Mauro Picini
Mauro Picini Sociedade + Saúde 24/04/19

No Dia Internacional do Milho (24/4), chef Patricia Lopes ensina a preparar o inusitado Gnocci de Polenta

Prepare o gostoso gnocci de polenta da chef Patricia Lopes no Dia Internacional do Milho

Na próxima quarta-feira (24/4), Dia Internacional do Milho, a ideia é degustar um prato com este cereal que, há pelo menos 7.300 anos participa da história alimentar mundial. Bastante querido dos brasileiros, o milho já era cultivado pelos índios e, com a chegada dos portugueses, entrou de vez no cardápio da população. Para comemorar a data, a chef Patrícia Lopes, da Cook it ®, ensina uma receita prática e saborosa, que tem como o ingrediente principal a polenta, feita a partir da farinha do milho. Veja abaixo:

 

Gnocci de Polenta (Serve 4)

 Ingredientes:

• 200g de polenta instantânea

•50ml de azeite de oliva

•2 dentes de alho picado

•1kg de tomate italiano, concassê

•Sal e pimenta do reino moída na hora, q/b

•1 maço de manjericão fresco

•100gr de prosciutto crudo em fatias finas (opcional para vegetarianos)

•100gr de parmesão em lascas

Chef Patricia Lopes, da Cook it

 

Modo de preparo:

Preparar a polenta conforme instruções da embalagem. Deixar a mornar.

Preparar o molho. Em uma frigideira, aquecer o azeite de oliva e rapidamente refogar o alho sem dourar. Acrescentar os tomates e saltear por 2 minutos. Temperar com sal e pimenta do reino moída na hora. Lembre-se que usaremos o prosciutto e o parmesão que já são salgados. Manter aquecido.

Quando a polenta estiver em temperatura morna, de fácil manuseio, colocar a preparação em um saco de confeiteiro e cortar a ponta com aproximadamente 2cm. Fazer os gnocci com 2cm de comprimento.

Colocá-los diretamente no refratário de serviço. Não precisa cozinhar. Cobrir com os tomates, e salpicar folhas de manjericão fresco, as fatias de prosciutto e as lascas de parmesão. Servir em seguida.

 

Sobre a Cook it®

Os produtos da Cook it® são elaborados com os ingredientes de alta qualidade, secos e desidratados, sob um minucioso controle de qualidade. Só comida de verdade entra na receita. Não é utilizado nenhum tipo de conservante ou aromatizante, sendo que tudo é elaborado com o mínimo possível de refinados. Além disso, não há qualquer desperdício de ingredientes, pois todos eles já estão na medida exata para cada receita. A escolha das embalagens de vidro ocorreu, pois, o material é o que melhor preserva as propriedades do alimento. Esse tipo de embalagem também gera o menor impacto ambiental possível, com a vantagem de poder ser reaproveitado — no processo de esterilização —, ou reciclado — quando vira uma nova embalagem. Para completar, o vidro permite que o cliente veja exatamente o que irá consumir.

 

Mais sobre a chef Patricia Lopes e a marca Cook it®

Formada chef de cuisine e restauranteur pelo Centro Europeu, em Curitiba, Patricia Lopes aperfeiçoou seus conhecimentos gastronômicos em escolas renomadas como Le Cordon Bleu, em Londres, e Universidad Iberoamericana Ciudad de México.

Além de chef e empresária, Patricia é também food trotter. Realizou viagens gastronômicas para os Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, China, Japão, México e América Central, dentre outros lugares. A ideia de desenvolver receitas em potes, que ela aplica na sua marca, a Cook it®, surgiu justamente durante sua passagem pela Europa. O sonho de levar boa comida e praticidade para as mesas brasileiras era latente “Passei algum tempo testando técnicas, preparando receitas e lendo muito sobre o assunto”, conta ela. “Afinal, meu objetivo era que as pessoas tivessem os ingredientes sempre à mão, para uma refeição especial e, ao mesmo tempo, saudável”, explica.

Os produtos da marca Cook it® são artesanais, premium e de perfil “vapt-vupt”, pois ficam prontos em poucos minutos. A linha completa da marca tem 18 itens, elaborados com ingredientes de alta qualidade, secos e desidratados, sob um minucioso controle de qualidade. As receitas da Cook it® não contém conservantes nem aromatizantes e são elaboradas com o mínimo possível de refinados. São risotos, polentas, mix de grãos (que originam sopas ou saladas), brownies, panquecas doces e cookies. Todos os produtos evitam desperdícios, pois os ingredientes são porcionados na medida exata para cada preparo. Com a responsabilidade social no coração da marca, as embalagens da Cook it® são distribuídas em vidro, porque o material preserva melhor as propriedades dos alimentos e ainda gera menos impacto ambiental – além de ser reciclável e reaproveitável. Saiba mais em https://cookitemcasa.com.br/

 

Psicólogo lança livro de preparação para concurseiros usando a Terapia Cognitiva-Comportamental

“Concursos: faça sem medo” traz abordagens práticas para alcançar a aprovação em concursos ou vestibulares

Fernando Elias José

Como nossas crenças e pensamentos podem interferir em nosso processo de aprovação em concursos ou vestibulares? A obra “Concursos: faça sem medo”, do psicólogo Fernando Elias José, publicado pela Sinopsys Editora, propõe questionamentos que nos levam a reflexões sobre os verdadeiros obstáculos que antecedem a aprovação.

Neste guia cognitivo-comportamental, o autor dá dicas práticas e técnicas para melhorar o desempenho do candidato, não só para prestar o concurso ou prova, mas também para uma mudança de hábitos em sua vida cotidiana, a partir de conceitos da Terapia Cognitiva-Comportamental. Entenda como o preparo emocional é fundamental para vencer os desafios dos concursos e vestibulares.

A ideia de produzir a obra ocorreu pela carência de livros sobre o tema. Segundo o autor, “Nesta área específica, há algumas confusões, no sentido de que bastaria motivar o estudante para que a sua mente estivesse apta para encarar as provas. A psicologia vai muito além disso, ajudando o estudante ao longo de toda a caminhada de forma a se conhecer melhor, compreender o que precisa trabalhar em si para alcançar o sucesso”.

Para chegar a esta e outras conclusões presentes no livro, Fernando percorreu um longo caminho, pois já trabalha há 21 anos com estudantes e “concurseiros”. Utilizando fundamentos da Terapia Cognitiva-Comportamental, ele oferece através do livro diferentes maneiras de começar uma jornada de sucesso para a aprovação em concursos e exames. A primeira regra para entrar neste “clube seleto” de aprovados é a necessidade de mudanças de pensamento e comportamento, de uma forma que o estudante sintonize-os na trilha da dedicação aos estudos.

“Ter os objetivos claros é a melhor forma de começar. Onde você quer chegar e que resultados alcançar? Depois disso, traçar o seu planejamento de estudos e construir, dia após dia, a aprovação”, explica Fernando, que também ressalta que, após este primeiro passo citado, deve-se colocar em mente que a aprovação não é impossível de ser alcançada. “É possível para qualquer pessoa, pois as dificuldades podem ser superadas, tanto com organização de estudos e determinação, quanto com o conhecimento emocional, que costuma fazer toda a diferença”, enfatiza.

Além destes pontos, Fernando frisa que é importante encontrar um equilíbrio nas diferentes áreas da vida do estudante, pois o lazer e o descanso são grandes aliados se forem usados de forma balanceada. “Com relação ao repouso, o cérebro precisa de tempo para armazenar todas as informações. Por isso, respeitar as horas de sono é fundamental”, afirma o psicólogo, que recomenda ainda pequenas pausas de 15 a 20 minutos a cada 2 horas de estudos. 

Dicas como estas acompanham o leitor durante as 192 páginas de “Concursos: faça sem medo”, além de depoimentos de diversas pessoas que conseguiram entrar no funcionalismo ou na universidade pública através deste método de preparação elaborado por Fernando Elias, que alia pensamento, ação e comportamento a fim de se conseguir a aprovação em exames e concursos. Transformar o difícil em algo simples e possível para a maioria das pessoas é a proposta do livro, que fornece ao leitor meios práticos de como ele pode alcançar seu sonho.

 

Planejamento é tudo

Juntamente com o livro, Fernando Elias lança o “Planner do Estudante”, uma agenda cognitivo-comportamental para o sucesso em provas. Por meio do material, o estudante poderá se organizar e planejar sua vida de “concurseiro”, o que, de acordo com o psicólogo, potencializará o processo de preparação para provas. “O planner visa facilitar a organização. Há estudantes com muita determinação e pouco planejamento. Nessas horas, é importante pôr no papel uma espécie de plano de voo, ou seja, materializar cada atividade. Desta forma, é possível distribuir os conteúdos de forma a cumpri-los naturalmente. Com o planner, o estudante visualiza todas as suas metas, sem esquecer de nada, e segue cada etapa estabelecida”, finaliza o psicólogo.

 

Autor

Fernando Elias José. Psicólogo, mestre em Psicologia Clínica pela PUCRS, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, trabalha há mais de 20 anos com preparação emocional para candidatos a concursos, vestibulares e provas em geral. É terapeuta certificado pela FBTC e presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS).

 

Dados Técnicos

Concursos: faça sem medo – guia cognitivo-comportamental para a aprovação em concursos

Sinopsys Editora – 2019

Fernando Elias José

ISBN: 978-85-9501-083-3

Formato: 16 x 23 cm | 192 Páginas | Peso: 350 g

Acabamento: Brochura

Preço de capa: R$ 55,00

https://www.sinopsyseditora.com.br/livros/concursos-faca-sem-medo-guia-cognitivo-comportamental-para-a-aprovacao-em-concursos-1325

 

PLANNER DO ESTUDANTE: AGENDA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA O SUCESSO EM PROVAS DADOS TÉCNICOS

ISBN: 978-85-9501-082-6

Formato: 16 X 23cm | 64 Páginas | Peso: 137g

Acabamento: Brochura

Preço de capa: R$38,00

https://www.sinopsyseditora.com.br/livros/planner-do-estudante-agenda-cognitivo-comportamental-para-o-sucesso-em-provas-1256

 

COMBO: CONCURSOS E PROVAS (DOIS LIVROS ACIMA JUNTOS)

Preço de capa: R$93,00;

https://www.sinopsyseditora.com.br/livros/combo-concursos-e-provas-1334

 

Acit reúne expositores da 27ª Feira de Automóveis

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) promoveu reunião com expositores da 27ª Feira de Automóveis, na noite de segunda-feira (15). O objetivo foi discutir os preparativos para o evento, que será realizado em parceria com a cooperativa de crédito Sicredi Progresso PR/SP, nos dias 26, 27 e 28 de abril, no Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo.

O diretor de Feiras, Eventos e Turismo da Acit, Gilberto Menoncin, conduziu a reunião em que foram repassadas orientações sobre a montagem da estrutura para o evento, entrada e saída de veículos para test drive, funcionamento da praça de alimentação, entre outras informações.

Também foi sorteada a localização dos estandes. Serão 15 expositores, que levarão aproximadamente 400 veículos usados e seminovos para revenda. “Temos expectativas de bons negócios e graças à parceria com a Sicredi Progresso as pessoas interessadas poderão fazer financiamentos, com juros diferenciados, prazos alongados, para que as parcelas caibam no seu bolso, com a primeira parcela para vencer em junho”, enfatiza o diretor da Acit. 

A Feauto será realizada no Centro de Eventos Ismael Sperafico e abrirá na sexta-feira (26), das 15h às 21h. No sábado (27), o funcionamento será das 9h às 21h e no domingo (28), das 9h às 19h. A entrada é gratuita.

A praça de alimentação ficará sob a responsabilidade da Apada (Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos de Toledo), que oferecerá lanches variados e almoço no sábado e domingo. Também haverá recreação infantil com acesso gratuito.

As empresas expositoras da Feauto serão a Airton Veículos,  Arsênio Autos e Pick Up’s, Atalaia Multimarcas, Automais Veículos,  Chorão Multimarcas, Dl Automóveis , Dose Dupla Veículos, Ferreto Veículos , Global Veículos, Grilo Automóveis, Luiz Ana Veículos, Ponto Certo Automóveis, Rebivel Veículos, Turim Motors e Veículos Malacarne.

 

Água mineral: atente para os benefícios do consumo do líquido entre as crianças

Segundo pesquisa, o aumento da ingestão de água nas escolas diminui o risco de excesso de peso

Crianças possuem uma massa corporal menor que um adulto e, devido a isso, retêm mais calor do ambiente. A realização de atividades físicas, como as brincadeiras diárias e os exercícios comuns na infância: natação, futebol e balé, resultam em uma necessidade maior de hidratação do organismo, já que perdem água por meio do suor durante estas práticas. Segundo Manuela Seidel, bióloga, a água é também, fundamental para o desenvolvimento das crianças, desde a amamentação, por meio do leite materno. “É nesse período que a mãe deve ingerir uma quantidade adequada de água, aproximadamente 30 mililitros por quilo do peso dela, para que o filho absorva a quantidade necessária do líquido”, observa Manuela. “Após este tempo, a água deve ser incorporada ao dia-a-dia da criança, sendo oferecida para ela constantemente” complementa a bióloga.

 

Excesso de Peso Infantil

De acordo com uma pesquisa realizada pelas Universidades de Dortmund, na Alemanha e Witten-Herdecke, na Inglaterra, em 2009, o aumento do consumo de água em escolas, diminuiu o risco de excesso de peso nas crianças. O estudo consistiu na divisão de 32 grupos escolares, que - juntos - somaram quase três mil crianças. Parte das equipes foi incentivada a ingerir um copo a mais de água por dia do que o consumido normalmente. Em um ano, os resultados mostraram que houve uma queda de 31% no risco de excesso de peso nas crianças que estavam bebendo mais água. Os outros grupos que não participaram da campanha de incentivo, apresentaram aumento de peso, no mesmo período. ”Isso se explica porque se a ingestão de água não for adequada, a realização das funções do nosso organismo não se realizará de forma eficiente” explica a bióloga.

 

Qualidade

A bióloga ressalta que além da ingestão correta do líquido, a atenção deve ser voltada para a qualidade que a água oferece. Uma destas opções é a água com minerais raros, como Vanádio e um pH mais elevado. “Estudos recentes apontam que o Vanádio possui propriedades tão ricas que se equivalem às encontradas em frutos do mar, azeite de oliva, no alho e no arroz integral”, esclarece. “As funções benéficas estão na diminuição das taxas do Colesterol, o que evita ataques cardíacos e na síntese do açúcar, estimulando a produção de insulina pelo pâncreas”, e o pH elevado diminui a acidez gástrica, finaliza a bióloga.

 

Onde encontrar

Em Novo Sobradinho, no Oeste do Paraná, existe uma fonte de água com a maior concentração de Vanádio já encontrado no mundo: 0,31 mg/L e com pH 10. Mesmo com diversos benefícios para a saúde, esta água vanádica pode ser adquirida a um preço acessível, variando em torno de R$ 2,00 conforme a embalagem. “Já que o Vanádio não é acrescentado à fórmula, é extraído diretamente da fonte que contém a substância, o valor é equivalente à água mineral comum, sendo apenas uma questão de escolha do consumidor”, finaliza Osmar Pereira, proprietário da Indústria de Bebidas Sobradinho, responsável pelo envasamento e distribuição da Água Mineral Sferriê.

 

Sobre a Indústria de Bebidas Sobradinho

Localizada no distrito de Novo Sobradinho, interior da cidade de Toledo, no Paraná, a Indústria de Bebidas que leva o mesmo nome do local foi criada em 2010 para gerenciar o envasamento e a comercialização da Água Mineral Sferriê e das bebidas energéticas e isotônicas. A marca integra o grupo Pereira, que também produz produtos lácteos.