12 ideias de renda extra para pôr em prática hoje

75

A renda extra pode ser essencial para salvar o orçamento de algumas pessoas. Isso acontece muitas vezes pelo fato da renda principal ser muito pequena ou o orçamento e padrão de vida ser bem maior de que qualquer renda principal que a pessoa possa ter.

Quando não é possível economizar, a solução é investir na renda extra, criando oportunidades para aumentar as entradas para sobrar dinheiro no fim do mês, ou pelo menos conseguir cumprir todos os compromissos financeiros.

Veja as dicas de renda extra que trouxemos para você tentar. É possível colocar todas em prática hoje e já começar a ganhar uma grana extra seja para ajudar nas contas ou realizar sonhos.

1 – Vender como afiliado

Atualmente as pessoas consomem cada vez mais pela internet. Isso fez com que os cursos online e os livros digitais ficassem mais populares. Com isso, surgiu um novo mercado bastante promissor para quem deseja ganhar dinheiro (em alguns casos, muito dinheiro).

Existem plataformas onde empreendedores podem colocar e vender seus cursos online, dando a possibilidade para afiliados ajudarem na divulgação e venda desses produtos. O afiliado escolhe o produto que quer divulgar no catálogo, recebe um link e cada vez que alguém compra por esse link, ele recebe uma comissão.

Veja algumas plataformas que oferecem excelentes produtos digitais para afiliados.

2 – Vender produtos físicos como afiliado

Se você preferir, pode ser afiliado de produtos físicos. Neste caso, você não precisa se preocupar com entregas, pagamentos e outras questões de e-commerce. A própria plataforma se encarrega de tudo e você recebe a sua comissão pelos produtos vendidos.

O interessante desse modelo de renda extra é que as plataformas são bem conhecidas, como Amazon e Magazine Luiza. Isso facilita para que o usuário tenha confiança na hora de fazer suas compras.

Nesse modelo, o afiliado também recebe um link de divulgação e todas as vezes que alguém compra um produto na loja, ele recebe comissão. Nesses casos, cada departamento possui uma porcentagem de comissão diferente e você precisa analisar qual compensa mais vender.

3 – Venda de doces

Se você for bom com algum doce, como brigadeiro, pão de mel, brownie, trufas, bolo de pote e outros doces, é possível ganhar dinheiro com eles. Com uma embalagem bonitinha e organizada, você vai conseguir fazer uma boa renda extra que quem sabe se torne até mesmo uma renda principal.

Aproveite as redes sociais e aplicativos de mensagens para gerenciar a sua clientela e fazer doces por encomenda. Assim você não tem perdas e pode vender muito mais.

4 – Motorista de aplicativo

Se o seu carro ou moto está parado, saiba que existem aplicativos que te ajudam a virar motorista para conseguir uma renda extra. Com eles você recebe notificações de pessoas que precisam de uma corrida, faz o trabalho e recebe direto no aplicativo ou em dinheiro.

Caso você não tenha carro, pode considerar a hipótese de alugar um. Coloque tudo na ponta do lápis e veja se este tipo de atividade compensa para você. 

Alguns dos aplicativos mais comuns são Uber, 99 e até mesmo o Garupa, que funciona para motos. Esses aplicativos estão cada vez mais populares e existem alguns que são regionais, por isso confira as possibilidades na região onde você mora.

5 – Entregador de aplicativo

Os entregadores de aplicativos fazem entregas por encomenda. O aplicativo conecta o usuário com o estabelecimento e com o entregador, que recebe dinheiro todas as vezes que completa um trabalho.

Para ser entregador de aplicativo você pode trabalhar de moto e até mesmo de bicicleta e por isso pode ser uma boa oportunidade de renda para quem tem alguns desses meios de transporte parados. 

Em grandes cidades é possível até mesmo fazer o aluguel de bicicletas e mais uma vez é preciso colocar no papel e fazer as contas do que vai valer mais a pena.

6 – Dog Hero e passeios com pet

Dog hero é um aplicativo que conecta usuários a donos de pet para que eles possam cuidar dos cãezinhos enquanto seus donos não estão disponíveis. Muitas vezes os donos precisam viajar e não tem com quem deixar seu pet e o dog hero pode ser a solução.

Você pode aproveitar a onda e oferecer serviços de passeio com cachorro ou outras atividades relacionadas ao segmento. Para quem gosta de pet, essa é uma renda extra bastante prazerosa.

7 – Airbnb e aluguel de imóveis 

Se você possui um imóvel vazio ou até mesmo um quarto vazio em sua casa, pode anunciá-los em apps como o Airbnb. Essa é uma boa possibilidade para quem possui um recurso que está inutilizado. O Airbnb permite que o aluguel seja feito por temporada ou por diária.

8 – Venda de itens usados

Se você possui roupas, sapatos e acessórios em bom estado, pode vendê-los e ganhar uma boa renda extra. O problema aqui é que o estoque é finito e você vai ficar sem recursos em pouco tempo.

Se isso acontecer você pode considerar garimpar brechós e armários de amigos para encontrar peças que podem ser valiosas e vendê-las online.

Para melhorar o seu negócio, considere contratar uma hospedagem de sites, criar uma loja virtual e divulgar o seu negócio online. Você vai abrir a possibilidade de encontrar clientes em todos os cantos do país.

9 – Alugue sua vaga na garagem

Muitas pessoas possuem garagens vazias que acabam se enchendo de itens inúteis e ocupando um espaço que poderia garantir uma renda extra recorrente mensal.

Por outro lado, existem muitas pessoas com mais de um carro e somente um vaga de garagem, resultando em carros estacionados na rua e correndo risco de sua integridade. Oferecer a sua garagem em troca de um valor mensal pode ser uma boa forma de renda extra.

10 – Crie um blog 

Você sabia que criar e alimentar um blog pode te render uma renda extra todos os meses? Para isso basta você contratar uma hospedagem de sites, registrar um domínio e criar um ambiente para compartilhar informações de um assunto que goste e domine.

Para ganhar dinheiro com blog você pode monetizar com anúncios, publicações patrocinadas por empresas e vendas como afiliado ou produtor.

11 – Crie sites para empresas

Muitas empresas precisam de um site, mas não conseguem pensar nessa possibilidade e quando pensam, acham que o investimento pode ser muito caro. Criar um site pode ser muito simples e barato e você pode oferecer este serviço para empresas que ainda não estão presentes online.

Ao contratar uma hospedagem de sites você pode ter acesso a um criador de sites que deixa tudo mais prático. Você pode cobrar um valor bom, acessível e pode abordar diversos clientes para conseguir uma boa renda.

12 – Trabalho freelancer online

Se você possui alguma habilidade como editar vídeos ou fotos, escreve bem ou sabe atender clientes, saiba que é possível pegar trabalhos em plataformas freelancer e fazer um bom dinheiro. Algumas das plataformas de trabalhos freelancer para ficar de olho são 99freelas, Workana, FreElas (para mulheres) e até mesmo grupos do Facebook, WhatsApp e Telegram.

Conclusão

As possibilidades de renda extra são muitas e você pode escolher aquelas que são mais convenientes e até mesmo combinar múltiplas formas de renda extra para conseguir ainda mais dinheiro.

Gostou de saber mais sobre as possibilidades de renda extra? Já fez alguma dessas ou conhece algo diferente? Deixe o seu comentário nos contando qual delas você gosta mais e compartilhe este post com amigos que estão precisando fazer uma renda extra para ter mais dinheiro.