Mauro Picini
Mauro Picini Turismo 13/09/18

Termatalia inaugura novo ciclo para o turismo de Foz do Iguaçu

Mabu inaugura em dezembro a terceira maior praia artificial de água termal do mundo

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que o turismo termal deve crescer 9% nos próximos cinco anos, o dobro do esperado para o turismo convencional. Conectado com essa nova tendência mundial, Foz do Iguaçu sediará a 18ª edição da Feira de Turismo Termal, de Saúde e Bem-estar, a Termatalia 2018, entre os dias 12 e 15 deste mês.

A realização do evento mundial consolida a cidade como destino termal brasileiro e já movimenta o setor hoteleiro. Novos investimentos já estão em andamento, o que vai contribuir para a diversificação da oferta turística, com reflexo imediato no crescimento da visitação de públicos distintos, em busca de águas terapêuticas.

Foz do Iguaçu, além de ser o ponto de encontro de dois grandes rios, Iguaçu e Paraná, está assentada no Aquífero Guarani, maior reserva subterrânea de água doce do planeta. As águas do aquífero, ricas em sais minerais e outros elementos, têm propriedades medicinais e terapêuticas, e começam a ser melhor aproveitadas para o desenvolvimento do turismo termal, de saúde e bem-estar.

Redes hoteleiras de Foz já apostam nas águas termais para atrair turistas. É o caso do Mabu Thermas Grand Resort, que prepara a inauguração da primeira fase do Blue Park, maior parque aquático do sul do país em dezembro. Uma das novidades dentro da área de 62 mil metros é a terceira maior praia artificial de água termal do mundo, aproveitando o potencial do Aquífero Guarani.

O Recanto Cataratas Resort & Convention também planeja ampliar o investimento no segmento termal. O hotel já possui uma gigantesca piscina termal que atrai famílias durante todo o ano. O Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort também está de olho nesse mercado. Primeiro passo foi perfurar o poço e logo deve anunciar investimentos neste setor.

Outros estabelecimentos hoteleiros já instalados ou em fase de projeto já cogitam aderir às águas termais, mostrando que o destino tem muito a ganhar se seguir nessa direção.

 

SPA de caverna

A 70 quilômetros de Foz do Iguaçu, o Parque Aquático Lago de Itaipu, em Itaipulândia, adotou o conceito de Resort & Spa Thermal e ampliou leitos para atrair novos turistas. Uma das atrações do local é o primeiro SPA de caverna da América Latina, inspirado em modelos existentes na Hungria, e foi projetado para oferecer experiências a partir da água termal naturalmente aquecida pela Terra, retirada na fonte, diretamente do Aquífero Guarani, a 42º graus.

“Já somos conhecidos pelas belezas dos nossos atrativos turísticos, pela qualidade dos serviços e da nossa rede hoteleira, pela diversidade gastronômica, e agora Foz do Iguaçu passa a ser conhecido também como destino das águas termais”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.

Segundo ele, “o maior legado da Termatalia será transformar Foz do Iguaçu em um destino termal, atraindo novos públicos, famílias, crianças e a terceira idade, ambos a procura de águas terapêuticas, sem contar os tratamentos à base de água termal e plantas medicinais e a mudança de conceito na hospedagem, com a inclusão de resorts e spas”.

O Recanto Cataratas Resort & Convention também planeja ampliar o investimento no segmento termal

 

Inscrições gratuitas

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o Fundo Iguaçu e a Fundação Feira e Exposições de Ourense, a Expourense, vai garantir inscrições gratuitas a 1500 participantes da Termatalia 2018, que acontece entre os dias 12 e 15 de setembro no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro na página celebraeventos.com.br/termatalia/.

 

Sommerlier de Água

Além das conferências, os inscritos poderão participar de cursos com vagas limitadas. Uma das atrações será o curso de sommelier de água. A Dra Mercedes Gonzalez vai mostrar que a água tem muito mais do que sabor e aroma. Interessados em participar do curso de sommelier de água, que terá dois módulos de três horas cada, dias 13 e 14 de setembro, das 9h30 às 12h30, deverão mandar e-mail com o título Sommelier de Água para [email protected], incluindo nome completo, endereço e telefone para confirmações. Vagas são limitadas.

 

Outros cursos

Os participantes também poderão se inscrever para aprender mais sobre a “Estética Hidrotermal” com a renomada especialista em medicina estética, Dra Patrícia Hernandes Ruiz, do México.  A “Prevenção e o Controle de Contaminação” serão abordados pelo especialista em hidrologia médica, Dr Antonio Freire. O professor Laszlo Puczko vai ministrar curso sobre os “Recursos Termais e Turismo de Saúde”. Já Jesus Francisco Alves vai trazer a experiência da “Comercialização de Produtos turísticos e termais” para o público.

Gilmar Piolla, secretário de Turismo de Foz do Iguaçu

 

Em Toledo, Henry Vargas usa ilusionismo e fala de empreendedorismo e inovação

Palestra foi a segunda do Conexão Empresarial da Acit

Henry e os ganhadores do cartão

Com uma mescla de apresentação convencional, performance circense e lúdica, mais interação como público, o jovem empresário, mágico e ilusionista Herny Vargas fez a segunda palestra do Conexão Empresarial, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na noite de quarta-feira (05), no Teatro Municipal.

‘Empreendedorismo e Inovação: Inovar e transformar seu negócio’ foi o tema da palestra em que Henry Vargas - um dos nomes em destaque do empreendedorismo jovem no país -, abordou vários aspectos sobre o comportamento e da necessidade do consumidor moderno voltado para a criação de novos modelos de negócios.

Entre os temas, falou sobre como atrair, encantar e fidelizar o cliente no mundo digital; a jornada do cliente como fator de experiência e engajamento; como potencializar o conceito de uma empresa para agregar ainda mais valor; a busca do propósito e da verdadeira natureza do seu negócio, entre outros.

Segundo Vargas, o ilusionismo é uma ferramenta de comunicação eficiente e assertiva e o seu propósito é falar de coisa séria de maneira divertida. “O lúdico é a melhor forma de aprendizado. Em um mundo com tantas informações e descontração, poucas experiências ficam gravadas na mente das pessoas e o ilusionismo impacta, provoca reflexões e engaja as pessoas”, aponta.

A revolução digital provocou grandes mudanças no mundo, ressalta Vargas. Ao mesmo tempo que a tecnologia aproxima as pessoas, ela mudou a forma de consumir e o grande desafio das empresas é entender e engajar esta nova geração para garantir a perenidade dos negócios. “Vender algo não é uma simples transação financeira. É preciso criar uma conexão emocional que vai além dos valores funcionais de um produto ou serviço. O foco deve ser na transformação ou experiência que este causará no seu cliente”, afirma.

 

Motivação

O advogado Gilmar Gehlen considera a palestra como excelente e afirma que ela proporcionou mais motivação especialmente para as pessoas que trabalham com o varejo. “Percebemos que muitas vezes falta a finalização com o cliente. O palestrante mostrou que hoje é fundamental entender o cliente, inovar a cada dia, adquirir aprendizado para entender e atender o consumidor cada vez mais exigente. Este é o segredo dos negócios.”

Para o empresário Valderez Vieira da Silva, da Gowdy Fitness, a palestra trouxe importantes aprendizados. “De uma maneira bem lúdica, o palestrante passou a mensagem de que precisamos focar na experiência que devemos gerar para o cliente. O foco de todas as nossas ações e esforços deve estar em encantar o cliente, para que ele fique impactado e possa olhar para a empresa como única, que não precisa buscar em outro lugar aquilo que necessita para satisfazer as suas necessidades”, comenta.

 

Cartão-presente

Os ganhadores dos três cartões-presente no valor de R$ 200,00 cada um, sorteados ao final da palestra, saíram para Leonice Dal Ponte, da Palmar Materiais de Construção; Fábia Silva Damasceno, do Laboratório Elementum e Leonardo de Lima, da Gráfica JA.

 

Próximos eventos

No dia 13 de setembro será a vez de Arthur Schuler Igreja, em palestra com o tema “Inovação Exponencial & Economia Colaborativa”. Para encerrar, Roberto Justus abordará o tema “As sete forças que te levam ao sucesso”, em 21 de setembro.

 

Parcerias

O 12º Conexão Empresarial é uma realização da Acit em parceria com a Fiasul Indústria de Fios, Coamo Cooperativa Agroindustrial, Lumiar Turismo, Slaviero Veículos, Gráfica JA, Olinda Hotel e Eventos,  VIP Dinâmica Corretora de Seguros, Maxicon Sistemas e Inviolável Toledo. E ainda as instituições Sicoob Meridional, Colégio La Salle, PUC/PR – campus Toledo, Itaipu Binacional, Sebrae, Prefeitura e Câmara Municipal.