúde mental, e também jogos educativos e cine segurança.

Um dos palestrantes, Silvio Marcio Mioti, colaborador da Prati-Donaduzzi, relatou como aconteceu o acidente de trânsito que sofreu em 2009 e que resultou com a perda de um braço. “Poder conversar com as pessoas e contar o que aconteceu comigo é uma forma de conscientizá-las para terem mais cuidado no trânsito, no trabalho e na vida. Quando sofremos um acidente nossa rotina muda muito, impacta a vida de outras pessoas e no trabalho diário”, explica.

A colaboradora Marli dos Santos, participou das atividades e menciona o quão importante são as mensagens de alerta. “Usar os EPI´s no ambiente de trabalho é essencial pois, além de proporcionar segurança, faz com que possamos chegar em casa do mesmo jeito que saímos”.

O presidente da CIPA, Jeferson Schneider, diz que o entendimento sobre a importância dos cuidados preventivos é essencial. “A nossa SIPAT está fundamentada na saúde e segurança no ambiente de trabalho e durante o evento orientamos nossos colaboradores em busca da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O uso do EPI precisa ser um hábito e não somente uma obrigação”, explica.