Câmara de Toledo lamenta morte de Darcysio Fritsch

6

O presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, lamentou o falecimento do maestro Darcysio Fritsch, homenageado pelo Município de Toledo com o Título de Cidadania Honorária em 2002 “pela contribuição ao desenvolvimento e integração dos segmentos culturais toledanos”. “Se tem alguém que se doou à comunidade de Toledo este senhor chama-se Darcysio Fritsch, regendo coral por mais de 50 anos e atuando junto às escolas”, apontou o presidente da Câmara de Toledo. Bisognin destaca que Darcysio Fritsch doou a maior parte de suas horas à comunidade, destacando que isto precisa ser reconhecido e valorizado.

A homenagem aprovada pela Câmara de Toledo foi proposta pela Mesa Diretora através do Projeto de Lei n° 97/2002, cuja justificativa resgata parte da trajetória do maestro. Nascido em Selbach, RS, há 82 anos, Darcysio Fritsch estudou entre 1952 e 58 no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida, SP, e graduou-se em Geografia pela Faculdade de Guarapuava, pós-graduando-se em Metodologia do Ensino Superior pela UFRGS, em Porto Alegre. Após atuar como professor primário em Selbach de 1961 a 64, veio para Toledo, onde foi professor no Seminário Verbo Divino de 1964 a 67, numa trajetória no magistério que incluiu a rede estadual de Toledo de primeiro e segundo graus de 1966 a 94, além da antiga Facitol e o Incomar, de 1974 a 79. Na área musical lecionou no Conservatório Municipal de Música nas disciplinas de estrutura musical, solfejo, rítmica e harmonia, além de atuar no Núcleo Regional de Educação entre 1980 e 1994.

Iniciou a atuação como regente de corais no Coral da Igreja de Bela Vista de 1961 a 64, em Selbach, assumindo no mesmo ano em Toledo como harmonista e pianista no Coral Cristo Rei, funções que exerceu até 1967, quando passou a regente, onde atuou até 2002. Como regente atuou também no Coral Ítalo-Brasileiro de Toledo, no Coral da Telepar, em Cascavel; sendo ainda regente-fundador dos corais da Copel de Toledo e Cascavel. Darcysio Fritsch também integrou a Banda Lira Antiga e regeu corais infantis das escolas Santos Dumont, Borges de Medeiros e André Zênere, além dos corais do Piá Ambiental, da Casa da Cultura e Programa Formando Cidadão e integrou a Banda Municipal de Toledo. Foi fundador da Federação dos Corais Amadores do Paraná em 1984, em Cascavel, sendo ainda autor de diferentes arranjos musicais para coral e banda, entre outras atividades, que incluíram a responsabilidade pela documentação escolar do Núcleo Regional de Educação de Toledo entre os anos de 1980 e 94. Darcysio Fritsch também foi pioneiro no ensino do handebol em Toledo, trazendo ao município as primeiras duas bolas da modalidade no Colégio Estadual Dario Vellozo, em 1970. 

Da Assessoria