Acontece 10/12/2020

2

Ensino no Brasil republicano
O coordenador do Curso de Pedagogia da FAG Toledo é um dos autores do livro “As concepções curriculares no ensino fundamental no Brasil republicano”, recém-lançado pela Paco Editorial. O título integra a coleção “História do ensino fundamental no Brasil republicano” e conta com um artigo escrito por Gabriel com o título “Estado, Democracia e Políticas Sociais: Reflexões sobre o processo de democratização do ensino brasileiro”. O texto é o capítulo 12 da obra.

Foto: Alvaro Soares

Temas
O livro também aborda temas como: História do ensino no Brasil; Concepções curriculares; Estudos Sociais; Sociologia; Literatura; Leitura e literatura infantil, Artes; Marcos legais no ensino brasileiro; Leis orgânicas do ensino nos anos 1930 e 1940 entre outros temas. O livro está disponível para compra no site da editora www.editorialpaco.com.br.

Azul de volta
Um jato Embraer 195 E1 da Azul foi responsável pela primeira operação no novo terminal de passageiros do Aeroporto Municipal Octacílio Mion, em Cascavel. A aeronave da companhia decolou com destino à Campinas, principal centro de conexões da Azul no Brasil, e marcou o início das frequências no novo aeroporto, que conta com uma estrutura de mais de 6 mil m² de área construída.

Novo espaço
O novo espaço proporciona mais comodidade aos viajantes e conta com cinco portões, duas pontes de embarque (fingers), novas esteiras e quatro balcões de check-in. Com a inauguração do Aeroporto, a Azul chega a três voos diários decolando de Cascavel – Campinas (2) e Curitiba (1) -, de onde os Clientes podem se conectar com toda a malha doméstica e internacional da empresa. Na operação, a companhia utilizará uma frota mista, variando as frequências entre os jatos da Embraer, com capacidade para até 118 Clientes, e o ATR 72-600, com 70 lugares.

Julia Becker e Deisi Muller – Foto: Maciel Neto/Anestezia.com

Assédio
A TV Globo surpreendeu os espectadores ao emitir uma nota sobre o caso de assédio sexual envolvendo o humorista Marcius Melhem durante o Jornal Nacional. Na voz dos apresentadores substitutos André Trigueiro e Ana Luiza Guimarães, a nota dizia o seguinte: “a Globo informou que investiga criteriosamente todas as denúncias de assédio e que não tolera comportamentos abusivos. Mas que não pode comentar publicamente nenhuma investigação desse tipo, por ter assumido com todos os seus colaboradores um compromisso de sigilo do processo, que resguarda a investigação dos fatos, denunciantes, denunciados e testemunhas”.

Ausência
Os apresentadores também sugeriram que os telespectadores acessassem links de sites de notícias sobre o assunto, como o da revista Piauí e do UOL. Nesta semana, Hélio de la Peña ironizou a ausência de posicionamento da Globo sobre o assunto e publicou no Twitter: “Assédio moral e sexual: isso a Globo não mostra”.

Escândalo
O escândalo foi à tona após uma publicação da revista Piauí na sexta-feira, 4. As primeiras denúncias surgiram há quase um ano e foram negadas por Melhem. O nome de Dani Calabresa foi citado, ao lado do de Maria Clara Gueiros, entre as denunciantes, em postagem feita pelo jornalista Leo Dias na ocasião.

Queijos finos
Uma iniciativa conduzida pelo Biopark está levando novas perspectivas para propriedades rurais da Região Oeste do Paraná. Dois novos tipos de queijos chegam ao mercado: são eles o Morbier e o Saint-Paulin, ambos de origem francesa. A produtora Cirlei Rossi está orgulhosa dos resultados até agora.

Onde encontrar
Os queijos finos tipo Morbier e Saint-Paulin são comercializados na propriedade da família da Cirlei, em Vila Nova e em Toledo na Rua Dona Lúcia, 201. Para encomendas é preciso entrar em contato pelo telefone (45) 99832-8886. Eles também estão disponíveis para compra na Cafeteria Baff’s, localizada no Biopark. O queijo fino tipo Gouda, produzido por Marcia Ludwig, pode ser adquirido na queijaria Ludwig, em Sede Alvorada, Cascavel, sendo que o contato pode ser feito pelo telefone (45) 99125-2387.