Acontece 23/12/2020

7

Fecitec
A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (Acipa) juntamente com o Núcleo e Conselho do Jovem Empreendedor de Palotina (Cojep), premiaram dois Projetos da 10ª Feira de Ciências e Tecnologia de Palotina (Fecitec), realizada pelo Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O prefeito de Maripá Anderson Bento Maria visitou o Jornal do Oeste para entregar uma orquídea – símbolo da cidade – ao diretor-administrativo Armando Staudt Manfroi – Foto: Márcio Pimentel

Premiados
Os projetos premiados foram: “Rotas de acessibilidade para deficientes visuais no mapa do município de Palotina”, da estudante Lara Berno Cecluski, da Escola Terra do Saber e “Reflorestamento com mini foguetes – sementes para o futuro”, das estudantes Estephany Cristine da Silva Alves, Marina Grokorriski e Kawany Caroline Duarte da Rocha, do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo.

Anitta
A nova série de Anitta na Netflix, Anitta: Made in Honório, começa já no primeiro episódio com uma declaração impactante, revelando abertamente um abuso sexual que sofreu aos 14 anos. “Nunca expus isso em público. Sempre me coloquei em relações meio abusivas e, quando tinha 14 pra 15 anos, conheci uma pessoa”, conta. “Quando cheguei lá, realizei que não era certo eu fazer aquilo por medo nem nada. E falei que não queria mais. Mas ele não ouviu. Não falou nada. Só seguiu fazendo o que ele queria fazer. Quando acabou, ele saiu, foi abrir uma cerveja e fiquei olhando pra cama cheia de sangue”, recorda a cantora, aos prantos.

Neide e Maiara – Foto: Maciel Neto/Anestezia.com

“Souvenir”
Com direção de Bavo Defurne, e estrelado por Isabelle Huppert e Kévin Azaïs, o filme é sobre uma esquecida cantora do Concurso Europeu da Canção de 1970, que vive no anonimato trabalhando em uma fábrica de patê. Um jovem colega de trabalho descobre seu segredo e, com charme, a convence a se apresentar pela primeira vez em anos. Aspirante a boxeador, ele se empolga com a nova possibilidade de negócio e, apaixonados, os dois decidem tentar fazer com que o retorno dela aos holofotes aconteça.

Novos filmes
O penúltimo cardápio À La Carte de 2020 chegou com astros, estrelas e diretores que todo mundo adora: Jane Fonda, Maggie Smith, Marco Ferreri, Ornella Muti, Ewan McGregor, Tilda Swinton, Isabelle Huppert, Sergio Rezende, Lucélia Santos e Louise Cardoso. As cinco maravilhas desta semana são “Califórnia Suíte” (1978), de Herbert Ross; “Crônica do Amor Louco” (1981), de Marco Ferreri; “O Jovem Adam” (2003), de David Mackenzie; “Souvenir” (2016), de Bavo Defurne; e “O Sonho Não Acabou” (1982), de Sergio Rezende.

“O Sonho Não Acabou”
Primeiro longa de ficção dirigido por Sergio Rezende. Este filme marcou o início de vários atores e atrizes no cinema brasileiro, dentre os quais Lauro Corona, Miguel Falabella e Lucélia Santos. Considerado pela crítica especializada como um dos 10 melhores filmes lançados em 1982.