Acontece 13/08/2021

1

Podcast
Acaba de estrear no portal da World Surf League – WSL e em diversas plataformas de podcasts o “Surfe Papo & Flow” (https://link.chtbl.com/SurfePapoeFlow), uma troca de ideias sobre os atuais acontecimentos do surfe, com análises de cada etapa do CT – Circuito Mundial da WSL, e da vida dos atletas. Com cerca de 1h30 de duração por episódio, o podcast tem as apresentações de Felipe Marcondes, Gerente Sênior de Marketing e Conteúdo, que está por dentro dos bastidores do surfe há vários anos; e André Gioranelli, ex-surfista profissional, treinador de surfe e atual analista das transmissões ao vivo da WSL.

Hoje é dia de soprar as velinhas para Augusto Clivati Neto. Parabéns!!!

Mineirinho
O primeiro episódio do “Surfe Papo & Flow” tem como convidado um dos maiores ídolos do surfe, Adriano de Souza, o Mineirinho, campeão mundial em 2015. Logo no início da conversa, Marcondes (que está no Brasil), com sua visão curiosa do surfe, e Gioranelli (que está na Califórnia), com seu lado mais técnico do esporte, comentam sobre a estreia do esporte nas Olimpíadas: o Ouro conquistado por Ítalo Ferreira, as competições de surfe nos Jogos e a polêmica bateria de Gabriel Medina (bicampeão mundial) com o japonês Kanoa Igarashi.

No Empório
O Empório Santa Maria realiza neste sábado (14), com Lucca & Mateus. As reservas podem ser feitas através do WhatsApp: (45) 99912-7318. O Empório vai abrir com 70% da capacidade e será obrigatório uso de máscara, álcool gel e o distanciamento. A abertura da casa será às 20 até 1 hora, também conforme o Decreto em vigor.

FAG
A FAG Toledo acaba de realizar uma cerimônia de Colação de Grau Especial no auditório da instituição. A sessão foi presidida pelo diretor da FAG Toledo, Ildo Bombardelli, para formandos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia, Jornalismo, Gestão de Recursos Humanos e Agronegócio.

Felicidades a Cláudio Ferrari, aniversariante da semana

Vinhos
O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia. Em média foi consumido 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30%. É o que releva um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br que reuniu dados da Abras, Ideal e Statista, sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo. O consumo total foi de 501 milhões de litros (contra 383 milhões no ano anterior), um valor nunca atingido na história. Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou só atrás da Argentina. Do total de 83 milhões de consumidores de vinho no Brasil, 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês.

Vinhos preferidos
O vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência. O vinho branco fica em segundo lugar, com 25%. E por fim, o vinho do tipo rosé está em terceiro lugar de preferência nacional, com 20% do total. No caso vinho tinto, o tipo preferido dos brasileiros são os da uva Malbec, originária da França e com quase 59% do plantio mundial. Em sequência seguem os tipos Cabernet Sauvignon e Merlot, respectivamente. Para os vinhos do tipo branco, a primeira opção é a do tipo Chardonnay, mais conhecida como a “Rainha das uvas brancas”. A uva do tipo Sauvignon Blanc e Moscato, seguem na segunda e terceira posição, respectivamente.

Inácio Catani (Sicredi), Toaro Takada (Rotary Toledo) e Círio Kunzler (Sicredi) durante o lançamento da Meia Maratona

Nacionais X importados
Segundo a pesquisa, no Brasil, 69% do total de vinho consumido é nacional, contra 31% importado. A alta do dólar foi um dos principais contribuidores pela queda no consumo de vinhos importados em comparação com o ano anterior. Mais de 42% de todos os vinhos importados, são provenientes do Chile. Já os vinhos importados da Argentina e Portugal representam 16% e 15%, respectivamente. O estado brasileiro que mais importou vinho, foi a Santa Catarina, com 30% da importação total. O estado de São Paulo fica em segunda posição, e o Espírito Santo em terceira.

Homenagem em Palotina
A Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas (Ardefa), com sede em Palotina, encaminhou uma placa em homenagem à Câmara de Vereadores como uma das ações do Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto. Anualmente a Ardefa realiza programação para celebrar as conquistas do Sistema Campo Limpo que tem sido uma referência para o mundo por coletar e destinar para reciclagem 98% das embalagens de defensivos agrícolas.