Chuvas castigaram Jardim Coopagro; Prefeitura promove ação emergencial
Estimated reading time: 6 minutos
No último sábado, 1º de novembro, o município de Toledo foi surpreendido por uma intensa chuva que atingiu a região com cerca de 150 milímetros em apenas alguns minutos. A precipitação provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, afetando bairros e distritos.
A força da tempestade deixou ruas alagadas e causou transtornos aos moradores, que enfrentaram dificuldades para se deslocar. As autoridades locais monitoram a situação e adotam medidas para minimizar os impactos da forte chuva.
Um dos pontos mais críticos foi a região do Jardim Coopagro. Equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur) estiveram no bairro, na manhã de segunda-feira (3), para uma completa limpeza das bocas de lobo.
- Acompanhe nossa página do Jornal do Oeste no Instagram
- Entre no canal de notícias do Jornal do Oeste no Telegram
- Mantenha-se atualizado no grupo de WhatsApp do Jornal do Oeste
O prefeito Mario Costenaro e o vice Lucio De Marchi foram de perto conferir a situação, em busca de soluções definitivas e ouvir a população. “Nossa determinação é para uma ação emergencial agora, para amenizar o problema desses moradores. Em paralelo, determinamos um amplo estudo para solucionar o problema de uma vez por todas”, salienta o prefeito.
Costenaro visitou moradores na Rua Roberto Fachini. “Essa é uma região onde historicamente ocorrem alagamentos e não podemos aceitar isso”, desabafa o vice-prefeito, que lembrou que, quando era prefeito, foi instalada uma galeria pluvial na Avenida Ministro Cirne Lima.
AÇÃO EMERGENCIAL – O secretário Fabio Leal lembra que no Coopagro foi executado o primeiro trecho da galeria pluvial para escoar as chuvas que caem na região entre as ruas João Orestes Ruaro e Roberto Fachini.
“Nós vamos fazer uma revisão em todo esse trecho para confirmar se ele funcionou adequadamente ou não e ainda para ver se precisa tomar alguma ação de manutenção neste trecho”, explica o secretário.
“Na sequência, será realizada uma inspeção até a esquina das ruas João Orestes Ruaro com a Isolde Tim, fazendo uma revisão em cada boca de lobo para avaliar se tem algum entupimento, reparando grelhas que precisam de manutenção para garantir que elas tenham condição de funcionar”, detalha Leal.
AVALIAÇÃO – O secretário destaca ainda que, por determinação do prefeito Mario Costenaro, será feita uma avaliação sobre a possibilidade de implantar novas bocas de lobo na parte mais alta do bairro, desde a Avenida Ministro Cirne Lima até a Avenida Parigot de Souza para que a água coletada na origem não chegue com uma vazão muito grande até o ponto de alagamento constante no Coopagro.
- Acompanhe nosso canal de notícias do Jornal do Oeste no YouTube
- Siga nosso canal do Jornal do Oeste no TikTok
- Curta nossa página do Jornal do Oeste no Facebook
Equipes da Prefeitura de Toledo e da Defesa Civil auxiliaram na remoção de árvores, limpeza emergencial de bocas de lobo, recuperação de estradas rurais, entre outras ações para auxiliar a população mais atingida.
De acordo com o coordenador operacional da Defesa Civil de Toledo, Vanderlei Ceolin, durante o sábado (1º), a equipe acompanhou vários pontos de alagamento na cidade, como a Sanga Panambi, Rua Carlos Barbosa, Avenida Roberto Fachini, Rua Barão do Rio Branco próximo a Sorriso, região do Fórum Eleitoral e Parque Municipal Diva Paim Barth. “O pior acúmulo de agua foi em Vila Nova onde afetou algumas residências, mas a situação foi resolvida temporariamente com auxílio de moradores locais. Também foram registradas a queda de três árvores em via pública, sendo uma retirado do sábado e duas no domingo (2)”.
LEGISLATIVO – O prefeito Mario Costenaro e Lucio de Marchi estiveram acompanhados dos vereadores Genivaldo Jesus, Jairo Cerbarro, Ricardinho Santos, Pedro Varella e Professor Oseias. Também estavam presentes os secretários Reinaldo Sales (chefe de Gabinete), Fabio Leal (Infraestrutura Urbana e Rural e de Serviços Públicos) e Rogério de Lima (Segurança e Trânsito), além do diretor-superintendente da Emdur, José Airton Cella.
Na sessão ordinária de segunda-feira (3), alguns vereadores utilizaram seus minutos na Tribuna e comentaram sobre a forte chuva registrada no sábado.
Durante o grande expediente Marcos Zanetti disse que as fortes chuvas causaram alagamentos e o Poder Público está adotando todas as medidas necessárias. “Nós teremos respostas e, neste momento, os casos paliativos estão sendo tomados. O assunto foi abordado durante a reunião dos secretários”.
O vereador Ricardos Santos menciona ainda que o final de semana foi conturbado. “A Roberto Fachini ficou alagada. Muitas casas foram tomadas pela água. Um problema sério e ocorre ao longo dos anos. Acompanhamos os trabalhos da Prefeitura de Toledo em um momento considerado complexo. Nós ouvimos de moradores atingidos que tiveram que trocar seus móveis cinco a seis vezes nos últimos anos”. Santos enfatiza que medidas de urgência serão adotadas para que a região não sofra as consequências. “É o momento acalmar e buscar soluções efetivas”.
O vereador Pedro Varela pontua que recebeu muitas mensagens no final de semana. “Conversamos com o prefeito e ele está preocupado com a situação. Não é a primeira vez que acontece este tipo de registro. Ações técnicas serão realizadas para achar uma solução ao Jardim Coopagro”.
O vereador Valdir Gomes disse que também foi procurado no final de semana e lamenta que as residências de muitas famílias foram alagadas. “Era bastante água, barro e as tubulações não suportaram”, lamenta.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria