Acontece 01/12/2020

89

Doutora I
A mais nova doutora da FAG Toledo é a professora Maria de Lourdes de Moura, mais conhecida como professora Malu, docente dos cursos de Letras Língua Portuguesa e Libras e Pedagogia da instituição. A defesa da tese aconteceu no último dia 11. Os integrantes da banca assistiram a apresentação online da docente que realizou a arguição em uma sala de aula cedida pela FAG Toledo. O doutorado é concedido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste. A pesquisa da professora Malu teve como tema “Português como Língua de Acolhimento: Uma proposta de Ensino-aprendizagem”.

Doutora II
“A minha pesquisa se delimitou mais especificamente para o processo de ensino da língua portuguesa para imigrantes haitianos na cidade de Toledo. Estas pessoas chegam, muitas vezes, em situações de vulnerabilidade e precisam aprender a língua em caráter de urgência para promover a convivência no trabalho e na comunidade. Neste cenário, percebemos que o país não está preparado para acolher esta população e possibilitar o aprendizado da língua portuguesa, que seria a primeira ação de acolhimento”, explica Malu que foi orientada pela doutora Terezinha da Conceição Costa-Hübes. (Por Alvaro Soares – Assessoria de Imprensa – FAG Toledo)

A Acit entregou o veículo Strada à contemplada da campanha Festival de Prêmios – ‘Por Toledo e nossa gente’, Regina Delava – Foto: Da Assessoria

Disney
Disney anuncia 32 mil cortes de empregos, principalmente em parques temáticos, durante o primeiro semestre do ano fiscal de 2021, à medida que a pandemia de Covid-19 continua prejudicando seus negócios. A empresa alertou que poderá tomar outras medidas, como buscar financiamento extra, suspender o pagamento de dividendos, reduzir investimentos em filmes e conteúdo de TV ou implementar novas ações para reduzir ainda mais seu quadro de funcionários.

Netflix
A Netflix divulgou as novidades para dezembro. A lista apresenta diversas séries e filmes que gradativamente chegam à plataforma de streaming. Entre os lançamentos está a estreia de Bridgerton – nova produção de Shonda Rhimes, a criadora de Grey’s Anatomy – 2ª parte da 6ª temporada de Vikings e a 4ª temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina. Já na lista de filme, estão entre eles, O Céu da Meia-Noite – com George Clooney – Mank – novo longa de David Fincher – além de outras produções para animar os assinantes.

Camila e Thais – Foto: Maciel Neto/Anestezia.com

Educação
Ajudar o processo de alfabetização de crianças entre 4 e 9 anos de idade, de forma lúdica, é o objetivo do Graphogame. Lançado pelo Ministério da Educação, o jogo para celulares, tablets ou computadores, desenvolvido por pesquisadores finlandeses, foi traduzido para 25 línguas. No Brasil, o projeto foi adaptado pelo Instituto de Cérebro, da PUC-RS. O aplicativo usa uma metodologia que estimula o desenvolvimento da consciência dos sons da língua oral e sua relação com figuras, em um processo chamado de instrução fônica. Fonte: Agência Brasil

Esperança
Embora o brasileiro tenha enfrentado em 2020 muitas mudanças e incertezas com a pandemia, também foi um momento de entender mais do que nunca a importância da família, dos laços de amizade, do afeto, do abraço e do calor humano. Carregado com essas mensagens, o novo filme Esperança, do SBT, traz uma reflexão de confiança e valorização da família, um dos pilares da emissora. A peça mostra que, mesmo separados fisicamente, ainda assim todos podem permanecer “juntos”, unidos pelos laços cultivados com o próximo. O filme irá ao ar na TV e nas redes sociais do SBT.

Patricya, Sandy e Camila Maciel Foto: Neto/Anestezia.com