Cetea amplia quadro de servidores para atender alunos em Cascavel
“Este é um momento de extrema importância, pois nós estamos contratando 18 novos servidores. Até agora 13 assumiram, mas completaremos os 18 de múltiplas especialidades. São enfermeiros, assistentes sociais, médico psiquiatra, neurologista, terapeutas, que somarão aos que já estão atuando aqui e passam dar o atendimento a toda essa população que necessita”.
Foi assim que o secretário de saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, abriu a entrevista coletiva, realizada na Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista (Cetea), juntamente com a secretária de educação, Márcia Baldini, para falar da incorporação dos novos servidores, que já estão atuando.
“Por enquanto a Cetea atende 60 alunos na escola e 110 aqui na clínica, mas nós temos em torno de 300 diagnosticados com autismo no Município de Cascavel e que precisam de uma terapia diferenciada como esta que será oferecida. A grande novidade, e por determinação e empenho do prefeito Paranhos, é que nós abrimos para as 44 unidades de saúde de Cascavel a possibilidade do acolhimento do diagnóstico inicial e o encaminhamento destas pessoas, que são o público mais atingido, para que ele possa completar o seu diagnóstico na clínica e, se necessário, ele entrará no sistema para ser acompanhado com as múltiplas terapias que estão sendo oferecidas aqui, como tratamento de fonoaudiologia, psicologia, de fisioterapia dos parques sensoriais que nós já disponibilizamos para os nossos pacientes”, completou o secretário de Saúde.
Miroslau Bailak destacou ainda que é importante neste mês dedicado às crianças, que os pais fiquem atentos aos sinais e busquem um profissional especializado para ter o diagnóstico o quanto antes. O momento correto para fazer o diagnóstico de autismo é entre os 12 e os 48 meses.
“Também em um momento próximo estaremos atendendo adolescentes e adultos, porque esse é o objetivo desse centro especializado do espectro autista de Cascavel”, finalizou.
EDUCAÇÃO – Na clínica-escola, também de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, 60 crianças estão recebendo atendimento. Elas foram matriculadas na rede regular de ensino, passaram por uma avaliação com profissionais especializados que formam uma equipe multidisciplinar e encaminhadas para a clínica-escola.
“Este é um grande diferencial na vida destas crianças. Aqui elas recebem atendimento terapêutico e clínico pelos profissionais da saúde. A clínica é fundamental. Somos a primeira no Brasil neste modelo de atendimento na parte educacional e de saúde”, disse a secretária de Educação, Marcia Baldini.
Marcia ressaltou ainda que “a partir do momento em que as crianças estão aqui, existe um atendimento diferenciado de no máximo com cinco alunos. Dependendo do grau de complexidade, até três crianças por vez são atendidas pelos profissionais, sem contar o trabalho clínico e terapêutico feito pela Secretaria de Saúde”.
Até o início de 2023, a intenção é passar a atender 130 alunos na parte educacional.
Glasi Vasatta, coordenadora da clínica, destaca que os pais precisam deste atendimento que é totalmente gratuito. “As crianças não tinham onde conseguir este atendimento especializado. Os nossos profissionais são todos capacitados para atender as crianças e atendemos hoje na clínica 110 crianças, mas, agora, pretendemos atender 600 com 28 funcionários.
CLÍNICA ESCOLA – Inaugurada em junho de 2020, a Clínica-Escola Juditha Paludo Zanuzzo atende às necessidades clínicas e pedagógicas da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
Primeira da região Oeste do Paraná, o local foi criado para promover a escolarização e atendimento precoce multiprofissional a crianças com TEA. As áreas de atendimento, são médica, pedagógica, psicológica, fonoaudiológica, fisioterapêutica, terapia ocupacional, nutricional, assistencial e musicoterapia.
O prédio onde funciona a clínica-escola está localizado no bairro Recanto Tropical, na Avenida Guaíra, 510. O telefone para contato é (45) 3392-6348.
CASCAVEL