Boas relações

2

Na segunda-feira, o prefeito Beto Lunitti participou da abertura dos trabalhos ordinários na Câmara de Toledo. Num discurso simples, objetivo e sereno, ele desenhou algumas das ações que pretende implantar nos próximos anos e, sem devaneios, abordou temas relevantes para serem discutidos o mais breve possível e com impacto na vida dos toledanos. Assuntos como o Hospital Regional, a necessidade de atrair novas empresas, em debater o novo Plano Diretor pensando a cidade para o futuro e até o alto custo de manutenção do Parque das Águas, entre outros assuntos, foram debatidos pelo prefeito, numa demonstração muito clara de sua mudança de postura em relação ao primeiro mandato, entre 2012 e 2016, quando Lunitti adotou um tom muito mais ácido desde a largada, culminando em sua derrota nas urnas.

Agora, desde o início o prefeito tem demonstrado mais serenidade em suas ações, discursos mais ponderados e um desejo de acertar mais que errar, até porque os erros acontecerão e será preciso manter essa postura governamental para saber enfrentá-los.

O que mais chamou a atenção no discurso do prefeito foi seu desejo em manter boas relações com os 19 vereadores e não apenas com sua base de apoio. Isso ficou muito claro com as nomeações de seu secretariado e agora no primeiro encontro oficial entre o Executivo e o Legislativo. Ciente dos assuntos espinhosos que terá pela frente, Beto Lunitti sabe da importância dessa boa relação. Mas ele deixou clara também sua postura que é de uma boa relação, mas cada um exercendo seu papel no jogo democrático da administração pública.

O prefeito destacou a necessidade dos vereadores participarem de maneira mais ativa nas decisões cujo impacto afeta diretamente o futuro da cidade e não apenas ficarem nos discursos inflamados sem contribuir com absolutamente nada. Oxalá isso realmente ocorra, até porque nos últimos tempos em geral os vereadores pouco têm colaborado com esse processo, parte também porque o próprio Executivo restringiu essa possibilidade. Que as boas relações prevaleçam não apenas neste início de caminhada, mas que sigam sendo a tônica porque Toledo como um todo será beneficiada.