Congresso de fertilizantes debaterá evolução e custos do insumo

0

Dilceu Sperafico

 

A qualidade, a sustentabilidade e os custos dos insumos estão entre as novas e maiores preocupações de produtores rurais, pois esses produtos indispensáveis à agricultura moderna, além de avanços na tecnologia e eficiência, também vêm surpreendendo pela grande elevação de preços, a cada safra.

Para debater essa questão com amplitude e transparência, a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), promove o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes no dia 23 de novembro próximo, em São Paulo, tendo como finalidades mostrar as expectativas do setor e sua contribuição para a evolução do agronegócio nacional.

Durante o evento serão debatidos alguns dos principais temas que envolvem o setor, responsável pelo desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. Realizado na forma online, o encontro reunirá integrantes do Conselho de Administração da Anda, autoridades convidadas e lideranças do agronegócio e marcará o lançamento oficial do Prêmio “Carlos Florence”.

A programação do 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes terá painéis, palestras e debates, coordenados por dirigentes de indústrias do setor. O primeiro painel terá como tema “Mercado Brasileiro e Mundial de Fertilizantes”, com palestra proferida por Alzbeta Klein, diretora geral da International Fertilizer Association (IFA), com coordenação e participação de debatedores, entre os quais empresários, lideranças e profissionais do agronegócio.

O segundo painel terá como tema “A Economia no Brasil e as Expectativas para o Agronegócio”, com palestra a cargo de Marcos Jank, coordenador do Centro Insper Agro Global. Entre os debatedores estarão Guilherme Bastos Filho, secretário de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e Marcello Brito, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).

O terceiro e último painel terá como tema “Logística e Infraestrutura como Desenvolvimento do Agro Brasileiro”, contando com os debatedores  José Velloso, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), e o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, atual coordenador do setor de Agro da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Agro).

Conforme os organizadores do evento, o 8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes deverá ser seguido por mais de 800 pessoas, entre os principais formadores de opinião, executivos que atuam no mercado brasileiro e internacional de fertilizantes, profissionais, técnicos, acadêmicos, produtores e demais públicos ligados ao agronegócio. Para participar, basta realizar inscrição gratuita pelo site oficial: www.congressoanda.com.br.

Está aí, portanto, mais uma oportunidade para que nossos produtores rurais, técnicos, estudantes de cursos voltados à agropecuária, professores, empresários e demais interessados, tomem conhecimento dos avanços da indústria de fertilizantes e os produtos que oferece ao setor primário.

Essa evolução inclui estudos de química, tecnologia e economia, cujos conhecimentos são essenciais para a atividade produtiva, que tem os desafios de atender a demanda de alimentos e matérias-primas do País e do mundo, preservando os recursos naturais e garantindo a viabilidade econômica e a expansão do agronegócio, que representa a base do desenvolvimento do Oeste do Estado, do Paraná e do Brasil.

 

O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: [email protected]