Coluna da ADI-PR – 25/01/2024

0 3

Direitos do consumidor

O Procon-PR está incentivando a população a participar de cursos gratuitos sobre direitos do consumidor. Os cursos ocorrem na modalidade EaD (Ensino à Distância). As cargas horárias dos cursos variam de 15 a 50 horas, dependendo do conteúdo escolhido pelo aluno. Os participantes serão certificados pela Universidade de Brasília (UnB). Os cursos são gratuitos, as inscrições vão até 05 de fevereiro e devem ser feitas no portal gov.br.

Lista tríplice

Foi encaminhada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,a lista tríplice de advogados para o cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. A lista é formada pelos advogados Roberto Aurichio Junior e José Rodrigo Sade e pela advogada Graciane Aparecida do Valle Lemos. Os nomes foram indicados pelo TJPR. No prazo de cinco dias, a contar de 22 de janeiro, as indicações poderão ser impugnadas.

Alta temporada

A CCR Aeroportos divulgou que o aeroporto de Foz do Iguaçu deve concluir a alta temporada com um total de aproximadamente 400 mil passageiros. A concessionária contabilizará os passageiros que transitam dos dias 20 de dezembro de 2023 e 20 de fevereiro de 2024, impulsionados por mais de 2,8 mil voos, incluindo 187 voos extras.

Cursos gratuitos

O Senac PR projeta mais de 46,2 mil vagas gratuitas em todo o Paraná. No momento, mais de 500 turmas estão abertas, em 41 unidades do estado.O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é direcionado a pessoas que possuem renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Consulte as vagas pelo link:https://www.pr.senac.br/psg_novo/#/consulta-de-vagas.

Reforço de peso

O brasileiro Renan Lodi, formado nas categorias de base do Athletico-PR, atuará no Al-Hilal. Lodi já serviu a seleção brasileira e é considerado o reforço de peso do time Arabe. A contratação faz parte do projeto da Arábia Saudita de transformar o país em um polo esportivo mundial.

Intercooperação

Cooperativas agrícolas com sede nos Campos Gerais do Paraná se uniram em um modelo de negócio chamado intercooperação.O intuito é que elas tenham mais força de investimento, mais acesso ao conhecimento técnico, mais capacidade de conquista de mercado e ainda mais condição de enfrentar problemas que sozinhas elas não conseguiriam ultrapassar.

Prêmio

Dois estudantes curitibanos foram premiados em uma competição da Nasa, a agência espacial norte-americana, que envolveu quase 58 mil participantes de 152 países. Bruno Amaral Teixeira de Freitas e Bernardo Panka Archengas são alunos de Engenharia da Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, junto de outros quatro colegas, desenvolveram um jogo virtual que ensina a importância dos oceanos para a vida no planeta Terra.

Boletim

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou uma atualização do boletim epidemiológico da dengue com mais 3.911 casos positivos e três mortes. Agora o Estado soma quatro óbitos e 16.693 casos confirmados pela doença. O período epidemiológico teve início em julho de 2023 e segue até o final de julho deste ano.

Procuradoria da mulher

A Procuradoria Especial da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou o ano oficializando a instalação de quatro novas Procuradorias que estarão localizadas nas cidades de Salgado Filho, Doutor Camargo, São Pedro do Paraná e Goioerê. “Isso consolida ainda mais o Paraná como o Estado com o maior número de Procuradorias no Brasil,” afirma a Procuradora Especial da Mulher da Alep, a deputada Cloara Pinheiro (PSD).

Conscientização

Projeto artístico e arquitetônico de conscientização sobre autismo de grande sucesso em 2022, a Casa dos Sentidos, retomou sua programação com novidades em uma turnê nacional. .Agora, inicia sua turnê oficial, com a versão completa, que passará por quatro cidades: Campinas (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Destinação correta

Seguindo uma tendência mundial, o Sistema Faep/Senar-PR realizou a destinação correta de quase 2,5 toneladas de plásticos, metais e embalagens de papel e papelão gerados em dois eventos promovidos em 2023: o encerramento do Programa Agrinho, em outubro, e o Encontro Estadual de Líderes Rurais, em dezembro. A destinação dos materiais a uma empresa certificada garantiu a reciclagem total dos produtos, de acordo com a legislação.

Correção do IR

Lula confirmou que o governo irá reajustar novamente a tabela do Imposto de Renda para reacomodar o ganho do salário mínimo e isentar as pessoas que recebem o equivalente a duas vezes o piso nacional, cerca de R$ 2.824 em 2024. O presidente também renovou a promessa de isentar, até o fim de seu mandato, as pessoas que recebem até R$ 5 mil.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Deixe um comentário